segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vergonha
Xinguara/ Sem Aeroporto
É inadmissível que uma cidade como Xinguara com quase 50 mil habitantes não tenha um aeroporto de qualidade, o atual aeroporto da cidade foi inaugurado em 1986 pelo ex- governador Jader Fontenelle Barbalho no governo municipal do ex- prefeito Itamar Rodrigues Mendonça.


De lá pra cá 26 anos se passaram e nada foi feito, será falta de luta dos políticos para resolver o problema! Essa é a pergunta, e por causa das precárias condições de infraestrutura do aeroporto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tomou a decisão de interdita-lo em meados de 2005 e 2006 por constatar que não atendia os padrões exigidos, uma vez que põem em risco as operações aéreas que viessem a utiliza-lo.
Hoje o aeroporto até funciona para aviões de pequeno porte que ainda se ariscam em pousar na pista castigada pelo tempo, onde são visíveis a falta de manutenção, muitos pilotos estão utilizando os aeroportos particulares, como por exemplo, o da fazenda Santa Rosa.
Responsabilidade 
A responsabilidade é de ambas as partes, Governo do estado que sempre fechou os olhos pra essa região e nada tem feito por esse povo do sul e sudeste do estado, e dos governos municipais que nunca tomaram  iniciativa em captar recursos junto ao Ministério das cidades e dos Transportes para a construção de um aeroporto adequado dentro dos padrões que exige  ANAC.
 
O atual governo municipal do PT José Davi Passos pelo visto não se preocupou muito em correr atrás de recursos para a construção de novo ou pra reforma do aeroporto atual. (Texto e foto Luiz Pereira)

Jornal Folha de Carajás divulga pesquisa para prefeito em Redenção
 O jorna Folha de Carajás divulgou pesquisa para o cargo de prefeito em Redenção. Na pesquisa o candidato Vanderlei Coimbra (PRP) aparece na frente com 39,10%. O segundo colocado Wagner Fontes (PTB) tem 37,33%. Na terceira colocação aparece JPC com 10,80%. 12,77% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinaram na pesquisa.

O levantamento foi feito pelo Instituto FOCO de pesquisa e encomendado pela empresa Carajás Comunicação LTDA. Foram ouvidos 509 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro estima da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi protocolizada sob o número: PA-00055/2012, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará.



Estupro: Câmaras Criminais Reunidas recebem ação penal contra prefeito de Nova Ipixuna.
As Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará aceitaram, em sessão realizada nesta segunda-feira, 27, à unanimidade de votos, a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o prefeito do Município de Nova Ipixuna, Edilson Raimundo Alvarenga.

 A acusação é de prática de crime estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal Brasileiro, contra duas irmãs, à época com 13 anos, que trabalhavam como empregadas na fazenda do acusado, localizada no município de Jacundá. 

O assédio às vítimas teria ocorrido entre os anos de 2000 a 2002. Com o recebimento da denúncia, dá-se início à ação penal. Na sessão das Câmaras desta segunda-feira, presidida pelo desembargador Milton Nobre, constaram 65 feitos pautados.
A relatora do processo, desembargadora Brígida Gonçalves dos Santos, destacou em seu voto que, conforme a denúncia do Ministério Público, ao assediá-las, o acusado fazia promessas de vantagens materiais às vítimas, que acreditavam e cediam às investidas do fazendeiro.
O processo tramitou inicialmente na Comarca de Jacundá, mas foi remetido para o segundo grau do Judiciário, considerando que o réu passou a ter foro privilegiado ao assumir o cargo de prefeito do município de Nova Ipixuna.
A defesa de Edilson Alvarenga negou a autoria do crime, alegando também a inexistência de materialidade que configure a prática criminosa. O Ministério Público, porém, representado na sessão das Câmaras Criminais pelo procurador de Justiça Cláudio Bezerra de Melo, afirmou que as provas constam dos autos, ressaltando que há indícios suficientes para a instauração de ação penal.


GIRO POLICIAL











Xinguara/ Material apreendido
Logo depois do assassinado de Alberto Melo Ramos “Vulgo Carioca” de 43 anos natural do estado do rio de janeiro, que ocorreu na noite de sábado (25) as 21hs na Rua Tiradentes no setor selectas, a policia foi chamada na residência do falecido, após denuncia de que um de seus funcionários um adolescente de 17 anos de idade estaria tirando alguns objetos do interior da casa.

