sábado, 26 de novembro de 2011

São Félix do Xingu há um passo do desembargo ambiental

O município que tem o maior rebanho bovino do Brasil reduziu o desmatamento ilegal de 459,6 km2 em 2007 para 54,3 km2 em 2011. Mas é preciso mais para o “Desembargo”
Na última sexta-feira (18) representantes do Governo do Estado do Pará, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Federal, TNC-The Natural Consevation, Sindicatos dos Produtores Rurais e prefeitura de São Félix do Xingu realizaram audiência pública para informar os resultados obtidos com o Pacto Municipal para Redução do Desmatamento no Município de São Félix do Xingu. Participaram ainda da reunião, prefeitos e produtores da região.
Em 2007, São Félix do Xingu liderou a lista de municípios que mais derrubavam a floresta, naquele ano foram desmatados 459,6 km2, devido o alto índice de devastação o município entrou na lista dos municípios embargados ambientalmente através do Ministério do Meio Ambiente. De lá para cá, todos os produtores rurais passaram a ter restrição de créditos e outros prejuízos.
Segundo Luís Alberto Araújo, Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Félix do Xingu, os principais prejuízos do Embargo Ambiental são: as fiscalizações constantes com abordagens das operações; o bloqueio do crédito com a suspensão dos financiamentos e a negativa do licenciamento ambiental.
Durante a reunião realizada no tatersal de leilões do Parque de Exposições, foi revelado que o município atingiu 80,27% de sua área cadastrável inseridas no sistema integrado de monitoramento e licenciamento ambiental da Amazônia (SIMLAM), que é o CAR – Cadastro ambiental rural, e em 2011 o desmatamento caiu para 54,3 km2.
Segundo Luiz Eustórgio, Coordenador Gerente do Programa Fundo Amazônia da TNC, São Félix do Xingu está prestes a sair do embargo, mas ainda foram registrados muitos focos de desmatamentos ilegais o que esta atrasando a oficialização desta conquista.
O Procurador Público Federal, Daniel Azeredo, falou da importância de todos os produtores procurarem a secretária municipal de meio ambiente para fazer o “Cadastro Ambiental” de suas propriedades. “A maioria já fez o seu CAR, mas estão sendo prejudicados por uma minoria que ainda não fez e alguns ainda continuam fazendo desmatamento ilegal”, explicou o Promotor Federal.
EMBARGO MUNI-
CIPAL: Todas as autoridades presentes destacaram a atuação do prefeito Antônio Levino (PTB) no empenho para tirar São Félix Embargo Ambiental. Para ajudar as medidas e leis que já existem, no último dia 16 o prefeito baixou um Decreto Executivo proibindo o uso, transporte e comercialização de produtos oriundos de propriedades rurais sem o CAR – Cadastro Ambiental Rural dentro do município. Antônio Levino (PTB) disse que esta é uma grande conquista dos produtores rurais de São Félix do Xingu. “O pequeno, o médio e o grande, todos os produtores são responsáveis por termos atingido esta meta e juntos vamos tirar município desse embargo, pois nossa economia não pode parar”, disse Levino.
TNC – A The Natural Consevation é a maior organização de conservação ambiental do mundo com referencia nas questões de georeferenciamento. No Pará a TNC desenvolve projetos em várias regiões do Estado, onde matem Termos de Cooperação com Prefeituras, Governo do Estado, Ministério do Meio Ambiente, BNDS, Sindicatos de Produtores e Trabalhadores Rurais e Associações.( jornal a noticia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.