domingo, 11 de dezembro de 2016

16/12/2016
Índios bloqueiam entrada de mineradora em Ourilândia do Norte
Indígenas bloqueiam desde a manhã desta sexta-feira (16) a entrada do projeto minerador Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará. Os funcionários foram impedidos de passar pelos manifestantes.

Os índios denunciam que o projeto de exploração de níquel descumpriu medidas de compensação, que deveriam ser realizadas desde 2005 para beneficiar aldeias Xikrin e Kaiapó. A mineradora Vale, responsável pelo projeto, ainda não se posicionou sobre a interdição. (G1-PA)

16/12/2016
Pau D `Arco/ Duplo homicídio na zona rural

Vitima
Duplo homicídio foi registrado na zona rural do município de Pau D Àrco, no local conhecido por Las Casas, onde um homem e uma mulher foram assassinados. 

A Polícia Militar foi acionada na manhã desta sexta-feira (16) de dezembro e verificou que um homem foi morto dentro do carro e uma mulher teve a cabeça quase esmagada por, possivelmente, uso de um facão. 

A Polícia Civil irá investigar o duplo homicídio. 
Um carro, Corsa Classic, placa JVR 027 do município de Rio Maria (PA), foi encontrado no local. (Otavio Araújo)

16/12/2016
Polícia Militar prende em Tucumã foragido da cadeia pública de Xinguara
Na madrugada desta sexta-feira (16), por volta das 06hs, policiais militares do 36º Batalhão da Policia Militar de Ourilândia do Norte, realizaram na cidade de Tucumã, a prisão de Leandro da Silva Amorim, foragido da Cadeia Pública de Xinguara, onde cumpria pena por Homicídio. 

De acordo com a Policia, Leandro Amorim é um dos cinco presos que fugiram da DEPOL de Xinguara na madrugada do último dia 12 deste mês de dezembro.  

O foragido foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, onde será recambiado para Xinguara. 

Participaram da prisão, o 2º sargento Miguel, cabo Navarro e o soldado Luiz Rafael e Giovane, lotados no 36º Batalhão da PM de Ourilândia do Norte. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

16/12/2016
PM do Distrito Rio Vermelho recupera moto roubada

No inicio da madrugada desta sexta-feira (16) de dezembro uma equipe da Policia Militar do Distrito Rio Vermelho município de Xinguara, composta pelo Sargento Navarro e o soldado Galdino,  fazia ronda quando avistou um homem em uma moto na PA-477 que da acesso ao município de Piçarra na região sudeste do Pará.   

De acordo com a Policia, o condutor ao perceber a aproximação da viatura policial empreendeu fuga e aproximadamente 7 km do Distrito o mesmo abandonou a moto e entrou no mato na fazenda Surubim, não sendo possível a sua captura. Anda segundo a policia após averiguação no veículo foi constatado que o havia um registro de roubo/furto na base do DETRAN. 

A moto uma NXR BROSS 150 ano 2011 cor preta placa NSZ 7944 de Soure-PA, vai ser apresentada na Delegacia de Policia Civil de Xinguara nesta sexta-feira 16. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

16/12/2016
CIDH condena Brasil por trabalho escravo em fazenda no município de Xinguara
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) informou nesta quinta-feira (15) que condenou o Brasil por permitir que 85 trabalhadores fossem submetidos a condições de escravidão e tráfico de seres humanos na Fazenda Brasil Verde, localizada no município de Xinguara no sul do Pará. Os trabalhadores foram libertados do local no ano 2000. 

A CIDH determinou na sentença que "o Estado brasileiro não demonstrou ter adotado medidas específicas e nem ter atuado com a devida diligência para prevenir a forma contemporânea de escravidão à qual essas pessoas foram submetidas, nem para pôr fim a essa situação". O tribunal ordenou ainda medidas de reparação que incluem a retomada da investigação do caso e o pagamento de indenizações aos trabalhadores afetados.
Em março de 2000, dois jovens fugiram da fazenda e denunciaram a situação ao Ministério do Trabalho, que organizou uma inspeção em que os empregados da propriedade manifestaram seu desejo de sair.

A fiscalização verificou a situação de escravidão dos trabalhadores, que eram recrutados nas zonas mais pobres do país e levados à fazenda, onde tinham suas carteiras de trabalho retidas e eram obrigados a trabalhar 12 horas ou mais, com uma pausa de meia hora para almoçar, durante seis dias por semana. 

Além disso, dormiam em redes em cabanas precárias e sem eletricidade. A alimentação era insuficiente, de má qualidade e eram descontada de seus salários, segundo a denúncia apresentada à Corte. 

O tribunal destacou que o conceito de escravidão e suas formas análogas evoluíram. Atualmente, não se limita à propriedade sobre as pessoas, mas se define pelo controle de um sobre o outro, "chegando a se equiparar com a perda da própria vontade ou uma diminuição considerável da autonomia". (Fonte G1-PA)

15/12/2016 
Xinguara/ PM encontra em matagal uma TV furtada de residência
Uma guarnição da Policia Militar do 17º BPM de Xinguara composta pelo 2º Sargento Gilvan e o soldado Borges, recebeu uma informação que uma casa tinha sido arrombada no setor Frei Henri (Setor dos Carroceiros). 

Os agentes se deslocaram até o endereço informado aonde a vitima uma mulher de 31 anos, relatou que subtraíram de sua casa um aparelho de TV ADC de 24 polegadas, uma porta cédulas com documentos pessoais e uma importância em dinheiro de 150,00. 

Os Militares com seu tirocínio policial fez diligencia nas proximidades da residência da vítima e constatou que o mato ao redor da casa estava batido de pegadas, foi então que os policiais localizaram a TV embrulhada em uma toalha de banho. 

Os policiais devolveram o aparelho à proprietária e orientaram a mesma a registrar um Boletim de Ocorrência na DEPOL de Xinguara. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

15/12/2016
Redenção/ Número de passageiros é pequeno e voos podem parar 
Essa semana o Prefeito de Redenção, Iavé, conclamou as autoridades e população em geral para se utilizarem da empresa Piquiatuba para viajar de Redenção para Marabá e Belém.

“Foi uma luta árdua de todos nós para conseguirmos um voo de Redenção para Belém, porém agora a empresa poderá cancelar a linha aérea por falta de passageiros. Prefeitos e vereadores da região seriam importantes usarem essa linha aérea para se deslocarem de Redenção para Marabá e Belém”, cita o gestor municipal, Iavé. 

