terça-feira, 24 de maio de 2016

24/05/2016
Xinguara/ Prefeitura realiza primeira Semana do Bebê
Teve inicio em Xinguara as primeiras ações da Semana do Bebê promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). De 23 a 27 de maio, esta é a primeira vez que o município realiza a Semana do Bebê.

A programação conta com diversos serviços como palestras, campanhas de vacinação, orientações entre outras ações. As atividades são desenvolvidas nos PSF (Posto de Saúde da Família) e creches municipais. Ontem (23) pela tarde, aconteceu a abertura no  HMX (Hospital Municipal de Xinguara), o prefeito, Osvaldinho Assunção, juntamente com o vice-prefeito, Raimundo Mototáxi, e a primeira dama, Fátima Assunção, entregou a chave da cidade para o primeiro Bebê Prefeito de nosso município o pequeno João Pedro Batista.

A Semana do Bebê é realizada desde 2000, quando teve sua primeira edição no Rio Grande do Sul, mas já passou por diversos municípios brasileiros e agora, em 2016, chega a Xinguara. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância com foco no incentivo à relação “mãe-bebê”, às boas relações familiares e o acesso aos direitos à saúde, educação, esporte e lazer para este público. (ascom pmx)

24/05/2016
Xinguara realizou a 6ª Conferência Municipal da Cidade
A Prefeitura de Xinguara, por meio da Secretaria Municipal da Cidade, promoveu no último sábado (21), no centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa de Xinguara, a 6ª Conferência Municipal da Cidade.

No ato, foram debatidas questões relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade tendo como foco principal o debate sobre a função social da cidade com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” e como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. 

O secretário municipal da cidade, Francisco George, abriu a Conferência. Na oportunidade ele ressaltou a importância do evento. “É nesse encontro que vamos traçar diretrizes para o desenvolvimento do nosso município. Aqui trazemos nossas opiniões para podermos construir uma Xinguara cada vez melhor”. (ascm pmx)


24/05/2016
Arsenal volta a cair nas malhas da Polícia Militar de Casa de Tábua
Com varias passagem pela Delegacia de Polícia Civil de Casa de Tábua, o pescador Agenor da Conceição Ramos, 53 anos, conhecido como " Arsenal", voltou a ser a preso pela Polícia Militar na noite do último sábado (22), no Distrito de Casa de Tábua, pela acusação de sempre, trafico de drogas.  
A prisão ocorreu depois que a guarnição militar que fazia o trabalhando de ronda pelas ruas do distrito, avistou o acusado em atitude suspeita em uma casa abandonada na Rua Itamaraty, no Setor Belo Vista, conversando com uma mulher que já havia sido conduzida para a delegacia pela acusação de uso de entorpecente.  

Os policiais resolveram abordar o casal suspeito, para a surpresa dos policiais, o homem suspeito era Arsenal, que já havia sido preso varias vezes pela PM de Casa de Tábua. 

Na rápida revista nos bolsos do acusado, os policiais encontraram 06 petecas de crack e R$ 72 reais e um cachimbo usado por usuários para consumir drogas. ‘’Arsenal’’, ainda argumentou com os policiais dizendo que a droga não era para venda e sim para o seu consumo, mas os policiais não se comoveram com a explicação e conduziram o acusado para a Delegacia de Polícia Civil, onde o mesmo foi autuado pelo crime de tráfico de drogas. (Dinho Santos)

24/05/2016
Sapucaia/ PM prende homem acusado de ameaçar companheira com revolver
Arma apreendida pela PM
Policiais militares do 85º Pelotão Destacado de Sapucaia prenderam em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e ameaça, na última quinta-feira (19) de maio por volta das 21hs, José Vaz da Silva de 56 anos de idade. 

Segundo a policia, José Vaz, é acusado de ameaçar de morte com um revolver calibre 38, sua companheira, Maria da Paixão Conceição Lima de 25 anos, que acionou os policiais relatando os fatos.  

