terça-feira, 9 de setembro de 2014

09/09/2014 
Xinguara/ Motociclista fica ferido após acidente de transito
Mais um acidente foi registrado no transito de Xinguara na manha da última segunda-feira (08) de setembro no cruzamento das Ruas Minas Gerais e Sol Nascente nas proximidades do estádio J. Santos. 

De acordo com os policiais da moto patrulha Mesquita e Keillor, um carro Gol prata, placa MWP 5157 Araguaína- TO conduzido por Edvan Cabral e uma moto XRE vermelha, placa OTZ 3724, Xinguara-PA conduzida por Emerson Rocha, se envolveram no acidente que deixou o motociclista ferido e com suspeita de fratura. 

O motociclista foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara pela ambulância do SAMU. 
Os veículos envolvidos foram apresentados na delegacia de poicia civil de Xinguara. (Luiz Pereira)

09/09/2014 
Distrito São José/ Homem sofre tentativa de homicídio    
O senhor Claudio Ferreira de Oliveira de 38 anos, foi vitima de uma tentativa de homicídio ocorrido na semana passada no Distrito São José do Araguaia município de Xinguara. 

De acordo com a PM, a vitima foi atingido com uma facada na barriga desferida por um homem identificado como 'Antônio Gambira' morador do Distrito. O fato ocorreu na Rua Rio de Janeiro por volta das 21hs. 

Claudio que mora na Rua Goiânia no Distrito São José, teve que ser encaminhada as pressas para a cidade de Araguaína região norte do Tocantins. Não foi informado o motivo da tentativa de homicídio. 

O acusado fugiu e não foi localizado pelos policiais, Sargento G. Sousa e Rodrigues. (Luiz Pereira)

09/09/2014
Fazendeiro é assassinado em Novo Repartimento
O fazendeiro José dos Reis Silva Costa, 46 anos, foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (8), no município de Novo Repartimento no sudeste do Pará.

O crime ocorreu dentro do prédio da Assessoria Agrícola e Pecuária, Máquinas e Ferramentas (Agrotec), localizada próxima ao prédio da prefeitura. 

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas afirmaram que o fazendeiro discutiu com um homem, ainda não identificado, antes de ser alvejado por ele. 

Com vário tiros, sendo dois na cabeça, José não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

O IML de Tucuruí foi acionado pela autoridade policial da Delegacia da cidade e removeu o corpo do fazendeiro entregue no final da tarde aos familiares. O sepultamento será realizado na cidade de Carolina, interior do Maranhão.

O fazendeiro José dos Reis Silva Costa era Conhecido por ser proprietário de uma grande área de terras, e mais de 10 mil cabeças de gado na região do Tuerê.
(DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará)


08/09/2014 
Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense comemora seu 6º Aniversário
A Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense promoverá sessão solene do 6º Aniversário da Academia, lançamento da 1ª Antologia Literária, posse de novos membros efetivos, beneméritos e correspondentes, no dia próximo dia 12, às 19 horas, na Fundação Casa da Cultura de Marabá. 

Escritor de Xinguara 
Entre os homenageados está o escritor de Xinguara Gerald Macedo, que estará lançando seu livro “RAIZES DE XINGUARA” e tomando posse como correspondente da academia de letras.

08/09/2014
Parauapebas/ Desembargadora cumpre agenda
A Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, esteve visitando a comarca de Parauapebas nesta segunda-feira (08).  

A presidente, que foi recebida pelos juízes Líbio de Araújo Moura e Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, cumpriu agenda no município durante o dia.

08/09/2014
Acima da media nacional
Duas escolas municipais de Parauapebas no sudeste do estado sendo elas, Eurides Santana e Primavera II foram as que receberam a melhor nota do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ambas com 5,7 pontos, bem acima da média nacional.

08/09/2014 
Xnguara/Exposição Encerrou a I Semana Cora Coralina
Uma exposição com doces, bordados e uma produção audiovisual marcou o encerramento da I Semana Cora Coralina realizada na última sexta-feira (5). A exposição aconteceu na escola que tem o nome da escritora goiana, para receber o público foi montado um cenário que relembrava a vida e obra de Cora Coralina. 

Para compor a exposição os alunos das oficinas de doces cristalizados, bordados e cinema levaram a produção que realizaram durante a semana. “Estou realizada com tudo que aconteceu durante essa oficina. Trabalho em casa com venda de pães caseiros, agora depois de participar da oficina de doces irei incluí-los na lista de produtos para venda” disse Antônia Lopes. 

