quarta-feira, 19 de novembro de 2014

19/11/2014 
Xinguara/ BR 155 está interditada
A forte chuva que caiu na noite da última terça-feira (18) de novembro na região, provocou o estouro de um aterro na BR 155 em frente o frigorifico Xinguara sentido Rio Maria, nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (19). 

Por causa do rompimento do beiro de aço a pista ficou interditada formando longas filas de veículos nos dois sentidos principalmente em direção á Rio Maria. 

No local não está sendo possível passar nem mesmo a pé. O rompimento deixou uma cratera de cerca de 20 metros de largura com mais de 2 metros de profundidade, tende se aumentar caso venha mais chuva.  

Funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DENIT) disseram que só podem começar os trabalhos de desobstrução da rodovia depois que o volume da água do córrego baixar. (Luiz Pereira)

19/11/2014 
ESCÂNDALO DO SINTEPP- MAIS UM CAPÍTULO 
ONDE ESTÁ O DINHEIRO DOS SINDICALIZADOS?

Hoje o que se comenta na cidade de Xinguara e nos bastidores da educação do nosso município, são as utilizações de cheques do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Estado do Pará (SINTEPP), num “ponto de prostituição da cidade”. 

Após o Delegado de Polícia Civil José Orimaldo Silva, da DPC/Xinguara ter ouvido alguns integrantes deste feito, os educadores dizem ter sido lesados pela atual diretoria comandada por Janisley Barsanulfo um dos utilitários dos serviços prostíbulos de uma conhecida casa noturna. 

Neste divisor de ideias e de ideologias, os bastidores afloram a pouco mais de quatro meses da votação, para a escolha dos novos diretores da entidade. Do lado de Janisley Barsanulfo, tentam justificar que o acontecido já passa de dois anos do ocorrido. 

O que consta no termo dos interrogatórios prestados pelo Sr. Leonino Amorim dos Santos e por José Ferreira de Sousa Filho, ex-coordenador de finanças do sindicato, são que os senhores Dawson Scarparo e Janisley Barsanulfo usaram os cheques para pagarem os serviços das “moças que se prostituem no local”, e o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre o questionamento de, somente agora ter sido revelado e investigado, tal fato justifica-se nos meses de tentativa para recebimento do valor, pelos credores, que temiam um grande calote por parte dos diretores sindicais, Dawson Scarparo e Janisley Barsanulfo. Por isso, é que a empresaria tornou publico o acontecido. 

Nos bastidores.
Por várias vezes, o comerciante Leonino Amorim (Marcelo), tentou receber os referidos cheques, inclusive procurando a direção estadual da entidade na capital Belém. Após encontrar a professora Conceição Holanda da coordenação da Secretaria de Finanças do Sintepp estadual em Belém, obteve a garantia do recebimento do valor. 

E mesmo assim, não tendo o fato consumado, os empresários de posse dos cheques foram à cidade de Rio Maria e colocaram em protesto as referidas folhas de cheques, e somente após terem sidos protestados, a senhora Conceição Holanda teria pagado o valor aos empresários. 

O Sintepp de poucos 
Agora pela manhã, professores do ensino fundamental e médio, revelaram para a reportagem deste site. Que a entidade do Sintepp/Xinguara está aquém de varias denuncias que serão tornadas públicas em poucos dias. 

E que o fato do declínio da entidade dá-se a má gestão de seus diretores que sempre utilizam a mesma para o beneficio próprio e não coletivo como deveria. “Resta-nos, a averiguação judicial dos fatos e denuncias que já foram realizadas tanto no Sintepp/Belém quanto na Polícia Civil”, comentaram os professores.  (Moraes Filho com base nos interrogatórios feitos pela Policia Civil de Xinguara)


18/11/2014 
Canaã dos Carajás/ Vale promove palestra de Maria da Penha sobre violência contra a mulher
Nesta quarta-feira (19), às 10h, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, será realizada a palestra “Violência Doméstica Contra a Mulher”, ministrada pela líder dos movimentos em defesa da mulher no Brasil, Maria da Penha Maia Fernandes.  

Maria da Penha, que foi vítima de violência doméstica pelo marido, foi homenageada no nome da lei brasileira que combate o problema e é referência na luta pelos direitos da mulher. 

O evento será aberto ao público e faz parte do Programa de Saúde Comunitária da Vale, por meio do Projeto de Educação Sexual e Promoção da Saúde – PESS.  

A programação contará ainda com a participação da promotora pública de justiça de Canaã dos Carajás, Cristina Morikawa.

Ela falará sobre a violência contra a mulher no município, com ênfase nas taxas de agressões e homicídios, e também sobre os procedimentos de atendimento e acolhimento das vítimas na região.

18/11/2014
Redenção/ Homem que matou casal na fazenda Jaú está no Presídio

O produtor rural Luiz Galdino, vulgo Luiz Caçador, foi preso no dia (05), na sede da Delegacia de Conflitos Agrários, quando se apresentava com seu advogado, para prestar esclarecimentos ao delegado Valdivino Miranda, sobre o duplo assassinato ocorrido na área de invasão da Fazenda Jaú, município de Santa Maria das Barreiras, na manhã do dia 25 de outubro, onde foi morto o casal Raimundo Élson Soares Silva e Glênia Vieira da Cruz,  com disparos de espingarda tipo “por-fora”. 

