quinta-feira, 28 de maio de 2020

31/05/2020
Hospital Regional de Redenção recebe 4 respiradores 
O governo do Pará distribuiu respiradores recebidos do governo federal para os hospitais regionais do interior do estado no combate à covid-19. O Hospital Regional de Redenção foi beneficiado com 4 respiradores. 

Além de Redenção, os hospitais regionais dos municípios de Breves, no Marajó; Tucuruí e Marabá, no sudeste do Estado; Marabá; e Santarém, na região oeste. Em todo o estado o total chega a 609 equipamentos. (G1/PA)

31/05/2020
Sul do Pará: Limites de pessoas e 45 minutos para fazer compras nos supermercados de Redenção 
Em Redenção, membros do Gabinete de Crise, juntamente com representantes de supermercados, vigilância sanitária, secretaria de saúde, se reuniram para tratar sobre as aglomerações dentro dos supermercados neste período de pandemia da covid-19. 

Entre as medidas que serão adotadas a partir do dia 10 de junho, limites de pessoas dentro dos supermercados, clientes vão esperar a vez de entrar no local por meio de senha, os supermercados trabalharão com um terço da lotação, cada cliente terá até 45 minutos para fazer as compras. (Otavio Araújo)

31/05/2020
Dois índios Xikrin morrem de coronavirus 
Dois índios Xikrin morreram de Covid-19 no último sábado (30) de maio, na Terra Indígena Xikrin do Cateté, no Sudeste do Pará. Uma das vítimas foi o cacique Bep Baroti Xikrin e a outra, Ikrure Xikrin.  

As aldeias Xikrin do Cateté possui três aldeias distribuídas entre os municípios de Água Azul do Norte, Marabá e Parauapebas.

29/05/2020
Três corpos carbonizados são encontrados em veículo queimado na BR-155 
Um veículo queimado com três corpos carbonizados foi encontrado nesta quinta-feira (28), às margens do rio Vermelho, na BR-155, em Eldorado dos Carajás, sudeste do estado. 

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas ainda não foram identificadas. Um inquérito foi aberto para investigar a autoria e a motivação do crime.




29/05/2020
Sul do Pará: Morre a segunda vítima de Covid-19 em Bannach 
Lucinésio Moraes Resende, de 43 anos, é a segunda vítima da covid-19 no município de Bannach, no sul do Pará. Ele estava internado a cerca de 15 dias no Hospital Regional de Redenção. 

Lucinésio Moraes começou a sentir os sintomas da doença, depois de uma viagem que fez a cidade de Eldorado dos Carajás junto com sua família. 

Foi realizado o exame para Covid-19 e ele a esposa e mais dois filhos testaram positivo. O quadro de Lucinésio se agravou e em seguida foi internado no Hospital Municipal de Bannach onde ficou cerca de cinco dias, em seguida foi transferido até o Hospital Regional. 

Na noite de quinta-feira (28), durante o dia ele passou muito mal e as 20h00min foi comunicado pela direção do Hospital o seu falecimento. (Fonte: Jornal a Noticia)

29/05/2020
Vereadora de Sapucaia e seu esposo segue internados se tratando da covid-19 
A vereadora da cidade de Sapucaia, Elivânia Aparecida de Oliveira, de 36 anos, (Conhecida como Elivânia da Serrinha), seu esposo Claudio Costa da Silva, de 43 anos, diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19), seguem internados no Hospital Municipal de Sapucaia. 

A vereadora disse na manhã desta sexta-feira (29) de maio, que seu esposo e sua filha, Hellen Claudia, estão praticamente curados da doença. Ela segue com quadro de saúde que inspira um pouco mais de cuidado, mais sem gravidade. 

Elivânia e Claudio Costa estão internados desde a passada quando realizaram e testaram positivo para a covid-19. A filha do casal está recolhimento domiciliar. (Luiz Pereira)

29/05/2020
Sul do Pará: Madrugada sangrenta em Redenção 
Em Redenção, um crime foi registrado na noite de quinta-feira (28) de maio, e três na madrugada desta sexta-feira (29). As vítimas foram executadas com tiros na cabeça. 

O primeiro homicídio ocorreu no setor Jardim Ariane, por volta das 22 horas de quinta-feira (28) de maio. Adenir Lopes Lima foi assassinado com tiros na cabeça. 

Na madrugada desta sexta-feira (29), houve um duplo homicídio no setor Marechal Rondon. Diogo Fernandes da Silva e Thiago Fernandes da Silva, provavelmente irmãos, foram assassinados a tiros na cabeça. 

