segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

05/12/2015 
Tucumã/Jovem foge de blitz do Detran, é perseguido e vai parar no hospital  
Em Tucumã, na PA-279, um rapaz identificado apenas pelo prenome Amaury, sofreu um grave acidente na noite de quarta-feira (2) de dezembro, depois de furar o bloqueio em uma blitz do Detran. Segundo informações, Amaury foi perseguido porque se recusou a parar na blitz, realizada com o apoio do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar do Pará.

A vítima, que é sobrinho de um vereador de Tucumã, foi levada para um hospital particular da cidade, onde continua internada com a cabeça bastante machucada. Tão logo aconteceu o acidente, populares, revoltados com a ação dos agentes públicos, cercaram a casa do prefeito Adelar Pelegrini (PMDB), pedindo providências para o que consideram abusos por parte da fiscalização do Detran, que está há dias na cidade.

Como não foram atendidos por Pelegrini, se dirigiram à residência do vice-prefeito Wanderley Vieira (PPS), que chegou a conversar com o grupo sobre as acusações de truculência contra a equipe do Detran. Houve até acusações de que agentes estariam recebendo propina para liberar veículos e condutores em situação irregular.

Ontem pela manhã, uma reunião na Câmara de Vereadores discutiu a situação. Participaram alguns membros do Legislativo, o vice-prefeito, o prefeito e a equipe do Detran. Ficou decidido que as blitze não serão mais realizadas dentro da cidade, mas na rodovia PA-279, entre Tucumã e Ourilândia do Norte.

Mas as pressões para tirar a equipe do Detran da região ainda persistem. Há acusações de que os agentes teriam cometido agressões físicas contra cidadãos durante as blitze. Mas fonte do Blog disse que, há alguns meses, durante outra operação do Detran, agentes do órgão é que foram agredidos fisicamente por pessoas revoltadas com a ação fiscalizadora na cidade.

Na região da PA-279, há problemas de toda espécie no trânsito das cidades. Pilotos não usam capacete, com raras exceções, e o volume de veículos com a documentação atrasada e motoristas sem carteira ou com a habilitação vencida é muito grande. (João Carlos Com informações do jornalista Paulo Francis, parceiro do Blog na PA-279)

04/12/2015
Xinguara/ PC desarticulou uma quadrilha que vendia Maconha na cidade.
A operação deflagrada na noite do dia 03/12/2015, sob o comando do DPC ORIMALDO FARIAS, contou com a participação dos policiais civis IPC MARCOS e IPC VIANA, que prenderam em flagrante delito, no setor Marajoara II os traficantes ALEXANDRE CAMARGO DE AMORIM e WALISON DUARTE DE SOUZA, no exato momento em que vendiam drogas a um viciado. 

Com os acusados os policiais apreenderam vários pedaços de barras de maconha prensada, pesando aproximadamente 500 gramas. 

Ainda apreenderam uma motocicleta HONDA TITAN COR VERMELHA de propriedade do terceiro envolvido, o traficante WILLIAN DA SILVA MILONE. 

Após prenderam os acusados, a policia se deslocou até a residencia de WILLIAN, onde tomou conhecimento que o restante da droga estava apreendida e no local apreenderam mais DUAS BARRAS GRANDES DE MACONHA PRENSADA pesando aproximadamente 1kg, as quais estava devidamente escondidas dentro do forno do fogão da cozinha do imóvel. 

Na ocasião aos três, WILLIAN, WALISON e ALEXANDRE foi dado voz de prisão, o delegado ORIMALDO enfatizou que "os três fazem parte de uma quadrilha ligada ao tráfico de entorpecentes nesta cidade e dividem tarefas no tráfico, pois enquanto WALISON e ALEXANDRE realizam as entregas de drogas a viciados desta cidade, através do disk entrega de drogas, modalidade tão comum hoje em dia desse comércio, WILLIAN fornece apoio material para a prática do crime, pois guarda grandes quantidades de drogas em sua casa e ainda fornece seu veiculo particular para a execução das tarefas criminosas." 

O delegado ainda esclareceu que as operações de combate ao tráfico irão continuar: "temos determinação do superintendente regional do Alto Xingú para realizar operações de combate ao tráfico de drogas na cidade e elas só começaram, a "Operação NOEL" visa intensificar os esforços para garantir que criminosos dessa qualidade passem o fim de ano na cadeia, esse é o objetivo, tirar quadrilhas como a que acabamos de prender, de circulação. As operações se estenderam durante todo o mês de dezembro."   

