segunda-feira, 27 de abril de 2015

26/04/2015
Em Conceição do Araguaia, produtores reclamam de abandono
Se as condições de trafegabilidade das vias públicas da área urbana de Conceição do Araguaia são o retrato do abandono e descaso pelo poder público, deixando a centenária cidade com aspecto decadente, a situação na zona rural é ainda pior. Esquecidos pelo poder público e assistência técnica rural insuficiente, os produtores rurais conceicionenses enfrentam sérias dificuldades para produzirem e escoarem a produção que abastece a cidade. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Antônio Siqueira, a principal dificuldade para os produtores rurais de Conceição do Araguaia é a falta de estradas na área rural ou vicinais em condições intrafegáveis, o que de acordo com ele, dificulta ou mesmo inviabiliza o transporte da produção, deixando muitas vezes prejuízos incalculáveis ou encarecendo os produtos. “O município de Conceição do Araguaia está uma calamidade, tanto com relação a PA-449, que liga Conceição do Araguaia a Floresta do Araguaia, e as estradas das várias localidades da zona rural”, disse. 

Abacaxi, carne, leite, fruticultura, mandioca, milho, peixe, são os principais itens produzidos na área rural de Conceição do Araguaia, desses apenas o abacaxi é exportado, os demais são comercializados na cidade. O município é o segundo cultivador de abacaxi no Estado do Pará, apesar das muitas dificuldades de transporte que os produtores encontram. Antônio Siqueira reclama que o fornecimento de energia elétrica em muitas localidades rurais é deficiente. “A energia em grande parte da zona rural só serve para esfriar água e assistir TV”, disse ele. 

O transporte escolar também é precário, comprometendo o ensino rural. Outra dificuldade dos produtores rurais, segundo Antônio Siqueira, é com relação ao apoio para produzir. Órgãos como INCRA e outros que prestam assistência técnica insuficiente, deixando muitos camponeses desassistidos. Segundo ele, o STTR pretende mobilizar a classe ruralista para reivindicar junto aos governantes e órgãos competentes as necessárias melhorias para a desamparada zona rural conceicionense. “Vamos mobilizar a classe e reivindicar nossas direitos”, declarou. (jornal a Noticia)

24/04/2015 
SAPUCAIA/ PREFEITURA  INICIADA RESTAURAÇÃO DA VICINAL DA FLOR DA MATA
Dando continuidade a restauração das vicinais do município, após a conclusão da estrada do pontão, foi inicia a restauração da vicinal da flor da mata, o trecho dessa estrada pertencente a Sapucaia tem cerca de 32 KM de extensão e faz ligação com os município de Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte e diversas colônias que usam a estrada para transporte de gado, leite e outros. 

A prefeitura municipal de sapucaia vem trabalhando de forma preventiva nas estradas que muito se desgastam nesse período chuvoso e recebem manutenção periódica afim de que seja mantida a boa trafegabilidade, a restauração é feita pela Prefeitura Municipal de Sapucaia através da secretaria municipal de obras. (Diário de Sapucaia)

24/04/2015
Xinguara/ Aberto Processo Seletivo Especial da UNIFESSPA para cidades do Sul do Pará
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (UNIFESSPA), divulgou nesta semana o edital sobre para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos dos campi fora de sede, incluindo o curso de História de Xinguara. 

As inscrições começam na próxima terça-feira (28) e encerram no dia 6 de maio. As provas serão aplicadas no dia 7 de junho, os interessados devem realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br/ 

O Processo Seletivo Especial de 2015 (PSE 2015-3) selecionará candidatos para ocuparem as vagas dos cursos de graduação não preenchidas no Sistema de Seleção Unificado do MEC 1ª Edição de 2015 (SiSU 2015) da Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará (Unifesspa). 

