segunda-feira, 20 de abril de 2015

17/04/2015
Xinguara/ Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Palha, Avanços na consolidação do projeto – Aprenda Pela Leitura
“Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas pode (nem costuma) encerrar-se nela.” (LAJOLO, 1995). 

O Projeto Aprenda Pela Leitura tem como objetivo principal inserir o educando no mundo da leitura funcional e convencional como nos faz refletir Marisa Lajolo (1995), quando deixa entendido que “como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos limites da escola”. Pretende-se com o projeto Aprenda Pela Leitura continuar uma jornada de leitura significativa no contexto escolar e, além desse espaço, pleiteamos construir permanentemente a cultura da leitura no dia a dia das criança. Sendo assim, pretendemos viabilizar que o processo de ler e interpretar ultrapasse os muros da escola e que seja constante durante toda a vida das pessoas. O projeto mencionado será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2015.  
PREFEITURA MUNICIPAL DE XINGUARA 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM LUIZ PALHA 
APRENDA PELA LEITURA. (Fonte: Escola E.M.E.F D. Luiz Palha)
Ariela de Araújo Silva, 9 anos – 3º Ano “B”
Na minha opinião, a leitura traz sabedoria. A história que mais gosto na literatura infantil é BRANCA DE NEVE.
Pablo Silva Barros, 8 anos – 3º Ano “B”
A leitura traz inteligência para mim! Gosto de ler a estória do PINÓQUIO.

João Victor, 8 anos – 3º Ano “A”
Ler é divertido! Gosto da estória do PETER PAN.
Ketlen, 7 anos – 2º Ano “A”
Ler é muito bom, traz informações. Minha historinha preferida é da MORANGUINHO.
Amanda Vitória, 8 anos – 3º Ano “A”
Ler traz aprendizagem e nos torna sábio. Gosto de ler a estória da CINDERELA.
Maria Clara Batista Moraes, 8 anos – 2º Ano “A”
Gosto de ler porque é divertido! A estorinha que mais gosto é A PEQUENA SEREIA.

Maria Eduarda Pereira Soares, 10 anos – 5º Ano “B”
A leitura ajuda a entender perguntas. É muito bom ler e interpretar o que lemos, pois ler é brincar! A leitura muda a vida das pessoas.
Vanessa Soares, 10 anos – 5º Ano “B”
Ler é muito bom, porque nos ajuda a viver um sonho. Eu gosto de ler histórias de aventura, são engraçadas, pois ler faz as pessoas serem criativas e ter novas imaginações.
Kemile Vitória Oliveira, 10 anos – 5º Ano “B”
A leitura é muito legal! Eu gosto de ler e a minha família também.

Isabela Bovo, 8 anos – 3º Ano “A”
E bom ler porque a gente aprende estudar, escrever para ter uma vida melhor. Gosto de ler Um dia Show.
Vanessa Vitória, 10 anos – “B”
Ler é muito legal! Para mim saber mais sobre as coisas de maneira melhor. Gosto, especialmente de gibis da TURMA DA MÔNICA.
Natalício, 10 anos – 4º Ano “A”
Ler é muito bom, porque nos ensina a ler e a escrever, além disso, a gente ver várias coisas legais. Meu quadrinho preferido é CHAPOLIN.

Pedro Lucas, 6 anos – 1º Ano
Gosto de ver livros, porque os desenhos são coloridos.
Claudilene, 10 anos – 4º Ano “A”
Eu acho que a literatura é muito boa, porque podemos saber mais sobre as estórias. A leitura desenvolve a mente das pessoas, por isso, gosto de ler GIBIS e a TURMA DA MÔNICA.

17/04/2015
Oficina em Acolhimento Institucional é realizada em Xinguara
Com o intuito de oferecer um serviço de mais qualidade aos usuários dos serviços da secretaria de assistência social, foi iniciada nesta sexta-feira (17) a oficina de Formação em Acolhimento Institucional, o evento está sendo realizado no auditório da Polícia Militar de Xinguara em parceria com a prefeitura municipal. 

Ao todo cerca de quinze municípios enviaram representantes para participar da oficina, ministrada pelos assistentes sociais Reginaldo Ramires e Sheila Melo. 