CONTATOS 
www.piquiatuba.com.br ou ligue na agência Céu e Mar, em Redenção (94) 99151 0312 e veja os horários e preços dos voos nas segundas-feiras e aos sábados. (Otávio Araújo)

15/12/2016
Xinguara/ Loja de roupas é arrombada e várias peças são furtadas 
Uma loja de roupas localizada na Rua 05 no bairro bela vista em Xinguara, foi arrombada por um grupo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (15) de dezembro por volta das 03hs. 

Uma equipe da Policia Militar prendeu um jovem de 19 anos de idade e apreendeu três adolescentes suspeitos de participação do arrombamento. Todos foram apresentados na DEPOL de Xinguara. 

A proprietária relatou no Boletim de Ocorrência (B.O) registrado na tarde desta quinta-feira 15, na Delegacia de Polca Civil de Xinguara, ao delegado Dr. Luiz Antônio, que estava dormindo em sua residência que fica localizada em frente à loja, quando ouviu um forte barulho, ao sair avistou  a porta de vidro do estabelecimento quebrada e que várias peças de roupas tinham sido levadas pelos infratores. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

15/12/2016
Prefeito Osvaldinho Assunção recebe do TCM-PA Selo gestor transparente
Nesta quarta-feira, 14 de dezembro, o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção,  recebeu do TCM-PA, um dos principais responsáveis por fiscalizar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Selo Gestor Transparente. O evento promovido pelo o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público  e a Universidade Federal do Pará (UFPA) foi realizado no Auditório Alacid Nunes, do TCM-PA, em Belém.  

De acordo com o TCM-PA,  dos 144 municípios que assinaram o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG/2016), apenas  Xinguara e mais 15 Prefeituras e 8 Câmaras Municipais atingiram 100% dos níveis I e II do TAG/2016, pelo qual se comprometeram a cumprir a Lei de Acesso à Informação (LAI). O termo garante a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a qual institui a obrigatoriedade de criação e manutenção do Portal da Transparência. 

Ao proceder a entrega do Selo Gestor Transparente aos ordenadores de despesas de prefeituras e câmaras municipais que cumpriram 100% dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) o conselheiro Cezar Colares, presidente da Corte de Contas, ressaltou que  é importante reconhecer aquelas prefeituras e aquelas câmaras municipais, que se destacaram e implantaram seus sites transparentes, sabemos que o descumprimento do Portal da Transparência causa punições serias, então é importante reconhecer aqueles que se empenharam e alcançaram as metas, concluiu. 

Várias autoridades participaram do evento, entre elas o procurador de justiça, Nelson Medrado. O prefeito Osvaldinho Assunção falou da satisfação em estar recebendo o Selo e da transparência realizada na sua gestão em Xinguara. “Nós sempre buscamos trabalhar com a transparência, por isso, assinamos e concordamos com a TAG proposta pelo TCM-PA e hoje estamos satisfeitos em receber esta premiação por atingir 100% das metas estabelecidas” disse Osvaldinho. (Ascom/PMX)

15/12/2016
Xinguara /PM prende condutor e recupera motocicleta furtada em Palmas-TO
A Polícia Militar (PM) de Xinguara prendeu em flagrante na manhã desta quinta-feira (15) de dezembro, Delvando Sousa Santos de 38 anos de idade natural de Itupiranga na região sudeste do Pará, conduzindo uma motocicleta com restrição de roubo/furto. 

Uma guarnição da PM do 17º BPM composta pelo Cabo Alex Oeiras e o soldado Ronaldo executava patrulhamento de rotina na BR-155 saída para Rio Maria, quando resolveu abordar o condutor de uma moto HONDA CG FAN cor vermelha placa MVN 1256 de Palmas-TO. 

Após abordagem e ao realizar consulta via aplicativo SINESP-CIDADÃO, os militares constataram que o veículo possuía restrição de roubo/furto registrada na cidade de Palmas-TO.  

Delvando recebeu voz de prisão e foi conduzido juntamente com a motocicleta para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara para as medidas legais. 

O furto: Nossa reportagem entrou em contato com o proprietário do veículo morador de Palmas-TO. Segundo ele na tarde do último sábado (09) de dezembro chovia muito forte, motivo que teria deixado a moto estacionada em frente a casa e fechado o portão, quando retornou após a chuva, a moto já não estava mais no local. 

A vitima disse que no próximo sábado dia 17 vai vim buscar seu veículo em Xinguara. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)
Delvando- suspeito
Cabo Alex Oeiras
Soldado Ronaldo

15/12/2016
Xinguara/ Bar é arrombado e objetos são furtados no Distrito São Francisco
Um estabelecimento comercial (Bar dos Amigos) localizado no Distrito São Francisco Município de Xinguara, foi invadido e teve objetos furtados durante a madrugada da última quarta-feira (14) de dezembro. 

O proprietário do bar relatou aos policiais militares, que ao entrar no estabelecimento pela manhã sentiu falta de vários objetos e que suspeitava de três jovens moradores do Distrito.  

Uma guarnição da polícia militar do Distrito saiu em diligencia encontrando os três suspeitos em uma residência. Renato Silva de 24 anos foi preso e dois adolescentes de 16 e 14 anos apreendidos. Com eles foi recuperado parte dos objetos furtados. 

Os três suspeitos foram apresentados juntos com uma motocicleta POP- 100 cor preta sem placa, na Delegacia de Policia Civil de Xinguara para as medidas legais.  (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

15/12/2016 
Escolas estaduais pedem material escolar para matricular alunos em redenção
Moradores denunciam a exigência de material escolar para matricular alunos em escolas estaduais no município de Redenção, no sudeste do Pará. 

Algumas escolas estariam exigindo a apresentação do material escolar no ato da matrícula. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disse que não cobra qualquer tipo de taxa para as matrículas e vai apurar a situação. 

Em nota, a Seduc informou que materiais de expediente devem ser comprados pela própria escola com recursos de programas federais e que não cobra qualquer tipo de taxa e que vai apurar a situação ocorrida nas escolas de Redenção. (Fonte G1-PA)

14/12/2016 
Xinguara/ Polícia Civil e Militar realiza vistoria nas celas carcerárias da DEPOL
Agentes da Policia Civil e Policia Militar realizou na tarde desta quarta-feira (14) de dezembro, uma operação “Pente Fino” nas celas carcerárias da delegacia de Xinguara. 

