terça-feira, 19 de janeiro de 2016

19/01/2016
Canaã dos Carajás/ Jovem morre em acidente de trânsito

Um acidente de trânsito tirou a vida do jovem Adriano Pinto na cidade de Canaã dos Carajás na região sudeste do Pará. A fatalidade aconteceu na tarde da última terça-feira (19) de janeiro por volta das 13hs, na estrada que da acesso a projetos minerais da Vale. 
 
De acordo com informações, Adriano conduzia uma caminhonete pick-up STRADA placas KDK-8299 quando teria perdido o controle da direção a batido violentamente em um poste da rede de energia.  

Adriano que trabalhava em uma empresa de revendas de Tintas morreu na hora preso as ferragens. (Luiz Pereira)


19/01/2016
Marabá/ Homens armados voltam aterrorizar fazenda cedro  nesta terça-feira 19/01
As fotos abaixo são dos ataques do dia 12 de janeiro
Homens armados invadiram na manhã desta terça-feira (19) a Fazenda Cedro, no município de Marabá, no sudeste do Pará. Veículos e residências de funcionários da propriedade foram queimados durante a ação. Esta foi a quarta invasão ocorrida no local nos últimos três meses. A fazenda havia sido invadida pela última vez há uma semana, na madrugada do dia 12 de janeiro. 

A gerência da fazenda preferiu não gravar entrevista, mas informou que pelo menos cinquenta homens armados participaram da invasão após render os seguranças do local. 

Para o delegado de conflitos agrários Alexandre Silva, os responsáveis pelas invasões são integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estão acampados nas proximidades da fazenda.

"Com certeza são integrantes do MST que estão produzindo essas ações. Não se sabe qual o objetivo deste tipo de ação, porque o processo está encaminhando para que a área da fazenda seja destinada à reforma agrária. Não sei se o objetivo deles é pressionar o governo, porém, são atos criminosos gravíssimos que estão acontecendo na sede da fazenda e, com certeza, vão ter autores responsabilizados criminalmente pelo que está acontecendo aqui dentro", afirma o delegado.

De acordo com o coordenador do MST no sudeste do Pará, Tito Moura, informou que o movimento não apoia este tipo de ação e que o acampamento Helenira Rezende, nas proximidades da fazenda cedro, está à disposição da Polícia para as investigações. (G1/PA)


19/01/2016
Redenção/ Irmãos são presos acusados de posse ilegal de armas
Operação da Polícia Civil e Militar prendeu na tarde de segunda-feira (18), cinco integrantes de uma família, acusada de dar cobertura e esconder armas para um criminoso em Redenção.  

Raimundo Nonato Rodrigues Batista, Enesio Rodrigues Batista, José Batista da Silveira, João de Deus Rodrigues Batista e Elias Rodrigues Batista, foram presos e enquadrados nos crimes de posse ilegal de armas e associação criminosa, depois de terem sido presos na área rural de Redenção. 

A prisão ocorreu na chácara do pai dos acusados, que fica localizado na vicinal conhecida coma saída para ao ‘’Paudarquinho’’, distante a cerca de 20 km da área urbana de Redenção.   

De acordo com o delegado Antônio Miranda Neto, a prisão foi resultado das investigações feita pela Polícia Civil, que descobriu que os acusados guardavam as armas para um criminoso, cuja a identidade está sendo mantida em segredo para não atrapalhar as investigações.   

Segundo o delegado, os irmãos davam apoio e suporte para esse criminoso que comercializava as armas e dava suporte para uma facção criminosa  especializada em roubo a banco na região. 

Em poder dos criminosos a polícia encontrou sete armas de grosso calibre e um revolver de uso exclusivo da polícia e farta munição. Durante as investigações a polícia descobriu também que o acusado, Raimundo Nonato Rodrigues, havia praticado estupro contra duas sobrinhas menores de 12 e 13 anos.

