sábado, 20 de outubro de 2018

18/10/2018
Exército faz operação contra comercialização de armas e munições em Xinguara 
O Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro, responsável pelos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, deflagrou na última terça-feira (16) uma operação de fiscalização de regularidade na comercialização de armas. ´ 

Em Conceição do Araguaia a fiscalização foi realizada na terça-feira (16). Em Redenção a ação aconteceu ontem, quarta-feira (17). 

Nesta quinta-feira (18), a operação será deflagrada em Xinguara.
Ao todo, 13 militares participam da operação. O objetivo da ação é coibir desvios de armas e munições que poderiam parar em revendas ilegais. (Com informações A Notícia)

17/10/2018
Homem teria sido alvejado a mando do PCC em Parauapebas 
Jordão Ferreira da Silva tem passagem pela carceragem do Bairro Rio Verde, em Parauapebas, onde há 5 meses “puxou cadeia” por tráfico de entorpecentes. Mas, pelo visto, não estava com a vida em ordem. 

Por volta das 21 horas desta terça-feira (16), enquanto caminhava pelo Bairro dos Minérios, Jordão foi seguido por dois indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram dois disparos contra ele. 

Jordão só escapou de fazer a passagem desta para a outra por ter conseguido, mesmo ferido, fugir. 

De acordo com informações repassadas à equipe de reportagem, o ato violento foi feito a mando da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), já que Jordão faria parte do CV (Comando Vermelho). ou seja: trata-se de acerto de contas entre supostos rivais do mundo do crime. (Pebinha açúcar) 

17/10/2018
CNJ ABRE PROCESSO SOBRE PEDIDO DE EXONERAÇÃO DE JUÍZA DE XINGUARA 
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou, no fim da tarde de ontem (15), a instauração de Pedido de Providências para que os fatos levantados pela juíza de direito Ana Carolina Barbosa Pereira, da comarca de Xinguara, no sudeste paraense, e que levaram ao seu pedido de exoneração do cargo, sejam esclarecidos. 

Na decisão, Martins determinou a intimação dos desembargadores Ricardo Nunes e José Maria Teixeira do Rosário, presidente e corregedor-Geral de Justiça do Estado do Pará, respectivamente, para que, no prazo de 15 dias, apresentem informações a respeito dos fatos narrados na notícia. 

"Chegou ao conhecimento desta Corregedoria Nacional de Justiça pedido de exoneração da magistrada Ana Carolina Barbosa Pereira, publicado em diversos meios de comunicação e mídias sociais, em que, ao justificar seu pedido, narra a ocorrência de omissões praticadas pelo TJPA e Corregedoria que, em tese, demonstram desídia institucional que prejudicam o exercício da judicatura e, principalmente, a prestação jurisdicional do estado do Pará. Vamos esclarecer os fatos”, afirmou o corregedor Nacional. A magistrada teceu críticas ao tribunal estadual, à Ordem dos Advogados do Brasil e ao Ministério Público do Pará. (ORM News)


17/10/2018
XINGUARA REALIZA A 23ª EDIÇÃO DOS JOGOS POLIESPORTIVOS ESTUDANTIS
Vilmones-Secretario de Educação 

Na noite de sexta-feira (12) foi realizada a abertura dos Jogos Poliesportivos Estudantis de Xinguara (JOPEX), o evento ocorreu no ginásio de esportes. Com a presença da população e da classe estudantil a abertura foi uma grande festa.

Com o tema “ Ler Também é Exercício” a 23ª edição dos jogos escolares xinguarense conta com a participação de alunos de 22 escolas da rede pública e privada. Na abertura foi realizada a escolha do garoto e da garota Jopex, nas categorias: infantil feminino e masculino e juvenil feminino e masculino.


As escolas também organizaram e apresentaram um desfile que levou para o público, personagens de obras literárias, contos, histórias infantis.

