Xinguara/ Candidato coloca cavaletes de propaganda politica no Jardim de posto de saúde
| Posto de Saúde do Bairro Marajoara II-foto Luiz Pereira |
Primeiro foi a justiça eleitoral da cidade de Marabá, agora foi a vez da juíza da 59ª Zona Eleitoral (ZE), Adriana Divina da Costa Tristão, determinou que os candidatos, partidos políticos e coligações parem de colocar cavaletes, bonecos, faixas e outras formas de propaganda eleitoral nas calçadas em frente a estabelecimento comerciais, escolas, órgãos públicos, igrejas e hospitais. A medida vale para os municípios de Redenção, Pau D´Arco e Cumaru do Norte, que estão sob a jurisdição da 59ª ZE.
Aqui em Xinguara a farra com essa pratica está correndo solta sem limites, todas as principais Ruas e Avenidas da cidade como, por exemplo, as Avenidas Xingu, Francisco C.C. Branco e Orlando Luiz Muraro e as Ruas Tapajós e Brasil, são as que mais estão infestadas com os cavaletes de propaganda de candidatos da cidade.
Segundo o artigo 37 da Lei 9.504/97 os cavaletes são um tipo de propaganda permitido, mas a colocação deles deve observar alguns limites estabelecidos na Legislação Eleitoral.
Não podem ser colocados em praças, jardins públicos, presos a postes de sinalização e árvores. E não devem dificultar a fluência do trânsito de pedestres, motociclistas e veículos.
Aqui não estão respeitando a LEI, nossa reportagem se deparou na manha desta sexta-feira (24) após denuncia anônima de um leitor, um cavalete de um determinado candidato a vereador em cima do Jardim do posto de saúde do setor Marajoara II, já próximo a porta de entrada. (Texto e foto Luiz Pereira)
Xinguara/ moradores da Rua Guajajaras querem serviço por completo
A Rua Guajajaras no bairro do Marajoara I foi pavimentada pela metade em dois trechos nas duas cabeceiras da via, um trecho de aproximadamente 300 metros a parte mais baixa da Rua essa ficou e pelo que tudo indica vai permanecer sem asfalto pelo menos até o fim dessa administração do governo municipal do PT.
Segundo alguns moradores todos estavam ansiosos pela pavimentação que por muito tempo era esperada por toda a população que ali vivem, mas infelizmente esse governo parece que esqueceu que os moradores de lá pagam seus impostos também.
Hoje o pedaço da rua que não recebeu o serviço de asfaltamento está tomado pelo mato, com poças de lama e esgoto a céu aberto. De acordo com os moradores para que a rua fosse calçada, precisaria que a prefeitura fizesse um trabalho de drenagem no local devido a quantidade de água que corre pela via principalmente no período de chuva.
Esse prefeito já está sendo chamado de pula-pula faz um trecho aqui pula o trecho mais complicado e faz outro trechinho mais na frente principalmente onde moram seus companheirinhos, e assim foi com a Rua Guajajaras, que prometeram para os moradores que iria fazer o calçamento de bloquetes, parece que ficou mesmo só na promessa.
Mais os moradores ainda tem esperança que esse governo do petista José Davi Passos cumpra com seu compromisso, afinal de conta veio dinheiro de dois convênios 026/2007 151/2010 celebrado com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado do Pará, por isso eles acreditam que o prefeito ainda vai fazer o calçamento desse trecho da Rua Guajajaras antes de finalizar seu mandato. (Texto e foto Luiz Pereira)
X9: Em redenção Cachorro mostra á policia onde foragido estava escondido
Estava foragido desde o dia dos pais o presidiário Daniel Almeida Lustosa 29 anos de idade, o individuo foi enquadrado segundo o artigo 157, assalto a mão armada e respondia preso em uma das celas do CRR, até receber o indulto que o beneficiou com uma visita a sua humilde residência.
Estaria tudo bem se o ex- presidiário voltasse para terminar de cumprir sua pena na data determinada pela lei, isso ele não o fez, ao contrário se escondeu , e até a manhã desta quarta feira permanecia foragido.