Quem esteve presente na exposição conferiu o talento dos alunos da oficina de cinema, em pouco tempo sob a coordenação do cineasta Pedro Otto, eles produziram um curta metragem chamado de “O Cântico de Xinguara” tendo como referência o poema de Cora Coralina “O Cântico da Terra”. Para o cineasta, Xinguara tem um rico potencial a ser explorado. “Minha expectativa é voltar aqui no próximo ano e me deparar com as produções locais, porque talento e força de vontade a turma que participou da oficina demonstrou ter. Além é claro do potencial da cidade que tem muito a mostrar para o mundo” disse Pedro Otto.

As oficinas foram ministradas pelos goianos: Pedro Otto (cineasta), Aloísio Godinho (doces cristalizados), Neide Oliveira e Milena Curado (bordados antigos de Goiás). A I Semana Cora Coralina foi realizada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a secretaria de educação e o departamento de cultura. 

O prefeito Osvaldinho Assunção, acompanhado da primeira dama e secretária de assistência social Fátima Assunção, esteve presente na exposição e falou do momento cultural vivido por Xinguara. “Esse é um momento especial para todos nós, a cultura abre as portas do conhecimento. Eu conhecia a riqueza que é a vida e obra de Cora Coralina e por isso não medimos esforços para trazer uma equipe qualificada e realizar essa semana que muito engrandeceu nossa cultura” declarou o prefeito. 

A secretária de assistência social, Fátima Assunção também ressaltou o sucesso do evento. “Esse é um sonho realizado para nós e muitos xinguarenses admiradores da cultura. Ganhamos bastante com as oficinas onde descobrimos talentos, formamos novos profissionais e aguçamos o desejo pela busca do conhecimento” avaliou Fátima Assunção. (Mayrla Lima ascom PMX)
08/09/2014 
Com uma “Volta Ao Mundo” Desfile 7 de Setembro Reúne Milhares de Pessoas em Xinguara
O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, levou às ruas e avenidas de Xinguara uma multidão que foi prestigiar o ato cívico. Ao todo quinze escolas do município participaram do evento que este ano teve como tema “Uma Volta Ao Mundo”. O prefeito, Osvaldinho Assunção, o presidente da Câmara Municipal, Dito do Cinema, vereadores e secretários municipais assistiram as apresentações em um palco montado na Praça Vitória Régia. 

No pelotão de frente desfilou a Escola Municipal Betel, a escola apresentou a cultura indiana, com sua riqueza e mistérios. Trazendo também os monumentos históricos como o Taj Mahal, Flor de Lotus e Estátua de Xivas. “Os alunos se dedicaram para apresentar o melhor, superamos nosso desafio e conseguimos trazer para as ruas um pouco dessa cultura que é uma das mais antigas do mundo” disse Esli Oliveira, diretora da escola. 

A Banda Marcial da Escola Municipal Jair Ribeiro Campos esteve à frente do primeiro pelotão, o desfile contou ainda com a participação das fanfarras dos alunos do Mais Educação, Igreja Adventista do Sétimo Dia: Clube dos Desbravadores, da Casa da Cultura e da Escola Municipal Pe. João Luiz Purguy.

As escolas municipais Ciranda Cirandinha, Dom Luiz de Palha e José Antão apresentaram as fantasias e o fantástico mundo das crianças com direito a uma viagem encantada à Disney. As culturas japonesa, americana, italiana, africana e a brasileira foram lembradas. 

Os alunos da Escola Raimundo Henrique de Miranda mostraram as riquezas da região nordestina, com os seus ritmos, literatura, esporte assim como seus políticos que se destacam no cenário nacional. As sete maravilhas do mundo foram apresentadas pela escola Henrique Francisco Ramos, o 7 de Setembro em Xinguara teve ainda solidariedade, a ONG Direito de Viver, que abraça a luta no combate ao câncer, desfilou com a Escola Municipal Jader Barbalho.

“Todas as escolas estão de parabéns, é gratificante acompanhar a dedicação e o compromisso de todos com o ato cívico, o resultado não poderia ser outro senão o sucesso, o desfile desse domingo foi um dos maiores e mais bem organizados de Xinguara” disse Vilmones da Silva, secretário e educação. 

