domingo, 15 de setembro de 2024

GIRO POLICIAL

12/09/2024

Sul do Pará: Casa fica em ruínas após pegar fogo em Tucumã

Uma casa foi destruída devido a um incêndio nesta quinta-feira (12), em Tucumã, no Sul do Pará. O incidente ocorreu na rua Mogno, no setor Monte Castelo.

As chamas e a fumaça ficaram tão altas que era possível ver a vários metros de distância. Moradores da área ficaram assustados, com medo que o fogo se alastrasse e atingisse outras casas.

O Corpo de Bombeiros Militar, servidores da Prefeitura de Tucumã com caminhões-pipa, agentes do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e voluntários se mobilizaram para apagar o fogo. Somente no meio da tarde as chamas começaram a ser controladas, mas ainda havia riscos de reignição. (Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)

12/09/2024

Associação criminosa que desviou milhões de reais da saúde durante pandemia é alvo da PF no sul do Pará

Policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (12), para investigar desvio de recursos da saúde e superfaturamento na compra de respiradores durante a pandemia de Covid-19 no sul do Pará.

Foram nove mandados no município de Redenção; um em Pau D’ Arco, um em Xinguara e outro em Conceição do Araguaia, no contexto da operação "Ouro de Hipócrates".

As investigações miram uma organização criminosa envolvida com desvio de recursos públicos em todo o estado, na área da saúde, utilizando empresas "fantasmas".

Seriam, ao menos, vinte procedimentos fraudados gerando milhões de reais de prejuízos aos cofres públicos. O valor desviado ainda deve ser calculado, segundo a PF.

Foram apreendidos armas, munições, computadores, comprovantes de transferências e celulares, em quantidades ainda não computadas.

Investigações

Segundo a PF, a ação é resultado de três investigações por irregularidades em licitações na área da saúde.

A primeira investigação foi denúncia do Ministério Público do Pará (MPPA) apontando descumprimento da Prefeitura de São Felix do Xingu de recomendações para implementação e disponibilização de todas as informações geradas por contratações públicas no combate à Covid-19.

Foram constatadas semelhanças entre todas as empresas contratadas no período, incluindo sedes inexistentes ou incompatíveis com trabalho desempenhado; ausência de funcionários; mesmo e-mail de registro na Junta Comercial e responsáveis com condições financeiras incompatíveis com as de proprietários das empresas vencedoras de licitações milionárias.

A segunda investigação apurava compra de respiradores superfaturados em Redenção, também durante a pandemia.

Foram identificados indícios de montagem nos procedimentos licitatórios e as mesmas similaridades citadas em São Félix do Xingu, indicando se tratar de mais uma empresa de fachada.

Já na terceira investigação, a ausência de médicos plantonistas em Santana do Araguaia, apesar de contratação pública.

Na apuração, constatou-se que o representante no contrato já havia falecido à época da assinatura, além da ausência de sede física da empresa e as demais similaridades citadas. (Blog do Luiz Pereira/G1/PA)

11/09/2024

Sul Do Pará: Polícia Civil prende homem suspeito por incêndio em assentamento, em Ourilândia do Norte

A Polícia Civil do Pará, por meio das equipes da Superintendência Regional e da Delegacia de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, prendeu um homem suspeito pelo incêndio praticado no dia 28 de agosto deste ano. A prisão foi realizada na última terça-feira, 10 de setembro.

O incêndio no assentamento Casulo II destruiu uma área de 2.753 hectares, causando prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e às famílias do entorno. A área destruída é equivalente a 6.800 campos de futebol.

As famílias do assentamento tiveram suas moradias e plantações destruídas, além de animais mortos e consumidos pelo fogo.

O preso vai responder pelo artigo 41, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que define como crime provocar incêndios em florestas ou em outros tipos de vegetação, e também pelo art 250 do Código Penal brasileiro, que trata do crime de incêndio o ato de causar um incêndio que coloque em risco a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e ficará à disposição da Justiça. As investigações continuam para que mais envolvidos no crime sejam identificados e localizados. (Blog do Luiz Pereira/Fonte PC do PA)

11/09/2024

Sul do Pará: Com extrema seca, São Félix do Xingu, decreta situação de emergência

A Prefeitura de São Félix do Xingu, no sul do Pará, decretou situação de emergência devido à falta de chuvas que se agravou nos últimos três meses.