Uma denuncia anônima via 190 informou onde Daniel estaria, foi quando uma guarnição composta pelo sargento Aurélio, cabo Ademar e o soldado nazareno foram em busca de tentar recapturar o fujão.
Ao chegar na residência no setor bela vista descrita pelo denunciante, a mãe do foragido disse a policia que Daniel não estava em casa, mais se esqueceram de combinar a mentira com bidú o cachorrinho da família, que latindo muito cuidou logo de conduzir a policia até o quarto onde Daniel estava escondido de baixo de uma cama, ali mesmo recebeu voz de prisão e foi conduzido a DEPOL.
Graças ao faro de bidù e a eficácia da equipe policial temos mais um infrator fora de circulação. (redenção 190)
Sul do Pará: Duas pessoas foram executadas com arma de grosso calibre
A delegada de polícia civil de Redenção, Gláucia Cristo, trabalha para desvendar os motivos que levaram cerca de 4 elementos a matar Francimar Nunes da Silva, de aproximadamente 20 anos, e Sandiele Mendes da Silva (de 14 anos), na tarde de segunda-feira (20) numa casa na colônia Arraiaporã, no município de Santa Maria das Barreiras.
Na casa também estava Alessandra Rosa Mendes, mãe de Sandiele, que foi atingida por vários tiros e ao cair se fingiu de morta. Os elementos foram embora, e Alessandra, se levantou, montou numa moto e saiu pela estrada.
Sul do Pará: Duas pessoas foram executadas com arma de grosso calibre
![]() |
| Francimar vitima |
A delegada de polícia civil de Redenção, Gláucia Cristo, trabalha para desvendar os motivos que levaram cerca de 4 elementos a matar Francimar Nunes da Silva, de aproximadamente 20 anos, e Sandiele Mendes da Silva (de 14 anos), na tarde de segunda-feira (20) numa casa na colônia Arraiaporã, no município de Santa Maria das Barreiras.
Os elementos chegaram a casa, encapuzados e com armas de grosso calibre, atiraram em Francimar à queima roupa, e depois pediram para Sandiele colocar um travesseiro no rosto e depois atiraram sem piedade. As duas pessoas morreram na hora.
| Delegada Glaucia |
Na frente, numa porteira, ela se deparou novamente com os elementos, que atiraram nela, atingindo também o taque da moto. Após disparar várias vezes na mulher, os elementos fugiram, e Alessandra, foi socorrida e está internada num hospital em Redenção.
REDENÇÃO: Justiça Eleitoral determina a retirada de propaganda de candidatos do meio da rua
A juíza da 59ª Zona Eleitoral (ZE), Adriana Divina da Costa Tristão, determinou que os candidatos, partidos políticos e coligações parem de colocar cavaletes, bonecos, faixas e outras formas de propaganda eleitoral nas calçadas em frente a estabelecimento comerciais, escolas, órgãos públicos, igrejas e hospitais. A medida vale para os municípios de Redenção, Pau D´Arco e Cumaru do Norte, que estão sob a jurisdição da 59ª ZE.
De acordo com a juíza eleitoral, a determinação se baseou no artigo 10, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de número 23.370/2001, que trata da propaganda eleitoral nas eleições municipais de 2012, para adotar a medida.
Na decisão, a juíza Adriana Tristão destacou que se caso a notificação, que foi divulgada na quarta-feira (22) seja descumprida, a justiça poderá decretar a busca e apreensão dos materiais de campanha dos candidatos que estiverem expostos nos locais proibidos.
FISCALIZAÇÃO
Segundo informações do Cartório da 59ª Zona Eleitoral, a justiça promete ser rigorosa na hora de fiscalizar irregularidades cometidas durante a campanha, o que inclui a poluição visual das ruas e avenidas. O Ministério Público Eleitoral também já avisou que estará de olho para denunciar a prática de qualquer irregularidade cometida pelos candidatos. (Paulo Carrion)
2º Leilão de Bezerros Agro Santa Bárbara venderá 10.000 bezerros de corte em Redenção
Xinguara/ Nos tempos dos coronéis
Xinguara acaba de inaugurar a versão 2012 do velho curral eleitoral. No século passado, os currais ficavam nas fazendas dos coronéis que tratavam como gado os trabalhadores rurais. No dia da eleição, eram todos transportados em caminhões para votar no candidato indicado pelo patrão. Na versão 2012 o curral é Xinguara, e o rebanho é formado por alguns funcionários públicos que estão sendo coagidos pelo chefe maior a participar da campanha eleitoral. (Por Luiz Pereira
Xinguara/ Falta agentes pra fiscalizar o transito da cidade
Em qualquer município, há a necessidade de se adotarem medidas voltadas à utilização das vias, com a manutenção e sinalização objetivando proporcionar um trânsito em condições seguras, direito de todos e dever dos órgãos competentes, proporcionando um transito, acima de tudo, mais digno para o cidadão.