O público presente também aprovou as apresentações, seu Elizeu chegou cedinho à Praça Vitória Régia para ter um lugar privilegiado para assistir a passagem das escolas. “Trouxe meus filhos e a esposa e estamos achando tudo muito bonito e bem organizado. Todos os anos participamos, mas percebemos que esse ano há uma maior participação das escolas, nos presenteando com uma bela apresentação” disse o comerciante. 

Zonas Rurais 
A data também foi lembrada pelas escolas municipais das zonas rurais, o Distrito São Francisco pela primeira vez realizou o desfile de 7 de setembro em homenagem à Independência do Brasil, o evento aconteceu na tarde da quarta-feira (3), Na sexta-feira (5), foi a vez dos alunos da Escola Municipal São José, localizada no Distrito São José ir às ruas demonstrar o amor à pátria; no sábado os alunos da Escola Municipal Padre João Luiz Purguy, realizaram o desfile cívico no Distrito Rio Vermelho. (Mayrla Lima ascom PMX)
Prefeito Osvaldinho á direita

08/09/2014 
Santana do Araguaia/  BR-158 bloqueada
Foi bloqueada nesta segunda-feira (08) de setembro a BR-158 no município de Santana do Araguaia no sentido Redenção. 

O líder do movimento de nome Edmilson disse que o objetivo do bloqueio é chamar a atenção do superintendente do Programa Luz para todos para que resolva a situação de instalação de energia em algumas áreas da zona rural no município santanense. 

Outra reivindicação é que o INCRA resolva o problema de estradas e pontes nos assentamentos.

08/09/2014
Xinguara/ Mais um furto a residência foi registrado no final de semana
Ladrões não identificados entraram em uma residência na Rua Jair Ribeiro Campos no centro de Xinguara na madrugada do último domingo (07) de setembro, aproveitando a ausência da proprietária. 

De acordo com a vitima, os indivíduos entraram por um buraco na parede de um antigo ar-condicionado. Ela disse aos policiais que levaram um Notebook e um par de botas. 

O Sargento Dionísio e o Cabo Bentes orientaram a vitima a procurar a delegacia de policia civil de Xinguara para registrar o caso. (Luiz Pereira)

08/09/2014
Xinguara/ Meliante furta Câmara de ar em borracharia
Na noite do último sábado (06) de setembro por volta das 23hs, um elemento desconhecido chegou na Borracharia do Posto Comaxim e furtou 04 Camarás de Ar.  

De acordo com a vitima, o individuo fugiu em uma moto BROSS logo após cometer o furto. o Sargento Dionísio e o Cabo Bentes realizaram diligencia mais não obteve êxito na captura do meliante. (Luiz Pereira)

08/09/2014
Xinguara/ Mulher diz ter sido agredida pelo ex- companheiro
A senhora L. M de 24 anos acionou uma guarnição da PM de Xinguara composta elo Sargento Boaventura e o soldado Welington, informando que havia sido agredida pelo seu ex- companheiro, C. S. P, de 20 anos. 

Segundo a vitima, o acusado fugiu logo após o acontecido no último domingo (07) de setembro. De acordo com os policiais, dez minutos depois eles voltaram ao local e efetuou a prisão do acusado na Rua Joao Luiz no bairro Novo Horizonte. 

O acusado foi apresentado na delegacia de policia civil de Xinguara para as providencias cabíveis. (Luiz Pereira)


07/09/2014
Helder Barbalho lidera com 39,8% contra 32,4% de Simão Jatene

Na primeira pesquisa eleitoral para governador, presidência da República, senador e deputados, feita em todo Estado pelo Instituto iVeiga Consultoria e Pesquisa, o resultado aponta que o candidato do PMDB ao governo, Helder Barbalho, mantém boa vantagem sobre seu concorrente direto ao cargo, o governador Simão Jatene (PSDB). 

O instituto já havia realizado uma pesquisa de intenção de votos entre eleitores da Região Metropolina, que também apontou a liderança de Helder na corrida eleitoral, conforme publicada na semana passada pelo DIÁRIO. 

Agora, a nova pesquisa, realizada entre os dias 01 e 05 de setembro, junto a 1.200 eleitores representativos das seis Mesorregiões do Estado do Pará (Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Metropolitana), com índice de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, indica que Helder tem 34% das intenções de voto, contra 27,3% de Jatene, na manifestação espontânea do eleitor, ou seja, aquela em que o pesquisador não apresenta ao pesquisado os nomes dos candidatos em disputa do cargo. 

