terça-feira, 14 de janeiro de 2014

13/01/2014 
Rio Maria/ Homem é preso acusado de ameaçar ex- mulher
Foi preso na noite de ontem domingo, dia 12, por volta das 19h20, Leonardo Evangelista da Silva, 24 anos, acusado de ameaçar a ex-mulher, Solivânia Sousa Rocha, de 23 anos, de morte.  

De acordo com a Policia Militar, o caso aconteceu na residência da vitima localizada Rua Carlos Drummond de Andrade. O acusado teria entrado na casa e quebrado vários objetos e a ameaçou de morte. Segundo a Policia Militar a vitima teme por sua vida, pois vem sofrendo ameaças pelo acusado há vários dias. 

O homem foi preso por ameaça e enquadrado na Lei Maria da Penha e encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara. (José Augusto)

13/01/2014
Parauapebas/ Popó do PT sofre atentado a bala
Popo- Vitima
Vitima no hospital
Hoje pela manhã, quando saía de sua residência no bairro Rio Verde, em Parauapebas o amigo Wandernilson Santos da Costa, o Popó do PT foi surpreendido por dois pistoleiros que lhe deram três tiros a queima roupa.  

Um tiro pegou no braço, um no ombro e outro na nuca. Popó foi imediatamente socorrido por familiares e encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas. Lá chegou consciente e recebeu os primeiros socorros. 

Após ser radiografado, o petista foi encaminhado ao Centro Cirúrgico onde passa nesse momento (11h) por cirurgia para retirada dos projéteis. O estado clínico do paciente é grave, informou o médico que o atendeu. 

Popó é um dos mais influentes militante do PT em Parauapebas. Membro a Tendência Articulação de Esquerda, esteve a frente da campanha vitoriosa de Darci Lermen (PT) em 2004.

13/01/2014 
TRAGÉDIA: Duas crianças morrem em acidente na zona rural de redenção
Na tarde do ultimo sábado (11) uma tragédia em família marcou o fim de semana, o funcionário de uma fazenda localizada próxima à mata geral, tomou um trator para reabastecer os coxos de sal, trabalho desenvolvido rotineiramente por ele, mais tragicamente neste sábado ele não estava sozinho, em uma carreta engatada no trator estava mais três crianças e a esposa, ao passar em uma ponte, a estrutura cedeu e o trator juntamente com seus ocupantes caíram, uma criança de cinco anos e outra de dez morreram na hora, o condutor a esposa e a outra criança de oito anos ficaram gravemente feridos e foram trazidos de Helicóptero ao hospital regional de redenção, os adultos estão fora de perigo porem a criança corre risco de morte. 

A nossa equipe esta acompanhando o caso, e a qualquer momento traremos mais informações. (redenção 190)

13/01/2014 
Xinguara/ PM registra vários arrombamentos a residência
Vários arrombamentos a residências foram registrados neste último final de semana pela PM do 17º BPM de Xinguara, entre eles, na Rua 06 no Jardim América, onde os ladrões entraram pelo telhado da residência do senhor Sebastião da Mata e levaram 01- aparelho de DVD.   

Também no Jardim América individuo desconhecidos entraram na casa de Luiz Carlos e levaram 01- aparelho celular. O Sargento G. Sousa e o soldado João orientaram as vitimas a procurarem a delegacia de policia civil de Xinguara para registrar o caso. 

Outro caso foi na Rua Do João VI no Bairro Marajoara II, onde levaram da casa de Alcino Gonçalves e levaram 02 aparelhos celulares, 01- receptor de antena parabólica e 2.000,00 (dois mil) em dinheiro.  Neste caso a vitima disse aos policiais que estava viajando quando aconteceu o furto.  

Já no Bairro Itamaraty, Ladrões entraram em uma residência e levaram 01- cordão de ouro, 01-pulseira e 200,00 em dinheiro. Em outra residência os elementos levaram 01- Tablet, 01- aparelho celular, 01-maquina fotográfica e 500,00 em dinheiro. Em ambos os casos os acusados não foram identificados. (Luiz Pereira)

13/01/2014
Xinguara/ PM apreende moto irregular
Na manha do último domingo (12) de janeiro às 10hs, uma guarnição da PM composta pelo Sargento Milton e o soldado Rocha, deu ordem de parada para uma dupla em uma moto POP 100 cor vermelha sem placa, os mesmo empreenderam fuga. 

Logo depois o condutor largou a moto e saiu pulando o muro de várias residências e conseguiu fugir. O outro um menor de 15 anos pego e entregue a sua genitora. A moto foi apreendida e apresentada na delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

13/01/2014
Xinguara/ Acidente de transito sem vitimas
Neste último final de semana no cruzamento das Ruas Tapajós e Rio Vermelho, uma caminhonete L200 se envolveu em um acidente de transito com um carro tipo Corola, onde não ouve vitimas, somente danos materiais. Os envolvidos entraram em acordo no local. (Luiz Pereira)

12/01/2014
Xinguara/ Homem ateou fogo na própria casa com tudo dentro
Compareceu na delegacia de Polícia Civil de Xinguara neste sábado por volta das 16 horas para registrar um B.O boletim de ocorrência, a senhora Maria Leide Rodrigues, de 44 anos, autônoma, natural de Esperantinópolis – MA, residente na vila Paraiso do Araguaia no município de Xinguara-PA. 