O secretário de educação, Vilmones da Silva, que esteve presente ressaltou que os jogos escolares podem ser um diferencial na vida do aluno. “Atividades como essa são manifestações importantes que não podemos deixar acabar. O que observamos é que com a dedicação dos alunos e professores realizamos uma competição cada vez maior a cada edição”, destacou.

As competições que iniciaram no sábado (13), estão sendo realizadas no ginásio de esporte e acontecem até o dia 20 de outubro. (Assessoria de Comunicação/PMX)

16/10/2018
Justiça interdita prédio de delegacia em Ourilândia do Norte e determina reforma
Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça Aline Cunha, a Justiça de Ourilândia do Norte determinou a interdição, bem como a transferência dos presos e posterior reforma e ampliação da Delegacia de Polícia do município. 

A medida foi tomada pelo juiz Cesar Leandro Pinto Machado, em decisão interlocutória, como resposta à Ação do MPPA, que requereu à Justiça a concessão de tutela antecipada para que fosse feita a reforma no local. 

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e outra da Secretaria Municipal de Obras averiguaram as condições físicas e sanitárias da instituição, constatando que o local encontra-se insalubre, tanto para os detentos, como para os funcionários. Além de apresentar péssimas condições de conservação, com vazamentos na parte hidráulica, instalações sanitárias comprometidas, fossa com vazamento e forte odor, lixeiras sem tampas, dentre outros problemas. 

“Após as inspeções, a Secretária Municipal de Saúde produziu relatório constatando que a Delegacia de Polícia de Ourilândia do Norte não possui as mínimas condições de permanência de detentos, uma vez que se encontra em seu limite máximo de presos, tornando extremamente desumanas e degradantes as condições de vida lá dentro”, destaca a promotora Aline Cunha. 

Assim sendo, o juiz Cezar Leandro Pinto determinou que, no prazo improrrogável de trinta dias, ocorra a transferência dos presos custodiados do local para outras unidades prisionais, e proibiu o encaminhamento de quaisquer outros presos para a Delegacia. Além disso, o juiz também concedeu prazo de 120 dias para que seja elaborado e executado projeto de reforma e ampliação do estabelecimento. 

Em caso de descumprimento da decisão, o magistrado fixou multa diária de dez mil reais aos administradores públicos da instituição. O valor será revertido para órgãos de defesa do consumidor municipais e estaduais. (Blog do Zé Dudu)

16/10/2018
Suspeito de assalto em Rio Maria é preso no Tocantins
A Polícia Militar de Gurupi prendeu um suspeito de fazer parte de uma quadrilha de assaltos à carros-fortes. Ele não teve o nome divulgado, mas foi detido quando saía de um banco no centro da cidade. A prisão dele foi decretada pelo assalto realizado em Rio Maria (PA), em maio. O homem também é investigado por outro caso na Bahia. 

A prisão foi na segunda-feira (15) pela manhã, mas as informações só foram divulgadas nesta terça-feira (16). 

A PM informou ainda que o mesmo suspeito tinha sido preso durante as buscas pelos assaltantes que atacaram o Banco do Brasil de Gurupi em 2017. Ele foi solto porque não teve a participação no crime comprovada. 

Ao ser detido, o homem estava com R$ R$ 3.516,70 que ele teria sacado no banco. Na casa dele, que fica na zona rural de Peixe, também foram encontradas armas e munições. Ele foi levado para a delegacia de plantão de Gurupi e deve ser transferido para o Pará onde vai responder ao processo. (G1/TO)

16/10/2018
Ex-gerente da NB Pneus, Adão Luiz, sofre atentado a bala em Redenção
Em Redenção, o empresário e ex-gerente da NB Pneus, Adão Luiz, sofreu atentado a bala no final da manhã desta terça-feira (16). 

O quadro de saúde de Adão e estável. Ele foi atendido no hospital São Vicente e depois transferido para o Hospital Regional de Redenção. 

Adão estava saindo para fazer uma entrega de produtos para clientes quando foi atingido por um tiro no pescoço. Segundo informações por uma pessoa de moto. 

A caminhonete que ele estava dirigindo ficou desgovernada e atingiu um poste de energia elétrica.