Uma guarnição da PM composta pelo 2º Sargento Telles e os soldados Bruno e Keyllor, saiu em diligencia, localizaram o homem em um BAR na Avenida Flor da Mata no centro de Sapucaia. No local os policiais encontraram de posse do senhor José Vaz, um revólver calibre 38 municiado com cinco munições intactas. 

Diante dos fatos o mesmo recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, para a lavratura do auto de prisão em flagrante. (Luiz Pereira com informações da PM de Sapucaia) 

24/05/2016
Prisão de agressores de menor é decretada pela Justiça de Xinguara

Há um mês um pai vivi momentos de angustia após ter o filho de 15 anos de idade brutalmente espancado e torturado por três homens, o garoto foi pego por engano pelos homens que queriam recuperar alguns objetos que haviam sido furtados de uma residência. O sofrimento da família do jovem começou no dia 24 de abril, dia em que o crime aconteceu em Xinguara. 

Gilmar Mendonça, pai do adolescente que viveu momentos de terror, por ser bem relacionada na cidade conseguiu com que a imprensa não divulgasse o ocorrido enquanto a prisão dos agressores fosse decretada pela Justiça. Agora que a prisão dos três foi expedida e Romário, Ruberval e Jucilei se tornaram fugitivos, Gilmar pede ajuda para que os agressores do seu filho sejam presos. 
Entendam o caso: O caso aconteceu por volta 19:40hs, do dia 24 de abril, quando dois homens em uma moto abordou o adolescente nas proximidades de sua residência, na Rua das Chácaras no Setor Chácara e posteriormente o colou em um carro preto que estava esperando estacionado no pátio de um posto de combustível da cidade.  

Nossa reportagem falou com o pai do garoto no dia seguinte quando registrava o boletim de ocorrência na delegacia de polícia civil de Xinguara. Transtornado Gilmar contou como tudo aconteceu, “por volta das 21:00hs, recebi uma ligação da minha ex-mulher com a qual tenho dois filhos, na ligação ela desesperada pedia que eu fosse até a UPA, pois nosso filho mais velho estava muito machucado, ao chegar naquela unidade me deparei como meu filho com o rosto irreconhecível, após ele ser liberado pelo médico fomos para a casa de sua mãe, onde passei a pergunta-lo o que havia acontecido, ele só falava que tinha sido um assalto, mas a historio que ele contava não batia com a situação, até que após muita insistência ele contou a verdade”, disse Gilmar. 

“Segundo ele os dois homens da moto colocou uma arma em suas costas e fez com que ele subisse na garupa da motocicleta, depois o colou em um carro onde estava o terceiro elemento e começaram a rodar pela cidade, ele disse que os homens batiam nele o tempo todo e perguntava, cadê as coisas da minha irmã que você roubou, cadê a televisão da minha irmã e ele sem poder levantar a cabeça só respondia, moço eu não sou ladrão não vocês estão enganados olha o meu celular que vocês vão ver que não sou a pessoa que vocês pensam que sou”, relatou o pai o garoto. 

Em um determinado momento um dos elementos resolveu olha o celular do menino, quando viu que se tratava da pessoa errada disse aos outros, cara pegamos o menino errado esse aqui é o filho do Gilmar e da Dorilene. Ao perceber o engano os homens levaram o adolescente e deixaram próximo de sua casa, mas antes de liberar o garoto os homens ameaçaram dizendo, se você contar que pegamos você enganado a gente vai matar seu pai, sua mãe e seu irmão, você vai dizer que foi um assalto e para simular o tal assalto eles levaram o celular do menino, por isso que o garoto demorou a contar a verdade ao seu pai. 

Gilmar Mendonça procurou a delegacia de Polícia Civil, onde encontrava-se de plantão o delegado José Orimaldo Farias, o pai em lágrimas relatou o ocorrido com seu filho. Após ouvir tudo o delegado determinou aos seus investigadores que iniciasse uma investigação, de posse das informações os investigadores começou a buscar pessoas para serem ouvidas sobre o caso, um dos agressores chegou a ser ouvido, mas como não havia provas foi liberado através de sua advogada. 

