segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assalto Xinguara/ Homem é assaltado em frente o Banco do Brasil
Tem aumentado significativamente os casos de assaltos na cidade de Xinguara, principalmente, pequenos assaltos como abordagem de Rua. O numero crescente dos assaltos deixa a população com medo, muitos já evita andar nas Ruas certas horas da noite. Assaltos a comércios e casas lotéricas tem aumentado bastante também ultimamente na cidade de Xinguara.

Ontem os assaltantes voltaram a agir em Xinguara. Por volta do meio dia de ontem quarta-feira (24) de outubro, o senhor José Carlos Noé de 30 anos de idade, residente na Rua Alameda Mogno no Bairro Campos Altos em Redenção, disse aos policiais que ao estacionar e descer do caminhão da empresa SOUSA CRUZ no qual trabalha em frente o Banco do Brasil, foi abordado por um individuo moreno escuro e armado com uma arma de fogo, que levou o dinheiro que iria depositar.

De acordo com a vitima, o assaltante levou uma quantia de mais de 50.000,00 (vinte mil), o meliante fugiu em seguida junto com outro comparsa que estava a sua espera em uma moto BROSS preta sem placa. Após o assalto os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado, na fuga os assaltantes deixaram um capacete vermelho pra traz. o Sargento Dionísio e o soldado Renato fizeram ronda mais não localizaram os dois assaltantes. (Luiz Pereira)


Xinguara/ Jovem é detido após furtar maquina de lavar
Na madrugada desta quinta-feira (25) de outubro por volta das 02hs, uma guarnição da policia militar composta pelo 3º Sargento Andrade e os soldados Diego Reis e Sousa, foi acionada pelo senhor Alex Silva de Castro de 42 anos, residente na Rua dos Pioneiros no centro de Xinguara.

A vitima disse aos policiais que um elemento estava dentro de seu quintal furtando uma maquina de lavar. Ainda de acordo com a vitima, o elemento jogou a maquina por cima do muro da residência.

Quando os policiais foram chegando no endereço citado pela vitima, encontrou Leandro Ribeiro de 20 anos de idade, empurrando uma bicicleta, ele foi abordado e em seu poder os policiais encontraram o filtro da maquina que ele teria retirado. O acusado foi encaminhado para a delegacia de policia civil de Xinguara, para serem tomada as providencias cabíveis. (Luiz Pereira)


Abandono 
Xinguara/ Moradores da Rua Rio Maria reclamam da ausência do poder público municipal
Moradores que residem no final da Rua Rio Maria no Bairro Marajoara I, pediram a presença da nossa reportagem, pois não aguentam mais tantos problemas.  A lista é encabeçada pela precariedade na iluminação pública, ausência de pavimentação e falta de coleta de lixo regularmente. De acordo como eles, não é exagero nenhum dizer que parte da rua está largada, abandonada pelo poder público municipal. Os moradores ainda precisam conviver com o esgoto a céu aberto e muita lama como mostra a foto abaixo.

Próximo do cruzamento das Ruas Rio Maria e Guajajaras, as pessoas já tem muita dificuldade de trafegar de carro ou de moto, a pé já não passa de maneira alguma. Mesmo sem ter chovido nos últimos dias, o local está prestes a virar um atoleiro. O problema, segundo os moradores se agravaram ainda mais depois que a prefeitura fez alguns trabalhos no local com a promessa de calçamento de um trecho de cerca de 500 metros da Rua Guajajaras, só que até agora a pavimentação não foi feita e os moradores estão pagando o preço do abandono pelo poder público municipal.

Segundo os moradores o problema vem se agravando cada vez mais com o passar do tempo. Como o poder público não tomou nem uma providencia, os moradores foram dando seu jeito, fazendo o que podia para escapar da água das chuvas que chegava a entrar nas casas. Sem ter para onde escoar a água ficou acumulada no quintal de alguns moradores. 

Entre os moradores está a dona Eletriz residente na Rua Rio Maria sobre esquina com a Rua Guajajaras no Bairro marajoara, uma das casas de dona Eletriz como mostra as fotos abaixo, fica com a água o tempo todo sobre a parede lateral. Dona Eletriz e outros moradores tem que conviver diariamente com o mau cheiro da água pobre cheia de lixo e misturada a esgoto doméstico. A água acumulada que prejudica dona Eletriz está dentro de outro quintal, no qual não encontramos o dono para ouvir sua versão.

“Aqui não tem nada, só problemas. Sofremos com a falta de saneamento básico, o que não falta é lama, mato e lixo. Não temos motivo para falar bem dessa administração. Pagamos IPTU e a Taxa de Iluminação Pública e não temos esses serviços. É hora de mudar, a população está cansada de tanto descaso”, afirmou uma moradora de 54 anos que não quis se identificar.