Todos os presos foram retirados das celas para uma varredura em busca qualquer material ilícito que venha facilitar a fuga dos detentos. 

Durante o trabalho de vistoria, foram encontrados quatro aparelhos celulares, quatro pedaços de cegueta (serra) e dois carregadores de celulares. 

Os objetos apreendidos foram apresentados ao delegado de plantão para as medidas legais.  

Participaram da operação, o 2º Sargento Davi e os soldados Charles e Mesquita do Grupo Tático Operacional (GTO), os soldados Laércio, Fábio e Adriano da ROCAM e os soldados Bispo e Campelo do MIKE ARÉA I e policiais civis de Xinguara. (Luiz Pereira)

14/12/2016
Xinguara/ PM encontra moto abandonada em via pública
Na tarde desta quarta-feira (14) de dezembro por volta das 17hs, uma equipe da Policia Militar comandada pelo 2º Sargento Filho, encontrou abandonada na Rua Minas Gerais esquina com a São Geraldo no bairro TANAKA I, uma Motocicleta Honda POP-100 cor preta sem placa. 

De acordo com testemunhas, a motocicleta foi deixada no local por volta das 03hs da madrugada desta quarta-feira 14, por um elemento desconhecido. 

A motocicleta foi removida para o pátio da Delegacia de Policia Civil de Xinguara para as providências legais. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

14/12/2016
Fazendeiro é executado em frente sua residência em Tucumã
Um fazendeiro de 50 anos foi morto a tiros no início da noite da última terça-feira (13) de dezembro, na frente da própria casa, localizada na Avenida do ouro no centro da cidade de tucumã na região sul do Pará. 

A vítima é um fazendeiro do município identificado como Renos de Moura Branquinho de 50 anos. Nas imagens, aparece um homem trajando camisa cor vinho usando capacete que se aproxima e efetua vários disparos contra a vítima que estava sentada na calçada. 

O fazendeiro ainda chegou a ser socorrido por familiares para o Hospital Nazaré em Tucumã mais foi a óbito logo depois. 

Policiais Militares do 36º BPM de Ourilândia do Norte e do 86º Pelotão Destacado de Tucumã realizaram buscas na região, mas até o fechamento desta reportagem nenhum suspeito do crime foi identificado.  

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, que vai investigar o homicídio. (Luiz Pereira com informações da PM de Tucumã) 
Renos em Vida
Momento da execução
Bandido fugindo

14/12/2016
Suspeito de matar prefeito de Goianésia do Pará presta depoimento 
Na manhã desta quarta-feira (14), Benedito Campelo, também conhecido como Agnaldo, acusado de executar o prefeito de Goianésia do Para, João Gomes, o "Russo", foi apresentado na Delegacia de Homicídios (DH), localizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. 

Campelo foi preso na cidade de Teresina, no Piauí, na ultima sexta-feira (09). Ele vai ficar preso em Belém à disposição da Justiça. 

“Russo” foi assassinado no dia 24 de janeiro, quando participava de um velório. 

SUSPEITO: Benedito Campelo também usa o nome de Agnaldo Peixoto de Alencar. Ao ser preso, portava uma carteira de identidade com esse nome falso.

A Polícia Civil do Pará informa que as investigações continuam. O inquérito é presidido pelo delegado Fernando Bezerra, da Divisão de Homicídios do Pará. (Fonte-DOL)

14/12/2016 
Polícia Militar de Tucumã prende elementos armadas de faca e revolver

Polícia Militar da cidade de Tucumã aperta o cerco contra a bandidagem e coloca dois elementos atrás das grades que estavam usando arma de fogo e touca ninja. 

A prisão ocorreu durante uma ação da Polícia Militar realizada na noite da terça-feira (13), tirou de circulação dois elementos que estavam portando arma de fogo e touca ninja e arma branca. Os dois elementos foram agarrados por volta das 23 hs, na Avenida Belém, durante uma abordagem policial da Guarnição Militar, que fazia o trabalho de patrulhamento e ronda pelos setores da cidade de Tucumã.
De acordo com informações da PM, Rodnei Savisck  e  Honorato Santos Neto, foram presos depois que avistaram a guarnição militar e tentaram se livrar da arma e da touca que provavelmente seria  utilizada para praticar assalto. Ainda de acordo com a PM os elementos ainda tentaram empreender fuga, mas foram agarrados pelos policiais, que conduziram os dois elementos para a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, onde foi feito a autuação pelo crime de posse ilegal de armas pela autoridade policial de plantão.    Dinho Santos



12/12/2016
Xinguara/ Dupla armada com espingarda rouba duas motos de um sitio
Na madrugada desta quarta-feira (14) de dezembro por volta das 02hs o proprietário de um Sitio a cerca de 25 km de Xinguara, disse a Policia Militar que havia sido vítima de roubo por dois elementos armados com uma espingarda. 

A vitima relatou ao Sargento Siqueira e ao soldado Resplande, que os indivíduos roubaram duas motocicletas da família, sendo uma POP-100 cor vermelha e uma Yamaha FACTOR cor preta. Após o roubo a dupla fugiu levando os veículos.   

De acordo com a Policia, os dois elementos foram reconhecidos pela vítima, como sendo, Luzimar dos Santos Oliveira e Pedro Pires Nunes, ambos fugitivos da delegacia de policia civil de Xinguara. 

A fuga de cinco presos ocorreu na madrugada de terça-feira (13) onde cerraram a grade de uma das celas e fugiram. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

13/12/2016 
Eleitos no sul do Pará começam a ser diplomados nesta quarta-feira 14
60º Zona Eleitoral-Rio Maria: Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2016 nos municípios de Rio Maria e Bannach que compõem a 060º Zona Eleitoral, serão diplomados nesta quarta-feira (14) de dezembro. A cerimônia será às 18hs na Câmara Municipal de Rio Mara.

061º Zona Eleitoral-Xinguara: A Justiça Eleitora de Xinguara marcou para a próxima segunda-feira (19) de dezembro às 10hs da manhã no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2016 nos municípios de Xinguara, Água Azul do Norte e Sapucaia que correspondem a 061º zona Eleitoral com sede em Xinguara. 

