quinta-feira, 17 de maio de 2018

16/05/2018
Em nota, CPT diz que Advogado Rivelino Zarpellon de Xinguara está ameaçado de morte
A Comissão Pastoral da Terra do Pará (CPT-PA), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e a Terra de Direitos vêm a público denunciar a grave situação de ameaça perpetrada contra o advogado e defensor de Direitos Humanos, Rivelino Zarpellon. 

Militante histórico e advogado há 18 anos, Rivelino possui relevante atuação na região sul do Pará, onde desenvolve sua advocacia em muitas causas emblemáticas, incluindo denúncias de corrupção que ensejaram o afastamento de juízes da Comarca de Xinguara (PA) e contribuições em situações de conflito acompanhadas pelas equipes locais da CPT. Atualmente é assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará (SINDSAUDE), além de Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Xinguara. 

O advogado vem sendo alvo de ameaças e constante monitoramento de sua rotina desde o fim do ano passado. A perseguição teve início após trechos dos depoimentos prestados a título de colaboração premiada por dois policiais civis envolvidos no massacre de Pau D’Arco, no Pará, ocorrido no dia 24 de maio de 2017, circularem através do aplicativo de mensagens “Whatsapp”. Rivelino foi o advogado que acompanhou as colaborações. 

Na época, ele também foi procurado por amigos que o informaram sobre a existência de uma lista de “marcados para morrer”. Segundo as informações, nessa lista constaria o seu nome. Tais fatos foram comunicados à Equipe Federal do Programa de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), pelo qual Rivelino é assistido desde 2012, culminando com seu afastamento do sul do Pará. 

Ao retornar para o estado, já no início de 2018, Rivelino voltou às suas atividades em Xinguara e outros municípios na região. No entanto, entre o fim do mês de abril e início do mês de maio, novos fatos ocorreram, colocando sua segurança novamente à prova. 

Familiares e amigos relataram que dois homens desconhecidos, em uma motocicleta, estiveram em suas casas à procura do advogado. A situação mais preocupante ocorreu na última quinta-feira, 10 de maio, quando ele mesmo registrou a insistente passagem de um motociclista suspeito na rua de sua residência. Tal fato ocorreu por volta de 09 horas da manhã, quando Rivelino saía para o trabalho. Todos os acontecimentos foram registrados em ocorrência junto à Polícia Federal (PF) de Redenção, remetidos ao PPDDH e repassados também à Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Justiça do Estado do Pará. 

A preocupação é que o agravamento das ameaças contra Rivelino esteja relacionada à evolução das investigações sobre o Massacre de Pau D’Arco. Com relação a esse caso, a PF instaurou uma segunda fase de investigações com objetivo de apurar o envolvimento de outros suspeitos. Nesse sentido, houve o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão de aparelhos celulares nas cidades de Redenção e Belém (PA), em Goiânia (GO), e no Rio de Janeiro. Na ação criminal proposta pelo Ministério Público Estadual contra 17 policiais civis e militares foi realizada, entre os dias 02 e 18 de abril, a audiência de instrução e julgamento para oitiva de testemunhas e dos acusados. 

Reiteramos que a atuação do advogado Rivelino Zarpellon é inquestionável e as ameaças contra sua integridade física são vistas como um feroz ataque a todos/as os Defensores/as de Direitos Humanos no estado do Pará. Exigimos a identificação dos responsáveis e a segurança do advogado para que a luta por Diretos e Justiça não seja mais sinônimo de risco! 

(Belém, 15 de maio de 2018. Comissão Pastoral da Terra Regional Pará (CPT). Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e Terra de Direitos).

16/05/2018
Polícia Militar desarticula quadrilha que assaltava em Canaã dos Carajás 
A tarde da segunda-feira (15) não terminou nada bem para um bando que já estava habituado a cometer crimes pelas ruas de Canaã dos Carajás. Tudo começou quando uma guarnição da Polícia Militar foi informada de que uma dupla, armada de faca, havia acabado de render o proprietário de um mercadinho localizado no Bairro Vale Verde. Da vítima os assaltantes levaram uma motocicleta além de certa quantia A polícia agiu rapidamente e conseguiu prender os dois no Bairro Paraíso das Águas. O dinheiro foi recuperado na hora, mas a motocicleta, que já havia sido “despachada”, foi encontrada em uma residência. 