A Polícia Civil vai investigar o caso. (Otávio Araújo)

16/10/2018
Rádio você FM de Redenção sofre atentado a balas 
A Rádio você FM de Redenção sofreu um atentado a balas na noite da última segunda-feira (15) de outubro. 

Segundo informações, vários disparos de arma de fogo foram efetuados contra a emissora, pelo menos 7 acertaram o prédio. 

O comunicador Alexandre Júnior, disse que pode ter sido uma tentativa de intimidação, e acredita que pode ter motivação política, porém não sabe afirmar quem possa ter cometido o crime. A polícia Civil irá investigar o caso. (Karlos wonney)

15/10/2018
Carro sai da pista e cai em ribanceira na BR-155 próximo a Xinguara 
O motorista de um carro Fiat Strada cor prata que seguia pela BR-155, levou um susto quando o veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira, na manhã do último domingo (14) de outubro. 

De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu próximo a Xinguara saída para Sapucaia. A Polícia informou que o motorista Anderson Alves, morador de Rio Maria, não se feriu, ouve somente dados materiais. (Luiz Pereira)

15/10/2018
Caminhonete é tomada de assalto e dono feito refém em Rio Maria
Uma caminhonete Hilux, placa QDU 9537, Rio Maria (PA), ano 2018, foi tomada de assalto por volta das 10h, desta segunda-feira (15), na BR-155, no município de Rio Maria, e o proprietário do veículo foi feito refém. 

Somente por volta das 13h, os elementos libertaram o proprietário próximo na estrada da Fazenda Cunha, na BR-155. 

Segundo informações 5 elementos armados de pistolas, num Fiat Toro, renderam o proprietário e levaram a caminhonete e tomaram rumo de Redenção. (Otávio Araújo) 


15/10/2018
Dois foragidos da cadeia foram recapturados em Santana Araguaia 

Dois foragidos da cadeia de Santana do Araguaia, fato ocorrido no último domingo (07/10), foram recapturados. Sete presos fugiram da cadeia. 

Na sexta-feira (12/10), depois de um cerco policial, Felipe André Montel, acusado de homicídio no Estado de Goiás, decidiu se entregar. Neste domingo (14/10), os policiais civis fizeram busca na casa da genitora do foragido Nazaré Ferreira de Souza, momento que o localizaram escondido embaixo da cama. 

Os dois detentos encontram-se recolhidos na cadeia à disposição da justiça. As buscas aos demais foragidos continuam. (Com informações da PC)

15/10/2018
Polícia Militar encontra moto abandonada em Xinguara 
A Polícia Militar de Xinguara encontrou abandonada após denúncia de moradores, uma moto Yamaha crípton placa OFL 0450. A ocorrência policial foi registrada na manhã do último sábado (13) de outubro, na rua duque de Caxias. 

Segundo informações da polícia militar, o condutor da motocicleta sofreu um acidente, sendo socorrido para uma unidade de saúde. O veículo foi encaminhado para o pátio doo Quartel da Polícia Militar de Xinguara. (Luiz Pereira

15/10/2018
Homem tem a moto roubada por dupla armada em Xinguara 
Uma motocicleta Honda CG FAN preta placa QDK 7907, foi roubada na madrugada da última sexta-feira (12) de outubro. O roubo ocorreu na avenida Xingu, no centro de Xinguara, por volta das 04hs. 

Segundo informações da polícia, dois suspeitos teriam se aproximado da vítima e anunciado o assalto, exigindo sua motocicleta, a vítima conseguiu tirar a chave do veículo da ignição e correr. Minutos quando retornou não encontrou mis o veículo. 

A Polícia Militar realizou ronda, mas não conseguiu localizar os suspeitos ou o veículo roubado. A vítima foi orientada a procurar à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para registrar um B.O. (Luiz Pereira)

15/10/2018
Homem mata cunhada e deixa esposa gravemente ferida em Parauapebas 
Um informe que chegou à polícia via Centro de Controle Operacional (CCO), dando conta de que havia acontecido um homicídio no Bairro Palmares Sul, em Parauapebas. 

