domingo, 1 de fevereiro de 2015

29/01/2015 
Jader Barbalho recebe alta médica 
O senador Jader Barbalho (PMDB), que passou por uma cirurgia na quinta-feira (22), no Hospital Sírio Libanês- SP, teve alta médica e já se encontra hospedado em um Hotel de São Paulo. A cirurgia foi considerada um sucesso.  

Por orientação médica, ficará de licença das suas atividades no Senado. O suplente Fernando Ribeiro assume o mandato interinamente.




29/01/2015  
Duplo homicídio em Canaã dos Carajás
Um duplo homicídio chocou a população de Canaã dos Carajás no sudeste do Pará na manha da ultima terça-feira (27) de janeiro. Kaliane Gomes Ferreira de 25 anos e Geovane de Sousa de 30 anos foram assassinados a tiros em uma parada de ônibus na Rua Ronaldo Cândido de Morais, bairro Vale do Sossego.

De acordo com o depoimento á policia do pai de Kaliane, o senhor Reginaldo Ventura Ferreira, a filha havia saído de casa por volta das 07hs da manha para pegar um ônibus e ir trabalhar. Segundo ele, minutos depois que a filha saiu ouviu cinco disparos de arma de fogo, em seguida ele correu para o local para ver o que tinha acontecido encontrou Geovane já sem vida e Kaliane baleada sendo socorrida e levada para o Hospital 5 de outubro em Canaã. Porem não resistiu e morreu minutos depois.  

O senhor Reginaldo relatou a policia que a cerca de três meses sua filha vinha sofrendo constantes ameaças de morte por telefone de um homem com quem ela teria tido um relacionamento amoroso.  O pai da vitima disse ainda que a filha descobriu que o homem era casado e pôs fim no namoro, desde então o suspeito passou a fazer ameaças de morte.  

Segundo a policia civil de Canaã dos Carajás que está investigando o crime, o assassino após cometer o duplo homicídio, fugiu sem deixar pistas.  

Geovane de Sousa era natural de Colmeia no estado do Tocantins e Kaliane Gomes Ferreira era natural da cidade de redenção no sul do Pará. (Luiz Pereira)

29/01/2015
Xinguara/ Motociclista cai de moto
Segundo os policiais militares que atenderam uma ocorrência no inicio da madrugada desta quinta-feira (29) de janeiro, um motociclista identificado como Wilton de 39 anos se desequilibrou e caiu de sua motocicleta sofrendo pequenas escoriações.  

O acidente aconteceu na Rua Tapajós próximo o supermercado TEM- TEM na Rua Rio Tapajós no centro de Xinguara. De acordo com os policiais militares, o motociclista após cair saiu gritando em via pública e estava com visíveis sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. A moto uma POP 100 cor branca foi conduzida para a delegacia de policia civil de Xinguara. (Luiz Pereira)

29/01/2015 
Xinguara/ Professores de Xinguara e região são beneficiados com cursos por meio do PARFOR
Os professores da rede pública de ensino de Xinguara e região foram contemplados por meio do PARFOR- programa destinado à formação de professores que atuam na rede pública de ensino do país- com cursos de pedagogia e história da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). 

O secretário de educação, Vilmones da Silva, afirma que serão 40 vagas para cada curso; pela primeira vez Xinguara estará sediando os cursos que já são ofertados pelo programa em diversas cidades do país.  

 “É uma grande conquista para nós que lecionamos na rede pública do município e cidades vizinhas, é a oportunidade de nos qualificar sem ter que deixar a nossa cidade, além de evitar despesas extras” avalia Vilmones da Silva. 

De acordo com o calendário da Plataforma Freire, responsável pelo gerenciamento do PAFOR, a pré-inscrição já está sendo realizada, com previsão de encerramento no dia 13 de março. Os interessados devem acessar a plataforma para realizar a pré-inscrição. (http://freire.capes.gov.br/index/principal) 

Mais informações no Departamento de Ensino, da Secretaria de Educação, localizado na Av. Francisco Caldeiras Castelo Branco, S/N,  altos do Banco do Brasil. (Mayrla Lima ascm PMX)

29/01/2015
Redenção/ Delegada disse que vai investigar fuga de presidio
Segundo comentários publicados nas redes sociais e blogs, a delegada da Policia Federal de Redenção, Mariane Prado, vai apurar as verdadeiras causas da fuga do detento, Joaquim Ferreira da Silva, conhecido por ‘’Tota’’, que saiu pelos portões da unidade prisional, depois de ter apresentado um Alvará de Soltura falso. 

