sábado, 13 de outubro de 2012



Chamonzinho proporá à Vale a criação de um polo universitário que atenda os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã e Eldorado dos Carajás
Uma importante ação dos prefeitos eleitos pode acontecer a partir de 1º de janeiro de 2013. Hoje, durante a mesa redonda produzida pela rádio Liderança FM, em Curionópolis, o prefeito Chamonzinho (PMDB) anunciou ao vivo que pretende marcar uma reunião com o presidente da mineradora Vale, onde estarão presentes os prefeitos eleitos de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás, além dele, para propor à mineradora uma parceria no sentido de criar um Centro Universitário, com faculdades e escolas técnicas para formação profissional de nossos jovens.

Sobre as ações prioritárias a serem realizadas nos 100 primeiros dias dos mandatos, os prefeitos eleitos assim se pronunciaram:

Jeová Andrade – Canaã dos Carajás

Nos 100 primeiros dias de governo o objetivo é tirar Canaã dos Carajás do vermelho. O município apresenta hoje uma inadimplência de aproximadamente 25 milhões de reais e não se pode governar com credores a todo momento na prefeitura cobrando do prefeito. Além disso, o município está inadimplente com o os impostos federais e isso o impede captar recursos a nível federal para a implantação dos projetos. Jeová afirmou que priorizará as reformas dos prédios públicos, já que os mesmos se encontram em situação de miséria, e que planejará Canaã para daqui a 20, 30 anos. O prefeito eleito de Canaã solicitou à Valmir que priorize a implantação do IML em Parauapebas.

Valmir Mariano – Parauapebas

Valmir afirmou que priorizará resolver tudo que está em desarmonia no município e traçará um planejamento a médio e longo prazo para Parauapebas, buscando priorizar as áreas do transporte, trânsito, água e saúde.

Divino do Posto – Eldorado dos Carajás

Divino afirmou que pretende dar prioridade à criação de uma Comarca em Eldorado dos Carajás. Segundo o prefeito eleito, não é possível que as demandas judiciais do município tenham que ser resolvidas em Parauapebas e Curionópolis simplesmente porque ainda não criaram a comarca local. Divino do Posto afirmou que buscará trazer bancos e outros serviços para Eldorado, serviços estes que o povo de Eldorado busca em Parauapebas e Curionópolis. Emergencialmente, o prefeito eleito disse que criará uma patrulha para resolver as principais demandas e que fará um planejamento para longo prazo para o município.

Wenderson Chamon – Curionópolis

Chamonzinho afirmou que em seu primeiro mandato, que termina em dezembro próximo, o lema era “Governo do Trabalho” e que esse lema será mantido também no segundo mandato. O prefeito reeleito afirmou que dará prioridade à Vila de Serra Pelada com obras e implantação de serviços que certamente provocarão um grande avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.  Chamon voltou a mencionar a criação do polo de formação profissional para a região salientando que a amizade  entre os quatro prefeitos tornará esses municípios mais fortes. (Blog do Zé Dudu)

Recordação
Saudades dos bons tempos das transmissões de jogos pela Radio União FM de Xinguara. Rogério Rodrigues Narrador, Luiz Pereira Comentarista, Alcides Carvalho Comentarista de Arbitragem, Elton Miranda e Magalhães Repórteres.

Foram muitas viagens para Rio Maria, Redenção, Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do norte e Sapucaia, acompanhando a nossa seleção Xinguarense.

Um dos jogos memoráveis que jamais esquecerei foi a final da copa sul Pará de 2007 entre Sapucaia e Xinguara no estádio J. Santos, vencida pela seleção de Xinguara por 1 x 0 gol do jogador Maranhense da cidade de redenção. Nesse jogo mais de 5 mil pessoas estiveram presente no estádio J. Santos pra vê Xinguara se sagrar campeã em um jogo polemico e nervoso.

No ano de 2007 nossa equipe de esporte ganhou das mãos do então presidente da liga Esportiva de Xinguara (LEX) Senhor Nilton Abreu, o troféu como melhor equipe esportiva da cidade. (Luiz Pereira)
Alcides, Rogério, Luiz Pereira e Elton Miranda em Sapucaia
Rogério, Luiz Pereira, Elton Miranda e Magalhães em 2007

 Ilegalidade 
Queimada ilegal em assentamentos é fiscalizada, seis são autuados em Santana do Araguaia
Seis assentados envolvidos com queimadas ilegais na zona rural de Santana do Araguaia, no sudeste do Pará, foram autuadas pelo Ibama. Desde primeiro de outubro, quando uma frente da operação Soberania Nacional chegou à região, já foram aplicados cerca de R$ 335 mil em multas e embargadas duas propriedades. As queimadas no município, que alcançaram um pico de 144 focos de calor em setembro, caíram para cinco, depois das ações do instituto.

A equipe do Ibama vistoriou os lotes queimados, após analisar as imagens de satélite da região de influência da BR-155 (Redenção-Marabá) e BR-158 (Altamira-Santana do Livramento), e identificar muitas queimas nos Projetos de Assentamento (PA) do Incra. Segundo os fiscais, a situação mais grave ocorria nos PA Pau Brasil e Rio Cristalino, onde existe venda indiscriminada de lotes da Reforma Agrária (o que não é reconhecida pelo Incra).

"A dificuldade para responsabilizar os autores das queimadas é ainda maior quando a terra já não está mais em poder dos verdadeiros assentados", explica o coordenador da operação, o analista ambiental Leonardo Tomaz.  (com informações do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.