quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25/09/2014
Morre segunda vítima de conflito agrário no PA
Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o sem-terra Aguinaldo Ribeiro Queiroz. Ele é mais uma vítima do conflito agrário ocorrido na fazenda Gaúcha, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Pará, na última segunda-feira (22).


Queiroz chegou a ser internado na UTI do Hospital Regional de Marabá, onde foi submetido a cirurgia, mas não resistiu. A Delegacia de Conflitos Agrários está investigando o caso. (G1/PA)

25/09/2014
TRE começa treinamento para transmissão de votos nas eleições
Técnicos que vão trabalhar na transmissão de dados nas eleições 2014 no Pará participaram de treinamento nesta quinta-feira (25) em Belém.  

Cerca de 80 pessoas, entre voluntários e convocados, aprendem como será o envio dos votos dos eleitores das urnas para o local da apuração.

25/09/2014
Cerca de 6.300 indígenas devem participar das Eleições 2014 no Pará
No Pará, cerca de 6.300 índios devem participar das Eleições 2014. Em Paragominas, 400 vivem distribuídos em 15 aldeias na região do alto rio Guamá.

Os indígenas se deslocam de barco para poder votar, a viagem dura, em média, uma hora até os locais de votação. 

Santarém, no oeste do Pará, Chaves, na ilhado Marajó e São Felix do Xingú, no sul do estado concentram o maior número de pontos de transmissão via satélite.  

Em Santarém, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, os técnicos enfrentam dificuldades para levar as urnas até os locais de votação na floresta. (G1/PA)

25/09/2014
São Felix do Xingu/ Policiais militares são cercados e ameaçados de morte por populares
Policiais militares destacados na Vila Ladeira Vermelha em São Felix do Xingu, Pará, foram ameaçados de morte e cercados por populares daquela localidade após deterem dois motociclistas que faziam manobras perigosas.  

O fato ocorreu, no sábado, 20, por volta das 17h30, quando os PM,s GOMES, CRUZ E MACHADO, resolveram abordar motociclistas que faziam manobras perigosas em via pública daquela localidade. 

Eram os motociclistas, três, dos quais um, de prenome ISAC, resistindo à abordagem da policia, travou uma luta corporal com o PM Cleomagno de Sousa Gomes, de forma que acidentalmente a arma que estava em punho de ISAC disparou em seu próprio pé.
Ferido, ISAC foi conduzido pelos policiais ao Hospital e em seguida juntamente com seus colegas motociclistas, CAIQUE E DHEYMERSON, estavam sendo conduzidos ao destacamento da PM em Ladeira Vermelha para averiguações, pois não apresentavam documentos pessoais e nem das motocicletas.

No entanto populares inconformados com as prisões cercaram a viatura da PM, onde se encontravam os motociclistas e após secarem os pneus e quebrarem as suas lanternas traseiras, arrebataram ISAC. 

JOÃO BRANCO, UARLEI, JORDÃO, EDINALDO, DIEGO, DIVA e JOAB, foram reconhecidos como responsáveis por incitar populares a praticarem a desordem, gritando, para atear fogo no destacamento, depredar a viatura, desarmar e matar os policiais militares. 

Diante dos fatos a Policia Militar daquela localidade, na pessoa do Policial Militar Cleomagno de Sousa Gomes procurou a DEPOL daquele município onde registrou ocorrência afim de que as devidas providências venham a ser tomadas.


24/09/2014
Parauapebas/ Vereadores são acusados de tentativa de extorsão contra empresário, documentos comprovam 
No último dia 8 este Blog publicou denúncia recebida de um empresário que afirmava ter sido procurado pelo vereador de Parauapebas Charles Agnelo Borges Segundo (SD), em Brasília, e que o mesmo teria tentado extorquí-lo sob a alegação de que tinha forças junto ao Conselho ´Municipal de Saúde, e caso não fosse atendidas suas “reivindicações”, seria criada uma CPI com o intuito de investigar a aquisição de contraceptivos junto à empresa do denunciante. 

De lá pra cá tal CPI foi criada e o vereador Pavão, não citado pelo Blog naquele momento, saiu em defesa do vereador Charles Borges dizendo que a denúncia veiculada no Blog não procedia e para tanto, no sentido de desqualificar a mesma, disse que colocaria a mão no fogo pelo seu companheiro de Câmara. 

O vereador Charles é candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Em suas visitas pela cidade, questionado sobre a denúncia publicada no Blog, repete que este Blog não merece crédito e que a denúncia não procede. Chegando ao disparate de afirmar que o Blogger estaria sendo compensado financeiramente pela Semsa para publicar o que ele chama de mentiras. 