Os cinco irmãos foram enquadrados no crime de posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa, enquanto que Raimundo Nonato foi atuado pelo crime de estupro. Os cinco acusados foram encaminhados para o Presídio de Redenção, na tarde de terça-feira (19). Dinho Santos   

19/01/2016 
Xinguara/ SEMOB realiza limpeza na Rua 7 de setembro
Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) começou esta semana uma ação de limpeza na Rua 7 de setembro no setor nobre em Xinguara região sul do Pará.  

A prefeitura ordenou que fosse realizada a manutenção geral da via como: Retirada de entulhos, corte de mato etc.  

O trabalho feito no local visa evitar o acúmulo de água e lixo local ideal para a proliferação do mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMATUR) também esta realizando limpeza e manutenção das vias públicas de Xinguara.(Luiz Pereira)

19/01/2016
Xinguara/ Famílias continuam acampadas em terreno particular
Um grupo de aproximadamente 300 pessoas que invadiram no último dia (09) de janeiro um terreno localizado entre o bairro Selectas e o Jardim América em Xinguara, continuam acampadas no local.

Alguns acampados fizeram em cima dos lotes demarcados pequenos barracos feitos de plástico e palhas. Eles reivindicam que a área seja desapropriada pelo poder público municipal e destinado às famílias.

O poder público disse não ter verba suficiente para aquisição do terreno cujo valor segundo informações gira em torno de R$-2 milhões de reais. 
O terreno ocupado é particular e pertence ao senhor Alair morador de Xinguara. (Luiz Pereira)

19/01/2016
São Félix do Xingu/ Prefeito João Cléber ameaça renunciar se Governo Federal insistir em retirar agricultores de área indígena
Em reunião com o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, e representantes dos Ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Agrário (MDA), o prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber de Souza Torres (PMDB), ameaçou renunciar ao mandato, caso o governo insista na retirada de agricultores da Terra Indígena Apyterewa sem oferecer a devida estrutura no Projeto de Assentamento Belauto, onde o Incra pretende instalar as famílias. 

O prefeito João Cléber, desafiou o governo a cumprir o que prometeu, fazendo de imediato casas no assentamento, levando o Luz para Todos, abrindo estradas e construindo pontes, antes de transferir as famílias para o local.  

Enquanto os políticos procuram uma solução para o conflito, Funai, Ibama, Exército e Força Nacional continuam na Terra Indígena Apyterewa, por enquanto notificando as famílias para deixarem a área pacificamente no prazo de 30 dias, em cumprimento à decisão judicial que determinou a reintegração a favor dos índios.  

Os agricultores, por sua vez, estão acampados há cerca de dez dias em frente ao acampamento dos órgãos governamentais e não mostram a menor disposição de deixar a Apyterewa sem que o governo use sua força policial. (João Carlos)


19/01/2016 
Água Azul do Norte/ Um acidente grave tira a vida de pastor
O pastor João Batista Gregório, de 58 anos de idade, que dirigia uma Congregação da Igreja Madureira em Água Azul do Norte, morreu nessa segunda-feira 18, por volta das 14:30hs, após ter a cabeça esmagada em um acidente envolvendo a moto que ele pilotava e um caminhão.  

Duas versões aponta a causa do trágico acidente, a primeira informação é de que o pastor tentou ultrapassar na PA-279 o caminhão entre um carro de passeio que estava parado, na ultrapassagem sua moto tocou no carro e ele perdeu o controle da moto e caiu debaixo do caminhão. Outra informação diz que o pastor saiu de um açougue em uma Avenida no centro da cidade e entrou de uma vez na pista sem olhar para os lados, momento em que foi atropelado pelo caminhão. 

O pastor morava na cidade de Água Azul do Norte a pouco mais de sete meses, ele era natural de Nova América no nordeste do estado de Goiás, mas morava com familiares na cidade de Redenção, que fica a uns 200 km de Água Azul, para onde teria se mudado para dirigir uma Congregação da Igreja Madureira. 