A oficina tem como um dos principais objetivos ampliar os conhecimentos das equipes da rede de acolhimento institucional do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), capacitando-as para desempenhar seu trabalho da melhor forma possível. Assim participam os profissionais de diversas áreas como: assistentes sociais, psicólogos, diretores e coordenadores de unidades de acolhimento entre outros.

De acordo com o assistente social de Xinguara, Leandro Gomes, espera-se que esses profissionais flexibilizem posturas, organizem de forma eficaz as ações e assim levem aos usuários um atendimento de qualidade. 

É importante lembrar que essa qualificação é essencial para o atendimento aos usuários dos serviços assim como para os profissionais que tem a possibilidade de ter acesso à informação além de trocar experiências, concluiu o assistente social Reginaldo Ramires. (ascom PMX)

17/04/2015
Profissionais da UNIFESSPA se reúnem com o prefeito de Xinguara 
Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Osvaldinho Assunção recebeu em seu gabinete os profissionais nomeados por meio de concurso público federal que irão atuar na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) em Xinguara.

Participaram do encontro Eduardo de Melo Salgueiro, Diretor Geral pro tempore do Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Campus de Xinguara, e professor do curso de História; Lucas Jacomini Abud, professor do futuro curso de Medicina Veterinári; Cátia Oliveira Guimarães Abud, técnica-administrativa na condição de Médica Veterinária e Rafael de Paula Xavier de Andrade, técnico-administrativo na condição de Zootecnista.  

De acordo com Eduardo Salgueiro, a equipe já iniciou o trabalho no que se refere a projetos e ações que desenvolverão para implantação dos Cursos. 

Hoje o Campus de Xinguara da Unifesspa conta com onze servidores ao todo, incluindo técnico-administrativos e professores.  No município já se encontra  em funcionamento o curso de Licenciatura em História. Para o ano de 2016, a Unifesspa  projeta a oferta de mais outros três cursos: Geografia, Medicina Veterinária e Zootecnia, que dependem da construção já iniciada do bloco de quatro pavimentos. (ascom PMX)

17/04/2015 
PF investiga ataque a helicóptero do Ibama em operação em Cumaru do Norte no sul do Pará

A Polícia Federal está investigando o ataque a um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi atingido por tiros durante uma operação realizada em Redenção, no sul do Pará, na última quinta-feira (16).

A ação contou com a parceria da Funai e objetivava combater o garimpo ilegal na terra indígena Kayapó. 

O ataque aconteceu quando os agentes do Instituto desciam da aeronave para fazer a incineração de um maquinário que estaria operando de forma ilegal. Houve troca de tiros entre os agentes e um homem, que estava escondido na mata. O autor dos disparos ainda não foi identificado. 

O helicóptero foi alvejado no momento em que levantava voo e iria iniciar uma ronda aérea, e uma das balas chegou a atravessar a fuselagem. O piloto que conduzia a aeronave não ficou ferido. 

Segundo o Ibama, a operação iniciou na quarta-feira (15) e deve transcorrer normalmente. (G1/PA)

17/04/2015 
Conceição do Araguaia/  Alunos da Uepa fecham rodovia PA-287 em protesto 
Alunos e professores do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia, bloquearam durante a manhã desta sexta-feira (17/04) a rodovia estadual PA-287, que liga o município a Redenção.

A manifestação seria contra a precariedade das instalações da universidade, além da falta de professores e técnicos administrativos. 

Em nota, a Uepa informou que no início deste mês foram contratados de forma temporária professores e técnicos-administrativos, de acordo com a demanda do campus de Conceição do Araguaia, enquanto a instituição aguarda a realização de concurso público para as duas categorias, cujo edital está em fase de elaboração. 

Sobre a infraestrutura, a universidade disse que o Governo do Estado autorizou a suplementação orçamentária para investimento nos campi e conclusão das obras da Agenda Mínima e que outros R$ 3 milhões serão repassados à Uepa para a aquisição de equipamentos e livros e investimentos em laboratórios. (G1/PA)

17/04/2015 
Xinguara participa do Projeto Rondon do Ministério da Defesa
Representantes do Projeto Rondon visitaram Xinguara para realizar a primeira etapa do trabalho que será desenvolvido no município. O Projeto Rondon é atualmente, um dos maiores projetos de integração social do país, coordenado pelo Ministério da Defesa. 

Nesse primeiro momento as professoras enviadas a cidade , Melina Mafra,  da Escola Superior Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF) e Aline Promari, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realizaram um levantamento na sede e nos distritos, os trabalhos foram divididos por grupos A e B.  