Como já dito algumas vezes, neste Blog só são publicadas denúncias com provas.
Eis que em alguns comentários o Blogger foi questionado sobre tais provas. Eu acredito que com abertura da CPI da Saúde, como ficou conhecida a CPI que visa investigar a compra dos contraceptivos, já teria poder para investigar a denúncia publicada aqui. Todavia, em uma entrevista coletiva com os membros da CPI, nada foi tido sobre a denúncia ou sobre qualquer uma que tenha os nobres edis como investigado. O jornalista Waldyr Silva chegou a questionar se seriam investigados os gastos da Câmara, mas recebeu o silêncio como resposta. 

As imagens abaixo são a reprodução de documentos que comprovam exatamente o que foi publicado aqui no Blog, sem aumentar ou diminuir nada. Seria muito salutar para a lisura desse processo investigativo pelo qual passa a Câmara de Parauapebas, que os nossos 15 vereadores os lessem para o simples conhecimento. Nele, o denunciante afirma categoricamente ter passado por uma tentativa de extorsão não só pelo vereador Charles, mas, também, pelo vereador Pavão (SD). Penso que, depois de verificado o documento, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Parauapebas deveria se posicionar. Confira o documento que comprova a denúncia. (Zé Dudu)

24/09/2014 
I ENCONTRO DE CICLISTAS EM RIO MARIA
A Prefeitura Municipal de Rio Maria através da SEMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer conjuntamente com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Xinguara, com o apoio do Sindicato Rural de Rio Maria, Rádio Berokam e Blog Carajás Esportivo realizaram nesse último domingo o I Encontro de Ciclistas em Rio Maria.

A atividade reunião centenas de pessoas que se concentram na Avenida Paulo Fonteles, no Parque da Liberdade, e saíram enfileirados nas principais ruas e avenidas até a dispersão que ocorreu na Rua 01 defronte a Escola Marizete. Além do ciclismo aconteceu também um concurso de manobras radicais com os atletas adeptos dessa modalidade esportiva. Por onde os ciclistas passaram foram aclamados pela população que vibrava com a disposição e entusiasmo dos participantes. 

O evento teve como principal objetivo comemorar o dia Internacional Sem Carros. O momento foi de chamar a atenção da sociedade para a importância de meios de transportes que não provoquem impactos desfavoráveis ao meio ambiente. E, também sensibilizar a população da necessidade de praticar uma atividade física saudável. 

Entres as pessoas que participaram do ciclismo estavam algumas autoridades, como: Juiz de Direito da Comarca de Rio Maria, Promotora de Justiça, Vários Advogados e os Representantes das Subseções da OAB de São Felix Xingu, Ourilândia do Norte e Xinguara e, também, o Gerente do Banco do Brasil e vários empresários do comércio local.

As presenças ilustres das autoridades deram maior destaque e credibilidade ao evento.  “Essa atividade foi importante porque é uma maneira prática de dizer que podemos praticar uma atividade física sem impactar o meio ambiente e também para demonstrar a responsabilidade social que nos Advogados representados pela OAB temos com a sociedade” - afirmou o Dr. Rone Messias – Advogado e Presidente do Sindicato Rural de Rio Maria.

Os Empresários e Autoridades que marcaram presença no evento receberam um troféu honroso pela participação.  A participação do conjunto de autoridades e empresários no nosso encontro de ciclistas nos honrou muito. Porque é uma belíssima demonstração de respeito e sensibilidade por nossa comunidade que sofre com os impactos ao meio ambiente causados pelas substancias tóxicos liberados pelos automóveis. E, um incentivo basilar para que todos percebam a importância da prática esportiva – finalizou Wanderley Milhomem – Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Rio Maria. 
Dr. Rone Messias no centro

24/09/2014 
Água Azul do Norte/ Motociclista morre ao se chocar contra muro de residência  

Atenção: essa matéria contem imagens fortes a visualização do conteúdo será de inteira responsabilidade do leitor 
Wilton Pereira dos Santos morreu depois que a moto que conduzia bateu contra um muro de uma residência por volta das 23hs do último domingo (21) de setembro na cidade de Água Azul do Norte região sul do estado do Pará.  

De acordo com a policia militar daquela cidade que tem a frente do comando o Sargento Rogério, o motociclista que possivelmente estaria em alta velocidade, teria perdido o controle da moto CG TITAN FAN cor preta placa JVM 98-01 batendo violentamente contra o muro da residência na Avenida Lago Azul. 

Com a forte colisão Wilton veio a óbito no local do acidente, tendo como causa da morte uma parada cardiorrespiratória, falha múltipla dos órgãos e politraumatismo conforme declaração de óbito. 

O corpo da vitima foi transladado para a cidade de SAÚDE no estado da Bahia onde foi sepultado. A moto bastante destruída foi recolhida para o pátio da delegacia de policia civil de água azul do norte. (Luiz Pereira)




24/09/2014
Revista no pavilhão feminino do Presídio de Redenção encontra celulares e maconha
Uma revista rotineira feita na ala B do bloco feminino no Centro Regional de Recuperação de Redenção-CRR , realizada na tarde da última sexta-feira (19), apreendeu oito aparelhos celulares e uma trouxa de maconha escondida no meio de alguns sacos e sacolas plásticas dentro do pavilhão. 