024ª Zona Eleitoral-Conceição do Araguaia: Na próxima sexta-feira (16) de dezembro, estarão acontecendo à diplomação dos prefeitos, vices- prefeitos e vereadores dos municípios de Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia e Conceição do Araguaia. 

74º Zona Eleitoral-Tucumã: A justiça eleitoral da 074ª zona eleitoral que responde pelos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte vai realizar a diplomação dos eleitos em 2016, na próxima segunda-feira (19) de dezembro. A cerimônia acontece às 17hs na Câmara Municipal de Tucumã. 

59ª Zona Eleitora-Redenção: A diplomação dos eleitos nos municípios de Redenção, Pau D´arco e Cumaru do Norte vai acontecer na próxima segunda-feira (19 de dezembro. Os três municípios compõem a 59º Zona Eleitoral com sede em redenção. Luiz Pereira)  

13/12/2016
Suspeitos de praticar assaltos em Canaã dos Carajás são presos no Tocantins

Na última sexta-feira (9) de dezembro, foram presos no município de Augustinópolis, no estado do Tocantins, três suspeitos de praticar assaltos em Canaã dos Carajás e Região. 

A Polícia Militar abordou um carro Toyota Corola cor prata e com o trio os policiais encontraram 13 aparelhos celulares, um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos. 

Material apreendido
Segundo a versão dos três acusados, os celulares foram roubados em Araguatins-TO, Eldorado dos Carajás (PA), Curionópolis (PA) e Canaã dos Carajás (PA). 

Os policiais também encontraram com os acusados R$ 312,00 em espécie. Todos os envolvidos e os objetos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Augustinópolis. (Fonte Portal Canaã)

12/12/2016 
Acusado de matar ex-companheira em Goiás é preso em Xinguara pela PM
Edson Messias
Tatiane Miranda-vitima
Uma equipe da Polícia Militar de Xinguara Coordenada pelo Tenente coronel João Luiz e o major keythison localizou e prendeu, no último domingo (11) de dezembro, Edson Messias Barbosa que está na condição de foragido da Justiça de Goiás, onde responde á processos por homicídio e outros crimes e tem três mandados de prisão preventiva expedida pela justiça daquele estado. 

Entre as acusações, Edson é acusado de matar a ex- companheira Tatiane de Miranda Neco então com 29 anos, crime ocorrido no Povoado de Plaina Município de Nova Glória- GO no dia 21 de maio de 2015.  
Douglas Tores

Segundo relatos de parentes da vítima a polícia, a motivação do crime seria por divisão de valores, teria sido vendido uns bens e segundo a polícia, a vítima não teria dividido com o ex- companheiro. 

Segundo a policia Edson responde por outro homicídio em Rubiataba no estado de Goiás onde tinha um mandado de prisão em aberto. 

Xinguara: Depois de um minucioso trabalho de investigação, o Serviço de Inteligência da Policia Militar (PM) de Xinguara descobriu que o foragido estava na cidade e passou a monitorar os passos do criminoso que se passava como Gilberto da Silva. 
A prisão de Edson ocorreu depois que ele em companhia de seu amigo Douglas Torres, se envolveu em uma briga na conivência de um posto de combustível na Avenida Xingu no centro de Xinguara. 

De acordo com a Policia, depois de uma discussão, Douglas Torres tentou matar Manoel Ambrósio desferindo um golpe de bloquete na cabeça da vítima que foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara. Em seguida a dupla fugiu em carro GOL cor branco placa OFW 9150 sendo seguidos pelos policiais.

Douglas Torres saiu do carro e correu sendo preso na Rua Vinicius de Moraes. Edson Messias seguiu a fuga mais acabou preso na Rua Guajajaras pelo Sargento Gilvan e o soldado Borges. 

Edson Messias e Douglas Torres foram apresentados na Delegacia de Policia Civil de Xinguara onde se encontram presos a disposição da justiça. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

12/12/2016
Xinguara/ Motociclista tem fratura na perna em acidente entre caminhonete e moto
Na manhã do último sábado (10) de dezembro, por volta das 09hs, aconteceu um acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete Chevrolet D-10 ano 1979 cor vermelha dirigida Pelo senhor Cassu José de 62 anos e uma motocicleta Yamaha CRPTONN cor vermelha sem placa, no cruzamento da Rua Minas Gerais com a Vinicius de Moraes no Centro de Xinguara. 

Segundo a PM, na colisão o condutor da motocicleta, Antônio Edilson Macedo de 46 anos teve fratura exposta na perna direita. Ele foi socorrido pela Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara em seguida transferido para o Hospital Regional de Redenção. 

Os veículos envolvidos no acidente foram levados para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara pelo Sargento Milton e o soldado Ernandes. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

12/12/2016
Xinguara/ PM apreende menor com mandado de busca e apreensão 
Na noite do último domingo (11) de dezembro, uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar do 17º BPM de Xinguara, efetuou a apreensão de um adolescente de 16 anos de idade que estava com um mandado de busca e apreensão em aberto expedido pelo juiz da Comarca de Xinguara.  

De acordo com a Policia, o menor é acusado de vários delitos entre eles roubo e furto. O acusado foi apreendido em casa de SERESTA da cidade e depois apresentado na delegacia de Policia Civil de Xinguara para as medidas legais. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)


12/12/2016
Cinco presos fogem da delegacia de Xinguara
Na madrugada desta segunda-feira (12) de dezembro, uma fuga de presos foi registrada na Delegacia de Policia civil de Xinguara. 

De acordo com informações policiais, os detentos serram a grande de uma das celas e fugiram. Os fugitivos respondem por crimes como Roubos e furtos.  

O caso está sendo apurado pela Policia Civil de Xinguara. O nome dos fugitivos estão nas fotos de cada um. A qualquer momento mais informações. (Luiz Pereira)


12/12/2016
Pescadores temem que garimpo esteja poluindo rio Fresco em São Félix do Xingu
Pescadores de São Félix do Xingu estão preocupados com a cor barrenta da água do rio Fresco, no sudeste do Pará. Eles suspeitam que o rio esteja sendo poluído pela atividade garimpeira clandestina nas regiões de Tucumã e Ourilândia do Norte, onde também passa o curso do rio. 