As ações do grupo A abrangem os eixos: cultura, educação, saúde; e direitos humanos e justiça. Já as ações do grupo B atuam com os eixos: comunicação, tecnologia e produção; meio ambiente e trabalho. 

O prefeito Osvaldinho Assunção recebeu as representantes do projeto em seu gabinete, onde afirmou que a prefeitura está de portas abertas para dar o suporte necessário para o sucesso do projeto no município. 

O trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto Rondon é voluntário, e visa a busca de soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. 

De acordo com o levantamento realizado em Xinguara, as professoras apontaram que as ações serão direcionadas principalmente para os distritos, onde há uma necessidade maior de atuação. A próxima visita será realizada no mês de julho, dessa vez o projeto trará para a cidade 21 profissionais. (ascom PMX)

17/04/2015
Carro do Detran é visto em açougue na Cidade Nova

Um internauta enviou ontem ao wathsapp do DIÁRIO fotos em que aparece uma viatura que seria da corregedoria do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), estacionado em frente a um açougue, no conjunto Cidade Nova 4, em Ananindeua.

Por ironia, a viatura pertence justamente à Corregedoria do órgão, que apura, entre outros, condutas irregulares de servidores e comissionados, como a que está investigando a presença de um carro oficial do órgão entrando em um motel na Sacramenta, fato noticiado pelo DIÁRIO nos últimos dias e que ganhou ampla repercussão. 

Na ocasião, a corregedoria do departamento informou ter identificado o condutor do carro, que seria, segundo o Detran, um comissionado, pessoa que ocupa cargo de confiança dentro do órgão e que estava usando o veículo para fins pessoais. 

Já com relação às imagens de outro veículo do Detran em frente a um açougue, com o condutor possivelmente indo até o local comprar uma certa quantidade de carne, o denunciante, que é um servidor do órgão e que pediu para não ter sua identidade revelada, contou que a viatura em questão pertencia ao setor de fiscalização, e que fora deslocada pela nova diretoria do Detran para ficar à disposição da corregedora Nilma Lima.

“Não tem viaturas nem para fiscalizar e muito menos na perícia que faz o levantamentos de acidente de trânsito. Aí tiram uma Ranger para colocar à disposição da corregedora chefa”, desabafou.  
O DIÁRIO procurou a assessoria do Detran, mas até o fechamento desta edição, não teve retorno. (DOL)

16/04/2015 
Sul do Pará/ Motoristas fazem paliativo para passar por sobre ponte na BR-158

Enquanto produtores rurais e empresários do setor agrícola participavam da III Feira do Agronegócios em Santana do Araguaia, apresentando o que existe de mais moderno em termos de tecnologia agrícola no propósito de aumentar a produção de grãos e pecuária na região sul do Pará, motoristas responsáveis pelo transporte dos grãos perdiam tempo e dinheiro fazendo paliativo para passar por sobre as pontes da rio Inajazinho, na BR-158. 

A cena ocorreu na manhã do último sábado (11), e provocou a paralização do trânsito na rodovia por mais de uma hora. Com pedaços de pau os motoristas tentavam a todo custo achar um mecanismo para passar por sobre o piso de rolamento da ponte que ameaça desabar e está soltando parte da ferragem que funciona como pista de rolamento para a passagem dos veículos. 

A cena causou revolta e indignação em muitos dos motoristas que se viram obrigados a arriscar a vida em ter que passar por sobre a ponte que apresenta risco e perigo aos motoristas e passageiros que são obrigados a cruzar o trecho da BR-158. (Dinho Santos: matéria completa nosso jornal que circula em toda região sul do Pará)

16/04/2015
Rio Maria/ Município comemora 33 anos com grande festa
A prefeitura da cidade de Rio Maria região sul do Pará, está preparando uma grande festa para comemorar os 33 anos de criação do município, desmembrado de Conceição do Araguaia no dia 13 de maio de 1982 junto com Xinguara e Redenção. 

A programação que começa dia 10 de maio tem varias atrações musicais como: Guilherme e Santiago, Vanderlei Andrade, Padre Clécio Alencar e a banda Ravelly.
Os shows acontecem no Parque de Exposição Agropecuário, Avelino Remor localizado as margens da BR 155 sentido Xinguara. (Luiz Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.