Outra moradora contou pra nossa reportagem que muitas já foram as reclamações feitas junto aos responsáveis, mais nunca tiveram uma resposta. (Texto e foto Luiz Pereira)

Rua Rio Maria- Bairro Marajoara I
Quintal dos moradores
Quintal dos moradores
Quintal dos moradores


Caos
Municípios de Ourilândia do Norte e Pau D'arco a saúde virou um caos
A suspenção dos serviços básicos de atendimento de saúde pública da população tem sido o instrumento de vingança utilizado por alguns gestores municipais da região do sul do Pará, que não conseguiram se reeleger nas ultimas eleições municipais de 07 de outubro.

O modelo de punição tem sido aplicado em importantes municípios da região, principalmente nos municípios de Ourilândia do Norte e Pau D’arco, localizados na região do extremo sul do Pará.

Vereador e vice prefeito Berg confirmou as denuncias na área da saúde De acordo com informações de pacientes que tem procurado atendimento médico nos hospitais públicos de Xinguara, Redenção e Conceição do Araguaia, desde que perdeu as eleições, o prefeito Romildo Veloso, demitiu vários médicos e servidores da saúde. O serviço de atendimento médico vem funcionando de forma precária.

No município de Pau D’arco a situação do atendimento da população na área da saúde não é diferente de Ourilândia do Norte. Uma verdadeira operação degola esta sendo realizado na relação de funcionários que trabalham como temporários na área da saúde do município. Inúmeros servidores foram demitidos pelo atual prefeito Luciano Guedes. 

De acordo com o depoimento de uma enfermeira que não quis ser identificada com medo de represálias, o atendimento médico da população que até um dia antes da eleição era feito durante os períodos de manhã e tarde e por 04 médicos, foi reduzido para o período matutino, onde apenas um médico realiza o trabalho de consultas e o atendimento se estende até ás 9 hs da manhã.

Para a reportagem do Diário do Pará que esteve visitando o único Hospital Municipal existente no município, a servidora disse que o restante do dia o atendimento da população é feito por um enfermeiro. ‘’ Depois da eleição a saúde de Pau D’arco, que já foi referencia na região, virou um caos.

Depois das nove horas se alguém passar mal terá que encaminhado para Redenção ou outro município’’ disse a servidora. De acordo com o vereador e vice-prefeito Lindenberg Greenville, até os pacientes que são beneficiados com o programa de Tratamento Fora do Domicilio-TFD não estão sendo atendidos.

O caso de um recém-nascido que nasceu com problemas respiratórios e outras complicações na manhã de terça-feira (23) reflete bem a situação do caos que se instalou na saúde do município de Pau D’arco após o período eleitoral.

Sem um médico para realizar o atendimento a mãe Talita da Silva e criança tiveram que ser conduzida as pressas para um atendimento e exames mais especializados no Hospital Materno Infantil de Redenção. Através do celular a reportagem tentou entrar em contato com o secretário de saúde do município de Pau D’arco, mas o telefone acusava estar desligado. (Texto Dinho Santos) (Blog do Dinho Santos)
 
Paralisação
Servidores do MPE paralisam a partir desta quinta-feira (25)
O sindicato dos servidores do Ministério Público do Estado do Pará, Sisemppa, confirma para esta quinta-feira (25) a paralisação da categoria que deve atingir 70% dos trabalhadores.

De acordo com Daniele Oliveira, diretora-presidente do sindicato, a pauta de reivindicação é extensa e elenca os principais motivos da paralisação. "Há tempos reivindicamos o PCCR. Queremos o direito ao concurso de remoção interna, baseados no princípio constitucional da precedência.

 Também reivindicamos o adicional de periculosidade e insalubridade, além do fim do desconto do Funprev sobre o 13º que é ilegal. Tem também a necessidade de uma melhor transparência a respeito dos 22,45% que o governo do estado deve aos funcionários públicos e a equiparação da função de chefia entre capital e interior", disse.

No Pará existem cerca de 850 servidores do ministério público espalhados em 10 pólos, cada pólo com seis a vinte sedes adjacentes, dependendo do município.

As cidades que possuem polos do MPE no estado do Pará são: Ananindeua, Castanhal, Capanema, Santarém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção, Abaetetuba e Belém. 

Ainda segundo o sindicato 30% do efetivo será mantido, para que a paralisação não seja considerada abusiva, além dos servidores que atenderão dentro dessa estimativa os que operam através de cargos de confiança trabalharão normalmente. (Diário do Pará) 

Fatos
Instituto GAUSS e Manancial de Carajás têm credibilidade comprovada

Moraes Filho- Redator Jornal Manancial
Após longos anos da ultima pesquisa feita por um jornal local, de credibilidade, os eleitores (as) tiveram o privilégio de acesso à informação de pesquisas eleitorais, feita por um instituto oficial e divulgada por um jornal sério, transparente e de credibilidade.