Com a estiagem, São Félix do Xingu foi responsável por mais de 20% dos focos de incêndio registrados no estado nos primeiros dias de setembro.

Segundo o decreto da Prefeitura, publicado na terça-feira (10), 19 aldeias indígenas sofrem com a diminuição da oferta de água para consumo humano e animal.

A portaria informa ainda que mais de 8.500 estão sendo diretamente afetadas pela seca. A condição é considerada de nível dois. O decreto tem prazo máximo de 180 dias. (Blog do Luiz Pereira/Fonte G1/PA)

11/09/2024

Sul do Pará: Presidente da Liga de Futebol de Redenção sofre acidente de trânsito

O Professor e presidente da Liga Esportiva de Redenção, Edvan Rodrigues, também conhecido por Edvan Payakan sofreu um acidente na terça-feira (10), em Redenção. Ele foi atendido por uma equipe do Samu.

Segundo informações Edvan caiu de sua motocicleta quando passava sobre um quebra-molas no setor Buriti, próximo do Parque Ambiental. Ele teria fraturado a tíbia da perna esquerda e tornozelo da mesma perna. (Otavio Araújo)

 

 

10/09/2024

Sul do Pará: Homem morre afogado enquanto tomava banho em rio de Rio Maria

Um homem morreu afogado nas águas do Rio Maria, mais conhecido como “Marião”, na tarde de domingo 8 de setembro, na cidade de Rio Maria, no sul do Pará.

Segundo informações, a vítima identificada como “Cicero” tomava banho na companhia de amigos, quando acabou se afogando em um trecho do Rio, localizado no bairro Beira Rio.

O corpo de Cícero foi retirado do rio ainda com vida por dois jovens, porém foi a óbito antes da chagada dos socorristas do SAMU. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Rio Maria. (Luiz Pereira)

 

 

10/09/2024

Sul do Pará: PM de Conceição do Araguaia recupera trator furtado de fazenda no Tocantins

A Polícia Militar de Conceição do Araguaia, recuperou no último sábado 7 de setembro, um trator de Pneu modelo 5090E, que tinha sido furtado de uma fazenda, no estado do Tocantins.

De acordo com a PM, uma equipe Policial foi avisada sobre o furto de um trator ocorrido em uma propriedade rural no Tocantins, e que estaria sendo transportado em um Caminhão prancha, com destino a região sul do Pará.

Durante diligencias, a guarnição avistou o caminhão em uma estrada vicinal entre as Vilas Nova Esperança e Novo Horizonte, zona rural de Conceição do Araguaia. Ao avistar a Polícia, o motorista abandonou o caminhão e conseguiu fugiu da Polícia para uma área de mata.

 O trator e o caminhão foram levados para a Delegacia de Polícia de Conceição do Araguaia, onde a ocorrência foi registrada. A polícia Civil agora tenta através de investigação, localizar os envolvidos no crime. (Luiz Pereira)

09/09/2024

Sul do Pará: Homem é suspeito de agredir a ex-companheira até a morte, em Redenção

Aline Patrícia da Rosa foi brutalmente assassinada no setor Bela Vista, em Redenção, no Sul do Pará. O femincídio foi registrado no início da manhã desta segunda-feira (9). O principal suspeito é o ex-companheiro dela, Welton Pereira de Souza, que teria agredido ela até a morte, deixando para trás um cenário de barbárie que provocou revolta e tristeza em familiares e amigos da vítima.

O crime, segundo a Polícia Civil, ocorreu por volta de 5h. As autoridades foram comunicadas pelo filho mais velho de Aline, que encontrou o corpo dela pendurado. Havia marcas de facadas e hematomas que indicam possível espancamento, mostrando toda a brutalidade do suspeito. A vítima já havia registrado ocorrência contra Welton e tinha uma medida protetiva contra ele.

As suspeitas sobre Welton só aumentaram ao passo que ele não pôde mais ser contatado e fugiu, deixando até o carro e o salão dele para trás. As diligências estão em curso para localizá-lo. Aline deixa dois filhos. A mulher trabalhava num posto de saúde no setor Alto Paraná. (Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.