segunda-feira, 23 de março de 2015

23/03/2015
Xinguara/ PM apreende varias motos irregulares
Varias motos foram apreendidas pela PM durante o último final de semana, com o objetivo de coibir irregularidades por parte de motociclistas.

As irregularidades são as mais variadas como, por exemplo, documento em atraso, algumas sendo conduzidas por menores, motos com placas de outro estado e totalmente irregular e outras usando o tal do cadron (escapamento). 

Todas as motos apreendidas foram encaminhadas para o pátio do quartel do 17º BPM de Xinguara e depois entregues ao Departamento Municipal de Transito de Xinguara (DMTX) onde ficarão até que seus respectivos donos se regularizem.  

De acordo com o comando da PM, a fiscalização vai continuar para tirar de circulação motos irregular das ruas de Xinguara. (Luiz Pereira)

23/03/2015 
Xinguara/ Ladrão rouba objetos e dinheiro de estabelecimento comercial
O proprietário de uma destruidora de bebidas na Rua Tapajós no centro de Xinguara, acionou a PM informando que um ladrão entrou em seu estabelecimento comercial no último final de semana e furtou vários objetos.  

O proprietário do comercio mostrou as filmagens do circuito interno para os policias onde mostrava toda ação do bandido. Porém os policiais não puderam identificar o acusado porque o mesmo estava de boné.  

Segundo a vitima, foi levado: 
02- Aparelhos celulares 
-08- Maços de Cigarros  
- 01- Litro de Whisky
01- Cordão de Ouro 
-01- Bolsa Feminina com pertences pessoais e cerca de 200,00 em dinheiro.

Os soldados Welington e Charles que atenderam a ocorrência orientaram a vitima a procurar a delegacia de policia civil de Xinguara para registrar o caso. (Luiz Pereira)

23/03/2015
Sapucaia/ Após denuncia PM encontra duas motos abandonadas
Policiais militares do destacamento da cidade de sapucaia no sul do Pará receberam no último sábado (21) de março por volta das 08hs da manha, uma de denuncia sobre duas motos que estavam abandonadas em uma estrada vicinal. 

Uma guarnição sob o comando do Sargento Telles com o apoio dos soldados Bispo e Furtado se deslocou até a estrada vicinal que da acesso ao pontão. Lá os policiais encontraram duas motos: uma NXR BROSS 125 sem placa e uma YBR 125 sem placa com a numeração do chassi raspado.  

As duas motos foram apresentadas na delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

23/03/2015
Xinguara/ Jovem sofre acidente no centro da cidade
Uma jovem de 18 anos sofreu um acidente na noite do último sábado (21) de março na Avenida Xingu no centro. 

De acordo com os policiais da moto patrulha que atenderam a ocorrência, a jovem conduzia uma moto FAZER vermelha quando ao passar por um quebra-molas se desequilibrou e caiu.  

Ela teve escoriações pelo corpo e foi encaminha pela ambulância do SAMU para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) DE Xinguara para receber atendimento médico. A moto foi encaminhada para o pátio do quartel da PM. (Luiz Pereira)

22/03/2015
Exclusivo: Caso Samuel
Nossa reportagem teve acesso ao celular da vítima, Samuel da Silva Leite, morto na noite da última quinta feira, 19, por volta das 19h30 na Rua Maranhão, entre a Avenida Lauro Sodré e a Rua Vinicius de Morais. 

As mensagens trocadas com a ex-namorada que por ser adolescente manteremos sua identidade sob sigilo de imprensa, revelam a paixão e a dor da vítima de ter perdido a namorada de ter perdido a amada.

