Xinguara/ Eleições 2012
Paulo Rocha do PT pode pegar até 10 anos de prisão
Assassinato
Jader em Tucumã
Cuidado com as Campanhas Milionárias
O candidato e os partidos enfrentam muitos gastos para a propaganda eleitoral, elaboração de panfletos uso de recursos audiovisuais, deslocamento, etc. Esses gastos podem ser cobertos por doações de pessoas físicas e jurídicas, às quais a lei impõe limites e exige transparência.
Infelizmente, porém, muitas vezes aqueles que doam e, também, aqueles que recebem preferem manter-se em segredo por conveniência. Isto facilita os desvios e abre as portas para o uso de recursos ilegais para a campanha.
Esta é uma das fragilidades do nosso processo eleitoral. Portanto, cuidado com os candidatos que fazem campanhas milionárias, recebendo recursos de terceiros.
Na realidade, além de arriscar cair em enganos como comprar o Voto do eleitor, esses candidatos podem estar comprometendo seu futuro mandato, pois aqueles que aplicaram dinheiro na sua campanha vão querer recuperar o dinheiro investido.
Exemplo um prefeito ganha em quatro anos de mandatos cerca de 800.000,00 (oitocentos mil reais) qual a intensão de um candidato que gasta em sua campanha 5 ou 6 milhões, eleitor abra o olho, e vote com consciência. (Luiz Pereira)
Paulo Rocha do PT pode pegar até 10 anos de prisão
Supremo vai julgar Paulo Rocha nesta semana
Quando soube que o ex-presidente da Câmara Federal, João Paulo Cunha (PT-SP), havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Mensalão, o ex-deputado federal Paulo Rocha chorou. “Estão condenando a nossa geração de lutadores, uma geração que construiu um projeto de País”, disse em entrevista exclusiva ao DIÁRIO na última quintafeira.
Paulo Rocha será julgado nos próximos dias. É o único dirigente do PT do Pará que se tornou réu no que está sendo definido como o maior julgamento da história do País. Vai responder pelo crime de lavagem de dinheiro e a pena pode chegar a dez anos de prisão.
Ao lado de Rocha, outra paraense figura entre os réus.
Ao lado de Rocha, outra paraense figura entre os réus.
É Anita Leocádia, que era secretária dele - e a responsável por fazer os saques do dinheiro que, segundo Rocha, vinha de empréstimos bancários para pagar dívidas de campanha. A acusação diz que os recursos eram resultado de desvios de órgãos públicos federais e seriam usados para comprar apoio político ao então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Abalado com o julgamento, que começou em agosto e deve ser concluído ainda neste mês, Paulo Rocha estava evitando dar entrevistas. Também não tem assistido às sessões do Supremo, transmitidas ao vivo por várias emissoras de TV e sites de notícia.
Os detalhes do julgamento chegam até ele por meio de advogados e de telefonemas frequentes do ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP), que também é réu no mesmo processo. “Não cometemos nenhum desses crimes de que estamos sendo acusados. Não merecíamos a rigidez dessa condenação. Não representamos a corrupção no Brasil. É duro carimbar isso em nós. É uma crueldade”, defendeu-se.
Seguindo a linha que tem sido apresentada pela defesa dos réus durante o processo, Paulo Rocha repete que não houve mensalão (o pagamento de mesada aos deputados da base). Ele tão pouco admite qualquer desvio de dinheiro público.
Para ele, o erro do PT se limita ao uso de caixa dois para bancar gastos de campanha, crime que, defende, deveria ser julgado pela Justiça Eleitoral. “O PT cometeu o erro do caixa dois? Claro. Nós assumimos logo no início, mas carimbar a gente como representantes da corrupção no Brasil? Condenar o João Paulo como símbolo do combate à corrupção? Nós não aceitamos isso”, repete.
PALAVRA PROIBIDA
Paulo Rocha evita usar o termo mensalão. Se refere ao assunto como “aquele episódio”. Segundo ele, o escândalo foi “produzido pelas forças contrárias ao PT e ao presidente Lula”. Seria fruto da disputa de poder no País.
O ex-deputado reclama também da cobertura dada pela mídia ao caso. Diz que parte da imprensa tomou partido. “Quando surgiu o episódio, pensaram: agora é hora de pegar o PT, a partir desse vacilo que foi o caixa dois”. O ex-deputado confessa que sabia, desde o início, que o dinheiro enviado pela direção nacional do PT ao diretório estadual não era contabilizado. “Claro que eu sabia. Nós fazíamos isso aqui também”. (Fonte Diario do Pará)
Suicídio
Mulher atira contra o próprio peito e morre em redençãoAinda são desconhecidos os motivos que levaram a jovem Luciene a cometer suicídio na manhã de ontem domingo 09, no escritório do posto de combustível modelo.
Poucas informações foram colhidas no local do sinistro já que ninguém sabe o que realmente aconteceu ,portando as informações sobre o caso foram racionadas.
Uma pessoa que fazia parte do seu ciclo de amizade disse a nossa reportagem que minutos antes de tirar a própria vida, Luciene ouviu músicas evangélicas em seguida entrou para o escritório e cometeu suicídio atirando contra seu peito esquerdo, a vitima morreu na hora.