A diferença a favor de Helder, no confronto direto com Jatene, de acordo com os números, é de 6,7 pontos percentuais. 

O candidato Marco Carrera (Psol) teve 1,8%; Marco Antônio (PCB), 1,6%; Zé Carlos (PV), 0,9%, e Elton Braga (PRTB), 0,4%. Os votos declarados como brancos e nulos somam 4,1%. Outros 30% dos pesquisados não quiseram ou não souberam dizer em quem votariam.

Já na pesquisa estimulada, quando o eleitor se depara com os nomes dos candidatos, Helder também está na frente do atual governador: 39,8% a 32,4%, uma diferença de 7,4% de pontos.
Marco Carrera (Psol) tem 2,0%; Marco Antônio (PCB), 1,1%; Zé Carlos (PV), 1%, e Elton Braga, 0,2%. O percentual de votos nulos e brancos foi de 4,8%, enquanto 18,8% não souberam ou não opinaram sobre suas preferências. (Diário do Pará)

07/09/2014
Justiça determina mais rigor na fiscalização de menores em locais inadequados 
Por determinação da justiça, o Conselho Tutelar de Xinguara, vai agir com mais rigor na fiscalização sobre permanência de menores em locais inadequados e proibidos para eles.

A Polícia Militar e a Polícia Civil vão apoiar o trabalho das conselheiras durante visitas em bares, ambientes de festas, prostíbulos, hotéis, motéis, e outros. 

A determinação é prender os infratores e encaminhá-los diretamente para a Delegacia de Polícia da cidade, onde vão responder pelos crimes previstos em lei.


07/09/2014
COMUNICADO da SEMMATUR sobre a ocupação do Espaço Público para Cavalgada Ruralista 2014
A Prefeitura Municipal de Xinguara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semmatur), comunica que de acordo com o decreto 292/2014, a ocupação da extensão da área da Avenida Xingu e calçadas com o propósito de assistir a Cavalgada Ruralista, deverá seguir algumas condições, preservando assim o patrimônio público e o direito de todos cidadãos de ir e vir. 

Portanto, os interessados devem procurar a partir desta segunda-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo para realizar a solicitação do termo de autorização de uso do espaço público, portando os seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Endereço. Não será cobrada nenhuma taxa pela autorização da ocupação e todo o seu processo. 

A secretaria informa ainda que as áreas já demarcadas irão permanecer com os atuais ocupantes mediante solicitação de autorização do espaço. 

A Semmatur informa também que durante o período de uso do espaço, o portador da autorização deverá se responsabilizar pela limpeza e preservação do local. Como parte das ações de conscientização de limpeza e conservação da área pública a Prefeitura estará realizando uma campanha com distribuição de sacos de lixo. 

A autorização terá validade até o fim da Cavalgada Ruralista de 2014, tendo os ocupantes a obrigação de deixar o espaço limpo e preservado.
Tatiana Cossetin Secretária de Meio Ambiente

07/09/2014
Rodovias estaduais estão em péssimas condições, entre elas a PA 279 que liga Xinguara a São Felix do Xingu 

PA- 279
Com aproximadamente 56 quilômetros de extensão, a “Perna Leste” é o elo entre a Alça Viária e a PA-140 e uma das alternativas para quem busca os municípios situados na região do Vale do Acará. Os condutores reclamam que, além das péssimas condições da estrada, os riscos de assaltos são constantes.

A quantidade de dinheiro público gasto pelo governo estadual com propaganda de estradas pavimentadas não condiz com a realidade. Muitas localidades já correm riscos de isolamento em função da precariedade de estadas e vicinais. A situação pode piorar principalmente no período das chuvas, caso o governo estadual, responsável pela manutenção de muitas delas, não realize em tempo hábil a recuperação das rodovias. A “Perna Leste”, que liga Belém aos municípios situados no nordeste do Pará, faz parte da estatística do abandono.
 
A pista é toda de chão batido, sem sinalização e toda esburacada. Problemas que retardam em horas uma viagem que poderia ser realizada em apenas 40 minutos, se a rodovia estivesse em boa situação de trafegabilidade. 
PA- 279
A poeira também dificulta a visibilidade dos motoristas. As pontes situadas sobre os igarapés são outro problema que os motoristas são obrigados a enfrentar durante o trajeto. Na localidade de Guajará-Açu, a ponte sobre o rio Guajará, situada na metade da extensão da “Perna Leste”, é antiga. Com a falta de manutenção, as peças de madeira que sustentam a estrutura da ponte estão soltas e deterioradas. O peso excessivo de um veículo pode causar um grande acidente. 