O corpo do pastor deve ser preparado em uma funerária em Água Azul do Norte e posteriormente será trasladado para cidade de Redenção onde será velado e sepultado pelos seus familiares. (Roserval Ramos)


18/01/2016
Beleza feminina á serviço da policia militar de Rio Maria 
A bela Débora Cristina Oliveira Andrade, cabo da policial militar agora faz parte do policiamento do 84º Pelotão Destacado da cidade de Rio Maria região sul do Pará.

Débora atuou durante sete anos no 17º BPM de Xinguara até ser transferida para Rio Maria por determinação do comandante do Batalhão Carajás Tenente Coronel João Luiz.

Débora Cristina é filha de militares, e natural de São Geraldo do Araguaia-PA.  Ela se formou na Escola de Formação de Praças, em Conceição do Araguaia no ano de 2007 depois de ser aprovada em concurso público. (Luiz Pereira)


18/01/2016
Xinguara/ Matriculas da rede municipal de ensino estão abertas 
A Prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa que as matrículas para o ano letivo de 2016 estão abertas em todas as unidades educacionais.

No município disponibilizamos vagas na Educação Infantil de 2 a 5 anos, no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e ainda na Educação de Adultos e Jovens.

Vale ressaltar que para matricular os alunos novatos os responsáveis devem apresentar as xerox de documentos pessoais (RG, CPF), cartão SUS, comprovante de residência, e ainda uma foto 3×4. Para as matrículas nas creches é necessário também a apresentação de xerox do cartão de vacinação.

As matrículas dos veteranos foram realizadas automaticamente, já para os novatos a secretaria informa que serão realizadas enquanto houver vagas disponíveis. Procure uma unidade educacional e realize a matrícula do seu filho (a). (ascom pmx)


18/01/2016
Xinguara/ Avenida Antônio Pedroso no Setor Tanaka recebe melhorias de infraestrutura 
As máquinas da secretaria de obras da Prefeitura de Xinguara iniciaram neste sábado (16), um serviço para melhorar a trafegabilidade na Avenida Antônio Pedroso, Setor Tanaka.

O prefeito Osvaldinho Assunção, e o secretário de obras Ivomar Ferreira, acompanharam o serviço das equipes. De acordo com o prefeito, com a obra a população terá mais conforto ao trafegar pelo trecho. “Nós iniciamos esse trabalho que já vai melhorar bastante a trafegabilidade, mas o projeto é em breve asfaltar essa parte da Avenida” disse Osvaldinho.

O secretário de obras, Ivomar Ferreira, lembra que a prefeitura tem feito o melhoramento de diversas ruas no município, sejam com pequenas ou grandes intervenções.

Ações que são observadas e aprovadas por moradores, seu Gilmar Alves, acompanha da porta de casa as ações de melhorias de infraestrutura do Tanaka. “Moro aqui desde a emancipação de Xinguara, nos últimos três anos tenho visto muitos serviços sendo realizados nesse setor. Estou feliz por poder acompanhar mais essa melhoria para o nosso Setor”, declarou o morador. (ascom pmx)


18/01/2016
Xinguara/ Motos irregulares são apreendidas pela PM no final de semana 
A policia militar do 17º BPM de Xinguara fez apreensão de varias motocicletas no ultimo final de semana, todas com algum tipo de irregularidades: como, por exemplo, documento em atraso, algumas sendo conduzidas por menores, condutores não habilitados, etc.

Os veículos apreendidos estão todos retidos no pátio do Batalhão Carajás, onde irão permanecer até que os respectivos donos se regularizem.

A PM vem realizando esse tipo de trabalho, no auxilio ao Departamento Municipal de Transito de Xinguara (DMTX).

De acordo com o comando da PM, a fiscalização vai continuar para tirar de circulação motos irregular das ruas da cidade. (Luiz Pereira)


18/01/2016
Conceição do Araguaia/ Prefeitura decide não realizar o carnaval 2016 
Na manhã desta segunda-feira (18) de janeiro, o prefeito municipal de Conceição do Araguaia, Valter Peixoto do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou durante entrevista na Radio Regional AM que o Governo Municipal não realizará o Carnaval neste ano de 2016.