Com a ajuda de uma testemunha, o 3º Sargento Marlon e o soldado Renato, encontraram uma caixa com 19 folhas de cheque, 332,00 em dinheiro e vários papelotes pra embalar entorpecentes, tudo foi encaminhado para a delegacia de policia civil de Xinguara para averiguação. (Texto Luiz Pereira)

Xinguara/ Homem é atingido com um tiro
Na madrugada de ontem domingo (26) o senhor José Alves Macedo de 48 anos de idade residente na Avenida Francisco C. C. Branco, estava andando na Rua Barão do Rio Branco quando um elemento desconhecido apareceu de repente saindo do escuro e efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu seu braço esquerdo sem gravidade.

José Alves foi encaminhado para o Hospital Municipal de Xinguara para receber atendimento médico, a vitima disse não saber o motivo que levou a ser atingido com um tiro. (Texto Luiz Pereira)

Xinguara/ GTO da policia militar detém homem armado
Uma Guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) da policia militar de Xinguara composta pelos Sargentos Davi e Carlos e s soldados Valteir e André faziam ronda ostensiva de rotina, quando fizeram a abordagem de dois homens que estavam em uma moto NXR BROSS cor vermelha placa JVD 34-11.

Durante a abordagem foi encontrado em poder de Francisco Costa Rodrigues de 28 anos um revólver calibre 38 marca Taurus N. 95.871 cano médio com cinco projeteis intactos, Francisco tentou resistir a prisão, os policiais tiveram que fazer uso do agente químico (Spray de Pimenta) para conter o acusado que foi algemado e encaminhado para a delegacia de policia civil de Xinguara junto com o outro acusado, para que seja tomadas as providencias Cabíveis. (Texto Luiz Pereira)

Xinguara/ Falta de conselheiros tutelar deixa órgão desativado, cadê os responsáveis


Considerando que o Conselho Tutelar constitui-se num órgão essencial do Sistema de Garantia dos Direitos (Resolução nº 113 do CONANDA), tendo sido concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de julho 1990, para desjudicializar e agilizar o atendimento prestado à população infanto-juvenil;

É comum observar varias adolescentes ingerido bebidas alcoólicas na cidade, adolescente  ate tarde da noite pelas ruas da cidade e nenhuma fiscalização é executada pelos conselheiros de nossa cidade, essas reclamações não são de hoje, já vem se arrastando a tempos.

Uma das alegações dos Conselheiros da gestão passada, por exemplo, era a ausência do poder público municipal que não estaria dando a estrutura necessária para realizarem seus trabalhos corretamente.
Os cinco conselheiros (todas mulheres) que foram eleitos no ano passado 2011 encontram as mesmas dificuldades, falta de estrutura pra trabalhar que vem recebendo, por parte da Secretaria de Assistência Social do município no qual o conselho tutelar é ligado.

Hoje quem necessita do atendimento do conselho tutelar em Xinguara, tem não como resposta, o motivo é porque das cinco conselheiras duas saíram de licença por três meses, estão concorrendo um cargo no Legislativo, Adriana e Damiana, a 3º Antônia está de licença Maternidade de seis meses, restaram duas, numero insuficiente para um conselho atuar.

Nesse caso a saída é o Presidente do Conselho de Direito, o senhor Gilson convocar os oito integrantes do conselho para juntos acharem uma saída para, no caso convocar três pessoas que já atual em defesa da criança e do adolescente para ocupar as três vagas deixada pelas conselheiras titular, já que os dois suplentes não querem assumir o cargo só por esse período de três meses, disse um ex- conselheiro.

Ainda segundo esse ex- conselheiro, o presidente do Gilson quer fazer nova eleição, o que é inconstitucional, caso venha acontecer todas as conselheiras serão prejudicadas, ele disse ainda que o órgão representado pelo Senhor Gilson tem autonomia junto com os oitos integrantes do conselho, para fazer a escolha de três pessoas para ocupar a vaga deixada, e assim fazer com que o conselho volte a fazer os trabalhos que lhe compete, afirmou. 

O conselho tutelar é um órgão autônomo veiculado a Secretaria de Assistência Social do município, esse é o responsável pelos pagamentos dos salários e estruturas para os conselheiros trabalharem.
Outro problema enfrentado pelos conselheiros é o baixo salário, hoje de 610,00, que segundo um ex- conselheiro, o prefeito José Davi Passos chegaram a vetar um aumento salarial para os conselheiros no ano passado.