Na delegacia foi lavrado flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico de drogas contra os acusados que agora são presos de justiça e ficarão trancados a disposição da justiça. (Fonte Policia Civil de Xinguara)

04/12/2015
Redenção/ População se une em protesto solidario ao Hospital Regional
Médicos, funcionários, diretores e populares, participaram de uma manifestação pacifica em prol da não paralisação total de todos os atendimentos no Hospital Público Regional de Redenção.    

O manifesto ocorreu na manhã desta sexta-feira (04) de dezembro, e teve o apoio de lideranças políticas, integrantes da sociedade civil e organizada de Redenção, que foram dar um braço simbólico na unidade de saúde que está com dificuldades financeiras e ameaça paralisar por completo todos os atendimentos médicos de alta complexidade no maior e importante hospital que atende pacientes de alta complexidade dos 15 municípios da região do sul do Pará.   

Com as salários atrasados há mais de dois meses, os médicos especialistas deixaram de atender pacientes com consultas marcadas desde do último dia (30), de novembro. 

Apenas o serviço de emergência está funcionando, como o governo do estado, não apresentou nenhuma possibilidade de negociação os 70 médicos ameaçam parar com todo o atendimento. (Fonte Dinho Santos)

04/12/2015
São Domingos do Araguaia/ Homem mata a própria Irmã degolada
A policia da cidade de São Domingos do Araguaia localizada na região sudeste do Pará, prendeu no último dia 02 de dezembro o homicida, Antônio Carlos Araújo Silva, acusado de matar degolada a sua própria Irmã. 

Segundo informações, por motivo fútil o criminoso desferiu um golpe certeiro na garganta da própria irmã que morreu na hora. O criminoso foi preso e se encontra recolhido na xadrez da delegacia de policia civil de São Geraldo do Araguaia. (Luiz Pereira)

04/12/2015
Água Azul do Norte/ Acidente faz uma vitima fatal na PA-279
Um grave acidente esta semana envolvendo um caminhão bitrem e uma motocicleta, à 30 km de Água Azul no sentido Ourilândia do Norte, deixou duas vítimas ambos indígenas que estavam na motocicleta Bros de cor vermelha. 

A motocicleta que eles conduziam bateu na lateral de um caminhão bitrem, nenhuma das vítimas tinham documentos pessoais. 

Um morreu na hora e o outro está hospitalizado em estado grave. O motorista do bitrem evadiu se do local. (Redação Informativo Carajás)

04/12/2015
Redenção, Parauapebas e Marabá são contemplados com viaturas para a  Delegacias da Mulher
Três municípios das regiões sul e sudeste do Pará foram contemplados com uma viatura cada doada pelo governo do estado. As viaturas serão utilizadas pelas respectivas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs). 

Os municípios contemplados foram Marabá, Parauapebas no sudeste e Redenção situada no sul do Pará.  As novas viaturas serão entregues em todo estado do Pará. (Luiz Pereira)

04/12/2015
Conceição do Araguaia/ Caminhão da Prefeitura é flagrado fazendo serviço irregular
Um caminhão da prefeitura municipal de Conceição de Araguaia, que deveria estar fazendo o serviço de coleta de lixo, foi flagrado na última segunda-feira (30) de novembro, por servidores do Ministério Público, carregando bloquetes para execução de uma obra de terceiros.  

O motorista tentou fugir no caminhão, mas foi seguido pelos servidores que conduziram o veículo até a Delegacia de Polícia Civil, para a execução do procedimento policial.

04/12/2015
Queda de braço
Uma verdadeira queda de braço está acontecendo nos bastidores da TV Record de Redenção. O apresentador Alex Tavares e o ex-prefeito Wagner Fontes estão divergindo quando o assunto é eleições 2016.  

A executiva do PSDB quer o apresentador como candidato a vereador nas próximas eleições, mas o ex-prefeito quer que o apresentador desista da ideia e permaneça na apresentação do Balanço Geral.  

Fontes ligadas ao ex-gestor dizem que ele já deu o ultimato, se o apresentador insistir na ideia de candidatura ele ficará fora do ar antes do prazo determinado pela justiça eleitoral. 