O jornal Manancial de Carajás antecipou o resultado da eleição nos municípios de Xinguara e Ourilândia do Norte.

Foi o primeiro ano eleitoral que o Manancial de Carajás participou diretamente de uma campanha política. Para isso, contratou um instituto de moral e de credibilidade, chamado Instituto GAUSS de Pesq Sociais e de Econ e de Opinião Pub LTDA.

Como é de praxe em todas as cidades, as publicações das pesquisas foram polemizadas em programas de rádios, carros de som e palanques dos candidatos que não concordaram com os resultados. Até falsificar uma edição do Manancial de Carajás fez parte do descontentamento. Apesar dos protestos contra os resultados, todos foram confirmados com a votação no dia 7 de outubro. 

XINGUARA: As duas coligações de oposição ao prefeito eleito Osvaldinho Assunção (PMDB) fizeram uma campanha de ataques duríssimos ao jornal chamando-o até de mentiroso. As pesquisas apontavam os candidatos opositores disputando o segundo e terceiro lugares.

Insatisfeitos passaram a atacara o jornal, o editor além de falsificarem uma das edições para tentar desmoralizar-nos. Todavia, o povo xinguarense que nos conhece deu a resposta nas urnas e o resultado foi confirmado no dia 7 de outubro.

Na primeira pesquisa divulgada, Manancial e GAUSS afirmavam que naquele momento Osvaldinho seria eleito com 54,85% dos votos, ou seja, 12.162 dos votos válidos com percentuais de 3% para mais ou menos. O levantamento dessa pesquisa fora feito no dia 29 de agosto, 38 dias antes do pleito do dia 7. 
Em sua edição 28, o Manancial de Carajás e o GAUSS apontavam Osvaldinho eleito com 52,57% dos votos, isto é 11.657 dos votos válidos, com percentuais de 3% para mais ou para menos. O resultado final mostrou Osvaldinho eleito com 48,56% (10.768 votos). Detalhe a ser considerado: as entrevistas da pesquisa foram feitas nos dias 22 e 23 de setembro, 14 dias antes da eleição.

POSITIVO - Este ano o eleitor (a) de Xinguara, principalmente, não ficou enganado como de costume quando os “espertinhos da política” divulgavam pesquisas falsas sem ter o combate de um veiculo de comunicação serio e comprometido com a verdade. Quando viram suas ferramentas maliciosas sendo destruídas tentaram desqualificar o jornal Manancial, mas suas tentativas foram em vão.

Tentaram contra o lado pessoal do seu editor acusando-o de vender o resultado da pesquisa, coisa que também não funcionou. De forma que todas as acusações levianas contra o Manancial e o Instituto GAUSS tornaram-se contra seus acusadores que tiveram de engolir o gosto amargo da derrota bem como engolir as previsões matemáticas do instituto GAUSS.

A direção do Manancial de Carajás está certa de que a população conhece a idoneidade do trabalho prestado dentro e fora do município, e que os resultados das pesquisas são resultados que vem diretamente da população.

Detalhe:  o Manancial também publicou duas pesquisas em Ourilândia do Norte. A primeira feita pelo Instituto DOXA de Belém, e a ultima pelo Instituto GAUSS. O GAUSS apontou vitória de Maquila com 60% dos votos (10.107 votos).  No final Maguila venceu com 54,89% (9.246 votos), considerando a margem de erro de 3% percentuais para mais ou para menos.

CREDIBILIDADE: O Instituto GAUSS com sede em Palmas é considerado um dos mais idôneos do Brasil. Diante disso a parceria com o Manancial de Carajás começou este ano com o objetivo de oferecer suporte técnico de informação em assessorias para prefeituras da região sul-paraense. Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Justiça 
Ex-prefeito de Água Azul do Norte terá que recolher R$ 156,4 mil aos cofres da prefeitura
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará emitiu parecer prévio contrário a aprovação da prestação de contas de 2004 da Prefeitura Municipal de Água Azul do Norte, de responsabilidade de José Francisco da Silva, ex- prefeito do municipio, que deverá recolher aos cofres públicos municipais o valor total de R$ 156.417,19 referentes a despesa não comprovadas multas por atraso na remessa de documentação. Cópia dos autos será encaminhada ao Ministério Público Estadual para as providências que julgar cabíveis.
O julgamento foi ocorrido nesta terça-feira, dia 23 de outubro.
Sessão ordinária nº 2442, de 23 de outubro de 2012, às 9h, na Sala das sessões, Auditório “Governador Alacid da Silva Nunes em Belém”. (Fonte TCM-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.