quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

19/02/2019
Dezesseis policiais envolvidos na chacina de Pau D'Arco irão ao Tribunal do Júri
A juíza Elaine Neves de Oliveira, da Vara Criminal da Comarca de Redenção, sudeste do Pará, determinou que 16 dos 17 policiais envolvidos na chacina de Pau D’Arco serão submetidos ao Tribunal do Júri. A decisão aconteceu nesta terça-feira (19). A defesa pode recorrer. 

Os réus foram considerados responsáveis pela morte de 10 trabalhadores rurais na fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, sudeste do estado. A maioria das vítimas foi atingida no peito e na cabeça. O crime aconteceu no dia 24 de maio de 2017, quando a Polícia Civil e Militar realizaram o cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e temporária contra suspeitos de envolvimento no assassinato de um segurança da fazenda. Além dos mortos, duas pessoas ficaram feridas na ação policial. 

Um inquérito foi aberto para investigar o caso e após três semanas de audiências foram ouvidas as testemunhas de defesa, de acusação e os 17 policiais acusados. Após analisar todo o processo que possui cerca de 40 páginas, Elaine Neves de Oliveira entendeu que apenas um policial não será submetido ao Tribunal do Júri. 

Segundo a denúncia do Ministério Público do Pará (MPPA), a principal linha de investigação é de que não houve confronto e sim execução na fazenda. Os policiais teriam atirado contra os trabalhadores rurais em uma ação planejada. /G1-PA

19/02/2019
Operações coloca mais de 400 pessoas envolvidas com o crime na cadeia, no interior do Estado
Polícia Civil do Pará contabilizou, nos 15 primeiros dias de fevereiro deste ano, 237 prisões de criminosos realizadas em 174 operações no interior do Estado. O número já supera o total de prisões realizadas em todo mês de janeiro. 

Na somatória dos 31 dias de janeiro deste ano mais a primeira quinzena de fevereiro, a Polícia Civil já contabiliza 304 operações policiais com 473 prisões de envolvidos em crimes apenas nos municípios do interior paraense.

19/02/2019
Interdição de ponte prejudica mais de mil famílias há dois meses em Redenção 
Mais de mil famílias dos bairros Jardim Primavera e Residencial Primavera, em Redenção, no sul do Pará, estão prejudicadas com um buraco que abriu em uma ponte. A estrutura teria sido levada pela chuva há cerca de dois meses. Sem alternativa, muitas pessoas se arriscam em uma travessia em pedaços de madeira. 

No lugar das cabeceiras, que foram arrastadas pela chuva, ficaram dois buracos que impedem a passagem de carros pela ponte. Mesmo assim, pedestres e motociclistas se arriscam a passar sobre a tábua que foi estendida em uma das crateras. 

A empresa dona da área onde ficam os loteamentos é responsável pela ponte e disse que a estrutura será recuperada em maio, depois do período chuvoso. /G1 PA

19/02/2019 
Mandante da 'Chacina da Fazenda Ubá' em São João do Araguaia tem pedido de liberdade negado pela Justiça 
José Edmundo Ortiz Vergolino, 81, condenado a mais de 152 anos de prisão pela morte de oito trabalhadores rurais, teve pedido de liberdade negado, em unanimidade, pela Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), nesta segunda-feira (18). 

A 'Chacina da Fazenda Ubá', como o caso ficou conhecido, ocorreu em 1985 em São João do Araguaia, sudeste do Pará. As vítimas foram torturadas antes de serem mortas. 

José Vergolino foi preso em janeiro deste ano, em Marabá, e depois transferido para Belém, onde cumpre pena. 

A defesa dele alegou a ocorrência de constrangimento ilegal e pediu que a substituição para prisão domiciliar, argumentando que o réu já tem mais 81 e é portador de doenças. A Justiça, no entanto, considerou não existe qualquer constrangimento no cumprimento da prisão. /G1-PA

18/02/2019
Caminhoneiro tem pneus de caminhão furtados no posto 70 na BR 155 
Um caminhoneiro teve dois pneus de Estepe furtados enquanto ele dormia na localidade conhecida como ‘’Posto 70’’ na BR-155 no município de Xinguara.  

Segundo o motorista Edir Martins, ele vinha da cidade de Canaã dos Carajás, quando teve problema na parte elétrica do caminhão, sendo obrigado a pernoitar no Posto 70, onde teve os dois pneus furtados durante madrugada de quinta/sexta-feira da semana passada. 