Nessa mesma casa os policias pegaram o “pacote completo” e desarticularam a quadrilha prendendo mais quatro assaltantes. No local também foram encontradas uma porção de maconha, facas e aparelhos eletrônicos, que foram apreendidos e serão encaminhados para perícia. A Polícia Civil não divulgou os nomes dos presos. (Blog do Zé Dudu)


16/05/2018
Delegado Antônio Miranda deixa comando da Superintendência da Polícia Civil no sul do Pará 
Mudança no comando da superintendência da Polícia Civil no sul do Pará. O delegado Antônio Gomes Miranda Neto deixou o comando e vai assumir a superintendência na região da Paragominas. Para seu lugar vai assumir o delegado Luciano Cunha Guimarães que estava na delegacia de Capanema. 

A superintendência do Araguaia paraense com sede em Redenção abrange os municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Cumaru do Norte, Pau D’Arco, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras. O delegado Antônio Miranda ficou no comando da Superintendência da Polícia Civil no sul do Pará por mais de cinco anos. (Otavio Araújo)

16/05/2018
Homem é preso com dinheiro falso em Xinguara 
Um homem foi preso pela Policia Militar na manhã da última terça-feira (15) de maio, na Rua Cecilia Meirelles no centro de Xinguara, suspeito de passar dinheiro supostamente falso. Com ele foi encontrado algumas notas de real.  

De acordo com a Policia Militar (PM), o suspeito foi encaminhado até a cidade de redenção e apresentado na sede da Policia Federal (PF), por se tratar de um crime federal. (Luiz Pereira)

16/05/2018
Dono de lotérica é assaltado no centro de Xinguara 
Dois homens armados, ainda não identificados pela polícia, assaltaram na tarde da última terça-feira (15) de maio, por volta das 15hs, o proprietário da casa lotérica Boa Sorte, localizada na Avenida Xingu no centro de Xinguara. 

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o assalto aconteceu em frente a Agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no momento em que a vítima chegava na
Agência Bancaria com um Malote para fazer o deposito do dinheiro. 

Segundo a Polícia, a vítima não quis revelar o valor levado pelos criminosos, mais segundo apuramos, a quantia levada foi de aproximadamente R$ 15.000,00 (quinze mil) em dinheiro. 

Após praticar o assalto os elementos fugiram do local em uma motocicleta tomando rumo ignorado. 

Uma guarnição da Policia Militar foi acionada, fez diligência mais sem êxito na captura dos assaltantes. 

O caso foi registrado na delegacia de Policia Civil de Xinguara. (Luiz Pereira)


15/05/2018
Homem é preso acusado de violência doméstica em Ourilândia do Norte 
Um caso de violência doméstica foi registrado no setor JP na cidade de Ourilândia do Norte, na última segunda-feira (14) de maio.  

De acordo como informações da Polícia Militar (PM), o suspeito das iniciais O.O.S, de 28 anos, foi preso acusado de agredir fisicamente uma jovem de 19 anos. 

O acusado foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte, para as medidas cabíveis. (Luiz Pereira)

15/05/2018
Acidente no centro de Tucumã deixa mulher ferida 
Um acidente de trânsito foi registrado pela Policia Militar na manhã do último domingo (13) de maio, na Avenida Belém em Tucumã.

O acidente envolveu um carro FIAT UNO placa JTN 2351, conduzido por Vilmar Pereira, e uma motocicleta Honda POP-100 placa OIV 2746, pilotada por Raquel de Sousa. 

De acordo com informações da Polícia, a motocicleta foi atropelada pelo carro. A condutora da moto teve escoriações e foi socorrida para um hospital da cidade. 

O motorista do FIAT UNO foi conduzido junto com o veículo para a delegacia de Polícia Civil de Tucumã, para as medidas cabíveis. (Luiz Pereira)

15/05/2018
Dois Jovens são assassinados a tiros em Parauapebas 
O jovem Thiago de Oliveira, foi assassinado com um tiro de espingarda na noite do último sábado (12) de maio, na cidade de Parauapebas, região sudeste do Pará. Segundo testemunhas, o crime foi cometido por um homem em um carro branco conhecido como gordo. 