No setor Átila Douglas, Sirlei Cirqueira Cavalcante foi morto a tiros na cabeça. Vagno de Oliveira Silva que também foi alvejado a tiros sobreviveu. (Com informações de Otávio Araújo)
28/05/2020
Sul do Pará: Redenção (PA): Acidente com vítima fatal na saída da cidade 
Uma ambulância que seria do município de Redenção capotou na noite desta quinta-feira (28/05), na saída de Redenção sentido Pau D`Arco. 

Segundo informações a ambulância estava levando um paciente que estaria com conoravírus de Redenção para Marabá quando houve o acidente. O paciente morreu dentro da viatura do Samu que prestou socorro. 

O motorista passa bem e o enfermeiro está internado no Hospital Regional, e segundo informações ele sofreu fraturas. (Otavio Araújo)

28/05/2020
Sul do Pará: Ex-presidiários foram presos em Redenção pela PM 
Seis homens e uma mulher foram presos pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (27/05), em uma casa no setor Serrinha, próximo da serra. 

Todos eles são ex-presidiários e foram apresentados na delegacia de Polícia Civil. No local foi encontrada uma plantação de maconha e certa quantidade de cocaína.

28/05/2020
Sul do Pará: Após perseguição rapaz é assassinado a tiros em Conceição do Araguaia
Álvaro Lacerda, de 18 anos, foi perseguido por dois homens e assassinado com vários tiros na noite de quarta-feira (27) no Bairro Vila Cruzeiro, em Conceição do Araguaia. Ele ainda tentou se esconder dentro do banheiro de uma residência, mas os assassinos entraram na casa e o mataram no local. 

A Polícia Civil já começou a levantar informações para tentar identificar os assassinos e também saber a motivação do crime. (Tina Santos - blog do Ze dudu)




28/05/2020
Sul do Pará: Taxista morre após sofrer infarto em Rio Maria 
Joaquim Costa Galvão (conhecido popularmente como “Gordo do Táxi”), morreu na terça-feira (26) de maio, após sofrer um infarto, no Hospital Regional do Araguaia em Redenção.  

“Gordo do Táxi” foi um dos primeiros pioneiros no segmento de taxista em Rio Maria. O sepultamento ocorreu na tarde de quarta-feira (27), no cemitério municipal de Rio Maria.


27/05/2020
Famílias de agricultores no sul do Pará recebem incentivo por meio do Incra 
Famílias de agricultores de Água Azul do Norte, Conceição do Araguaia, Tucumã, Redenção e Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram beneficiadas com contratos do Crédito Instalação. 

Os créditos disponibilizados pelo Incra foram pagos pelo sistema do Banco do Brasil, por meio de cartões magnéticos individuais, gerados em nome de cada família beneficiária. 

O maior volume de recursos foi aplicado na modalidade Fomento Mulher, no valor de R$ 5 mil, em operação única.

26/05/2020
Vereadora de Sapucaia, marido e filha, testam positivo para a covid-19
Hellen, Claudio e Elivania da Serrinha
A vereadora da cidade de Sapucaia, Elivânia Aparecida de Oliveira, de 36 anos, (Conhecida como Elivânia da Serrinha), seu esposo Claudio Costa da Silva, de 43 anos e a filha do casal, Hellen Claudia de Oliveira Silva, de 16 anos, testaram positivo para coronavírus (covid-19). O resultado foi divulgado na semana passada. 

Em conversa com a reportagem do Blog do Luiz Pereira, a Parlamentar disse que seu esposo foi o primeiro a realizar o exame no último dia 16 deste mês de maio. Ele esteve em Xinguara, e no dia seguinte já começou a sentir os sintomas, fez o exame e deu positivo. Ela disse que por orientação médica, ela e sua filha também realizaram o exame e testaram positivo. 

De acordo com a vereadora, ela e seu esposo estão internados no Hospital Municipal de Sapucaia, ambos com quatro de saúde estável. Claudio Costa, por ser cardiopata, seu estado de saúde é mais delicado, porém está se alimentando normalmente e passa bem. A filha do casal está em colhimento domiciliar com sintoma leve da doença. 

A vereadora que está em seu segundo mandato pelo (MDB), também é empresaria em Sapucaia, ela disse que devido a doença teve que fechar sua Loja “Ellen Variedades”. A funcionária da loja está de quarentena, já que teve contato com ela depois que contraiu a doença. (Luiz Pereira)

26/05/2020
Sul do Pará: Idosa é a 4º vítima da covid-19 em Xinguara
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta terça-feira (26) de maio, que uma idosa de nome Lili Lucinda da Silva Abadia, de 61 anos, morreu em decorrência da Covid-19. 