Uma grande multidão se formou tentando ver o corpo da moça mais a policia militar preservou o local até a remoção do mesmo por uma funerária local. (redenção 190)
Assassinato
Agricultor é assassinado enquanto dormia
Por volta da meia noite deste ultimo sábado dia 8 ,um homem conhecido como Milan residente na colônia campina verde a 40 quilômetros da sede do município de Redenção foi alvejado no rosto enquanto dormia e morreu a caminho do hospital.
Milan era bem quisto dentro da comunidade rural pois sempre que podia como fazia fretes levava as crianças para participarem de campeonatos de futebol em outras colônias.
No momento do disparo a vitima estava acompanhado do filho maior de idade que dormia bem próximo em uma rede ,segundo ele, acordou atordoado com barulho do tiro e só depois percebeu o pai sangrando muito em uma cama dentro de um casebre de palhas ,segundo relatos de populares uma terceira pessoa também estaria na chácara ,realizando serviços de pedreiro mais não foi encontrado no local .
O corpo do agricultor foi trazido pelo próprio filho dentro de uma caminhonete de propriedade da vitima .
A morte esta envolta em mistério mais a policia irá investigar o caso. (redenção 190)
Jader em Tucumã
Tucumã/ Jader Barbalho visita a cidade
Senador Jáder Barbalho e a comitiva do maior partido do Brasil - PMDB - chegam na cidade de Tucumã, na próxima terça-feira (11) onde participarão de grande comício do 15 na praça Ronan Magalhães.
A presença do senador do PMDB naquela cidade está cercada de grande expectativa, pois já se comenta que Jader havia antecipado apoio a um possível governo de Adelar Pelegrini.
Uma Usina de Asfalto no valor de R$ 2 milhões, por meio de emenda individual do senador, Revitalização da Praça Ronan Magalhães, dentre outros compromissos que serão firmados no dia 11.
(Texto Moraes Filho)
Tentativa de homicidio
Xinguara/ Homem é vitima de tentativa de homicídio
Tempo seco
Bombeiros de toda a região sul e sudeste do Pará estão alertando a população quanto ao tempo seco nessas regiões, fato que ajuda a propagar o fogo. Para se ter uma ideia de quão baixo está o índice de chuvas, o nível do lago da Hidrelétrica de Tucuruí está cinco metros abaixo do nível registrado no mesmo período do ano passado.
Bombeiros de toda a região sul e sudeste do Pará estão alertando a população quanto ao tempo seco nessas regiões, fato que ajuda a propagar o fogo. Para se ter uma ideia de quão baixo está o índice de chuvas, o nível do lago da Hidrelétrica de Tucuruí está cinco metros abaixo do nível registrado no mesmo período do ano passado.
Com esse clima seco é necessário cuidados redobrados em projetos como uma simples queima do lixo domiciliar. Um pequeno foco de incêndio pode provocar danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde.
Tentativa de homicidio
Xinguara/ Homem é vitima de tentativa de homicídio
Como diz o ditado ontem sexta-feira (07) a bruxa estava solta, além do homicídio do moto taxista Ailton José Menegon Júnior, 39 anos, morto com um tiro na nuca por volta do meio dia em uma estrada vicinal que dar acesso a colônia Barreiro Preto município de Xinguara nas proximidades da BR 155.
Ontem sexta-feira (07) às 17hs uma tentativa de homicídio quase tirou a vida de José Soares Silva de 32 anos de idade residente na Rua 09 no Bairro Itamaraty próximo a BR 155 sentido Sapucaia.
Segundo testemunhas, a vitima estava em frente a residência dele na Rua 09 quando dois homens chegaram em uma moto, um começou a disparar contra José Soares que correu e entrou em uma casa na Rua 09 esq./ com 07, os atiradores foram embora sem serem identificados.
Nossa reportagem conversou com um dos funcionários do Hospital Municipal de Xinguara, segundo ele, a vitima foi atingido por 12 disparos de pistola 380, onde atingiram os braços e pernas, um acertou o peito da vitima que chegou lucido ao Hospital e foi transferido para o Hospital Regional de redenção, ao todo foram cerca de 16 disparos.
A policia civil vai começar uma investigação pra tentar elucida o caso e chagar aos autores da tentativa de homicídio. As ultimas informações são de que o paciente está fora de perigo. (Texto Luiz Pereira)
Xinguara/ Homem tenta o suicídio
Lazaro Neres Nogueira residente em Xinguara por motivo ainda não revelado, tentou o suicídio ontem por volta das 19hs, segundo informações repassadas por funcionários do Hospital Municipal de Xinguara, a vitima deu entrada na Unidade Hospitalar com um corte de faca profundo na garganta.
Lazaro foi imediatamente transferido para o Hospital Regional de redenção, segundo informações o estado de Saúde da vitima era delicado e inspirava cuidados. (Texto Luiz Pereira)
Conexão Delta-Pará
Ana Julia Carepa e Simão Jatene podem ser chamados para depor na CPI depois das eleições
Ana Julia Carepa e Simão Jatene podem ser chamados para depor na CPI depois das eleições
Ana Julia em Xinguara
A ex- governadora do estado do Pará esteve em Xinguara ontem sexta-feira (07) participando do Comício da chapa encabeçada por Dr. Moacir Pires de Faria candidato a prefeito pelo PDT e Valdir Manoel da Silva do PT candidato a vice.
