quinta-feira, 16 de agosto de 2012

União e Estado pedem desculpas a familiares da Chacina da faz. Ubá em São João do Araguaia- sudeste do estado


A União e o Estado do Pará pedirão desculpas a familiares de vítimas de um crime contra trabalhadores rurais, que ficou conhecido como “Chacina da Fazenda Ubá”. A cerimônia para formalização do pedido será hoje, às 9h, no Assentamento Fazenda Ubá, em São João do Araguaia, sudeste do Pará.

O pedido de desculpas é um dos compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro no “Acordo de Solução Amistosa”, assinado junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em março de 2010. O Estado também foi obrigado a indenizar as famílias das vítimas, conceder uma pensão vitalícia e construir um memorial em homenagem à luta pela terra.

CHACINA
Em junho de 1985, oito agricultores, entre eles uma mulher grávida, foram mortos por pistoleiros na ocupação da Fazenda Ubá, onde hoje é um assentamento de reforma agrária com o mesmo nome. O julgamento do mandante das mortes, o fazendeiro José Edmundo Vergolino, foi realizado 21 anos após o crime, em dezembro de 2006. Outros dois acusados de participação foram julgados em 2011, à revelia de sua presença, e continuam foragidos.

Vitimas
João Evangelista Vilarina, Francisco Pereira Alves, Januária Ferreira Lima, uma mulher conhecida apenas como Francisca (grávida e não identificada até hoje) e Luís Carlos Pereira de Sousa foram executados no dia 13 de junho de 1985. 

Cinco dias depois, os mesmos pistoleiros executaram José Pereira da Silva, Valdemar Alves de Almeida e Nelson Ribeiro. Suas casas foram queimadas e os corpos amarrados e afundados no rio.
(Diário do Pará)



Xinguara/ Recomeça os trabalhos na Avenida Antônio Pedroso
As Obras de pavimentação asfáltica da Avenida Antônio Pedroso que teve inicio do ultimo dia 04 de agosto e tinha paralisado por alguns dias, voltou nesta quinta-feira dia 16 pela empresa PRODUSA.

Os trabalhos recomeçaram entre as Ruas Marechal Rondon e Marechal Cordeiro de Farias próximo o colégio Dom Luiz de Moura Palha. só lembrando que que a pavimentação da Avenida é um convênio da VALE e não é prefeitura como o prefeito anda falando. (Texto E foto Luiz Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.