De acordo com o prefeito, a decisão de não promover o carnaval este ano ocorreu por causa da crise que também afetou o município. (Luiz Pereira)

18/01/2016
Xinguara/ Nosso Jornal noticiando o sul do Pará 
Você pode adquirir a edição N. 155 do Nosso Jornal nas bancas de revista Xingu na Avenida Xingu em frente a agencia do Banco Bradesco no centro de Xinguara. 

Esta edição trás os principais acontecimentos da região sul e sudeste do Pará.
Representante em Xinguara Luiz Pereira, contato 094-992824513/ 991457250/ 992638972 (Luiz Pereira)


18/01/2016
Parauapebas/ Estreia do Programa Conte Comigo foi um sucesso  
Foi um sucesso a estreia do Programa Conte Comigo, de Mariana Chamon, na TV Correio de Parauapebas, canal 40 (SBT), no último sábado.

Muito bem editado e usando uma linguagem fácil e eficiente, a jornalista pretende mostrar a realidade das comunidades da região, expondo os problemas sociais e, o que mais importa, buscando soluções para os assuntos em pauta. O programa vai ao ar aos sábados, às 13 horas.





18/01/2016
Parauapebas/ Ex-prefeito Darci Lermen está deixando o PT
O ex-prefeito de Parauapebas (2004/2012), Darci José Lermen deverá anunciar nas próximas horas sua saída do Partido dos Trabalhadores.

O fato se dá em virtude da elevada rejeição do partido apontada nas últimas pesquisas e das constantes denúncias de corrupção a nível nacional envolvendo a legenda, além da difícil relação de Darci com a atual direção do partido no município. 

PSB, PMDB ou Rede Sustentabilidade podem abrigar Darci, que tentará voltar a sentar na cadeira mais macia do Morro dos Ventos em outubro próximo. (Zé Dudu)

18/01/2016
Xinguara/ Dono de sitio sofre tentativa de homicídio
Um homem foi esfaqueado por duas vezes na noite do último domingo (17) de janeiro por volta das 21hs. A vitima identificada como Rubens Sousa dos Santos de 37 anos de idade foi atingido por facadas no peito e no abdômen. A tentativa de homicídio aconteceu em um sitio de propriedade da vitima a cerca de 17 km do Distrito São José do Araguaia município de Xinguara. 

De acordo com os policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) de Xinguara sob o comando do 2º Sargento Hélio, o acusado de cometer a tentativa de homicídio é um homem identificado pelo apelido de “Vange”, vizinho de terra da vitima. Não foi informado o motivo da desavença entre os dois. 

A vítima foi socorrida e encaminhada fora de perigo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara por volta das 21hs. O suspeito de cometer o crime não foi localizado pela policia. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

18/01/2016
Xinguara/ Mulheres tem celulares roubados em via pública   
Mais uma vez os criminosos que praticam crimes de roubo e furto voltaram a agir.  Desta vez a ação dos meliantes foi na Avenida Orlando muraro no bairro marajoara II, tendo como vitima duas mulheres com idade de 23 e 26 anos. 

De acordo com a policia, os suspeitos se aproximaram fazendo gestos de estarem armados e roubaram dois aparelhos celulares das vitimas.  

Uma guarnição da PM do 17º BPM de Xinguara composta pelo Sargento Miguel e o soldado Sousa realizaram diligencias junto com as vitimas mais não tiveram êxito na localização dos indivíduos. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)


17/01/2016 
São Félix do Xingu/ Filha do prefeito e outras quatro pessoas são detidas durante operação da Policia Civil
A EQUIPE CAVEIRA, comandada pelo DELEGADO LENILDO MENDES SERTÃO, nos últimos dias do ano de 2015 deflagrou a OPERAÇÃO BOAS FESTAS na cidade de São Félix do Xingu - PA. 