As vítimas  eram marido e mulher, e possuíam um lote de terra que fazia divisa com a propriedade do acusado. O crime teria  ocorrido por causa de uma desavença entre Luiz e Raimundo, devido aos limites das duas propriedades.  

Crime: De acordo com o delegado, no sábado que antecedeu o dia das eleições do segundo turno, o acusado foi para a estrada vicinal que permiti o acesso à propriedade do casal e ficou de tocaia esperando a passagem do casal.

Por volta das 11hs, o casal vinha em uma motocicleta, quando ao se aproximarem do local onde o acusado estava escondido, foram  atingidos por tiros de espingarda, disparados por Luiz. O primeiro tiro atingiu Glênia, que se fingiu de morta ao ver o acusado efetuar outros disparos à queima-roupa em seu marido. 

Após o crime, o acusado fugiu do local, acreditando que os dois estavam mortos. O que o homicida não sabia é que Glênia não morreu de forma instantânea como o marido. Ela ficou quieta até que alguns vizinhos que moravam próximo ao local do crime, a socorreram. O ferimento à bala levou Glênia a óbito, mas antes de morrer ela disse que fora “Luiz Caçador’’, o autor dos disparos que os atingiram. 

Com base nas informações colhidas, o delegado solicitou a  prisão temporária do suspeito ao juiz de Conceição do Araguaia, que acatou o pedido. Na manhã da última quarta-feira (05), quando o acusado se apresentou ao delegado, recebeu voz de prisão e foi de imediato transferido para o Presídio de Redenção, onde vai responder pelo crime de duplo homicídio qualificado.  Dinho Santos


18/11/2014 
Prefeito Osvaldinho Assunção encontra-se em Brasília acompanhado de secretárias em busca de melhorias para Xinguara
O prefeito Osvaldinho Assunção, acompanhado da secretária de Assistência Social, Fátima Assunção e da secretária de Saúde, Janaina Pereira, encontra-se em Brasília onde cumprem agenda de visita a alguns gabinetes de deputados federais e senadores. 

Na manhã desta terça-feira (18), eles visitaram o gabinete do Deputado Zequinha Marinho, agora eleito vice-governador do Pará, onde estiveram com a deputada federal eleita, Julia Marinho (PSC). 

Ainda na parte da manhã o prefeito e as secretárias visitaram o gabinete do deputado reeleito, Arnaldo Jordy (PPS). 

A visita tem como objetivo buscar apoio financeiro através das emendas parlamentares no OGU - Orçamento Geral da União - de 2015 para Xinguara, assim como verificar projetos já apresentados em alguns ministérios. (Mayrla Lima ascom PMX)

18/11/2014
Xinguara/ Estradas e córregos recebem serviço para evitar transtornos durante as chuvas
Por conta do período de chuvas, a Prefeitura de Xinguara iniciou a limpeza de alguns córregos da cidade na tentativa de evitar enchentes nos bairros. Desde o início do período chuvoso a secretaria de obras está com equipes trabalhando em várias regiões da cidade, realizando limpeza de córregos e ruas. 

Nesta terça-feira (18), a secretaria está realizando a limpeza no córrego na Avenida Hermes Dantas com a Baixada Fluminense, Centro. Ainda como parte das ações as equipes estão concluindo bueiros na Rua Rio Maria. 

Já nas vicinais, a estrada da Curva do Jatobá, sentido Colônia Vale do Paraíso está sendo patrolada, assim como o entorno da Vila São Francisco. 

Na semana passada foram recuperadas as estradas da Vicinal da Colônia Barreiro Preto ligando a Vila do Rato, ligando a Três Porteiras, sentido Osmar Nunes, até a Vicinal do Aleixo. Com a conclusão dos trabalhos na Vila São Francisco as máquinas seguem para a Vicinal Jaguatirica. (Mayrla Lima ascom PMX)

18/11/2014
Xinguara/ Mãe é agredida pelo filho adolescente
Após uma discussão entre mãe e filho, na manha da última segunda-feira (17) de novembro, o filho menor de 17 anos passou agredir a própria mãe e ainda teria ameaçado de morte.  

Os policiais da moto patrulha Ronaldo e Jorge, foram ate o endereço na Rua Severo Gomes no bairro marajoara II, e encontraram a casa com vários moveis e utensílios revirados praticado pelo menor. 

Diante da situação mãe e filho foram apresentados na delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)


18/11/2014
Xinguara/ Polícia indicia sindicalistas por desvio de recursos
Coordandores do Sintepp de Xinguara foram acusados de repassar cheques da entidade em boate da cidade.
Janisley de Siqueira
A Polícia Civil indiciou dois atuais coordenadores e o ex-coordenador de finanças da subsede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará em Xinguara (Sintepp) por apropriação indébita e falsificação de documento público. São eles: Janisley de Siqueira Barsanulfo (foto), Dawson Luiz Scarparo e o José Ferreira de Sousa Filho, ex-coordenador de finanças do sindicato no município do sudeste paraense. O caso já foi encaminhado à justiça de Xinguara e aguarda despacho do juiz da cidade. 