A idosa estava internada no Hospital Municipal de Xinguara (HMX), desde sábado dia 23 na companhia de seu esposo. O companheiro da idosa segue internado com quadro de saúde estável. 

A idosa era diabética e residia no Distrito Rio Vermelho. Este é o quarto óbito ocorrido por Covid-19, no município de Xinguara. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, Janaina Pereira, faz um apelo à população de Xinguara, “gostaria de pedir atenção aos moradores de Xinguara, procure as unidades de saúde nos primeiros sintomas para iniciarmos o tratamento precoce, não espere a doença se agravar”. (Luiz Pereira)

26/05/2020
Sul do Pará: Jovem de 20 anos é curada de corona vírus em Rio Maria 
A jovem Ana Beatriz Ferreira, de 20 anos, recebeu alta hospitalar da Unidade de Saúde, Urgência e Emergência do Covid-19 – na data do dia 14 de maio 2020 após ser curada do novo coronavírus. 

Segundo a Secretaria de Saúde do município, foram 7 dias de internação na unidade recebendo os cuidados por uma equipe de enfermeiros e médicos que estão tratando especificamente de pacientes positivados com a doença. 

Ana Beatriz foi internada no dia 30 de abril de 2020, após sentir os sintomas da doença. (Com informações de José Augusto)

26/05/2020
Ordem de serviço da TransCarajás que liga Canaã dos Carajás ao Rio Araguaia é assinada 
A rodovia TransCarajás que liga Canaã dos Carajás ao Rio Araguaia, passando pela BR-155 na localidade conhecida como “Posto 70” começa a sair do papel. 

Nesta terça-feira (26) de maio, o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, assinou a ordem de serviço para a pavimentação dos primeiros 17,6 Km da Rodovia. 

A obra será executada completamente com recursos próprios, por meio do Pacote de Obras do Pacto por Canaã. (Informações Fala Sério Canaã)

26/05/2020
Semma e Polícia Militar desmontam rinha de galo em Canaã dos Carajás 
No último domingo (24), a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recebeu uma denúncia anônima sobre a realização de uma rinha de briga de galo nas imediações do Acampamento Galeano. Com apoio da Polícia Militar, a Fiscalização Ambiental se dirigiu ao local. 

Ao avistarem a viatura policial, vários indivíduos se evadiram do local em direção à área de mata. A polícia ainda perseguiu alguns, porém não conseguiu apreendê-los. No local, foram localizados 15 galos com sinais de maus tratos. 

A responsável pela residência onde os animais foram encontrados foi conduzida à Delegacia de Polícia de Canaã dos Carajás para prestar esclarecimentos e indicar o nome do responsável pela rinha de galo. 9Com informações de Fala Sério Canaã)

25/05/2020
Sul do Pará: Chacina de Pau D'arco completa 3 anos sem previsão para o julgamento dos suspeitos no Pará 

Completou três anos domingo (24) da "Chacina de Pau D'arco", como ficou conhecido o massacre de dez trabalhadores rurais durante uma ação policial na Fazenda Santa Lúcia, no sul do Pará. Dezesseis dos 17 policiais suspeitos de envolvimento no crime serão submetidos a júri popular, ainda sem data marcada. Atualmente, cerca de 150 famílias de trabalhadores rurais continuam na fazenda, sobrevivendo do que plantam e com medo de serem despejadas. 

O crime ocorreu durante o cumprimento de 14 mandados de prisão pela morte do segurança da propriedade. O Ministério Público do Pará (MPPA) denunciou policiais pelos crimes de homicídio, tortura, associação criminosa e fraude processual. Em depoimento, os policiais afirmaram que o grupo de posseiros que estava na fazenda tinha arma de fogo e recebeu a polícia a tiros. 

Mas, sobreviventes da chacina e parentes dos mortos disseram que as vítimas não tiveram chance de defesa porque os policiais já chegaram atirando. Um mês depois, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que laudos demonstraram que não houve confronto. Exames balísticos afirmaram que os sem-terra foram executados. Nenhum policial foi ferido. 

A segunda fase da operação da Polícia Federal, que investiga se as mortes foram encomendadas por alguém, ainda em está em andamento em Marabá. 

Três anos depois da chacina, dezenas de famílias vivem no local e a convivência é tranquila. O que incomoda a todos é o medo de serem mais uma vez despejados das áreas: a reintegração de posse está marcada para o dia 15 de junho. (G1/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.