Nesse contexto surgem personagens que parecem ter ligação com a ex-namorada da vítima e que por razões de alguma divergência com a vítima poderia ter interesse em sua morte. As suspeitas surgem a partir das indagações da própria vítima, como demonstram trechos da conversa dele (SAMUEL) com a então namorada(ADOLESCENTE): 
12h20 – “Por ja to acaba ...... pode fica de boa. Jamais triscaria ni uma mulher pode fica di boa. Mais no cara so deu q pode mim impedir” (SAMUEL);
13h02 – “Eli tiro meu uniko amor da vida. Vc cail facio, vc vai xora depois” (SAMUEL);
13h06 – “So não derrubei eli so por vc tava na moto eli vai mim paga vc mentil pra mim” ( SAMUEL);
h? – “Pode mim empedir” (SAMUEL);
13h10 – “Vc ta e louco” (resposta da ex-namorada);
13h33 – “Vc não vai matar ninguém” (resposta da ex-namorada);
h? – “Não eli e qm vai mim matar. Prefiro morrer do q mata. Eli vai ter q qndar armado eli vai quere mim mata. porq eu vou e sem arma so com meu punho. eu so tenado vc vai ve” (SAMUEL);
13h37 – “Niguem precisa sofrer não” (ex-namorada da vítima);
13h47 – “Vc é um psicopata” (ex-namorada da vítima);
? – “Vc e quem e. Subi hji qu vc ficava trocando msn com o filho do Xiquim. Vc vai sofre tanto ....... quando ele manda alquem mim mata aq” (SAMUEL);
? – “Qual o nomir deli” (SAMUEL);
13h52 – “Eli nao que nada sero com vc nada” (SAMUEL);
13h53 – “Qual o nomir deli? E Leandrinho” (SAMUEL);
h? – “Fala pra eli q e so eu sozinho q vo arrebenta eli” (SAMUEL);
13H59 – “Eu to treinando UFC todo dia” (SAMUEL);
14H14 – “Sim fo essi sel vizinho aqu do lado de sua casa. ta melhor pramim”(SAMUEL);
14H40 – “O nome deli e Roni .......” (SAMUEL);
17h57 – “ E melhor ser saor da ir” (SAMUEL);
17h59 – “Melhor se sair da ir”(SAMUEL);
18H52 – “Se vc for homem vem” (ex-namorada);
A Polícia Civil de Xinguara continua as investigações sobre o caso, tendo sido colhido o depoimento da ex-namorada da vítima. Um dos suspeitos, Roni Silva dos Santos, acusado de ter dado os golpes de faca que tirou a vida vitima, encontra-se foragido.
O material que registra a conversa da vítima com a ex-namorada, minutos antes de sua morte, encontra-se em poder da polícia. (Hora de Decidir)

22/03/2015
CapacitaSUAS encerra em Xinguara com participação expressiva de servidores 
Após uma semana de cursos e palestras chegou ao fim nesta sexta-feira (20), a capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Xinguara. 

O treinamento que reuniu servidores de seis municípios da região, faz parte do Programa CapacitaSUAS (SUAS- Sistema Único de Assistência Social ), o programa visa a formação adequada aos gestores e profissionais da área, potencializando a qualidade dos serviços  socioassistenciais.  A capacitação ainda teve como objetivo a formação dos gestores para uma prestação de contas correta, assim como a busca de recursos. 

Além de Xinguara participaram da qualificação representantes de cidades como Tucumã, Água Azul do Norte, Sapucaia, Bannach e São Felix do Xingu. 

Entre os temas discutidos estão o Plano Orçamentário, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), Pacto de Aprimoramento do SUAS, PPA (Plano Plurianual), Responsabilidade Federativa , entre outros. 

Para o professor, Renan Abreu, a capacitação fortalece as gestões municipais na política de assistência social. “É necessário que os gestores estejam qualificados para que as ações sejam efetivadas da melhor maneira possível”, avaliou. 

A secretária de assistência social de Xinguara, Fátima Assunção, falou da importância de Xinguara sediar a capacitação e reforçou a parceria com a SEAS. “Nós ficamos felizes em receber em nossa cidade os professores da Escola de Gestão do Governo do Pará, assim como os gestores e representantes das cidades vizinhas. O CapacitaSUAS irá nos auxiliar a verificar os detalhes na prestação de contas da assistência social, além de nos propiciar uma reciclagem em outras diversas ações”, afirmou. (Texto: Elaine Cristina – Ass. Social)

22/03/2015
Novo presídio começa a ser construído em Redenção

Teve início nesta quinta-feira (19) a construção de mais uma unidade prisional do Estado do Pará em Redenção. O novo presídio tem capacidade para 306 detentos, terá um investimento de R$ 6.800.000,00 e será destinado somente aos homens.

A nova casa de detenção está sendo construída ao lado do atual presídio de Redenção. O município cedeu a área e a construtora Terra Santa será responsável pelas obras. Na cerimônia de lançamento da construção, esteve presente o ten. cel. André Luiz Cunha, diretor da SUSIPE do Pará e prefeito Vanderlei Coimbra. 

O prazo de entrega será de um ano a contar a partir de ontem (19). O atual presídio tem capacidade para 120 detentos e desde que foi inaugurado vem atuando com superlotação, atualmente tem 346 internos. O prédio que está sendo construído conta com uma nova esquematização estrutural, será composto de dois pisos, sendo que a parte superior será destinada à parte operacional dos agentes de segurança.

A estrutura contará com tratamento de água, que será reutilizada para a limpeza do ambiente; três salas de aula; um laboratório de informática; biblioteca; laboratório médico, odontológico, enfermaria e sala para internação. 