Os três foram denunciados pelo professor Raimundo Marinaldo Guilherme Rodrigues, que também participava da coordenação do sindicato, por repassar cinco cheques vinculados à conta corrente do Sintepp na boate Rosa Palmeirão, conhecido ponto de prostituição da cidade, para pagar despesas feitas no local. Os cheques foram devolvidos por falta de saldo e posteriormente resgatados pela professora Conceição Holanda, da coordenação da Secretaria de Finanças do Sintepp estadual em Belém. O caso foi registrado no mês de setembro e se refere a cheques emitidos entre os anos de 2010 e 2012. 

Na denúncia à polícia, o professor Raimundo Marinaldo relatou que cinco cheques do sindicato totalizando R$ 3.350 foram trocados por um professor identificado como Luciano Teles Bueno. Os valores seriam resgatados por Janisley tão logo recebesse os repasses do sindicato, no entanto, os documentos foram devolvidos por não haver saldo na conta da entidade.  

Em depoimento ao delegado José Orimaldo Farias, o coordenador Janisley de Siqueira disse que o sindicato já havia apurado as denúncias do professor por meio de uma comissão de ética, chegando à conclusão de que o coordenador não tem responsabilidade sobre os cheques emitidos. Janisley destacou que a comissão de ética foi convocada por ele e usou o direito de só responder em juízo ao ser indagado a respeito da ida à boate Rosa Palmeirão. Janisley admitiu, entretanto, que trocou cheques com o professor Luciano Teles para pagar despesas com seminários, manifestações e greves coordenadas pelo Sintepp. 

O coordenador Dawson Luiz Scarparo negou o uso do dinheiro do sindicato para custeio de despesas na boate e admitiu ter ido ao local, frisando ter pagado a conta com dinheiro do próprio bolso. Scarparo disse estranhar que o professor Raimundo Marinaldo tenha feito as denúncias somente em 2014, já que Marinaldo pertencia a mesma gestão, e o acusou de desviar dinheiro do Sintepp para o pagamento da entrada de um veículo.

O gerente da boate Rosa Palmeirão, Leonino Amorim dos Santos, conhecido como Marcelo, confirmou ter recebido em 2011 um cheque em nome do Sintepp para cobrir consumo de um cliente e outras duas pessoas. Marcelo descobriu que o cheque não tinha fundos e passou a procurar Janisley para cobrar a dívida. O gerente disse ter marcado várias datas para receber o dinheiro, mas o compromisso não foi cumprido. O cheque foi protestado no cartório de Rio Maria, cujos funcionários entraram em contato com Marcelo meses depois para resgate dos valores. O gerente informou que o valor do cheque e as custas do protesto foram resgatados por um representante do Sintepp, em Belém. 

O ex-coordenador de finanças do Sintepp em Xinguara, José Ferreira de Sousa Filho, admitiu ter ido à boate e pago as despesas com cheques da entidade. Ele alegou ter se desligado do Sintepp e não saber se os cheques que voltaram foram resgatados. O professor Luciano Teles confirmou ter trocado vários cheques para o sindicato, mas disse que nunca se beneficiou disso e que 'só teve prejuízo'.  

Outro lado
O Sintepp em Belém informou por meio de sua assessoria de comunicação que tomou conhecimento da denúncia e enviará nota à redação do ORM News com posicionamento oficial sobre o caso. (Por: Karla Soares/ ORM News)


17/11/2014 
Pau D´arco/ MPF pede pontes de acesso a área indígena
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça que obrigue o município de Pau D'Arco, no sul do Pará, a reconstruir com urgência duas pontes de acesso à Terra Indígena (TI) Las Casas, dos índios Kayapó.

A manutenção das pontes, segundo a ação judicial, é essencial para garantir às famílias indígenas acesso a direitos básicos, como serviços de saúde e de educação. 

A área da TI mais prejudicada pelo desabamento das pontes é a aldeia Tekrejaruti, que fica em Pau D'Darco, um dos três municípios em que a TI está localizada (a área da TI, de 21,3 mil hectares, ainda abrange os municípios de Floresta do Araguaia e Redenção). 

Assinada pelo procurador da República Felício Pontes Jr., a ação registra que atualmente apenas veículos de grande potência conseguem chegar até a aldeia. A situação pode ser agravada pela chegada do inverno amazônico, quando as chuvas são bem mais frequentes e intensas. 

Além do abandono das duas pontes, que precisam ser refeitas em um prazo máximo de 15 dias, uma terceira está em estado bem precário e uma quarta ponte precisa ser construída em uma área de alagamento na rota até a aldeia, alerta o MPF. 

O MPF pediu à Justiça que também obrigue o município de Pau D'Arco a recuperar os 12,7 quilômetros de estrada que liga a aldeia à cidade. Para o procurador da República Felício Pontes Jr., essa recuperação tem que ser realizada dentro de dois meses. (DOL com informações do MPF/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.