A guarnição, comandada pelo Sargento PM Gidel e Cabo PM Antônio Marcos, foi ao local e constatou que a denúncia procedia, encontrando ali duas vítimas de esfaqueamento, sendo as irmãs Ana Lúcia Santos Pereira (30 anos) e Jaciara Santos Pereira (27 anos). 

O principal suspeito de atacar as vítimas a golpes de faca é o companheiro de Jaciara, Joel Gomes de Araújo. Mas, de acordo com o relatado por vizinhos, que não quiseram ser identificados, a intenção criminosa era apenas contra Jaciara, tendo Ana Lúcia, sua cunhada morta no local ao ser atingida ao tentar defender sua irmã Jaciara que foi atingida também e encaminhada ao Hospital Municipal de Parauapebas. 

O assassino e agressor fugiu do local sem deixar pistas. No entanto, a polícia civil envida esforços para encontra-lo. (Pebinha de Açúcar)

15/10/2018
Falso Policial Federal e mais dois são presos acusados de extorsâo em Tucumã
Que por volta das 17h a GU de Tucumã, ao comando do SGT PM Agenor, foi acionada para atender uma ocorrência de *extorsão* praticada por *supostos Policiais Federais*.

Diante da denúncia, a equipe policial seguiu até a residência da Senhora Valdirene Andréia dos Santos* onde se depararam com o nacional *Eduardo alves da Silva, CPF 944.091.292-87,* o qual estaria praticando *extorsão mediante restrição da liberdade da vítma*. Sendo indagado ao mesmo o que estaria fazendo naquele local veio a informar que *estaria fazendo uma operação com um Policial Federal*, que de imediato foi solicitado que o mesmo se identificasse, contudo não portava qualquer tipo de documento.

Os policiais foram informados pela vítima que a mesma *teria sido abordada por 3 (três) homens armados* em uma àrea de *garimpo*, onde um deles seria o nacional Eduardo, outro teria se *identificado como Agente da Polícia Federal e um Policial Militar*. Os quais teríam encontrado de posse da vítima uma quantia de 49 (quarenta e nove) gramas de *ouro*, passando assim a exigir que a mesma pagasse uma quantia de *R$: 60.000,00 (sessenta mil reais) para não ser presa*.

Ainda segundo a vitima diante da ameaça de prisão, a mesma se deslocou juntamente com os três homens até sua residência no centro da cidade de Tucumã a fim de realizar o pagamento do valor exigido, tendo permanecido apenas o nacional Eduardo aguardando com a vítima na residência; e os demais saíram em uma caminhonete.

Os policiais determinaram que Eduardo entrasse em contato telefônico com o supostos Agente da PF para que o mesmo se dirigisse ao local. Que ao chegarem ao local, os outros *dois acusados foram identificados* como *Fábio da Silva Azevedo, CPF 839.774.902-06,* o qual apresentou uma *identificação falsa da Polícia Federal*, e o outro como CB PM RG33203 Francisco *Hildebrando* Sousa Maia.

Com os acusados foram encontrados *01 (um) simulacro de Pistola Taurus PT 24/7 e 04 (quatro) armas de fogo*, sendo *duas espigardas* de uso permitido, uma *pistola .380 Taurus PT 58 HC Plus* registrada no nome do militar com 5 munições e uma *pistola .40 Taurus PT 940* com 10 munições a qual pertence à PMPA estando *cautelada para o CB Hildebrando*.

