sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

14/01/2016
Canaã dos Carajás/ Famílias invadem terreno pertencente a união
16 famílias invadiram no inicio desta semana um terreno em Canaã dos Carajás região sudeste do Pará. 

A área invadida pertence à união (Área de Preservação Permanente). Mesmo sendo notificadas da situação, as famílias tentaram resistir à saída.  

No dia seguinte uma equipe da SEMA e Secretaria Municipal de Habitação com o apoio da PM, foram até o local e derrubaram os barracos e desmancharam os piquetes feito pelos invasores.  

As famílias são as mesma que estão acampadas as margens de um igarapé no Bairro Vale do Sossego em Canaã. (Luiz Pereira)

14/01/2016
Conceição do Araguaia/ Criança continua desaparecida no rio Araguaia
A segunda criança que desapareceu durante afogamento no rio Araguaia, em Conceição do Araguaia, continua sumida. Uma das crianças foi encontrada horas depois do acidente. 

Três crianças foram salvas por um pescador da cidade. As crianças tomavam banho no rio Araguaia em companhia de um pastor de Goiânia, e que estava visitando a cidade. (Nildo Monteiro)

14/01/2016
São Félix do Xingu/ Famílias desocupam reserva indígena
Famílias que vivem ilegalmente na reserva indígena Apiteréua, em São felix do Xingu, no sudeste do Pará, foram notificadas pela justiça para desocupar a região nesta quinta-feira (14). Homens do exército e da força nacional acompanham o trabalho de notificação, que segue pacífico.  

As famílias tem trinta dias para deixar o local. Segundo a funai, parte dos moradores será indenizada e transferida para uma fazenda na mesma região.

A justiça determinou a reintegração de posse em favor dos índios Parakanã, os habitantes tradicionais da reserva de mais de 700 mil hectares. (G1/PA)

14/01/2016
Parauapebas/ Ex- tesoureiro fala sobre esquema de propina na Câmara Municipal 
O Ministério Público do Pará (MPPA) cedeu à TV Liberal imagens da delação premiada de Pedro Nazareno Nascimento Costa, tesoureiro da Câmara de Vereadores do Município de Parauapebas, no sudeste do Pará. 
O vídeo foi incluído ao processo que investiga denúncias de fraudes em licitações na Câmara. 

Segundo o MPPA, o empresário Edmar Cavalcante venceu licitações para o fornecimento de alimentos e locação de veículos para a câmara do município, entre os anos de 2013 e 2014, quando o vereador Josineto Feitosa presidia a casa. O MPPA investiga o superfaturamento dos contratos.

Durante a delação, o tesoureiro explicou detalhes do esquema. “Eu levava (o Edmar) no banco, lá ele pegava o dinheiro e trazia. Ele separava duas partes do dinheiro, uma ficava com ele e a outra ele botava em um envelope e me entregava. Eu levava lá para o Josineto ou para o diretor administrativo”, diz o tesoureiro.

O diretor administrativo da câmara entre os anos de 2013 e 2014 era Herbeth Herland, concunhado de Josineto Feitosa. Só Herbeth podia receber o dinheiro da propina além do então presidente da câmara. O tesoureiro relatou ainda que chegava a buscar o dinheiro na própria empresa vencedora das licitações. 

“Às vezes ele (Edmar) levava o dinheiro para o supermercado. Eu pegava lá e trazia, deixava no gabinete do Josineto ou do Herbeth. Eu não podia questionar, porque vinha ordem de cima para eu fazer”, afirma Pedro Nazareno, se referindo a ordens dadas por Josineto ou Herbeth. 

Para o promotor de Justiça Hélio Rubens, o depoimento do tesoureiro ajuda a elucidar o caso. “Nós já tínhamos várias peças que já estavam bem montadas, mas com esse depoimento do Pedro o quebra-cabeça se fecha por completo e a tese do Ministério Público, da existência de atos gravíssimos de corrupção na câmara, fica comprovada”, diz o promotor. 

Em vídeo, Josineto Feitosa depõe sobre ter autorizado o pagamento do aluguel de veículos em valor superior à quantidade de carros locados. “Eu assinava o pagamento, assinava o cheque, era isso que eu fazia”, disse o ex-presidente da câmara. Ao ser questionado sobre a possibilidade de não assinar os cheques, Josineto responde: “é verdade”. 

Seis parlamentares foram afastados de seus cargos após as denúncias de corrupção na câmara do município. Um deles renunciou ao mandato, mas todos vão responder na Justiça. Vereadores e outros suspeitos de envolvimento nas fraudes serão interrogados e julgados na próxima fase do processo, e podem ser condenados a devolver cerca de R$ 1 milhão e 300 mil aos cofres públicos. (G1/PA)


14/01/2016
Canaã dos Carajás/ Polícia desarticula esquema de venda de drogas 
A Polícia Civil desarticulou um esquema de venda de droga em uma residência na cidade de Canaã dos Carajás, região sudeste do Pará.  

Jairo de Oliveira Silva e Romário da Conceição Silva, responsáveis pelo crime, foram presos em flagrante no local. Eles atuavam como traficantes na cidade de Marabá e atualmente estavam em Canaã dos Carajás. 

Segundo informações do delegado do município, a prisão dos acusados foi resultado de investigações quanto ao funcionamento de um ponto de venda de drogas. Após averiguação os policiais constataram o crime. 

Foram apreendidos com os presos mais de 100 gramas de crack e a quantia de R$-250,00 referente à venda da droga. Os acusados foram encaminhados à delegacia para os devidos procedimentos e estão recolhidos à disposição da justiça. (DOL com informações da Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.