No dia  22 de dezembro, por volta das 10 horas da manhã, o DELEGADO CAVEIRA, juntamente com Policias Civis da Superintendência Regional, após monitorarem uma "BOCA DE FUMO", no Setor Alecrim, resolveram adentrar na residência de DOMINGOS PEREIRA DA SILVA, oportunidade que encontraram algumas PEDRAS DE CRACK, momento que o mesmo recebeu voz de prisão. Vale ressaltar que, no ano de 2014, DOMINGOS  havia sido preso por tráfico de drogas e associação ao tráfico onde JALES PEREIRA DA SILVA vulgo "BOLA" era o líder de referida associação criminosa. 
No mesmo passo, ainda no dia 22/12/2015, por volta das 23 horas, a EQUIPE DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO ALTO XINGU coordenada pelo DELEGADO GABRIEL HENRIQUE e a EQUIPE CAVEIRA, com apoio da POLÍCIA MILITAR, seguiram em comboio até outro ponto de "VENDA DE DROGAS", situado nas proximidades do Setor Maginco, local onde se depararam com outro velho conhecido da Polícia: BERNARDO NASCIMENTO DE SOUSA, vulgo "BAIXINHO", preso em flagrante após ser localizada grande quantidade de DROGAS escondida em sua residência. 

Dando continuidade à OPERAÇÃO BOAS FESTAS, no dia seguinte (23/12/2015), por volta das 16 horas, a EQUIPE DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL e a EQUIPE CAVEIRA monitoravam o MOTO-TAXISTA EDUARDO EUGÊNIO RODRIGUES DA SILVA, conhecido como "Neném", quando este se dirigiu a uma chácara que fica localizada no perímetro urbano desta cidade. Ocasião que EDUARDO vulgo "NENÉM" foi preso pelos Policiais Civis no momento que entregava DROGAS para REILLE SOARES NEVES,  e assim, além da prisão do MOTO-TAXISTA, que vendia entorpecentes na modalidade DISK DROGAS, foi preso também o foragido REILLE condenado a quase 23 anos de prisão por haver cometido o crime de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. 

Ainda na chácara, os Policiais Civis adentraram na casa onde o foragido REILLE estava e no local encontraram um revólver e várias munições calibre 12. A moradora da casa, Sra ADRIANA NEVES TORRES, filha do atual Prefeito Municipal JOÃO CLEBER DE SOUSA TORRES, a qual é sobrinha de REILLE, recebeu voz de prisão e foi autuada em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e favorecimento pessoal.  

A Polícia Civil ressalta que continuará incansavelmente combatendo o crime e capturando foragidos da justiça. (Fonte Policia Civil de São Félix do Xingu)

17/01/2016
Canaã dos Carajás/ Polícia Civil prende quadrilha acusada de trafico de drogas e homicídio
Policiais civis da Delegacia da cidade de Canaã dos Carajás região sudeste do Pará, comandados pelo delegado Bruno Fernandes, prendeu na noite do último sábado (16) de janeiro uma quadrilha de traficantes. A quadrilha usava festas na cidade de Canaã dos Carajás para vender os entorpecentes. 

De acordo com a policia parte da quadrilha já havia sido presa em Parauapebas também por trafico de drogas.  
O grupo criminoso é composto por 8 integrantes sendo 5 maior de idade e três adolescentes. Os criminosos estão sendo atontado pela policia como autores do bárbaro assassinato do jovem Rafael da Silva Ribeiro, morto a golpes de pau e pedra na madrugada do último sábado (16) de janeiro. 

Na residência dos suspeitos, os policiais apreenderam 200 gramas de maconha prensada, um revolver calibre 38 com 2 munições intactas, uma quantia em dinheiro e outros objetos.  