 Segundo ele, o Secretario da Assistência Social do município Cícero Cleuto, por causa das advertências entre as partes, pouco fez pelos conselheiros da gestão passada, em termos de estrutura para trabalharem.

Na tarde deste domingo nossa reportagem tentou entrar em contato com o Secretario mais não conseguimos, para da sua versão sobre o caso. (Texto Luiz Pereira)


Monopólio em Xinguara
Xinguara/ Servidores Público reclamam de monopólio
O Crédito consignado (também chamado de empréstimo consignado) é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física.

CIRCULAR- 003522
A diretória colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada no dia 12/ 01/ 2011, com Base no Art. 10, inciso VI, e 18, paragrafo 2º da LEI n. 4.595, de 31/ 12/ 1964,
DECIDIU;
Art. 1º- fica vedada as Instituições Financeiras, na prestação de serviços, e na contratação de operações, a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam o acesso de clientes operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive aquelas com consignação em folha de pagamento.

O Art. 2º - Esta Circular entrou em na data de sua publicação em 14/ 01/ 2011.
Aqui em Xinguara alguns servidores que não querem se identificar com medo de represálias por parte do governo municipal do PT, procuraram a reportagem deste blog para denunciar que segundo eles o prefeito José Davi Passos do PT teria assinado contrato exclusivo com o Banco do Brasil, o que é ilegal conforme diz a CIRCULAR acima citado.

Foi julgado no ultimo dia 26 de junho deste ano de 2012, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) o agravo em recurso interposto pelo Banco do Brasil, sendo favorável a queda do monopólio nos empréstimos consignados aos servidores públicos.

Portanto está bem claro, que os servidores tem todo direito de fazer seus empréstimos em qualquer instituição Financeira, e não necessariamente em uma única agência como está acontecendo em Xinguara, caracterizando o monopólio.

Segundo um dos servidores que procurou nossa reportagem, disse que os servidores estão sendo coagidos a fazer os empréstimos somente no Banco do Brasil, o que eles não aceitam e dizem ser inconstitucional, a LEI 4.595/ 1964 deixa claro que os servidores tem livre escolha da instituição Bancaria a qual pretendem realizar tal empréstimos.

Ainda de acordo com os servidores eles já procuraram a justiça, sendo que esta deu prazo até a próxima quarta-feira para o Poder Público municipal e a instituição Banco do Brasil voltar atrás da decisão tomada, caso o poder executivo e a Agência Bancaria não volte atrás da decisão tomada, os servidores público municipal irão entrar na justiça para que seja garantido todos seus direitos.

No meio da briga está os Sindicatos/ SINTEPP, SIND SAÚDE e o Sindicato dos Servidores Público de Xinguara que tenta a negociação entres as partes envolvidas. (Texto Luiz Pereira)

Cadáver é encontrado na colônia guarantã em redenção
 Já se encontra em Redenção o corpo de um homem não identificado, encontrado na colônia garantã dentro de uma rede já em avançado estado de decomposição.

A policia recebeu a informação através do senhor Edilson santos costa, que compareceu ao sétimo BPM já que o corpo se encontrava dentro das mediações de sua propriedade.
No mesmo instante foi montada uma operação para checar a veracidade da denuncia, que foi confirmada pelo delegado superintendente José Carlos e equipe.

Segundo informações a vitima seria um caseiro de uma propriedade rural na mesma colônia, o ex-patrão não foi encontrado para prestar esclarecimentos, informações preliminares dão conta que o trabalhador pode ter sido assassinado.
O corpo será encaminhado para marabá onde será constatada a verdadeira causa da morte. (redenção 190)

FAX 2012
Xinguara/ Cavalgada Ruralista cercada de grande expectativa

A Cavalgada Ruralista de Xinguara será no dia 15 de setembro, pela manhã. A comissão organizadora está vivendo momentos de grande expectativa, pois ano passado, o evento foi um dos maiores e mais bem aplaudido pelo povo.

Mais de dois mil animais participaram do desfile pelas ruas e avenidas de Xinguara, com gente de todas as idades e de diferentes classes sociais, numa demonstração de que a FAX é do povo do lugar e não pode ser medida apenas pela luxuria que ostenta durante a passeata.

Ano passado a Cavalgada teve a volta do Grupo Rio Vermelho, que nos anos anteriores havia deixado de participar em protesto à invasão de uma de suas fazendas, por sem terra.
Roque é dos maiores incentivadores do evento e este ano está sendo aguardado com carinho junto com as fazendas do grupo Quagliato.
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.