Na manhã da última sexta-feira 15 de fevereiro, Edir Martins, compareceu na delegacia de Polícia Civil de Xinguara, onde registrou o roubo. (Luiz Pereira)

18/02/2019
Jovem é preso com simulacro de arma de fogo em Xinguara 
Um jovem de 23 anos, foi preso com um simulacro de arma de fogo tipo pistola, na noite do último domingo (17) de fevereiro, no cruzamento da Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco, com a rua Tapajós no centro de Xinguara.

Polícias Militares estavam em patrulhamento quando avistaram dois jovens em atitude suspeita. Durante revista pessoal, foi encontrado em poder de Dejailson Silva do Nascimento, o Simulacro. 

A dupla foi apresentada junto com a arma na Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, para os procedimentos cabíveis. (Luiz Pereira)

18/02/2019
Assassinos de idoso de 89 anos foram presos pela PM de Tucumã 
No último fim de semana, a Policia Militar da cidade de Tucumã, no sul do Pará prendeu dois homens na área rural do município, acusados de terem assassinado um idoso de 89 anos.

O crime ocorreu na localidade conhecida como garimpo do Cuca, distante a cerca de 30 km da sede do município.  De acordo com a polícia, o idoso de quase 90 anos, conhecido por Henrique Francisco dos Santos, foi morto por asfixia, pelos criminosos Jean Souza Ferreira, de 22 anos e    Rodrigo da Conceição Oliveira, 23, vulgo ‘’Negão’’. 

Em poder dos criminosos, a polícia encontrou a importância de R$ 620,00 que pertencia a vítima. A polícia consegui identificar a dupla como autora do crime através de imagens do circuito de vigilância.

Os dois criminosos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia onde estão à disposição da Justiça.   Informações de Dinho Santos
 
18/02/2019
PM prende traficante de drogas em Ourilândia do Norte 
Uma equipe da Polícia Militar prendeu em flagrante na sexta-feira (15) de fevereiro, Hiago Ramos, suspeito de comercializar drogas em Ourilândia do Norte. 

Em poder do suspeito os policiais encontraram uma quantidade de maconha e cocaína, dentro de uma mala. 

Hiago Ramos está preso na Delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte a disposição da Justiça. 

18/02/2019
São Félix do Xingu: Polícia Civil prende homem acusado de praticar assalto a mão armada em Tucumã 
Uma ação feita por policiais civis da delegacia de São Félix do Xingu, comandada pelo delegado Matheus Omoizzolo, colocou atrás das grades um elemento acusado de praticar assalto a mão armada na cidade de Tucumã.  

Foi preso o elemento Ricardo Batista Nascimento, que é apontado como o autor de um assalto na cidade de Tucumã, no dia 17 de novembro de 2018. 

De acordo com as investigações da polícia, Ricardo praticou o delito usando uma arma de fogo, usando de violência contra a vítima. A prisão ocorreu em resultado do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Tucumã, que foi cumprido na última sexta-feira (15) em São Félix do Xingu. 

O assaltante foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil onde se encontra a disposição da Justiça, aguardando a transferência para a cadeia de Tucumã.   Com informações de Dinho Santos

18/02/2019
Homem comete suicídio em Xinguara 
Welington da Silva Tristão, de 31 anos de idade, cometeu suicídio por enforcamento utilizando uma corda. A Fatalidade ocorreu em sua própria casa que fica localizada na Rua Barão do Rio Branco no centro de Xinguara. 

Segundo informações Policiais, o corpo foi encontrado pendurado com uma corda no pescoço, em um dos quarto da casa, na manhã desta segunda-feira 18 de fevereiro.

Ainda é desconhecido o motivo que levou Welington a tirar a própria vida. 

Policiais Civis e Militares foram acionados, e no local realizaram os primeiros levantamentos para dar início às investigações. (Luiz Pereira)

18/02/2019
Empresários fecham a PA 279 em protesto contra paralisação da Onça Puma em Ourilândia do Norte 
Empresários de Ourilândia do Norte fecharam o tráfego da PA-279, em protesto pelo fechamento dos trabalhos da Vale no município o que causaria a extinção de mais de 2 mil empregos e prejudicaria diretamente a economia de três cidades da região 

O protesto começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18), no km 23 na PA 279. O trânsito no local está parado.

18/02/2019
Redenção (PA): Superintendência da Polícia Civil divulga número de zap para denúncias 
O número do zap da Superintendência da Polícia Civil do Araguaia Paraense (94) 99201 9949 está plotado nas viaturas da Polícia Civil. 

