Conheça a historia do Município de Água Azul do Norte
História
O território hoje oculpado pela cidade de Água Azul do Norte pertenceu ao município de Marabá. Foi ocupada inicialmente em 1978, pelo pioneiro Antônio Vicente, conhecido como Bigode. A presença de Vicente no local atraiu dezenas de famílias para a região, entre as quais a de Ary Camanéa, que se destacou na luta em defesa dos direitos das pessoas que ali se encontravam. Ary Camanéa, que se destacou na luta em que a área fosse loteada e cada família recebesse seu pedaço de terra para trabalhar e morar.
A prefeitura de Marabá nomeou Raimundo Alberto de Souza como administrador da vila. Durante quatro anos, no período de 1979 a 1982, Raimundo conseguiu a construção de parte da escola da rede municipal, com quatro salas de aula, e do posto de saúde.
Em 1983 foi nomeado o segundo administrador da vila. Anildo Hans, que ficou no cargo até 1986. Na administração de Anildo foram implantadas mais escolas na zona rural. O terceiro administrador da vila, Iderval Felix de Souza ficou no cargo apenas dois anos (de 1987 a 1989). Em 1988 foi criado o município de Parauapebas, ao qual a vila de Água Azul ficou ligada. A região conseguiu eleger o vereador Luiz Rissardi para representá-la na Câmara Municipal de Parauapebas.
No ano seguinte Manoel Raimundo Amorim Garride (conhecido por índio) foi nomeado o quarto adiministrador da vila.
O quinto administrador foi Guilherme Cabral de Menezes, que ficou no cargo por apenas seis meses. Ele foi sucedido por Alberto Machado dos Santos, conhecido por Paquinha que administrou a vila de 1990 a 1992.
A distância da sede de Paranuapebas, ficava a 308 quilômetros da vila, levou a populaçãode Água Azul a lutar pela emancipação política. O plebiscito foi realizado em 1991 e seu resultado não deixou dúvidas: quase 100% dos moradores aprovaram a transformação da vila em município, o que foi concretizado naquele mesmo ano. Em 1º de janeiro de 1993. Renan Lopes Souto tomou posse como o primeiro prefeito do município de Água Azul do Norte, tendo como vice-prefeito Jorge Inácio Martins. No mesmo dia foram empossados os primeiros nove vereadores.
Aniversário da cidade 13 de dezembro,Fundação 1991, Prefeito Renan Lopes Souto (PMDB).
(por Luiz Pereira)
Quem é Duda Mendonça
Duda Mendonça |
José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, (Salvador, 10 de agosto de 1944) é um dos mais importantes publicitários brasileiros. Tornou-se notório no cenário nacional por comandar campanhas políticas vitoriosas em diversas eleições. Seu trabalho nas eleições presidenciais de 2002, quando da eleição de Luís Inácio Lula da Silva foi alvo de muitos elogios entre os profissionais da área. Também foi o responsável pela campanha de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992, pela campanha de reeleição da ex-prefeita Marta Suplicy em 2004 e pelas campanhas de Ciro Gomes e de Cid Gomes no Ceará, respectivamente a deputado federal e a governador, em 2006.
Em outubro de 2004, durante as eleições municipais, Duda Mendonça, responsável pela campanha do PT em São Paulo, foi preso em flagrante na noite durante uma operação da Polícia Federal de repressão às rinhas de galo num sítio entre Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.
Em agosto de 2005 o publicitario é acusado de ser envolvido no escândalo do mensalão após dizer que tinha aberto conta nas Bahamas - por orientação do empresário Marcos Valério, acusado de operar o mensalão - para receber cerca de dez milhões de reais como pagamento por serviços publicitários e de assessoria política prestados ao PT, ele diz ter procurado Marcos Valério por orientação do então Tesoureiro do PT Delúbio Soares e que todo o dinheiro de sua empresa é limpo.
O seu contrato de publicidade com a Presidência da República lhe renderia um valor da ordem de 150 milhões de reais e, juntamente, com as outras estatais do governo federal, o montante total chegaria a um valor de 400 milhões reais.
As investigações referente às supostas irregularidades com Duda Mendonça tomaram proporções internacionais chegando aos Estados Unidos da América que forneceu dados financeiros aos parlamentares do Brasil.
Em 2004, Duda foi preso em flagrante durante operação da Polícia Federal de repressão a rinhas de galo em um sítio situado entre o Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Federal, mais de 200 pessoas estavam presentes no local, entre elas um político do PT, Jorge Babu. No local havia três arenas para realização de rinhas, além de viveiros. A polícia também encontrou cerca de cem animais, muitos deles machucados.
Segundo o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Antonio Carlos Rayol, Duda Mendonça disse ser sócio do local. À imprensa, Duda Mendonça declarou não ter vergonha de nada, e disse se tratar de um hobby antigo e que não fazia nada de errado: "O Brasil todo sabe que eu gosto de rinha de galo e sabe que esse é o meu hobby”, disse Duda Mendonça.(fonte Midiática)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.