Além de Xinguara, o processo seletivo será realizado nos municípios de Rondon do
Pará, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia. De acordo com a universidade existem para Xinguara a disponibilidade de 29 vagas para o curso de história; em Rondon do Pará são 21 vagas para administração e 22 para ciências contábeis, já em Santana do Araguaia o seletivo conta com 22 vagas para o curso de matemática, e em São Félix são 31 vagas para o curso de letras. (Mayrla Lima ascom PMX)

24/04/2015
Carreta carregada de soja tomba na PA-287
Uma carreta carregada de soja, que vinha do Mato Grosso com destino ao Estado do Tocantins, tombou na manhã desta sexta-feira (24) de abril na rodovia estadual PA-287, entre os municípios de Redenção e Conceição do Araguaia, conhecida como a Rota da Soja. 

No caminhão estava apenas o motorista que não se feriu. Segundo a polícia, é provável que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo será investigado.


24/04/2015 
Redenção/ Rebelião chega ao fim 
Agente feito refém
Depois de mais de 10 horas a rebelião no presidio de redenção chegou ao fim por volta das 10hs30min desta sexta-feira (24) de abril.

Desde as primeiras horas da noite da última quinta-feira (23), policiais de toda região estavam mobilizadas nas negociações.

Após terem suas reivindicações ouvidas pelas autoridades, os presos libertaram os reféns e colocaram ponto final na rebelião.

Segundo informações líder da rebelião é Rafael Lopes Neves, ele está preso acusado de latrocínio (roubo seguido de morte) e condenado a 9 anos de prisão.

De acordo com informações, pesar de terem sido agredidos com socos no rosto entre outras agressões inclusive psicológicas, já que a todo instante eles gritavam que iriam matar os Jacks, na linguagem dos presos são os agentes penitenciários, ninguem saiu ferido. Os agentes Reginaldo fotógrafo, Diego Veloso Samuel Saraiva, Geison Cleonabi todos passam bem.

O presidio de redenção tem capacidade para 120 detentos, no entanto hoje está com quase 400 presos, ou seja, mais de 300% além da capacidade. (Luiz Pereira)

24/04/2015
Santa Maria das Barreiras/ Homem é assassinado pelo ex- sogro
Donizete Machado Silva foi morto pelo ex-sogro, identificado como Arruda Batista da Silva, no município de Santa Maria das Barreiras, sudeste do Pará. O crime ocorreu no último domingo (19).  

De acordo com a investigação, a vítima foi agredida e depois baleada pelo ex-sogro. O irmão de Donizete, conhecido por Zeca Machado, também foi baleado com um tiro de espingarda na região do tórax pelo filho de Arruda, o agricultor, Domingos Santos Silva.  

Os irmãos estavam bebendo na casa do ex-cunhado, foi quando o pai de Domingos, pediu que parassem com a "bebedeira em sua casa". Segundo vizinhos, Donizete e o irmão Zeca, eram pessoas consideradas violentas na região. Ainda de acordo com os moradores, os irmãos tentaram agredir pai e filho.  

Mesmo baleado, Donizete conseguiu fugir do local, mas morreu minutos depois. Já o irmão, foi conduzido para a unidade de saúde do município, e morreu na última segunda (20). 

O agricultor, Arruda Batista se apresentou de forma espontânea para os policiais militares que conduziram o acusado, assim como as armas, para a Delegacia de Casa de Tábua. Já o filho de Arruda, está foragido. (DOL com informações de Dinho Santos/Diário do Pará)

24/04/2015
Água Azul do Norte/ Polícia Civil investiga morte de fazendeiro
A Polícia Civil informou que já investiga as circunstâncias do assassinato do fazendeiro Jesus Batista, morto a tiros nesta quinta-feira (23), quando chegava em uma caminhonete à fazenda da qual era proprietário, na zona rural de Água Azul do Norte, no sul do Pará. 

O inquérito policial foi instaurado pelo delegado Fábio Coutinho, titular da delegacia do município. Segundo a Polícia Civil ainda não há informações concretas sobre o motivo e a autoria do crime. 

De acordo com a polícia, até o momento não foi encontrada qualquer testemunha do crime. O delegado Gabriel Henrique Costa, titular da Superintendência da Região do Alto Xingu, apurou que o fazendeiro foi vítima de emboscada.  

As equipes policiais civis permanecem na região para aprofundar as investigações sobre o crime. (DOL com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.