No final do dia outro suspeito foi detido, Ruberval que já tinha passagem pela polícia ao ser interrogado assumiu ter participado do espancamento do garoto, mas ele disse que não estava sozinho e contou ao delegado quem era os outros dois que estava com ele, Ruberval apontou Romário e Juciley como sendo seus comparsas, ele disse também que foi convidado por Romário para participar da ação criminosa. 

Quando Ruberval chegou detido na delegacia, Romário que tinha sido ouvido mais cedo tinha retornado a pedido do delegado para responder mais algumas perguntas sobre o caso, só que ao ver seu comparsa chegar com os policiais tratou de ir embora, disfarçadamente ele simplesmente desapareceu da delegacia.
Segundo o delegado os agressores podem responder por vários crimes, por exemplo: sequestro, cárcere privado, tortura e roubo “Como os agressores não estavam mais em situação de flagrante não tinha como mate-los presos, eu comuniquei o fato ao Juiz, fiz o pedido da prisão preventiva dos três agressores do menor, disse o delegado Orimaldo. (Por Roserval Ramos)

24/05/2016
Cumaru do Norte/ PC prende suspeitos de sequestrar e matar pecuarista
A Polícia Civil do Pará prendeu três homens acusados de envolvimento no sequestro seguido de morte do pecuarista Nasçon Evangelista do Nascimento, em cumprimento a mandado de prisão, nesta segunda-feira (23). A vítima foi sequestrada de dentro de sua fazenda, na zona rural de Cumaru do Norte, sul do Estado, em 8 de novembro do ano passado. 

Foram presos dois acusados no Pará, um deles era policial militar. O terceiro preso foi encontrado no estado do Mato Grosso. Segundo a Polícia, ele confessou a autoria do crime em depoimento. Com ele, a arma usada para matar o pecuarista foi apreendida. 

De acordo com o delegado Fernando Bezerra, da Divisão de Homicídios, a vítima foi levada por cinco homens no próprio carro, de dentro da propriedade rural do pecuarista. Dois dias após o sequestro, a caminhonete da vítima foi encontrada queimada no Mato Grosso, porém o corpo de Nasçon não foi encontrado. (G1/PA)

23/05/2016
Xinguara/ Mulher sai pra Rua, deixa filha de 4 anos trancada em casa e acaba presa
Uma mulher foi presa em flagrante na manhã da última sexta-feira (20) de maio por volta das 09hs, após deixar a filha de 4 anos sozinha trancada em casa e sair pra Rua antes do amanhecer do dia com seu companheiro. A mulher foi identificada como Andresa da Silva Rodrigues. 

Conforme informações lavradas no Boletim de Ocorrência Policial, uma equipe da Policia Militar de Xinguara composta pelo 2º Sargento Dionísio e o soldado Vieira, receberam uma denúncia de vizinhos, de que havia uma criança trancada sozinha em uma residência na Rua Valdez Divino Dutra no bairro Marajoara II.  

Ao chegar ao local os policiais se depararam com o imóvel trancado e com ajuda de populares arrebentaram a janela e entraram. Dentro da residência encontraram a criança assustada, suja e chorando muito. 

Os militares foram até um bar onde foi informado que a mãe estaria bebendo com seu companheiro, porém a mesma já havia saído.  

Retornando para a residência, os policiais prenderam Andressa que havia acabado de chegar ao imóvel. Em seguida, Andressa foi levada para a Delegacia de policia Civil de Xinguara. O caso foi configurado como abandono de incapaz. 

Já a criança foi encaminhada pelo Conselho Tutelar para casa de apoio a menor em situação de risco, onde receberá todo atendimento necessário. (Luiz Pereira)


23/05/2016
Redenção/ Ladrão foi agarrado carregando botijão de gás na via pública
Uma guarnição da Polícia Militar de Redenção composta pelo sargento R. Luz e soldado Deilson, prendeu na noite do domingo (22) maio, um arrombador de residência, carregando o produto furtado nas costas.   