Outra vítima da violência que impera em Parauapebas, foi o jovem Riquelme de Oliveira Gomes de 18 anos, morto a tiros também na noite de sábado (12). O autor ainda é desconhecido. 

Os crimes serão investigados pela policia Civil de Parauapebas. (Luiz Pereira)

14/05/2018
Em Parauapebas, protesto quer respostas do caso do assassinato de mulher de secretário municipal
Manifestantes fizeram um protesto nesta terça-feira (15) em Parauapebas, no sudeste do Pará, para cobrar agilidade nas investigações do assassinato da esposa do secretário municipal de Desenvolvimento. Cidicléia Carvalho Vieira França, de 42 anos, foi assassinada no dia 30 de março quando ia para a igreja. 

O ato foi realizado pela manhã. A passeata foi até o Fórum de Parauapebas e até a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, onde os manifestantes entregaram uma carta com assinaturas pedindo Justiça. 

Na época do crime, testemunhas disseram que um homem teria chegado em uma moto e atirou contra a vítima. Familiares afirmam que até hoje ninguém foi preso e que a polícia não informa como andam as investigações do caso. (G1/PA)

14/05/2018
Procurado suspeito de atropelar jovem em Redenção 
Procura -se este indivíduo, Bruno Ribeiro, suspeito de atropelar a namorada em Redenção por não aceitar o término de um micro relacionamento.

A vítima chamada Talita, se encontra internada no Hospital Regional em estado grave, familiares e amigos de Talita querem justiça, se alguém tiver informações ligue 181 ou 94-99191-5560. (Redenção 190)




14/05/2018
Crime passional comoveu a cidade de Santana do Araguaia
O assassinato de Carla Pereira dos Santos, na manhã de domingo (13), comoveu a população de Santana do Araguaia. Dalvan Edjunior de Santana matou a ex-esposa a facadas. O crime ocorreu na casa onde Carla vivia.  

Segundo informações, Dalvan, após o crime foi à Delegacia e confessou aos policiais que tinha matado a ex-esposa. Os policiais foram ao local e constaram o homicídio. (Otavio Araújo/ Com informações da PC)

14/05/2018
PM de Tucumã recupera moto roubada 
A Policia Militar de Tucumã apreendeu na última sexta-feira (11) de maio, um motocicleta Honda CG TITAN 160 cor preta placa QBL 6150 de Querência Mato grosso, com registro de roubo. 

De acordo com informações da Policia Militar (PM), o condutor abandonou a moto e fugiu ao perceber a chegada da guarnição. 

O veículo foi apresentado na delegacia de Polícia civil de Tucumã, para medidas cabíveis. (Luiz Pereira)

14/05/2018
Motociclista sofre acidente na BR-155 próximo a Sapucaia 
O motociclista Adão Barbosa de Sousa, de 41 anos, ficou ferido após sofrer um acidente de trânsito no último sábado (12) de maio, na Rodovia BR-155 a cerca de 12 km de Sapucaia sentido Eldorado dos Carajás. 

De acordo com informações da Policia Militar (PM), Adão Barbosa colidiu sua motocicleta com material usado na recuperação da Rodovia Federal. 

Uma guarnição da Policia Militar de Sapucaia, foi até o local do acidente, porém o motociclista já havia sido levado para um hospital da cidade de Sapucaia com escoriações. 

A motocicleta da vítima, uma Honda NXXR BROSS 160 cor branca placa QEW 4532, foi recolhida e apresentada na delegacia de Polícia Civil de Sapucaia. 

Participaram da ocorrência, o 2º Sargento Telles comandante do 85º Pelotão Destacado da PM de Sapucaia, o 2º Sargento DE Sousa e os cabos, Teixeira e Vasconcelos. (Luiz Pereira) 

14/05/2018 
Carreta bitrem tomba na BR-158 próximo a redenção e mulher morre  
Acidente na BR-158, a cerca de 10 quilômetros de Redenção sentido Casa de Tábua, por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (14), envolvendo uma carreta bitrem carregada de soja fez uma vítima fatal. 

A carreta Scania, placa PRD 8188 - Goiânia (GO), dirigida por Lindenbergue Augusto Duarte, saiu da pista e tombou. No acidente morreu Idorailde Maria Mendonça, 67 anos de idade, que acompanhava o motorista na cabine. 