No bloco onde os objetos e a droga foram encontradas,  existem 36 detentas que dividem o espaço, mas nenhuma delas assumiu ou falou a quem pertencia os objetos. A lei do silêncio foi a regra adotada pelas reclusas para não serem enquadradas em mais uma infração. 

De acordo com as declarações de um agente penitenciário que não quis ser identificado, essa não é a primeira vez que objetos proibidos são encontrados dentro da ala feminina nas revistas periódicas sem dias marcados para acontecer. Segundo o agente, drogas, aparelhos e armas artesanais já foram encontradas em revistas anteriores.  . 

Além dos oito celulares os agentes encontraram também, dois carregadores e um chip. Os objetos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão lavrou o auto infracional que não teve nenhum acusado.  Dinho Santos

24/09/2014
Xinguara/ Semmatur e Odebrecht Ambiental buscam soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos sólidos

A Prefeitura Municipal de Xinguara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semmatur), tem buscado soluções que atendam à Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Uma das principais ações discutidas pela Semmatur trata-se de parcerias com empresas e cooperativas que possam contribuir na implantação das recomendações legais. 

Pensando em soluções viáveis e sustentáveis a Semmatur em parceria com a Odebrecht Ambiental tem buscado apoiar a reativação da cooperativa de catadores (COOPERLIMPA) que já atuam na cidade. 

Atualmente sem estrutura adequada, os catadores trabalham em Xinguara informalmente, o objetivo é legalizar a cooperativa assim como o trabalho dos cooperados. “Essa ação é fundamental para que os resíduos possam ser encaminhados para reciclagem, o que vai gerar um ganho ambiental, social e econômico muito grande. Uma solução sustentável para os nossos resíduos sólidos, reforçando os objetivos da Prefeitura que tem buscado cumprir a Lei ” disse Tatiana Cossetin, secretária de Meio Ambiente e Turismo.

A secretária destacou ainda que a inclusão dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis é peça-chave na elaboração no plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. “Eles são essenciais na implantação da coleta seletiva, reciclagem dos resíduos, que, por sua vez, podem ser transformados em fontes de negócios, emprego e renda para eles e suas famílias”, completou Tatiana. 

Em reunião realizada entre a Prefeitura Municipal, concessionária Odebrecht e representantes de catadores foram definidas algumas demandas como a busca por um espaço adequado para instalação da sede da cooperativa, capacitação para os cooperados, os mesmos ficando responsáveis pela legalização junto aos órgãos competentes.  “Nós nos sentimos honrados em fazer parte dessa transformação, porque essa medida  solucionará um problema que  é  crônico no País, mas também vem de encontro aos ideais e propósitos da nossa empresa que é de forma sustentável transformar o lixo em material reciclável”  avaliou Talline Gomes, representante Odebrecht Ambiental.

Para os representantes dos catadores o apoio da Prefeitura é fundamental para que o trabalho desse profissional seja reconhecido. “Esse é um momento é muito importante para nós que sempre buscamos reconhecimento. Fazemos parte desse processo e com apoio iremos ter condições de colocar em prática o pleno funcionamento da mesma” explanou Sabino Pereira. 

A secretária de meio ambiente reforça que essa ação é apenas o inícios de todo trabalho que será realizado para garantir melhores condições de vida para a população Xinguarense. (Mayrla Lima ascom PMX)

24/09/2014 
Xinguara/ Sancionada Lei que regulamenta a profissão de condutores de ambulâncias
Foi sancionada no mês de junho de 2014, o projeto de LEI 12.998/2014 de autoria do Deputado Federal Onofre Agostini do PSD de Santa Catarina, que regulamenta a profissão dos Condutores de Ambulâncias no Brasil.  

A LEI garante que os profissionais se qualifiquem para a função e tenham o direito da Associação Sindical. 

Na semana durante três dias 18, 19 e 20 de setembro foi realizado em Florianópolis SC o 4º Congresso da Categoria em buscas de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais. 

XINGUARA
Com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, os profissionais do município representado no congresso pelo senhor Manoel Ferreira Coelho (PIPOCA) Presidente da Associação dos Condutores Profissionais de Veículos de Urgência e Emergência do Sul do Pará (ASEVUEST) com sede em Xinguara. 

De acordo com Presidente Manoel Ferreira, hoje no município de Xinguara tem oito profissionais exercendo a profissão no poder público municipal. Os profissionais estão distribuídos na sede do município e nos Distritos São Jose do Araguaia, São Francisco e Rio Vermelho. (Luiz Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.