Maykson Leandro dos Santos, 25 anos, foi agarrado pelos policiais na Rua Alacilândia, as proximidades do Posto Redenção, quando transitava pela via pública carregando um botijão de gás de cozinha nas costas. Como o gatuno já é um velho conhecido dos polícias ficou fácil saber que ele havia furtado o botijão de alguma residência.  

Durante uma conversa com o sargento R. Luz, o acusado confessou que havia furtado o botijão que ainda estava lacrado, de uma residência localizada no Setor Morada da Paz.  O larápio foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime de furto. (Dinho Santos)

23/05/2016
RIO MARIA: Audiência analisou mais de 100 ações
A Comarca de Rio Maria Realizou, na ultima sexta-feira 20 de maio, a maior audiência de conciliação de sua História e uma das maiores do estado do Pará.
Mais de 100 pessoas participaram da audiência dentre herdeiros e credores interessados, além da Fazenda Pública municipal, estadual e federal no espólio Elias Fillus Bay, falecido em setembro de 2013. 

De acordo com, Edivaldo Saldanha, Excelentíssimo senhor Juiz de Direito da Comarca de Rio Maria, o objetivo da sessão foi viabilizar o acordo para conciliação e por fim em diversos processos que dizem respeito ao patrimônio deixado pelo falecido Elias Fllus Bay. 

A Audiência que aconteceu no prédio da Câmara Municipal de vereadores de Rio Maria durou cerca de 10 horas e contou com a participação de 08 advogados que defenderam os interesses de seus clientes.

Cerca de 85 % dos processos tiveram uma pré conciliação, segundo Edivaldo Saldanha, os processos julgados na audiência levariam de sete a oito anos, mas com o esforço do poder judiciário, com colaboração dos profissionais advogados e dos interessados pôde se dá mais agilidade aos processos e encaminhar para uma sentença final. [Beto Siqueira Radialista com informações do Poder Judiciário]


GIRO POLICIAL
23/05/2016
Xinguara/ PM prende dupla de jovens com motos furtadas
Dois homens foram presos acusados de crimes de roubo de veículo em Xinguara na tarde do último sábado (21) de maio. Em poder da dupla, foram apreendidas duas motocicletas. 

As prisões de Josimar Vogado da Silva e Robson Barreira da Silva (Picolé) aconteceram na tarde do último sábado (21) de maio, depois que os policiais receberam uma denuncia anônima, sobre dois indivíduos em atitude suspeita em uma casa na Rua João Luiz no bairro Itamaraty. 

A dupla foi surpreendida por uma equipe da PM de Xinguara formada pelo Sargento M. Santos e o soldado Pantoja Jr. quando se encontravam nos fundos de uma residência abandonada. No local os militares encontraram duas motocicletas uma NXR BROSS placa QDD 7021 e uma CG TITAN cor preta placa QDE 4474.  

De acordo com informações policiais, a moto NXR BROSS havia sido furtada quando estava estacionada em frente à residência do dono na noite da última sexta-feira dia 20. 

Segundo a policia, um dos presos, Robson Barreira (Picolé) já tem passagens pela policia por crimes de roubo e furto.  

Os suspeitos juntamente com as motocicletas foram apresentados na Delegacia de Policia Civil de Xinguara onde foram autuados em flagrante pelos crimes cometidos.  (Luiz Pereira)


23/05/2016
Xinguara/ PM recupera motocicleta que havia sido furtada em festa
A policia Militar (PM) de Xinguara recuperou na tarde do último domingo (22) de maio, uma motocicleta que havia sido furtada em frente uma casa de seresta no bairro Marajoara I. 