O Superintendente do Araguaia Paraense, delegado Luiz Antônio Ferreira, avisa que o número não é de emergência, portanto não substitui o 190 e o Disque Denúncia 181. O novo contato é para que a população tenha maior aproximação com a Polícia Civil.

18/02/2019
Acidente com duas carretas na BR 155 entre Xinguara e Rio Maria 
Um acidente entre duas carretas deixou o senhor Jose Lauro Martins, ferido. Ele levou uma pancada no queixo, quebrando dois dentes. O outro motorista Mauricio Neves, nada sofreu.  

A batida ocorreu na BR 155 em frente a Durli couro entre Xinguara e Rio Maria, por volta da 00h20 da madrugada desta segunda-feira 18 de fevereiro. 

Segundo informações da Polícia Militar, a carreta conduzida por Jose Lauro, bateu violentamente na traseira da carreta conduzida pelo senhor Mauricio.

Jose Lauro, morador da cidade de Confresa no MT, foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara para receber atendimento médico. (Luiz Pereira)

18/02/2019 
Cavalo solto na pista provoca acidente na PA-279 próximo a Xinguara 
Um cavalo solto na pista causou um acidente na Rodovia PA-279, a 12 KM de Xinguara, sentido Água Azul do Norte. O acidente aconteceu por volta da 00h30 da madrugada desta segunda-feira 18 de fevereiro. 

Segundo informações da Polícia Militar de Xinguara, um carro Onix cor branco colidiu com um cavalo que estava no meio da rodovia. O animal morreu no local. O motorista do veículo, Renato Ferreira, morador da cidade de redenção, nada sofreu, ouve somente danos materiais. 

Uma equipe da Polícia Militar, esteve no local realizando os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

17/02/2019
Homem é encontrado morto em Tucumã
O corpo de um homem identificado por Julimar Pereira da Silva de 60 anos foi encontrado na manhã de sábado 16 de fevereiro, no setor Biquinha em Tucumã.

Uma nora do idoso disse que o mesmo estava com problemas de saúde, e que inclusive havia fugido de um hospital aonde fora internado recentemente. 

Para a nora de Julimar o mesmo pode ter morrido de causa natural, porém só o laudo médico dará as causas da morte.



17/02/2019
Polícia Civil prende mulher acusada de tráfico de drogas em São Félix do Xingu 
A Polícia Civil de São Félix do Xingu, prendeu em flagrante delito, no último dia 14 de fevereiro, Luana Kariny Soares da Silva, acusada de tráfico de drogas.

A Polícia Civil recebeu informações de que Luana Kariny estaria comercializando drogas ilícitas em sua residência. Após identificar a residência, os policiais, flagraram a suspeita com 170 trouxinhas de maconha, além de um tijolo de aproximadamente 350g da mesma droga. 

Diante da situação, a presa confessou a prática do tráfico de drogas e foi conduzida à Unidade Policial de São Félix do Xingu para os procedimentos de praxe.


17/02/2019
Prefeituras do sul e sudeste do Pará acumularam mais de R$ 5 bi em receitas em 2018 
Juntas as Prefeituras dos 39 municípios que compõem as regiões sul e Sudeste do Pará, acumularam o montante de R$ 5,29 bilhões líquidos em receitas no ano de 2018.  

Esses municípios economicamente poderosos nos setores de mineração, energia, gado e commodities agrícolas. 

Confira no gráfico abaixo, a receita líquida arrecadada de cada uma das 39 prefeituras em 2018.

17/02/2019
Homem comete suicídio em Parauapebas 
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar um enforcamento de João Oliveira da Silva, de 34 anos, fato ocorrido no sábado (16) de fevereiro em Parauapebas, região sudeste Pará. 

Segundo informações de parentes, João Oliveira, era usuário de drogas e estava com problema em seu relacionamento com sua esposa, inclusive ela tinha decidido ir embora para o Maranhão com os filhos.

15/02/2019
Entrevista do presidente da Câmara Municipal de Xinguara causa polêmica na saúde
Por Roserval Ramos
O vereador Dorismar Altino Medeiros, “Dito do Cinema” (PSDB), atual presidente da Câmara de Vereadores de Xinguara, recentemente concedeu uma entrevista ao canal de televisão local SBT Xinguara, onde fez algumas afirmações envolvendo a rede de saúde pública do município. A entrevista do vereador causou bastante polêmica dentro da sociedade. Na entrevista o vereador afirmou que se alguém estiver tendo dificuldade em conseguir alguns procedimentos cirúrgicos ou até mesmo uma consulta medica, podem procurar ele, que ele tem meios para resolver a demanda. 