O motorista foi resgatado pelos Bombeiros e encaminhado para o hospital. (Otávio Araújo)

14/05/2018
PM de Sapucaia prende homem acusado de matar cachorros
José Ailton de Oliveira, foi preso pela Policia Militar de Sapucaia na tarde do último sábado (12) de maio, acusado de matar cachorros a golpes de faca e pedaço de madeira.   

De acordo com informações da Policia Militar (PM), o caso foi denunciado por um vizinho de José Ailton. Segundo a denúncia, o suspeito levava os animais para sua residência Rua Dracena, no bairro Cerâmica, onde cometia as atrocidades contra os animais indefesos. 

O acusado foi preso e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Sapucaia. 

De acordo com a Lei 2833/11, matar cão (cachorro) ou gato, implica em pena de 1 a 3 anos de detenção.

Participaram da ocorrência, o 2º Sargento Telles comandante do 85º Pelotão Destacado da PM de Sapucaia, o 2º Sargento DE Sousa e os cabos, Teixeira e Vasconcelos. (Luiz Pereira)

13/05/2018
PM de Xinguara recupera moto roubada 
Uma motocicleta roubada foi recuperada pela Polícia Militar na noite do último domingo (13) de maio. O veículo foi encontrado na estrada vicinal conhecida como, “Vicinal do Juvenal” na zona rural de Xinguara. 

De acordo com informações Policiais, a motocicleta havia sido furtada na noite de sábado 12, na Praça Vitoria Regia, aonde estava acontecendo a festa em comemoração ao aniversário da cidade de Xinguara.

O veículo foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Xinguara.(Luiz Pereira)

14/05/2018
Mulher é vitima de assalto no centro de Xinguara
Uma mulher foi vítima de assalto na manhã do último domingo (13) de maio, na Rua Mogno no centro de Xinguara.

De acordo com a vítima, dois elementos armados com uma faca, lhe abordaram e subtraíram uma bolsa contendo documentos pessoais, um telefone celular e R$ 120,00 em dinheiro. 

Uma guarnição da Policia Militar (PM), foi acionada fez diligência, mais sem êxito na localização dos suspeitos. (Luiz Pereira)

14/05/2018
Vaqueiro cai de cavalo e morre no município de Santana do Araguaia 
O vaqueiro Luiz Antônio da Silva, morreu no último domingo (13) de maio, depois de cair acidentalmente de um cavalo e bater a cabeça no chão. 

A fatalidade aconteceu em um dos retiros da Fazenda Vale da Serra, no município de Santana do Araguaia, onde a vítima trabalhava como vaqueiro. 

O caso foi registrado na delegacia de Santana do Araguaia. (Luiz Pereira) 

14/05/2018
PM de Sapucaia recupera caminhonete roubada

No último sábado (12) de maio, a Polícia Militar de Sapucaia, recuperou uma caminhonete L-200 TRITON ano 2008 cor prata placa JVF 9445 de Parauapebas-PA, com registro de roubo. 

De acordo com informações da Policia Militar (PM), o veículo foi localizado na estrada vicinal da São José do Araguaia no município de Xinguara. A caminhonete estava abandonado dentro de um matagal. 

O veículo foi guinchado e encaminhado até a delegacia de Polícia Civil de Sapucaia. O proprietário do veículo foi localizado e comunicado da recuperação de seu bem. 

Participaram da ação, o 2º Sargento Telles comandante do 85º Pelotão Destacado da PM de Sapucaia, Sargento DE Sousa e os cabos, Teixeira e Vasconcelos. (Luiz Pereira)

13/05/2018
Carro cai em córrego em Xinguara
O motorista de um carro FIAT UNO MILLE cor preto placa MWJ 0830, saiu ileso após o carro sair da pista e cair de uma ponte sobre um córrego na Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco, próximo à Praça da Bíblia no centro de Xinguara.

De acordo com uma testemunha que passava no local e presenciou o motorista saindo do veículo, sem nem um tipo de lesão, apesar da gravidade do acidente. (Luiz Pereira)

13/05/2018
Mulher é assassinada a facadas pelo ex-companheiro em Santana do Araguaia 
Uma mulher foi assassinada na manhã deste domingo (13) de maio, na cidade de Santana do Araguaia. O suspeito de cometer o crime é o ex-marido da vítima. O crime aconteceu por volta das 11hs, na cozinha da casa da vítima.