A viagem realizada à noite se torna mais perigosa. As delegacias de polícia mais próximas estão nos municípios de Bujaru, Concórdia e Acará, todas bem distantes, caso o motorista necessite dos serviços de segurança pública.  

Moradores que vivem ao longo da rodovia estadual sentem as dificuldades de ter que conviver no total abandono. Alguns trechos se tornam armadilhas perigosas devido às condições ruins de trafegabilidade. A via é utilizada por diversos tipos de veículos. Os pesados, como carretas e caminhões-tanques, são os que mais quebram devido às condições ruins da estrada.  

“É lamentável ver a situação de abandono de uma rodovia que é de tamanha serventia para a região”, desabafou o motorista José Antônio de Miranda, 56, que teve a viagem interrompida, por causa de uma pane na direção de seu veículo.

Com mais de 20 anos transitando entre os municípios situados na região conhecida como “Vale do Acará”, Miranda diz que no período de três meses já ficou seis vezes na mesma situação. “Trabalho na entrega de adubo para famílias de produtores de várias comunidades agrícolas, mas o principal problema que encontramos durante as entregas é as péssimas condições das estradas”, atesta.  

Diversas rodovias estaduais também enfrentam a mesma situação de abandono. É o caso da PA-279, que liga os municípios de Xinguara, Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte a São Félix do Xingu, no sudeste do Pará: a rodovia é considerada "intrafegável", por pessoas entrevistadas, e a quantidade de buracos é um dos perigos vividos pelos condutores que precisam trafegar na via 

Na comunidade de São Raimundo, uma das muitas às margens da “Perna Leste”, moram 350 famílias. Segundo o vereador Jaime Veras (PT), as obras de pavimentação divulgadas pelo governo estadual nunca chegaram à localidade. “Vivemos uma situação de total abandono por parte do governo estadual”.   

A PA-458, que liga a cidade de Bragança à praia de Ajuruteua também é exemplo do descaso com as rodovias paraenses. A importante rota turística passou por uma operação tapa-buracos, em julho deste ano, que causou desnivelamentos ao longo da pista. Isso comprometeu inteiramente a trafegabilidade da via. (Diário do Pará) 


07/09/2014
Eleições 2014/ nove municípios do sul do Pará irão receber reforço das tropas federais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na última quinta-feira (4) de setembro, o envio de força federal para 56 municípios paraenses durante as eleições que ocorrem em outubro deste ano, com o objetivo de garantir a segurança do pleito. 

Na região sul do estado, os municípios que vão receber o reforço são:
Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, São Feliz do Xingu, Redenção, Pau D’arco, Cumaru do Norte, Tucumã e Ourilândia do Norte. 

Xinguara, Rio Maria, Sapucaia, Santana do Araguaia, Bannach e Agua Azul do Norte ficaram fora d reforço da Força Federal. (Luiz Pereira com informações do G-1-PA)

07/09/2014
Santana do Araguaia/ Fim do anonimato 
O ex-prefeito Alegria, de Santana do Araguaia, depois de quase três anos no anonimato reapareceu em um palanque político.

Alegria participou de um comício do candidato Gaguinho, que aconteceu na noite do último dia (30) de agosto.  

Depois de explicar que renunciou o mandato de prefeito por questões de saúde e problemas particulares, o ex-prefeito pediu votos para o candidato Simão Jatene.

07/09/2014
Cumaru do Norte/ Ex- prefeito de lado oposto 
O ex-prefeito de Cumaru do Norte, Vilmar Valin, o popular Peti segue um rumo totalmente contrário ao seu partido nessas eleições.  

O ex-gestor, que é filiado ao PDT, do deputado federal e candidato à reeleição Giovanni Queiroz, fechou compromisso político com a cúpula tucana.
O Nosso Repórter fez o registro da plotagem do carro do ex-prefeito que revela que ele é PSDB nessas eleições. 

07/09/2014
Santana do Araguaia/ Disputa acirrada
Na cidade de Santana do Araguaia, três candidatos a deputados estão em uma disputa acirrada para ver quem obtém uma melhor projeção para as campanhas de 2016.  

De olho na prefeitura, os candidatos Gaguinho, Alencar e Jeová estão realizando comícios e reuniões diárias nos setores da cidade, mostrando alguns problemas que competem à administração municipal resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.