 “Tota’’ é um dos principais acusados de participação em um esquema que roubou mais de R$ 10 milhões do seguro-desemprego.

O foragido havia sido preso em novembro de 2014, durante a operação "Operação Justa Causa II", desencadeada pela Polícia Federal do sul do Pará e de Palmas (TO), que prendeu várias pessoas envolvidas no caso.

29/01/2015
Homem é morto por supostos pistoleiros em Marabá
O braçal Vinício dos Santos Ferreira, 23 anos, foi morto a tiros na noite da última terça-feira (27), em Marabá, sudeste paraense. A vítima é suspeita de envolvimento com roubos de gado no Estado no município de Eldorado dos Carajás. 

Segundo informações da polícia, Vinício foi assassinado a tiros por uma dupla que estava em uma moto preta, no início da noite do dia 27, quando voltava de um jogo de futebol. A maioria dos tiros atingiu a cabeça da vítima. Nada foi roubado dele. 

Ainda de acordo com a polícia, o braçal saiu de Eldorado do Carajás (distante cerca de 100 quilômetros de Marabá), no final do passado. Naquele período, o pai de Vinício, Francisco Alves Ferreira, foi morto a tiros. O irmão de Vinício também foi baleado e está internado no Hospital Regional Público do Sudoeste do Estado. 

Uma das linhas de investigação é o provável envolvimento da vítima em roubos de gado no município de Eldorado do Carajás. O atentando ao pai e ao irmão de Vinício teriam suposta ligação com esse tipo de crime. (DOL)

29/01/2015
Xinguara/ Principio de incêndio em caminhões tanque assusta motoristas
Aconteceu um princípio de incêndio em dois caminhões tanque ocorrido na noite da última quarta-feira (28) de janeiro por volta das 21hs no pátio do posto cavalo de aço localizado as margens da BR 155 em Xinguara. 

De acordo com as informações, os dois veículos estavam passando produto inflamável de um para o outro, quando começou o principio de incêndio em um dos caminhões, que rapidamente passou para o segundo veículo.  

O fogo foi controlado com ajuda de extintores de outros motoristas e baldes de água jogada por populares e funcionários do posto. Não se sabe o que teria causado o incêndio. (Luiz Pereira)

29/01/2015
Lançamento da Pedra Fundamental para Construção do Novo Fórum de Xinguara.
O Tribunal de Justiça (TJ) do Pará realizará nesta quinta-feira, 29, às 10h30, a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental para construção do Novo Fórum do município de Xinguara. O lançamento será realizado na área onde será construída a sede do Fórum, localizada na Av. Xingu (em frente ao DETRAN), Centro.

A construção do Fórum de Xinguara é uma demanda da OAB Xinguara, que recebeu o compromisso do Presidente da OAB/PA Jarbas Vasconcelos e seu vice Alberto Antonio Campos que lutariam incansavelmente junto ao TJE para tornar o pedido realidade.

Estarão presentes para a solenidade, o juiz auxiliar da presidência do TJ-PA, João Batista Lopes do Nascimento, Diretores da OAB Xinguara, o Prefeito Municipal de Xinguara Osvaldinho Assunção, advogados, entre outras autoridades. (OAB/XINGUARA)

28/01/2015
Santa Maria das Barreiras/ menina de 12 anos é estuprada por 13 jovens
Moradores do Distrito de Nova Esperança no município de Santa Maria das Barreiras, distante a cerca de 70 quilômetros de Redenção, ficaram abalados com a notícia da prisão de 05 jovens e apreensão de 4 adolescentes, que teriam praticado  um estupro coletivo contra uma menor de 12 anos. 