Vários pontos da entrevista do vereador, fez com que a população entendesse que algo ali estava errado. Durante a entrevista o vereador disse que: “No momento está acontecendo as indicações dos vereadores, a população de Xinguara que precisar de uma consulta com ginecologista e não está conseguindo vaga me procure, eu tenho um médico aqui que muito amigo meu então agente encaixa todas as quarta-feira, aqui na Clínica na Rua Cecilia de Meireles ao lado do Posto de Saúde. Aqueles também que está precisando de fazer cirurgia de hérnia, vesícula, qualquer tipo de cirurgia procura o Dito do Cinema, eu estou aqui ajudando dentro do meu conhecimento”, disse o parlamentar. 

As declarações do parlamentar causou uma instabilidade e fez com que o Conselho Municipal de Saúde convocasse uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira 14 de fevereiro, as 17 horas, na sede do próprio Conselho. Foram convidados para a reunião a secretária de saúde Janaína Pereira, o chefe do executivo Osvadinho Assunção e o próprio vereador Dito.  

A reportagem do site: roservalramos.com.br falou com as partes envolvidas. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Ferreira da Silva não quis comentar o teor da entrevista do vereador, apenas disse que, como presidente do CMS, está fazendo cumprir seu estatuto, “chegou até a mesa diretora do Conselho uma solicitação através de um abaixo-assinado, com a assinatura de vários conselheiros solicitando uma reunião extraordinária, nesse pedido foi solicitado que fosse convidado para a reunião o vereador Dorismar Altino Medeiros, presidente da Câmara para que ele possa esclarecer suas declarações contidas na entrevista. Também foi solicitado a presença da secretária municipal a senhora Janaína Pereira, para que os conselheiros possam ouvir as duas partes e assim, entender como estes agendamentos estão sendo feitos, uma vez que o serviço do SUS é aberto a qualquer cidadão, isso preocupou não só os conselheiros, mas também a sociedade em geral. Cumprindo meu papel de presidente convoquei a reunião e amanhã, 14 de fevereiro, as 17 horas, será realizada a reunião e o pleno do conselho tomara uma decisão sobre o assunto”, afirmou Edson Ferreira. 

A secretária Janaína Pereira também falou com nossa reportagem sobre as declarações do vereador. Para Janaína, o caso requer uma atenção especial e tudo será apurado. 

“Sobre a entrevista do vereador presidente Dito do Cinema, acho que o vereador se expressou errado, mas mesmo assim estamos tomando as providências cabíveis, na segunda, solicitamos a corregedoria do município a abertura de uma sindicância para apurar os fatos, se tem tido alguma influência de vereadores na rede da saúde, pois todas as consultas e exames segue o protocolo do Ministério da Saúde – MS, onde só se agenda o usuário com o encaminhamento médico e cartão SUS, e isso tem sido feito. Temos todos os agendamentos feitos para os médicos especialistas com o encaminhamento e não existe encaixe sem seguir o protocolo. Por isso abrimos a sindicância para esclarecer todas as dúvidas. 

“O Conselho Municipal de Saúde está fazendo o papel dele, solicitaram uma reunião, eu como secretária juntamente com minha equipe estaremos lá com documentos em mãos de todos os protocolos que seguimos, para apreciação dos conselheiros. Nossa gestão preza pela transparência, e levaremos tudo que precisar para esclarecer quaisquer indagações. Vamos aguardar o término da sindicância, onde várias pessoas serão ouvidas, inclusive médicos que atendem na clínica citada pelo vereador Dito. Na rede como um todo, usuários serão ouvidos também, e para qualquer indício de irregularidades serão tomadas as devidas providências cabíveis”, afirmou Janaína Pereira. 

O site fez contato com vereador Dito do Cinema, mas ele não quis falar sobre o assunto, apenas disse que aquelas colocações na entrevistas foi “SEM QUERER”. Ele afirmou que não vai estar presente na reunião do Conselho, pois tem compromisso na mesma data na cidade de Araguaína no estado do Tocantins, mas será representado pelos seus advogados. Falamos via celular com advogado Ivan Carlos, indicado pelo vereador para falar em seu nome, o advogado disse que não teria nada a declarar sobre o conteúdo da entrevista, pois a assessoria de imprensa do vereador não passou nenhuma informação à ele. /Por Roserval Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.