O Código de Transito Brasileiro, Lei 9.503 de 23 de Setembro de 1997, que entrou em vigor em 1º de Janeiro de 1998, estabelece responsabilidades quanto à aplicação e fiscalização do sistema de trânsito: União (Polícia Rodoviária Federal), Estado (Brigada Militar) e município (Agentes de Trânsito), que possuem responsabilidades especificas quanto, como fiscalizar.
Em Xinguara esse direito de um transito seguro e de qualidade infelizmente não temos, tudo por omissão do poder público municipal, que criou um Departamento Municipal de Transito (DMT) que já nasceu falido, falta agentes e estrutura para os profissionais trabalharem, hoje o Órgão conta com cinco ou seis agentes pra fiscalizar um transito de um município de quase 50 mil pessoas, numero insuficiente.
Como não existe fiscalização no trânsito, e a ausência de fiscalização é, sim, um dos motivos que mais contribui para o alto índice de acidentes de trânsito que existe hoje em Xinguara, tá certo que em sua maioria são acidentes sem muita relevância e muitos passa despercebidos pela população, mais é um numero alto se comparado com as proporções populacional do município.
As placas de sinalização das Ruas a maioria já foram retiradas ou quebradas e não foram recolocadas, tem cruzamentos de ruas que não existe sinalização como, por exemplo, no cruzamento da Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco com a Rua Cecilia Meireles e da Rua Tapajós com Hermes Dantas, nesses locais se vê todo tipo de imprudência, tudo reflexos da ausência do poder público municipal de Xinguara, que nada faz pra melhorar e dar ao cidadão o seu direito de ter um transito seguro e digno pra todos. (Texto Luiz Pereira)
2º Leilão de Bezerros Agro Santa Bárbara venderá 10.000 bezerros de corte em Redenção
A Agro Santa Bárbara realizará no sábado [25 de agosto], o 2º Leilão de Bezerros da Agro Santa Bárbara, que venderá de uma única vez 10.000 bezerros de corte. O leilão marcado para 27 de agosto, a partir das 13 horas, em Redenção, terá transmissão ao vivo pelo Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), no Agro canal.
Visando um remate ágil e organizado a empresa preparou dezenas de lotes padronizados de bezerros, cada um deles equivalente a cargas fechadas de 30 cabeças. Desta forma tanto os compradores de menores volumes como os grandes recriadores poderão ser atendidos.
Outra consequência deste sistema de oferta é que os animais ofertados estarão disponíveis em localidades diferentes no Pará, como Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção, Xinguara, Marabá e São Felix do Xingu. Com isso, os compradores evitarão gastos desnecessários com fretes.
Os bezerros colocados à disposição dos pecuaristas são oriundos do trabalho de melhoramento genético da Agro Santa Bárbara, maior empreendimento de pecuária a pasto do Brasil, que ao longo dos últimos seis anos realizou mais de 300 mil aplicações de Inseminação Artificial (IA).
Fonte: www.agrosb.com.br/vendasXinguara/ Nos tempos dos coronéis
Xinguara acaba de inaugurar a versão 2012 do velho curral eleitoral. No século passado, os currais ficavam nas fazendas dos coronéis que tratavam como gado os trabalhadores rurais. No dia da eleição, eram todos transportados em caminhões para votar no candidato indicado pelo patrão. Na versão 2012 o curral é Xinguara, e o rebanho é formado por alguns funcionários públicos que estão sendo coagidos pelo chefe maior a participar da campanha eleitoral. (Por Luiz Pereira



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.