Os garimpos da região funcionam nas margens do rio Branco que desemboca no rio Fresco. É por esse caminho que estariam indo os produtos químicos usados para extração do ouro, como cianeto e mercúrio. Imagens compravam a mudança do rio de antes para os dias de hoje. 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente garante que no mês de setembro deste ano esteve na região fazendo uma fiscalização e que os danos causados aos rios e fauna aquática ainda estão sendo analisados. (Fonte G1-PA)

12/12/2016
População interditam BR-155 em Eldorado dos Carajás
Moradores da cidade de Eldorado dos Carajás na região sudeste do Pará realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (12) de dezembro decorrente a onda de violência na região. 

Os manifestantes usaram pedaços de madeira e pneus para bloquear a Rodovia BR-155 em protesto a morte do ex- presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Eldorado dos Carajás (CINPREC), Valdir da Campo morto no final de semana. Há informações de que o transito está normalizado. (Luiz Pereira)

12/12/2016
Dupla suspeita de praticar assaltos à mão armada é presa em Canaã dos Carajás
Em Canaã dos Carajás o roubo de aparelho celular está cada vez mais frequente. Nesta sexta-feira (9) de dezembro, por volta das 21h00, mais dois homens foram presos pela Policia Militar, suspeitos de praticar assaltos com arma branca. 

A PM informou que a dupla foi abordada e um dos elementos estava com uma faca na cintura. Durante a verificação foi constatado que a placa estava adulterada com uma fita isolante preta. A motocicleta de placa OFP – 6445 estava modificada para OEP -8448. 

O nome do ladrão maior de idade é Ricardo dos Santos Silva, 21 anos o outro é menor. (Fonte Portal Canaã)

12/12/2016
Xinguara/ Mulher reconhece celular que havia sido roubado
Na tarde do último sábado (10) de dezembro, uma mulher acionou a Policia Militar para informar que uma pessoa estava vendendo seu aparelho celular que havia sido furtado no último dia 07 deste mês de dezembro. 

Uma equipe da PM de Xinguara foi até o local indicado pela vitima na Rua dos Pioneiros, onde os agentes encontraram o suspeito de  prenome Jeferson de 20 anos, segundo ele, um homem de nome Jair fugiu do local levando o aparelho. 

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil de Xinguara para as medidas necessárias.  (Luiz Pereira)

12/12/2016
Xinguara/ Desentendimento entre motorista e passageiro termina em agressão
Um desentendimento entre um passageiro e o motorista de um ônibus da empresa Transbrasil terminou em agressão física na noite do último domingo (11) de dezembro na BR- 155 dentro do perímetro urbano de Xinguara.

De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrência, os envolvidos não quiseram ir para a delegacia e resolveram a questão no local. O motorista devolveu o dinheiro para o passageiro pra que ele pegasse outro transporte. (Luiz Pereira)

11/12/2016
Xinguara/PM prende dupla com um tablete de maconha
Na noite do último sábado (10) de dezembro por volta das 23hs, Antônio Francisco Andreza 27 anos e Marcio da Silva Alves 34 anos, foram flagrados pela Polícia Militar de Xinguara, de posse de uma quantidade de 490 gramas de maconha. 

De acordo com as informações policiais, os dois foram surpreendidos pela polícia quando se deslocavam pela Rua 03 sentido BR- 155 saída para Sapucaia, numa moto HONDA CG FAN cor preta placa MWJ 9229 de Palmas- Tocantins. Ao avistar a viatura policial, os suspeitos empreenderam fuga sendo presos na Rua 06 no bairro Itamaraty. 
 
De acordo com a polícia, ao serem indagados, os homens disseram que teriam comprado a droga (sem revelar de quem) por 1.800,00 (mil e oitocentos reais) e estavam levando o entorpecente para o assentamento da fazenda “ESCALADA DO NORTE”. 

Marcio e Antônio foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Xinguara onde vão responder pelo crime de tráfico de entorpecentes e permanecem presos à disposição da Justiça.  

Participaram da ação o sargento Hélio e os soldados Ariosmar e Charles do Grupo Tático Operacional (GTO) do 17º BPM de Xinguara.  (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

11/12/2016
PC de Tucumã prende foragido da cadeia de são Félix do Xingu
Uma equipe da Policia Civil conseguiu prender em Tucumã no último sábado (10) de dezembro, um homem que havia fugido da cadeia pública de São Félix do Xingu na região sul do Pará, onde cumpria pena por roubo a mão armada. 

De acordo com informações da Policia Civil, Lucas Dias Cardoso de 20 anos de idade, já esteve preso em Belém onde ganhou liberdade provisória e voltou a cometer o mesmo delito; 

Após a prisão, Lucas foi conduzido para a Delegacia de Polca Civil de Tucumã, onde permanecerá preso a disposição da Justiça. 

Participaram da prisão o Delegado Dr. William Crispim, investigadores Vasconcelos e Maria e o escrivão Douglas da DEPOL de Tucumã. (Luiz Pereira com informações da PC de Tucumã)

11/12/2016
Motociclista morre em acidente na região do sudoeste em São Félix do Xingu
Na manhã deste domingo (11) de dezembro, um acidente na região do sudoeste em São Félix do Xingu, tirou a vida de um homem identificado apenas como GILDEON. 

Após ser acionada por populares, a Policia Militar se deslocou até o local do acidente, encontrando a vítima já sem vida.  

Não ouve testemunha, mais a policia acredita que o motociclista estava sozinho no veículo, e teria perdeido o controle da direção e caiu tendo morte instantânea. 

A vitima conduzia uma moto NXR BROSS cor vermelha placa OTV 7874 de Ourilândia do Norte. (Luiz Pereira com informações da PM de S.F.X)

11/12/2016
Ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Eldorado dos Carajás é encontrado morto na BR-155
O pecuarista que estava desaparecido desde última quinta-feira (08), foi encontrado sem vida e com varias  perfurações de arma branca. O corpo de Valdir da Campo, como era conhecido o ex-presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Eldorado do Carajás, foi encontrado jogado as margens da Rodovia BR-155, as proximidades do Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal-PRF , localizado no trecho que lega Eldorado dos Carajás a cidade de Marabá.  