Há de se lembrar de que o governo de Ana Julia foi o mais generoso Para Xinguara em termos de benefícios, a ex- governadora destinou para o município de Xinguara mais de 31 milhões de reais nos últimos anos de seu mandato.
O questionamento que a população faz é, será que esses benefícios recebidos em Xinguara condizem com a realidade? será que foram bem aplicados! (Luiz Pereira)
Ana Julia e Simão Jatene estão sendo investigados pela policia federal e pelo Ministério Público.
Ana Julia e Simão Jatene estão sendo investigados pela policia federal e pelo Ministério Público.
Na retomada dos trabalhos após as eleições, mais dois governadores – um do PSDB, outro do PT – correm o risco de ser convocados pela CPI do Cachoeira. O tucano Simão Jatene, atual governador do Pará, e sua antecessora, a petista Ana Júlia Carepa, estão no centro de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público por conta de contratos milionários, e muito suspeitos, com a Delta Construções S/A.
A empreiteira, acusada de integrar o esquema de corrupção do bicheiro Carlinhos Cachoeira, faturou cerca de R$ 250 milhões nas gestões de Ana Júlia e Jatene com obras rodoviárias e locação de veículos. Inquéritos a que ISTOÉ teve acesso revelam uma série de irregularidades na execução desses contratos.
Um dos casos mais flagrantes envolve a locação de milhares de viaturas para os órgãos da Segurança Pública. O promotor de Justiça do Patrimônio Público, Nelson Medrado, assinou na terça-feira 4 ofício em que pede explicações sobre o processo de seleção da empreiteira no ano passado e de aditivos firmados em julho deste ano, exatos 11 dias depois de a Delta ser declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União.
Ao entrar na lista negra de fornecedores, a empresa fica proibida de participar de licitações e assinar novos contratos com o poder público. Medrado entende que qualquer administração deve zelar pelo dinheiro público e, por isso, a declaração no âmbito federal também vale para os Estados. “Até onde pude saber, esse tipo de coisa só aconteceu aqui no Pará. Há suspeita de ato de improbidade administrativa”, disse.
Uma apuração feita pela equipe técnica do MP estadual constatou indícios de fraude. Para fechar o negócio com o governo, a Delta usou o CNPJ de sua filial em Belém. O braço paraense da empresa, no entanto, não tinha entre suas atividades econômicas a locação de veículos, segundo Medrado. “Ela usou o mesmo CNPJ do contrato de obras e não tinha habilitação legal para alugar veículos”, diz o promotor.
O contrato original previa o pagamento de R$ 14 milhões anuais por 450 veículos só para a PM – maior fatia do contrato de R$ 22 milhões com a Secretaria de Segurança Pública. O polêmico aditivo elevou para R$ 17,6 milhões o valor dos repasses à empreiteira.
Jatene, curiosamente, foi um dos maiores críticos dos contratos entre a Delta e o governo de Ana Júlia Carepa. A gestão petista foi quem abriu as portas para a empreiteira na locação de viaturas, a partir da adesão a uma ata de registro de preços de Goiás, terra de Cachoeira, onde ele mantinha um exército de informantes infiltrados justamente na área de segurança pública. A gestão de Jatene, além de negociar o novo contrato com a Delta, ainda manteve os repasses do que havia sido tratado pelo governo petista.
A PF suspeita que esse e outros contratos tenham sido usados para abastecer o caixa 2 de campanhas políticas. Na investigação que resultou na prisão em Belém do ex-diretor da Delta no Nordeste Aluízio Alves de Souza, os agentes encontraram indícios de que o esquema de fraudes em licitações, com superfaturamento e desvio de verbas, alcançou as obras locais.
Uma delas é a construção da avenida Independência e viadutos de acesso, que consumiu mais de R$ 100 milhões, valor liquidado às pressas pela governadora – que buscava a reeleição – em plena campanha de 2010.
Até o início deste ano, a obra ainda não havia sido entregue ao governo por conta de irregularidades identificadas pela fiscalização. Procurados, Jatene e Ana Júlia não retornaram o contato até o fechamento da edição.
Fonte: Revista Isto É
Corpo de homem encontrado morto em casa em redenção
Foi encontrado já em estado avançado de decomposição o corpo de um homem de aproximadamente 36 anos que atendia pelo nome de Giovane pinto Cardoso, natural de Conceição do Araguaia.
Vizinhos sentiram falta do homem que morava sozinho e sofria de epilepsia, provavelmente ele tenha falecido durante um de seus ataques repentinos ,quando a policia chegou a casa que fica localizada próximo a UEPA, o mau cheiro exalava por todo o bairro, o corpo estava envolto em lençóis de cama, segundo a policia o homem estava deitado quando morreu ,uma funerária local foi chamada para fazer a remoção do cadáver. (redenção 190)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.