População de Santana do Araguaia convive com o medo
Entrada da cidade de Santana do Araguaia
Agência do Banco do Brasil que foi alvo de assaltantes Clientes se dizem com medo de um novo assalto
Passadas mais de duas semanas desde que ocorreu o assalto a duas agências bancárias no município de Santana do Araguaia, a população ainda tenta voltar à rotina. O medo de que bandidos fortemente armados voltem para cometerem outros assaltos semelhantes ao do último dia 15, é motivo de preocupação constante por parte dos moradores, que afirmam não ter a quem recorrer.
Na agência do Banco do Brasil, um dos alvos da quadrilha, o atendimento só é possível através dos caixas eletrônicos. O atendimento ao público ainda não tem data para começar. Segundo o gerente da agência, Gilvam Miguel, a Superintendência do Banco do Brasil no Pará, é quem vai decidir quando a agência terá o atendimento normalizado.
Por, enquanto, segundo Miguel, as pessoas que precisam realizar serviços que não sejam nos caixas eletrônicos estão indo a outros municípios, como Redenção, que fica a quase 300 quilômetros de distância. Gilvam também não informou o valor levado pelos assaltantes.
Enquanto não volta a funcionar, a agência passa por reformas. As portas de vidro que foram quebradas pelas balas dos assaltantes estão sendo substituídas. “Ainda estamos fazendo os reparos dos estragos que foram causados no assalto”, disse.
Em apenas nove meses, esse foi o quarto assalto sofrido pelas agências bancárias de Santana do Araguaia. Por conta disso, há rumores de que o Banco do Brasil poderá desativar a sua agência no município, que conta apenas com dois seguranças armados de revólveres calibre 38 e 14 funcionários que trabalham o tempo todo com medo.
Como o policiamento local é insuficiente, as agências bancárias continuam vulneráveis. Diferente de outros municípios, em Santana do Araguaia não se vê policiais próximos aos locais, até porque além das poucas armas que têm, as viaturas também são escassas. São apenas duas para fazerem rondas em uma cidade de 57 mil habitantes.
LOCALIZAÇÃO
Santana do Araguaia fica às margens da rodovia federal BR-158, extremo sul do Pará. O município é uma área de fronteiras. O perímetro urbano fica distante 110 quilômetros da divisa com o Estado do Mato Grosso e 80 km da divisa com o Tocantins. Isso acaba facilitando a ação de quadrilhas interestaduais, que não são incomodadas pela presença policial nas estradas, já que na BR-158 não existe nenhum posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
postado por Luiz Pereira em 02-10-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.