03/12/2015
Redenção/ Justiça bloqueia bens do prefeito Vanderlei Coimbra por fraudes na saúde 
O Bloqueio é para ressarcir prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres públicos.
Superfaturamento multiplicava custo de medicamentos em até 1.744%.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal de Redenção, no sudeste do Pará, ordenou o bloqueio dos bens do prefeito do município, Vanderlei Coimbra Noleto, da Secretária de Saúde Sinmarlene Dueti Rezende Silva e do pregoeiro Wilmar Marinho Lima, por suspeitas de fraudes e superfaturamento em licitação para compra de medicamentos e materiais laboratoriais, cirúrgicos e odontológicos. De acordo com cálculo da Controladoria Geral da União (CGU), o prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 1,9 milhão. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (3). 

Além dos servidores públicos, o bloqueio de bens também atinge cinco empresas suspeitas de terem participado das fraudes na licitação. No total, a CGU encontrou 10 irregularidades na licitação, passando por sobrepreço, superfaturamento, direcionamento da licitação e limitação da concorrência. 

“Vanderlei Coimbra Noleto, na qualidade de Prefeito Municipal, é o administrador dos programas de saúde do Município e foi quem homologou o procedimento licitatório, atestando sua regularidade. Sinmarlene Dueti Rezende Silva, atuando como Secretária Municipal de Saúde, é a ordenadora de despesas dos referidos programas de saúde e possui o controle da pasta responsável pela licitação. Por fim, Wilmar Marinho Lima, pregoeiro, atuou diretamente nos fatos narrados, pois era o gerenciador do certame”, narra a decisão que bloqueou os bens dos três.  

Fraudes: As empresas Rendefarma Ltda, Nogueira Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda, Loreto Diagnósticos Ltda, All Médica Distribuidora de Materiais Hospitalares e Parafarma Medicamentos e Hospitalar Ltda são acusadas de fornecer certidões fora do prazo de habilitação da licitação e realizaram contratação sem apresentar os documentos exigidos pelo edital. 

Superfaturamento: O relatório da CGU, levado até a Justiça pelo MPF, apresentou uma lista de irregularidades. Um dos exemplos de superfaturamento foi a aquisição do produto Permetrina 1% loção, pelo valor unitário de R$ 3,2, em uma despesa total de R$ 18.240. O valor médio do produto era de R$ 0,98, conforme previsto no banco de preços da saúde, que orienta as licitações de produtos para a área em todo o país (com variações regionais). Se o preço previsto tivesse sido praticado, a aquisição seria 226,53% mais barata, totalizando apenas R$ 5.586.

“Outra aquisição que se mostrou substancialmente mais onerosa do que a média da região foi a Levodopa Benserazida 200 mg + 25 mg (aquisição de 20.000 unidades), pelo preço de R$ 26, num total de R$ 520 mil, enquanto a média prevista no BPC seria de R$ 1,41, que totalizaria R$ 28.200, representando uma diferença de 1.744% e um pagamento a maior de R$ 491.800”, diz a decisão do juiz Victor Curado Silva Pereira. 

Ao final do processo, o MPF pediu que a Justiça obrigue o ressarcimento integral do dano, a proibição das empresas de contratar com o poder público, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos dos agentes públicos. 

Lista de irregularidades segundo relatório da CGU: A) Ausência de justificativa formal para os quantitativos de materiais e medicamentos a serem adquiridos; 

B) Adoção da modalidade de licitação "menor preço por lote" em detrimento de menor preço por item, limitando a concorrência e impedimento a obtenção de maior vantagem para a Administração Pública; 

C) Dano ao erário no montante de R$ 259.854,00, decorrente da inclusão de itens idênticos em dois ou mais lotes e de aquisição do mesmo item por diferentes valores; 

D) Descrição insuficiente inadequada de itens;

E) Indicação de marca do bem/produto a ser adquirido na descrição contida no edital; 

F) Falta de anexação de todos os atos processuais ao processo de licitação;

g) Exigência indevida de aquisição do edital para habilitação ao certame; 

H) Direcionamento da licitação através da habilitação indevida de empresas, aceitando extemporaneamente documentos imprescindíveis a habilitação; 

I) Sobrepreço de R$ 1.594.717,90 nos valores de medicamentos e materiais técnicos;

J) Superfaturamento de R$ 59.007,83 na aquisição de medicamentos. (G1 PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.