Diante do fato, foi *comunicado a este Oficial* o qual se deslocou para o local da ocorrência e tão logo chegou à residência *deu voz de prisão aos acusados*. Ato contínuo, foram encaminhados à Depol de Tucumã, vítima e acusados, onde foi lavrado o *Auto de Prisão em Flagrante Delito em desfavor dos acusados* pelos crimes de *Extorsão Mediante Restrição de Liberdade da Vítima e Associação Criminosa aos três acusados; além de porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso para o nacional Fábio da Silva Azevedo e o porte de simulacro de arma de fogo ao nacional Eduardo Alves da Silva.* Que após finalizado o procedimento flagrâncial, o Militar foi conduzido ao quartel da Polícia Militar do Pará na cidade de Ourilândia do Norte onde permanece detido. (Fonte PM)

13/10/2018
São Félix do Xingu (PA): Suplente de vereador do delegado "Caveira" assume vaga em janeiro
Oderleia Rodrigues dos Santos, a Oderleia Lora (PSC),41 anos, natural de São João do Araguaia (PA), assumirá a cadeira de vereadora no parlamento municipal de São Félix do Xingu, no dia 1º de janeiro de 2019. 

A parlamentar assumirá a vaga deixada pelo titular, Delegado Caveira, que se elegeu deputado estadual na última eleição. 

Oderleia é casada e professora do ensino fundamental. Ela obteve 502 votos. (Otávio Araújo)



12/10/2018
COPA SUL PARÁ DE MOTOCROSS ACONTECE EM REDENÇÃO 
Acontece nos dias 13 e 14 de outubro, a sexta edição da Copa Sul Pará de Motocross. 

A competição tradicional na região acontece em Redenção, na pista Vale da Serra, que fica localizada na saída para Santana. 

Sábado acontecem os treinos livres e no domingo inicia a disputa a partir das 13 horas. 

O evento é organizado pelo desportista Marlon Viana e tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer. (Assessoria de Comunicação).

11/10/2018
Prefeitura de Xinguara está entre as 18 investigadas pelo MP do Pará por contratar procuradores sem concurso público 
Dezoito prefeituras do Pará são alvo de ações do Ministério Público do Pará (MPPA) por terem contratado procuradores municipais sem concurso público. Ao todo, foram criados 101 cargos com salários que podem chegar a R$15 a R$20 mil, segundo o MPPA. 

As ações diretas de inconstitucionalidade pedem ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) que os atos dos gestores municipais sejam impugnados e, consequentemente, declarados sem efeito, anulando a contratação de advogados que assumiram cargos de procuradores. 

São citadas nas ações as prefeituras de: Altamira, Benevides, Castanhal, Colares, Curuçá, Gurupá, Ipixuna do Pará, Juruti. Monte Alegre, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Santa Luzia do Pará, Santarém, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, Tailândia, Tomé-Açu e Xinguara. 

O procurador geral do MPPA, Gilberto Martins, disse que as normas conflitam com a constituição federal e, mais especificamente, a estadual. 

Para o procurador Martins, a iniciativa das prefeituras acaba funcionando como 'cabide de empregos', já que os cargos, são todos comissionados, ou seja, todas os empregados são indicações de gestores. 

Martins disse ainda que o município precisa 'saber investir recursos". "Certamente, nomear excessivamente um número de procuradores com salários relativamente altos, e de forma comissionada, causa a diminuição de recursos para outros setores essenciais da administração pública", comentou. (G/1/PA)

11/10/2018
Polícia Civil cumpre mandados de prisão, em Tucumã e Ourilândia do Norte 
De acordo com informações da Polícia Civil, uma operação policial foi desencadeada para cumprimento de dois mandados de prisão, um por homicídio qualificado e outro por estupro de vulnerável em Tucumã e Ourilândia do Norte.

Em Tucumã, foi preso Paulo Jurandir Pereira, que atuava como mototaxista, foi preso com mandado de prisão em aberto da Comarca de Carnaíba, estado de Pernambuco, onde é acusado do crime de homicídio qualificado. 

Em Ourilândia do Norte, foi cumprido o mandado de prisão em desfavor do empresário José Cícero de Sousa, acusado do crime de estupro de vulnerável. 

Os dois presos foram recolhidos para a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã onde estão à disposição da Justiça. 

Equipe composta pelo DPC Rafhael Machado e EPC Douglas Gonçalves, Ipc’s Vasconcelos, Alberto, Rafael, Henrique, Aluizio. (Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.