A motocicleta POP-100 de cor vermelha de placa OFL 8498, que havia sido furtada quando estava estacionado em frente o local da festa. O furto do veículo teria ocorrido na madrugada do último domingo 22 por volta das 03hs. 

A moto foi encontrada nas proximidades do Clube dos 50 na Rua 03 no bairro Itamaraty em Xinguara. Ninguém foi preso. (Luiz Pereira)

23/05/2016
Redenção/ Adriana é absolvida da acusação de arquitetar a morte do marido
Adriana Carneiro Queiroz, acusada de arquitetar a morte do próprio marido, o cabo PM, José Fernando Araújo Queiroz, foi absolvida em júri popular realizado no Fórum de Justiça de Redenção. 

Cabo Queiroz, de 50 anos na época do crime, lotado no Batalhão da PM de Redenção foi assassinado com um tiro no rosto, numa quinta-feira, 17 de julho de 2014, por volta das 19 horas, em frente à sua casa, no bairro Alto Paraná, em Redenção. 

Na época, a principal suspeita de ser a mandante do crime foi sua esposa, Adriana Carneiro Queiroz, de 38 anos, na época do crime. Ela foi presa, pois no celular dela aprendido na época pela policia, havia mensagens onde ela estaria conversando com o assassino, que segundo a polícia seria amante dela. As mensagens diziam: "vou sair de casa e você entra e mata ele". 

No julgamento, os advogados de Adriana conseguiram convencer os jurados da sua inocência, ou seja, as provas não foram suficientes para acusá-la como mandante do crime. (Otavio Araújo)

23/05/2016
Ônibus da Transbrasiliana é assaltado na rodovia PA-279
Na noite da última quinta-feira (19) de maio, por volta das 23hs, um ônibus da empresa Transbrasiliana foi assaltado na PA-279, nas proximidades da lanchonete “Casa Branca” no município de Água Azul do Norte. 

De acordo com a policia, indivíduos armados pararam o ônibus, e obrigaram o motorista seguir para uma estrada vicinal onde efetuaram o roubo. Todos os passageiros tiveram seus pertences roubados. 

De acordo com a Polícia militar, os assaltantes levaram cerca de R$ 1.650,00 em dinheiro, 10 aparelhos celulares, joias, relógios, talões de cheque e cartões de banco. Ninguém ficou ferido. Os criminosos fugiram sem serem identificados. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

23/05/2016
Xinguara/ PM prende jovem com moto adulterada e droga na PA-279
Um jovem de 18 anos residente em São Geraldo do Araguaia-PA foi preso com uma moto adulterada na noite da última sexta-feira (20) de maio por volta das 23hs. O homem foi abordado pelo Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar de Xinguara, no km 40 da PA- 279 sentido Água Azul do Norte. 

Com o suspeito, os policiais encontraram, uma quantidade de uma substancia aparentando ser cocaína. Além disso, ao consultar a situação da moto que o acusado conduzia, os policiais constatou que a placa do veículo era adulterada. A motocicleta CG FAN 125 placa OTM 2066 foi apreendida. 

Diante da adulteração, o homem foi preso e conduzido junto com a moto e a substância que estava em sua posse para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)


23/05/2016
População do Distrito Rio Vermelho ganha novo Posto de Saúde
A Prefeitura Municipal de Xinguara, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou no último sábado (21), o Posto de Saúde da Família, Valdemar Melo.  A inauguração contou com a presença do prefeito, Osvaldinho Assunção, vereadores, secretários municipais, além da população e equipes de saúde do município.

O trabalho será realizado em um espaço amplo e conta com consultório medico, salas de vacinas, procedimentos, enfermagem, odontologia, esterilização, observação, farmácia, acolhimento, escovódromo, observação, almoxarifado, recepção, reunião, copa, cozinha e banheiro adaptado para deficientes físicos.

“Nós estamos avançando em saúde de qualidade, o PSF Valdemar Melo foi construído pensando em proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do distrito e de toda região” disse Osvaldinho Assunção, prefeito. (ascom pmx)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.