Segundo relatos de algumas testemunhas a Polícia Militar (PM), a vítima já vinha sofrendo ameaças de morte, por parte do ex-companheiro. 

Ainda segundo informações, após cometer o crime o suspeito fugiu com o filho pequeno do casal.

O crime será investigado pela Policia Civil de Santana do Araguaia. (Luiz Pereira)

13/05/2018
Pai de vereador é encontrado morto no Distrito Casa de Tábua 
O senhor Tião, dono de um hotel localizado no Distrito Casa de Tábua e pai do vereador Fábio Luiz (PT), do município de Santa Maria das Barreiras, foi encontrado morto em uma chácara próxima do Distrito, no sábado (12) maio. Ao lado do corpo foi encontrado uma garrafa com água e veneno.

Segundo informações, Tião foi morto por envenenamento com chumbinho (veneno para matar rato). Ainda segundo informações de amigos, Tião disse que iria fazer uma viagem e que ficaria com muita saudade de todos. (Com informações de Samuel - Casa de Tábua).

13/05/2018
Homem sofre tentativa de latrocínio na zona rural de Tucumã
O Garimpeiro Roberto Silva Santos, natural de Parauapebas, foi vítima de tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), na madrugada do último sábado (12) de maio, na zona rural do município de Tucumã. O homem foi encontrado desacordado em uma estrada vicinal, por uma guarnição da Policia Militar depois de uma denúncia.

Segundo relatos da vítima aos policiais que atendaram a ocorrência, ele foi agredido por dois elementos desconhecidos, que subtraíram sua moto Honda CCG FAN 125 cor preta. 

A vítima foi levada por uma Ambulância para um Hospital da cidade para receber atendimento médico.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, para investigação. (Luiz Pereira)


13/05/018
Acidente na PA-279 deixa duas pessoas feridas 
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e uma caminhonete na rodovia PA-2279 no município de Tucumã, deixou duas pessoas feridas na noite da última quinta-feira (10) de maio.

Leandro Borges e Pedro Sousa, ocupantes da motocicleta tiveram escoriações pelo corpo e foram encaminhados para um Hospital da cidade para receber atendimento médico. 

De acordo com informações da Policia Militar (PM), o motorista da caminhonete fugiu do local do acidente. Durante ronda o acusado acabou sendo detido e encaminhado junto os veículos até a delegacia de Polícia Civil de Tucumã. (Luiz Pereira)

13/05/2018
Jovens são as principais vítimas da violência em Parauapebas 
Situado na região sudeste do Pará, o município de Parauapebas está entre os mais violentos do estado. As vítimas em sua maioria são jovens entre 15 e 25 anos. O tráfico de drogas é a principal causa.

O número de assassinatos de jovens no município, impressiona. Segundo o administrador do Cemitério Público de Parauapebas, Juvenal de Lima, são sepultados uma média de 10 a 15 jovens por semana. Por ano são 180 sepultamentos. (Luiz Pereira)

13/05/2018
Loja de produtos veterinários é roubada no Distrito Nereu 
A Polícia Militar (PM) do Distrito Nereu, município de São Félix do Xingu, foi acionada na amanhã do último sábado (12) de maio, para atender uma ocorrência de arrombamento seguido de furto na Loja Casa da Roça. 

Chegando ao local, a guarnição conversou com o senhor Davi Moreira, gerente da Loja, que relatou que o estabelecimento havia sido arrombado e furtado. Segundo ele, foi subtraído um valor de aproximadamente R$ 3.000,00 (três mil) em dinheiro que estava dentro de um cofre arrombado pelos criminosos. 

O caso foi registrado pelo gerente na delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu. (Luiz Pereira)

12/05/2018
Homem é assassinado dentro de casa em Rio Maria 
Um homem foi morto a tiros na noite da última sexta-feira (11) de maio, na cidade de Rio Maria. O crime ocorreu por volta das 21hs, na Avenida 12 no centro da cidade 

De acordo com informações policiais, a vítima identificada como “Pelezinho”, estava dentro de sua residência assistindo TV, quando os assassinos encapuzados entraram e efetuaram três tiros na vítima que morreu no local. 

O crime será investigado pela Policia Civil de Rio Maria. (Luiz Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.