Maria Leide Rodrigues relatou para a autoridade policial, que seu companheiro marital a mais de 20 anos Manoel Evaldo Alves Carneiro de 44 anos de idade, natural de Poção de Pedras – MA, colocou fogo na própria casa do casal com tudo que tinha dentro. Maria Leide disse que tudo começou no momento que o casal se preparava para dormir, ao deitarem na cama Manoel Evaldo falou para Maria sua esposa que não era para tocar nele, quando ela respondeu que não estava tocando nele, foi a gota d’agua, Manoel começou a xingar, Maria e disse a ela que era para entregar o dinheiro dele, pois ela estava roubando. 

Ela contou que disse ao marido que não estava roubando, havia guardado o dinheiro em um lugar seguro, o homem descontrolado e falando que quem mandava nele era o “DIABO”, não quis acordo queria o dinheiro. Para evitar uma confusão maior, Maria Leide entregou o dinheiro para o marido, o valor entregue foi de 500,00 reais, sem entender nada a mulher viu Manoel colocar fogo em todo o dinheiro, ai com medo ela correu de casa em busca de ajuda, a intenção de Maria era ir até a casa de uns irmãos de Manoel para acalmar ele. 

Maria pegou a moto e saiu, mas antes de chegar ao destino, Manoel alcançou a esposa e fez com que ela parasse a moto e começou a tentar agredi-la. Com muita luta ela conseguiu continuar a viajem, mas a quem ela foi pedir socorro não deram a mínima para ela. Para voltar para casa Manoel insistiu para que Maria Leide entrasse no carro, mas ela só entrou depois que o motorista de prenome Vilmar garantiu a ela que não deixaria Manoel fazer mal a ela. 

Quando chegaram de volta na vila onde moram, Manoel continuava transtornado falando que ia matar a esposa e os filhos, com isso Maria Leide foi para casa de um vizinho, o que fez crescer mais ainda a fúria de Manoel Evaldo, a raiva era tanta que o homem ateou fogo na casa do casal sem tirar nada de dentro, quando Maria viu que tudo estava virando cinzas, ela tratou de chamar seu filho adolescente de 17 anos de idade, temendo que ele pudesse sofrer qualquer tipo de agressão do próprio pai.

A atitude do homem psicopata, fez com que dona Maria Leide ficasse sem local para morar, sem contar que perdeu todos os móveis de dentro de casa, como cama, guarda roupa, fogão, geladeira, em fim tudo que foi construído com muito suor em longos 23 anos de casados, virou cinza. 

“Eu não quero morar com ele nem um minuto mais, além de não querer ele mais, eu falei com o delegado Luiz Antônio que eu quero representar por uma solicitação de medidas protetivas a fim de garantir a minha integridade física e também dos meus filhos”. Disse Maria Leide.

Após Manoel queimar a casa, a guarnição da Polícia Militar do distrito São Francisco foi acionada, mas não lograram êxito nas buscas para prender Manoel Evaldo Alves Carneiro. Agora o caso está com a Polícia Civil, o delgado Luiz Antônio já mandou intimar as testemunhas para serem ouvidas para que o inquérito policial seja montado. As buscas continuam, tanto pela Polícia Civil e Militar, a fim de prender Manoel Evaldo para que ele responda pelos seus atos. (Roserval Ramos)

12/01/2014
Denuncia/ Governador Simão Jatene reduz 95% de ICMS para Maioranas 
A relação muito próxima entre o governo do Estado e as empresas de Romulo e Ronaldo Maiorana rendeu muitos milhões em recursos públicos aos cofres dos empresários. E continua a todo vapor. O rol de benesses é vasto: inclui fraude com prejuízo de R$ 37 milhões ao Estado em contrato travestido de convênio lesando a Funtelpa em benefício da TV Liberal e uma licitação fraudulenta para beneficiar, descaradamente, a empresa ORM Air Táxi Aéreo Ltda. para a prestação de serviço de táxi aéreo ao gabinete de Simão Jatene. O contrato acabou suspenso após denúncia do DIÁRIO e ação do Ministério Público Estadual. 

Além de fraudes ao erário, o grupo dos irmãos Maiorana também tem no currículo acusações de coação de funcionários federais, fraudes aos sistema financeiro, sonegação de impostos, grilagem de terras da união e agressões covardes a jornalistas que têm a coragem de denunciar as ilegalidades da organização e de seus sócios. A lista é extensa. Apesar da ficha corrida, ainda conseguem incentivos públicos para suas empresas. 