Os criminosos maiores de idade foram identificados como: 
-Gleison Teixeira dos Santos 
- Nedson Ferreira da Silva “Vulgo Rito Rim” 
-Nelson Ferreira da Silva “Vulgo Carvenoso” 
-Paulo Cesar Ferreira Menezes “Vulgo Pé de Anjo” 
-Rogério Rodrigues de Oliveira 

Os criminosos irão responder na justiça pelos crimes trafico de drogas e associação ao trafico, formação de quadrilha, homicídio triplamente qualificado, porte de arma de fogo e munição e corrupção de menores. 

Participaram da prisão o delegado Bruno Fernandes, o investigador Cláudio e o escrivão Anderson. (Luiz Pereira com informações da PC de Canaã dos Carajás)
Rafael Ribeiro morto a pauladas e pedradas

17/01/2016
Eldorado dos Carajás/ Um Eldorado de irregularidades e falcatruas
Devassa nas contas da Secretaria de Educação revela servidores fantasmas no município de Eldorado do Carajás.

Bastou o prefeito de Eldorado do Carajás Divino Alves Campos, o Divino do Posto,ser afastado do cargo para se descobrir o que o Sintepp suspeitava: o dinheiro do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) estava sendo utilizado de forma irregular para pagamento com duplicidade para o secretário de Educação, Elias Fonseca Gomes, da mãe dele, Maria Madalena Fonseca (não mora no município) e de outras dezessete pessoas que não exercem trabalho na Semed. 

O jornal teve acesso com exclusividade à cópia da Folha de Pagamento do mês de novembro de 2015 da Secretaria Municipal de Educação, em que os 60% do Fundeb, que deveriam ser usados exclusivamente para pagamento de salários de educadores, foram empregados para pagar graciosamente o secretário de Educação, a mãe dele, entre outras pessoas que não atuam no setor educacional do município. 

Em um relatório minucioso apresentado por um servidor de carreira da Prefeitura de Eldorado e que milita diretamente na educação mostra que ao cruzar informações com as frequências das escolas e secretarias é possível comprovar que a folha de novembro, elaborada às pressas pela gestão de Divino do Posto dois dias antes de seu afastamento teve como objetivo desvios de recursos da educação através de “laranjas”, com direito a desvio de função, duplicidade de pagamento incompatibilidade de cargo e outros problemas. 

Segundo a fonte, a relação entre o prefeito com o vereador José Almeida Araújo e o secretário de Educação indicado por ele é íntima e comprometedora. O mesmo secretário recebeu pela Folha dos 40% dos recursos do Fundeb como exercício da função e professor pelos 60% com salário de (pasmem) R$ 10.146,29. 

O secretário de Educação encabeça a lista das irregularidades com duplo salário. Mas ele também deu um jeitinho e fez sua mãe, Maria Madalena da Fonseca Gomes, aparecer na Folha de Pagamento da educação, mas o curioso é que ela mora em Canaã dos Carajás e nunca atuou na educação de Eldorado. Seu salário é de R$ 4.952,01. 

Muitos outros servidores, inclusive com portaria, receberam como se fossem “professores”. Vale ressaltar que os salários dos que recebem oficialmente pelos 60% do Fundeb, no mês de novembro, ainda não havia sido paga até o dia 15 deste mês de dezembro. Apenas um grupo de privilegiados foi contemplado e os verdadeiros militantes da educação continuavam com seus vencimentos atrasados. 

Uma olhada minuciosa na folha aponta para a existência de salários bastantes elevados comparados aos demais servidores daquele município relativamente pequeno. 

Também é de espantar o fato de José Almeida Araújo, vereador e correligionário do prefeito afastado Divino do Posto ter recebido salário do Fundeb sem nunca ter dado aula na cidade. 

Lorena Santiago Sousa, Anderson Costa Cavalcante, Anamar Vaz da Mata e Lindalva Pereira Barbosa estavam lotados na Secretaria de Educação, recebiam pelos 40% do Fundeb, mas não constavam na frequência da Semed. Esta última, por sinal, estaria residindo no Estado do Rio Grande do Norte. 

