terça-feira, 27 de maio de 2014

27/05/2014 Xinguara/ Vereadores aprova em sessão extraordinária aumento salarial aos professores da rede municipal
A Câmara Municipal de Vereadores de Xinguara aprovou em caráter de urgência, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (27) de maio, Projeto de LEI Municipal N. 19/2014, encaminhado à câmara pelo poder executivo, concedendo um reajuste salarial de 4% aos professores da rede municipal de ensino do nível médio e superior. Os professores em greve a mais de 40 dias pedem um aumento de 10,4%. 

Com aprovação do reajuste de 4%, os professores de nível médio passam a receber 1.716,00 e do nível superior 2.574,00 acima do piso nacional que é de 1.697,00.  
Segundo o Secretario Municipal de Educação, Vilmones da Silva, os educadores irão receber a diferença salarial dos cinco meses passado a contar de janeiro deste ano, de uma só vez, a ser pago no mês de junho de 2014. 

O reajuste salarial foi aprovado por 8 votos a favor, 4 contra e uma abstenção, o vereador Adair Marinho que está viajando para a capital federal não participou da sessão. 

Os quatro vereadores que votaram contra o reajuste salarial dos professores foram: Claudio Marques e Iraci da Saúde ambos do PT, Cicero Almeida “CIÇÃO” do PSB e  Luiz da Saúde do PC do B.

Segundo alegação dos quatro legisladores para votarem contra o aumento, foi porque em fevereiro deste ano de 2014, o executivo havia dado salarial de 5,56% para o funcionalismo público municipal, e os servidores da educação ficaram de fora desse aumento. Pra eles, o justo seria um aumento no mesmo valor. (Luiz Pereira)


27/05/2014
Xinguara/ Prefeitura realizará Semana Ambiental
Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura Xinguara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR), promoverá a Semana do Meio Ambiente. A programação terá início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Na programação estão incluídas diversas atividades, entre elas passeio ciclístico, palestras, visitas ao viveiro de plantas, cinema ambiental, Feira de Exposição com apresentações culturais e diversas atividades de recreação. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. 

“É importante que a sociedade participe do processo de conscientização, estamos levando as ações a vários locais, para que todos possam dar sua contribuição” disse Tatiana Cossetin, secretária de Meio Ambiente e Turismo. 

Programação 
Passeio Ciclístico 
Data: 01/06
Horário: das 16 
Local: Praça Vitória Régia.

Game Ambiental
Data: 02/06 
Horário: das 15 às 17 horas 
Local: Escolas da Rede Municipal

Palestra – Educação para o Consumo Sustentável 
Data: 03/06
Horário: das 19h 
Local: Universidade Norte do Paraná

Visitas Monitoradas ao viveiro de plantas
Data: 04/06 
Horários: 08h ;14h e 15h
Local: Viveiro Municipal 

Cinema Ambiental 
Data: 05/06 
Horário: 08h
Local: Cinemax 
1º Feira Ambiental e Cultural de Xinguara e encerramento da Semana do Meio 

Ambiente de Xinguara
Data: 05/06 
Horário: 19h 
Local: Praça Vitória Régia 
Informações pelo telefone: 9180 – 4547 falar com Tatiana Cossetin. Mayrla Lima
ascom PMX)

27/05/2014
Redenção/ Professor morre de infarto fulminante 
A notícia da morte repentina do  professor de Geografia, Marcos Valério Barbosa, de 46 anos, ocorrida na manhã da última terça-feira (27), causou muita comoção e preocupação em grande parte dos educadores de Redenção. 

Marcos Valério foi vítima de um infarto fulminante quando se encontrava em casa conversando com familiares. 

De acordo com o relato da esposa ele havia se queixado apenas de um mal estar nos dias anteriores mas nada que pudesse ser considerado como grave.  No velório  aconteceu na quadra do Arena Sport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.