REALIDADE: Até o momento a região do Araguaia atende somente com uma casa prisional localizada em Redenção com 120 vagas. O plano do governo é entregar três unidades prisionais com capacidade total de 740 detentos, sendo que em Redenção são 306 vagas, São Félix do Xingu128 e Conceição 306. (Fernanda Barros Jornal a Noticia)

22/03/2015
Parauapebas/ Prefeito se recusa a deixar o cargo
O município de Parauapebas vive dias de Sucupira, cidade fictícia eternizada na obra de Dias Gomes o “Bem Amado”. O prefeito Walmir Mariano, o “Walmir da Integral”, acusado de falcatruas com o dinheiro público e afastado por oito dos quinze vereadores, numa sessão da Câmara Municipal digna para figurar num livro do festival de besteiras que assola o país, ignorou a decisão, chamou a Polícia Militar, isolou-se no prédio da prefeitura e age como se nada tivesse acontecido. O caso foi parar na justiça, mas passou-se uma semana e nada também ocorreu. 

Como o prefeito Odorico Paraguassu, de Sucupira, o de Parauapebas decretou que a votação que o afastou não tem validade legal e que, em razão disso, não tem por que se submeter aos caprichos de seus opositores, embora os motivos do afastamento – ausência de prestação de contas de 2013 e 2014 – sejam relevantes. Há ainda o caso de desapropriação e pagamento, a preços superfaturados, de terrenos de empresários amigos e financiadores da campanha eleitoral do prefeito em 2012, cujo montante alcança R$ 100 milhões. 

Essas desapropriações estão sob investigação do Ministério Público, mas o prefeito ingressou judicialmente com pedido de tutela de antecipação de provas, desafiando seus acusadores a comprovar o que afirmam. Para completar o cenário surrealista em que o município mergulhou, a vice-prefeita Maria Angela Silva, no dia 5 passado, foi empossada como prefeita, assinou o termo de posse, mas foi proibida por Walmir da Integral de sentar na cadeira dele. 

Como se isso não bastasse, os empresários e fornecedores da prefeitura, além dos gerentes de bancos instalados no município, se negam a reconhecer a decisão da Câmara de afastar o prefeito. Walmir da Integral assina cheques, autorizações de saques, transferências bancárias, pagamento de fornecedores, como prefeito no exercício do cargo, embora oficialmente, para a maioria dos vereadores, ele não seja mais o prefeito, pelo menos nos próximos seis meses. Os outros vereadores, da base governista, trocam farpas a cada instante com os oposicionistas, enquanto a população reclama serviços e obras. 

A oposição revida fogo com fogo, acusando o presidente da casa, Ivanaldo Braz, de agir como um tirano de aldeia, rasgar o regimento interno e proteger as irregularidades denunciadas contra o prefeito, impedindo o debate e os pedidos de esclarecimentos. No começo desta semana, por exemplo, a juíza de direito Tânia da Silva Amorim Fiúza, respondendo pela 3ª Vara Cível e Empresarial da comarca de Parauapebas, numa ação por improbidade administrativa movida pelos opositores contra Braz, determinou que a ela sejam enviados a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara, no prazo máximo de cinco dias, sob a ameaça de extinguir o processo. 

DECISÃO MANTIDA
A juíza convocada, Ezilda Pastana, manteve a decisão de primeiro grau, indeferindo o efeito suspensivo. Ela também manteve o entendimento de que o prefeito Walmir da Integral deve ser mantido no cargo, pois “não há nenhum fato concreto de que pode atrapalhar as investigações”. Essa decisão nada tem a ver com a votação do último dia 3 em que a Câmara Municipal, por maioria de votos, afastou o prefeito. Esse caso ainda depende de outra decisão judicial. (Diário do Pará)

22/03/2015
Conceição do Araguaia/ Campus da UEPA segue interditado por estudantes

A interdição do campus VII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com sede em Conceição do Araguaia, segue sem previsão para acabar. O prédio da universidade está fechado e cadeiras postas em frente ao portão simbolizam o ato. A manifestação é de estudantes que denunciam o sucateamento do local. 

Os alunos decidiram protestar e interditar a sede da universidade nesta semana, após assembleia geral extraordinária. Uma passeata dos discentes, pelas ruas de Conceição do Araguaia, foi feita na última quarta-feira (18) para chamar atenção às dificuldades enfrentadas. 

Salas com aparelhos de ar sucateados, laboratórios sem material, número de funcionários insuficiente são algumas das reclamações do movimento S.O.S Uepa. Em nota divulgada pelos manifestantes, eles afirmam que o campus está há quase oito anos sem reformas, mesmo sendo o maior da interiorização da Uepa.  

Uma nova passeata dos estudantes está marcada para essa segunda-feira (23), saindo do Campus da Uepa e seguindo até a Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia, passando pela principal avenida da cidade. 