Há casos de servidores que atuam em outras secretarias do município, mas que recebiam pela folha do Fundeb, o que é proibido por lei federal. É o caso de Raquel da Silva Ribeiro, que atuava no controle interno, mas recebia salário pela educação; Érica Aparecida Costa, que atuava na Secretaria de Administração, todavia ganhava seu salário pela Semed. 

E ainda o curioso caso de Keylla Crisllany de Freitas Matias, que seria uma técnica de enfermagem que mora em Serra Pelada, mas que estava lotada e recebia pela Secretaria de Educação de Eldorado do Carajás. Esta servidora seria um acordo do próprio Divino do Posto para mantê-la com recursos da Educação. 

O grupo que preparou o dossiê ficou de ingressar com a denúncia também no Ministério Público Estadual e na Procuradoria da República em Marabá, uma vez que os recursos do Fundeb são federais.

MPE vai apurar denúncia de funcionários fantasmas: Diante da denúncia das irregularidades apontadas pelo Sintepp, o promotor de Justiça de Eldorado do Carajás, Josiel Gomes da Silva, instaurou procedimento preparatório para apurar os fatos da representação formulada pelo sindicato.

O Sintepp, por intermédio de seu coordenador geral no município, Willer Rodrigues de Paula, havia denunciado ao Ministério Público a existência de 16 supostos professores fantasmas, supressão ilegal de gratificações de hora atividade, quebra de compromisso no pagamento de retroativos, dever de apresentar documento, contracheque on line e portal da transparência no site do município de Eldorado. 

“São várias as irregularidades desses professores fantasmas que nunca pisaram na escola, deixando de exercer a atividade designada, bem como desvios de função, acúmulo de função, combinações políticas, entre outras”. 

Sobre o rompimento do compromisso assumido, o Sintepp denunciou ao MP que o prefeito Divino do Posto havia se comprometido em pagar, de forma parcelada, a dívida do município referente a vários direitos dos educadores que não foram pagos pela gestão anterior, inclusive salário de dezembro e 13º de 2012. 

Prefeito Divino nega denúncias e diz que é perseguido: Procurado pela Reportagem do CORREIO para comentar as denúncias do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública) de Eldorado do Carajás, o prefeito afastado, Divino Alves Campos, o Divino do Posto, disse que tinha conhecimento do teor das denúncias, mas garante que não há provas. “Estou sendo muito martirizado por conta desse afastamento”, avalia, dizendo que se as denúncias forem verdadeiras, que sejam apresentadas ao Ministério Público para uma investigação séria. 

Além de não reconhecer as supostas irregularidades, Divino do Posto disse que se alguém fez coisa errada durante sua gestão, que seja responsabilizada. Sobre o duplo salário do secretário de Administração, Wagner, ele justificou que Wagner era, também, professor concursado e dava aulas à noite, o que é legal, recebendo dois salários. “Inclusive, ele continua lá como secretário na gestão provisória, e não foi afastado. É sinal que esse fato é legal”, avalia.

Divino do Posto foi afastado em maio de 2015 pela Justiça e voltou em 10 de agosto do mesmo ano. Depois, em 2 de dezembro, foi afastado de novo e continua fora do cargo, enquanto seu vice, Francis Lopes, é quem faz a gestão atual do município. “Aqui está uma confusão depois que esse senhor assumiu. Não pagou até agora os salários de dezembro e nem o décimo terceiro salário. Alguém tem de responsabilizá-lo”, propaga. 

Elias Fonseca, secretário de Educação da gestão de Divino do Posto, foi procurado pelo Jornal por telefone. Atendeu, disse apenas que tinha conhecimento do teor das denúncias por alto, mas quando foi questionado sobre os pagamentos de salários para sua mãe, a ligação caiu misteriosamente e depois o telefone aparecia como desligado. 

A Reportagem do CORREIO tentou contato também com o vereador José Almeida Araújo, mas seu telefone direcionava para a Caixa Postal. Os outros denunciados não foram encontrados para se defender das denúncias. (Reportagem de Ulisses Pompeu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.