Até o momento a polícia não tem qualquer informações do autor ou autores do homicídio. A caminhonete do pecuarista e irmão do prefeito                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          de Eldorado dos Carajás, Jair da Campo, foi encontrado na manhã de quinta-feira (08), com varias manchas de sangue no interior do veículo o que levou a polícia a suspeitar que o pecuarista poderia ter sido vítima de violência, suspeitas essas que se concretizaram na manhã deste domingo 11, quando o corpo foi encontrado jogado nas margens da rodovia.

A Polícia suspeita que Valdir da Campo, pode ter sido assassinado em um outro local e o corpo desovado no local onde foi encontrado. Valdir da Campo, tinha 60 anos de idade e era pai de dois filhos. (Fonte Dinho Santos)

10/12/2016
Integrante da quadrilha que assaltou banco do Brasil de São Félix do Xingu   é preso no Paraná
A Polícia Civil informou neste sábado (10) de dezembro que foi preso mais um suspeito de integrar a quadrilha que roubou a agência bancária do Banco do Brasil São Félix do Xingu. O roubou ocorreu no último dia (02) de dezembro. 

Mauro José Cavalcante “vulgo Ceará” foi preso na cidade de Londrina no norte do Paraná. Ele é o terceiro integrante do bando a ser preso. Sandra Lúcia Domingues 41 anos e Nayana Cris da Costa de 29 anos foram presas no último dia 08. Raimundo Nonato Inácio Valdivino, morreu durante troca de tiros com a policia durante abordagem.  
Outros integrantes da quadrilha são procurados pela polícia. (Luiz Pereira)

10/12/2016
Preso em Teresina-PI, suspeito de matar prefeito e secretário de Goianésia do Pará
 Joao Gomes foi morto a tiros

Policiais da Delegacia de Homicídios prenderam, na sexta-feira (9) de dezembro, o suspeito de matar o prefeito de Goianésia do Pará, João Gomes da Silva. A informação foi confirmada pelo coordenador da delegacia de homicídios, Francisco Costa, o Baretta. 

O crime aconteceu em janeiro deste ano de 2016, na cidade paraense. O suspeito estava em Teresina capital do Piauí. 

Com ele, a polícia encontrou duas identidades: uma com o nome Agnaldo Peixoto Alencar, e outra com registro de Benedito Peres Campelo. Segundo a Polícia, uma perícia será feita para identificar o documento verdadeiro. Ambos os RGs apontam que o suspeito de ter cometido o crime tem 55 anos. 

Os policiais acharam com ele R$ 3 mil em dinheiro, três celulares e um veículo Chevrolet Montana, com placa de Tocantinópolis (TO).

09/12/2016
Xinguara/ Mulher diz ter sido estuprada dentro de casa
A senhora F. L. P de 55 anos de idade disse ter sido  estuprada dentro de casa no bairro Jardim Frei Henri em Xinguara, na noite da última quinta-feira (08) de dezembro.  
Segundo informações repassadas pela vitima para a Policia Militar, ela estava no banheiro que fica do lado de fora da casa, e quando entrou na residência, foi abordada por um homem armado com uma faca. Após estupra-la, o estuprador fugiu da casa levando seu aparelho celular.   

O crime ocorreu por volta das 21hs de quinta-feira. O criminoso não foi identificado pela vitima.  (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

09/12/2016
INCRA e Vale assinam protocolo para destinação de áreas no sul do Pará
O Incra e a Vale S/A firmaram, nesta sexta-feira (2), protocolo de intenções para viabilizar a destinação de áreas em assentamentos na região sul do Pará à exploração minerária, com compensações para os projetos impactados.  

Os assentamentos Campos Altos e Tucumã, localizados nos municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas e São Félix do Xingu, têm áreas impactadas pelo empreendimento minerário Onça Pluma. Já os assentamentos Comes e Damião e Carajás II e III têm sobreposições ao Projeto Ferro S11D e ao Ramal Ferroviário do Sudeste do Pará, a serem implantados pela Vale. 

De acordo com o superintendente regional substituto do Incra no Sul Pará, Giuseppe Vieira, o protocolo estabelece compromissos para a empresa e a autarquia objetivando garantir a desafetação de áreas para exploração minerária e compensações aos assentamentos. 

A parceria assegura, também, a destinação de áreas da Vale nas quais serão alocadas mais de 300 famílias acampadas na região. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social do INCRA)

09/12/2016
Sindicato Rural de redenção tem novo presidente

O advogado e pecuarista Valteir Rezende, é o novo presidente do Sindicato Rural de Redenção-SRR.

O pecuarista assume na noite desta sexta-feira (09), o posto que estava sendo ocupado interinamente por Bernardo Andrade, que passou a ocupar a função a pouco mais de seis meses depois que Jordan Timo, renunciou a função.  






09/12/2016
Xinguara/ Dupla é detida com drogas em barreira policial
Dois homens foram detidos pela Polícia Militar (PM) de Xinguara, durante uma barreira Policial realizada na Avenida Xingu na manhã da última quinta-feira (08) de dezembro. 

Os Policiais faziam abordagens de rotina quando dois homens em um carro FIAT UNO cor prata, ao avistar os militares pararam o veículo e ficaram observando. Uma guarnição foi até o local e fez abordagem. No interior do veículo foi encontrado pelos agentes uma quantidade de uma substância em pó análoga à cocaína. 

Os dois suspeitos, Ednaldo Rocha de 22 anos e Tacary Correia de 24 anos foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Polca Civil de Xinguara.  

Participaram da ação, 2º Sargento Rezende e os soldados Ronaldo e A. Soares do 17º BPM de Xinguara. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)  

09/12/2016
Município de Conceição do Araguaia recebe ação do DETRAN itinerante
O Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN) promove neste sábado (10) e domingo (11) mais uma etapa de atendimento itinerante de serviços da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no interior do Estado. 

Em Conceição do Araguaia o atendimento ocorrerá na Universidade do Estado do Pará (Uepa) Avenida Araguaia, Vila Cruzeiro. 

Além de Conceição do Araguaia, recebem o serviço os municípios de Tomé-açu, Uruará e São Geraldo do Araguaia. Os candidatos à CNH farão a segunda fase, que corresponde aos exames de legislação (ou prova teórica), e a última, que abrange os exames práticos de trânsito. (Fonte G1/PA)

09/12/2016
Xinguara/ PM prende arrombador de residência em flagrante

O jovem Aloisio Gomes da Silva de 19 anos foi preso por policiais militares do Batalhão Carajás de Xinguara na tarde da última quarta-feira (08) de dezembro, quando se encontrava dentro de uma residência tentando furtar objetos do interior do imóvel. 