Na terça-feira (24), uma audiência na Câmara Municipal de Conceição deve ser realizada sobre o tema, com participação de estudantes do movimento e vereadores. Os discentes querem também a presença de representantes do Governo do Estado do Pará. (DOL)


Tragédia 
22/03/2015 
Parauapebas/ Casal morre em grave acidente
Corpo do motorista ficou preso entre as ferragens do veículo, que se chocou com uma manada de gado. 

O acidente brutal aconteceu, segundo as primeiras informações, no início da noite de sábado 21/03, em uma estrada próximo a cidade de Parauapebas, no Pará.

Um veiculo trafegava em alta velocidade e se chocou violentamente contra um rebanho de gado que caminhava pela pista. O carro capotou por várias vezes, se destruiu por inteiro, matando na hora o motorista e sua esposa que estava grávida em dias de ter o bebê. 

O corpo da mulher ainda foi levado para o Hospital e os médicos abriram a barriga dela para tentar salvar a criança. 

No choque muita reses também morreram e outras ficaram bastante feridas tendo que ser sacrificadas. (Fonte: RG 15\O Impacto e Edy Portela)
BEBÊ que os médicos tentaram salvar

21/03/2015
Rio Maria/ Homem é executado a bala na zona rural

De acordo com a Polícia Militar de Rio Maria, Cleurisvaldo Alves Bezerra, 52 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (20), por volta das 11h30, na Fazendo Papagaio, zona rural de Rio Maria. 

Segundo informações, o corpo de “Neném” como conhecido por amigos e companheiros de trabalho foi encontrado com quatro perfurações de tiros de uma arma de fogo tipo 38.  

Uma guarnição da PM composta pelo Sargento PM Edinaldo foi acionada no início da manhã, após moradores encontrarem o corpo. A vítima morava na Fazenda Tamboril, também no município de Rio Maria. 

O crime foi cometido por um elemento que pilotava uma moto Honda CG TITAN, cor: vermelha, onde teria se aproximado da vitima e efetuado os disparos com a arma. Neném não teve tempo para se defender.  

A ocorrência foi registrada na Polícia Militar de Rio Maria. Ninguém foi preso. (Texto e foto José Augusto)

21/03/2015 
Disk Drogas em Conceição do Araguaia

A polícia civil de Conceição do Araguaia recebeu uma denúncia anônima e após ficar de campana, prendeu Junior Carvalho Pires que ganhava a vida através de um disk drogas que atendia 24 horas por dia. 

No momento em que Junior saia para fazer mais uma entrega, foi abordado pelos policiais Washington e Manoel que encontraram em seu poder, seis pedras de crack que seriam entregues a Pedro Ribeiro dos Santos que disse aos policiais que realmente havia solicitado a droga pois é usuário. O acusado está preso, à disposição da justiça. (Telma Medeiros)


21/03/2015
Obras de Casa Penal estão paralisadas em Parauapebas

O canteiro de obras onde funcionará a Casa Penal de Parauapebas, no sudeste do Estado, está abandonado há cerca de seis meses. 

A empresa contratada pelo Governo do Estado não estaria recebendo o pagamento por parte do poder público para dar andamento nas obras. (DOL)



21/03/2015
Moradores de marabá estranham demora na subida do rio

Diferentemente dos anos anteriores o nível do rio Tocantins em Marabá no sudeste paraense ainda não chegou a subir e ultrapassar a cota de alerta de emergência.  

A régua que mede o nível do rio Tocantins em Marabá indicava na tarde de ontem (20), 7,80 metros.  

Este foi o maior nível atingido no inverno deste ano, quatros metros a menos ou 33% menor do que no mesmo período do ano passado, que marcava 11,80 metros, ultrapassando a cota de alerta e desabrigava aproximadamente mil famílias.


20/03/2015 
Justiça bloqueia bens de gestores em Tucuruí, avaliados em R$ 1,6 milhão
Os bens do atual prefeito de Tucuruí, Sancler Antônio Wanderley Ferreira, da ex-secretária municipal de Educação Marivani Ferreira Pereira e do empresário Sidcley Albuquerque de Freitas, avaliados em R$ 1,6 milhão, foram bloqueados pela Justiça Federal.  

A decisão afirma que a indisponibilidade dos bens garante recursos para o pagamento de multa em uma eventual condenação dos suspeitos. A prefeitura de Tucuruí informou que já recebeu a notificação da Justiça e que dentro do prazo estipulado apresentará todos os esclarecimentos necessários. 

O prejuízo aos cofres públicos teria sido provocado pela falta de licitação na contratação do transporte escolar e irregularidades na prestação dos serviços e no pagamento de aditivos ao contrato com a empresa S.A. de Freitas EPP. O contrato deveria ter durado até 2012, mas foi indevidamente prorrogado até 2015, segundo o Ministério Público Federal (MPF).(Fonte G1/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.