No apagar das luzes de 2013, o governador Simão Jatene concedeu 95% de desconto de ICMS à Fly Açaí do Pará Ind. e Com. de Alimentos e Bebidas S.A, antiga Tropical Indústria Alimentícia, processada pela Justiça Federal por fraude para obtenção de financiamento na antiga Sudam. O decreto com o benefício foi publicado dia 30/12/2013, no Diário Oficial do Estado, em resolução da Comissão de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Pará, criado por Jatene, e vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. 

A chamada guerra fiscal em Estados realmente comprometidos com seu desenvolvimento é uma estratégia eficiente para atrair investimentos (indústrias) de fora, gerar emprego e renda e criar competitividade com outros mercados. No Pará, incentivos servem apenas para beneficiar escandalosamente grupos ligados aos tucanos em detrimento às demais empresas daqui e de fora que não desfrutam dessas benesses. Só para citar um exemplo, há anos os micro e pequenos empresários paraenses se queixam de que o teto do Simples, programa de incentivo fiscal das micro e pequenas empresas, não é reajustado pelo governo. Ou seja: para esses, nenhum benefício. Para os Maiorana, milhões de reais. E mais, recentemente, a Sefa promoveu operação fiscal sobre pequenas empresas instaladas em Soure e Salvaterra, no Marajó, região carente que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 

Ronaldo Maiorana é sócio da Fly e também um dos donos do grupo ORM, que detém a quase totalidade das milionárias verbas de propaganda do governo do Estado. A empresa já recebeu mais de R$ 4 milhões do Finam e isenção total de Imposto de Renda da antiga Sudam para sua implantação. Agora arrancou do Estado mais uma renúncia fiscal, caracterizando incentivo em cadeia, totalmente injustificado para uma empresa criada há mais de uma década. Quem consultar o Serasa constatará que a Fly Açaí do Pará não possui pressupostos para obtenção de incentivo, como idoneidade negocial, pois possui 16 pendências, emitiu cheque sem fundo, possui uma ação judicial envolvendo o fisco federal, além de 105 protestos, todos em Belém e Icoaraci, cujos valores variam de R$ 237,00 a R$ 207 mil. 

O pressuposto fundamental para concessão e incentivo fiscal é a ampliação e modernização das empresas, e não para salvá-las de situações difíceis.


Tropical: denúncia de fraude na Sudam
A Tropical Indústria Alimentícia S/A, precurssora da Fly Açaí do Pará Ind. e Com. de Alimentos e Bebidas S.A, ambas com o mesmo CNPJ , foi investigada e processada pela Justiça Federal por fraude na Sudam (crime contra o sistema financeiro nacional). Os empresários Rômulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana, além de outros diretores das ORM, só não foram condenados e presos porque houve prescrição penal por esgotamento de prazo processual. Para obter dinheiro público, eles simularam contrapartidas obrigatórias. Em sua denúncia, o Ministério Público Federal mostra que os acusados nunca fizeram o que legalmente eram obrigados no processo de liberação dos recursos: aplicar R$ 1 próprio a cada real investido pelo Finam. 

A fraude para a obtenção de financiamento ocorria com contratação de empréstimos bancários de um dia, pelos quais os sócios comprovavam a fictícia aplicação de recursos na empresa para viabilizar a liberação dos recursos do Finam, devolvendo depois o dinheiro do empréstimos ao banco. Para o MPF, houve simulação das contrapartidas. 

Rômulo Maiorana Jr. apareceu ainda envolvido em outro inquérito que apurou desvio de recursos da Sudam no Amazonas. O MPF retirou o seu nome de denúncia à Justiça que apura desvio de R$ 2,7 milhões na construção de um hotel em Novo Airão (AM). Como o na Tropical, o projeto também não cumpriu os objetivos aprovados. 

Outros casos 

CASO FUNTELPA
Na década de 1990, contrato travestido de convênio com o governo Almir Gabriel permitia que a Fundação de Telecomunicações do Pará pagasse para que a TV Liberal, dos Maiorana usasse dezenas de retransmissores estatais pelo Estado. Ele rendeu R$ 37 milhões à emissora ao longo de 10 anos. O caso está engavetado. A ação popular está parada no gabinete da desembargadora Nadja Nascimento, atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado. 

CASOS ORM AIR
Em 2013, a ORM Air Taxi Aéreo Ltda., de Rômulo Maiorana Júnior, foi flagrada pela Receita Federal nos crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal na compra de um jatinho, cujos processos tramitam na esfera federal.  

Ela também é ré em ação civil pública por ato de improbidade administrativa impetrada pelo Ministério Público e que será julgada pela 3ª vara de Fazenda Pública de Belém.  

A empresa de Rômulo Jr. foi contemplada para prestação de dois anos de serviços de táxi aéreo ao gabinete do governador a R$ 2.616.940. O MP viu várias irregularidades na licitação e no contrato e instaurou inquérito civil para apurá-las. O MP requereu decretação de indisponibilidade dos bens e contas bancárias dos réus e o ressarcimento ao erário do que foi desviado.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.