A PM foi informada de que havia uma pessoa dentro de uma  casa localizada na Rua Barão do Rio Branco no centro de Xinguara, os policiais fizeram o cerco e conseguiram prender o arrombador em flagrante. 

Aloisio foi apresentado na Delegacia de Polca Civil de Xinguara para as medidas cabíveis. 

Participaram da prisão, o 2º Sargento Rezende e os soldados Lima, Ronaldo e Fábio do 17º BPM de Xinguara. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

08/12/2016
Convite da Prefeitura Municipal de Xinguara
A prefeitura Municipal de Xinguara através da Secretara de Assistência Social, convida a todos para a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em seu novo endereço na Rua 09 esquina com a Duque de Caxias no bairro II.   

A inauguração será nesta sexta-feira (09) de dezembro às 17hs. Compareça e participe desta conquista social de Xinguara.

08/12/2016
Xinguara/ Lanchonete ASSIM ASSADO promove o 3º torneio de truco no próximo domingo
Vai acontecer neste domingo dia (11) de dezembro a partir das 09hs da manha, o 3º Torneio de Truco de dupla, com premiação de R$-2.000,00 para o 1º lugar e R$-1.000,00 para o 2º colocado. Valor da inscrição R$-120,00 por dupla. 

Haverá também o Torneio de Truco individual valor da inscrição R$-30,00. Mais informações no telefone 94-99215-9910 falar com Maurielton. 

O Torneio será realizado na lanchonete ASSIM ASSADO localizado na Rua Marechal Rondon próximo a Rua Tapajós no centro. (Luiz Pereira)

08/12/2016
Líder da quadrilha que Assaltou a agencia do Banco do Brasil em São Felix do Xingu morre durante troca de tiro 
Investigações da Polícia Civil resultou em prisão, identificação e morte de envolvidos no assalto a agencia do Banco do Brasil, na cidade de São Felix do Xingu, na semana passada.

Duas mulheres foram presas durante uma operação tinha como objetivo prender os acusados de envolvimento no assalto. Sandra Lúcia Domingues, 41 anos, natural da cidade da cidade de Conselheiro Pena-MG, foi presa juntamente com Nayana Cris da Costa, 29 anos, vulgo ‘’Neguinha’’ natural da cidade de Londrina-PR,  acusadas de envolvimento com a quadrilha que executou o assalto na modalidade vapor em São Felix do Xingu.

As prisões foram feitas por polícias da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado-DRCO e agentes das Superintendências  Regionais de Polícia Civil do Alto Xingu, Redenção e Parauapebas.  Nayana Cris da Costa Silva, foi presa na cidade de Conceição do Araguaia,  quando tentava sair do Estado com parte do armamento utilizado no assalto.  

A prisão da acusada, contribuiu para a  prisão de Sandra Lúcia, na cidade de Parauapebas da nacional Sandra Lúcia Domingues, que foi apontada pela companheira de crime como aquela que prestou apoio logístico pra quadrilha.  

O líder da quadrilha Raimundo Nonato Inácio Valdivino, foi morto quando reagiu a abordagem da equipe do DRCO, que revidaram aos disparos do líder que tombou sem vida. Na operação  policial foi apreendido  um fuzil AK 47, uma escopeta calibre 12, duas pistolas e dois revólveres sendo um deles da empresa Prosegur, além da quantia de R$14.000,00 (quatorze mil reais), valores que já se encontravam em envelopes bancários para serem depositados.  

As diligências continuam a fim de identificar, localizar e prender os demais integrantes da associação criminosa. Policiais militares também participaram da operação que foi uma resposta imediata da polícia contra a onda de violência praticado por assaltantes de bancos      nos últimos dias na região do sul do Pará. Dinho Santos
Criminoso  morto
  
08/12/2016 
Xinguara/ PM encontra moto abandonada em via pública

Policiais Militares do 17º BPM de Xinguara encontraram abandonada na Rua Itacaiunas Bairro Tanaka II, uma Motocicleta YAMAHA/FACTOR cor azul escura sem placa ano 2009. 

A motocicleta foi removida na última quarta-feira (07) de dezembro para o pátio do Batalhão Carajás para as providências legais. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

07/12/2016
Justiça afasta prefeito e secretários de Goianésia do Pará
O juiz da Comarca de Jacundá determinou o afastamento do prefeito de Goianésia do Pará, Antônio Pego, assim como de seus secretários de Educação, Assistência Social e Administração. Todos são acusados pelo Ministério Público do Estado de cometer irregularidades que acarretam prejuízos sobre os cofres públicos. 

Na decisão proferida na última na terça-feira (6), o magistrado decretou a indisponibilidade de bens móveis e imóveis do prefeito e da secretária de Educação, estendendo ainda o bloqueio aos bens de uma empresa e seu proprietário. Os réus têm prazo de cinco dias para apresentarem contestação e indicarem as provas que pretendem produzir nos autos.

07/12/2016 
Xinguara/ Homens sofre acidente de moto na rodovia BR-155
Dois homens sofreram um acidente de trânsito no inicio da madrugada desta quarta-feira (07) de dezembro em Xinguara. A queda de moto aconteceu na rodovia BR-155 em frente o “Residencial Nova Suíça” saída para Rio Maria.

Segundo informações da Policia Militar, as vitimas Robson da Silva e Antônio Carlos Barros que residem na cidade de Rio Maria, seguia pela BR quando o condutor perdeu o controle da direção do veículo sofrendo a queda. 

Eles foram socorridos com escoriações pelo corpo por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara. 

A motocicleta CG FAN 125 cor vermelha foi encaminhada para o pátio do 17º BPM de Xinguara, haja vista que o condutor não portava a Carteira Nacional de Habitação (CNH).  

O 2º Sargento Filho e o soldado Braga atenderam a ocorrência por volta de meia noite e meia desta quarta-feira. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

07/12/2016
Xinguara/ Jovem morre após perder controle de motocicleta e bater em poste
Um adolescente identificado como, Diomarks Ferreira do Nascimento de 16 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (07) após bater a motocicleta que plotava em um poste de ferro na Avenida Xingu no centro de Xinguara. 

Conforme testemunhas relataram aos policiais militares que atendeu a ocorrência, o adolescente estava em alta velocidade e teria perdido o controle do veículo, que acabou se chocando contra um poste. 

A vítima que reside no bairro TANAKA em Xinguara chegou a ser socorrida por populares em uma caminhonete para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara, mais segundo o médico de plantão, ele chegou à unidade de saúde já sem vida. 

Quando uma equipe da Policia Militar comandada pelo 2º Sargento DE SÁ chegou, a motocicleta da vítima já havia sido retirada do local do acidente por terceiros. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

06/12/2016
Operação Capital do Ouro é desencadeada em Tucumã
Nesta terça-feira (06), foi deflagrada a primeira fase da operação "capital do ouro" em Tucumã-PA, com o intuito de reprimir os crimes contra o meio ambiente praticados na região.

Após representação da Autoridade Policial, foi expedido pela Justiça mandado de busca e apreensão a ser cumprido em dois garimpos. A intenção da busca consistia em apreender maquinários e utensílios utilizados na prática de crime ambiental, além de azougue "mercúrio liquido" (substancia nociva à saúde e ao meio ambiente). 

Ao final da operação foram autuados em flagrante delito Creuza Santana da Silva (garimpeira), Fabio Júnior Pereira Carvalho (dono de PC) e Tarcísio André Esperandio Azevedo (Operador de Máquinas), estes responderão pelos crimes previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e Art. 2 da Lei 8.176/91. Foi autuado ainda Milton Martins Arruda pelos crimes do Art. 12 da Lei 10.826/03 e Art. 56 da Lei 9.605/98, já que com ele foi encontrado uma arma de fogo tipo espingarda calibre 20, além de aproximadamente 1 kg de mercúrio líquido, foi apreendido varios objetos usados na exploração de minérios, inclusive uma maquina PC. 

Todos os presos estão recolhidos na carceragem da Depol. Não houve arbitramento de fiança em sede policial em razão das penas dos delitos ultrapassarem 04 anos de prisão. Será ainda representado pela prisão preventiva de todos os autuados para preservação da ordem pública e proteção do meio ambiente. 

A operação contou com apoio da superintendência Regional do Alto Xingu (DPC Pedro Andrade) policiais civis de Tucumã e Ourilândia do Norte. DPC William Crispim.
Informativo Carajás/ Com informações da Polícia Civil de Tucumã.

06/12/2016
Prefeitura de Xinguara continua realizando melhorias nas ruas da cidade
A Prefeitura Municipal de Xinguara, através da Secretaria de Obras (SEMOB), continua com os trabalhos de patrolamento e encascalhamento de Ruas dos bairros da cidade, com o objetivo de proporcionar melhorias no tráfego de veículos e pedestres. 

Nesta terça-feira (06) de dezembro, os trabalhos estão concentrados na Rua Tucumã no bairro Selectas. 

O serviço está sendo acompanhado pelo secretário adjunto de OBRAS, “PALUCA” e pelo vereador Amilton Pereira “MANGA” do Partido Social Cristão (PSC). (Luiz Pereira)
Vereador Manga


05/12/3016
Diplomação dos eleitos em Canaã dos Carajás e Parauapebas será dia 07
A juíza da 075ª Eleitoral, em Parauapebas, marcou para o dia 7 de dezembro, próxima quarta-feira, a diplomação dos políticos eleitos do município de Canaã dos Carajás.  

Em Parauapebas a cerimônia dos eleitos acontecerá no dia 09 no prédio da Justiça Eleitoral em Parauapebas e contará apenas com os que serão diplomados.

05/12/3016
TCM-PA tem novo presidente
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) elegeu na semana passada, Daniel Lavareda para presidente. Lavareda, que está no TCM-PA desde a época de Ana Julia Carepa do PT, terá Mara Barbalho como sua vice.  

A Chapa, que ainda tem José Carlos Araújo como corregedor do TCM, teve quatro dos sete votos.

05/12/3016
Acidente na PA-160 entre Canaã dos Carajás a Parauapebas.
Um acidente provocou um grande congestionamento na noite deste domingo (4) na PA-160, no trecho que liga o município de Canaã dos Carajás a Parauapebas. 

Segundo informações, o motorista perdeu o controle da carreta em uma curva sando da pista. Um guindaste foi utilizado para retirar a carreta.






05/12/2016
Xinguara/ Fazendeiros se unem para defender suas propriedades rurais
Produtores rurais dos municípios de Xinguara, Água Azul do Norte e Sapucaia na região sul do Pará, se juntaram para retirar um grupo de invasores que tentavam entrar em uma propriedade rural conhecida como Fazenda Santa Helena no município de Água Azul do norte. 

Um grupo de Sem Terras acamparam as margens da Rodovia PA- 279 nas proximidades da fazenda, na localidade curitibano. Um grupo de pecuaristas foi até o local e após uma conversa o grupo sem terra resolveu deixar o local. 

Os pecuaristas estão insatisfeitos com falta de ação do governo do estado sobre a onda de invasões a propriedades rurais na região. Os fazendeiros dizem está preparados para defender suas propriedades. (Luiz Pereira)

05/12/0216
Padrasto que matou menina em Santana do Araguaia é condenado a 30 anos de prisão
Aconteceu no dia(28) de novembro, um importante julgamento criminal no fórum de Santana do Araguaia, o caso em questão é do assassinato da adolescente Natália Milhomem da Silva de 12 anos. 

O crime aconteceu no dia 19 de maio de 2014 e chocou a população do município pela crueldade e frieza a qual o fora cometido. A adolescente foi encontrada morta pela mãe e pelo padrasto Jardieis Lima, o corpo estava pendurado com uma corda no pescoço. 

Ao ser indagado sobre o acontecido o padrasto da menina entrou em contradição, o que o colocou como principal suspeito. O corpo de Natália foi levado para perícia e fundamentado evidencias contra Jardieis Lima. 

O técnico em enfermagem esteve preso em Redenção durante este período aguardando o julgamento. O julgamento teve início por volta das 9h e só terminou às 23 horas. 

O júri entendeu que o crime foi cruel e cometido com frieza, pois o acusado vinha assediando a menor já há algum tempo, por isso sentenciou o técnico em enfermagem Jardieis Lima, a 30 anos e 4 meses de prisão. (Fonte: www.nortearaguaia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.