Wanderson Soares, 18 anos, Denilson Souza Silva, 18 anos, Ravilson Batista Coelho, 20 anos, Dione de Carvalho Rosa, 19, e Delcir da Silva, 19 anos, e mais quatro menores de idade, estão sendo apontados como integrantes do grupo de 13 rapazes que praticaram o estupro coletivo. Quatro elementos conseguiram escapar.

A prisão e apreensão ocorreu na tarde da última terça-feira (27), depois que o chefe do destacamento do distrito Cabo Feitosa, tomou conhecimento do fato pelo conselheiro tutelar Carlos Jovan, que informou que o estupro teria sido praticado na noite do dia 23 de dezembro 2014, onde treze rapazes teriam praticado estupro contra uma menor de 12 anos, que reside na localidade.  

Diante da informação o militar foi até a casa da adolescente que confirmou o fato e falou os nomes dos 13 envolvidos. Moradores de Nova Esperança: Todos os que participaram do estupro coletivo, residem em Nova Esperança e estavam vivendo de forma tranquila como se não tivesse praticado nenhum crime.  

Dos 13 envolvidos apenas 9 foram localizados e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Redenção, para serem ouvidos pelo delegado Neto, que responde pela Delegacia de  Santa Maria das Barreiras. Dinho Santos

28/01/2015 
Xinguara/ Prefeito Osvaldinho Assunção recebeu a visita do vice-governador Zequinha Marinho
O prefeito Osvaldinho Assunção, recebeu na tarde desta terça-feira (27), em seu gabinete, a visita do vice-governador, Zequinha Marinho. Recentemente o prefeito Osvaldinho Assunção, esteve reunido em Belém  com o vice-governador em com o objetivo de fortalecer as parcerias com o Governo do Estado. 

Na tarde de ontem Zequinha Marinho reafirmou que está em busca de recursos para adequação da BR155, que prevê a ampliação da AV. Hermes Dantas, construção de uma passarela e um viaduto. De acordo com o vice-governador na próxima segunda-feira (2), ele participará em Brasília de uma reunião com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), para tratar sobre o assunto. 

O vice-governador afirmou ainda que está empenhando na liberação de recursos para a recuperação de 160 km da PA279, no trecho entre Xinguara e Tucumã. 

“Ficamos felizes em receber a visita do vice-governador, que tem mostrado o seu comprometimento com a nossa região. Ele reafirmou a parceria para essas obras que são de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa cidade” declarou Osvaldinho Assunção, prefeito. (Mayrla Lima ascom PMX)

28/01/2015
SEFA realiza fiscalização
A Secretaria da Fazenda (SEFA) iniciou nesta terça-feira, 27, em Marabá e Parauapebas, uma operação de fiscalização no comércio e no trânsito de mercadorias.

A ação tem por finalidade averiguar o cumprimento das obrigações acessórias dos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a regularidade fiscal das empresas.

28/01/2015
MPE e Celpa discutem metas d setor elétrico 2015
O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Joana Chagas Coutinho, reuniu na última terça-feira (27) de janeiro com representantes da Celpa e o presidente da Equatorial Energia, Firmino Ferreira Sampaio Neto, para tratar de assuntos afins à produção e consumo de energia elétrica no Estado do Pará.  

O presidente nacional da empresa equatorial explicou que, provavelmente, dificuldades serão enfrentadas no setor elétrico a partir de 2015. 
28/01/2015
Sapucaia/ Ano  letivo 2015 com data indefinida

Por causa do atraso na reforma da escola Padre Jose de Anchieta, Núcleo de Educação Infantil, José Augusto Marinho e da Creche Alegria do Saber provocado pelas chuvas, o inicio das aulas em sapucaia ainda está com data indefinida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o inicio do  ano letivo 2015, será entre os dias 09 e 23 de fevereiro. (Luiz Pereira)

28/01/2015
Xinguara/ Carro e moto se envolvem em acidente no centro
Na noite da última terça-feira (27) de janeiro por volta das 21hs, um motociclista identificado como Paulo Henrique de 21 anos, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara depois de se envolver em um acidente de transito.

O acidente aconteceu no cruzamento das Ruas Tapajós e Barão do Rio Branco, envolvendo uma moto LANDER 250 cor vermelha e um carro CELTA cor preta.  

De acordo com Sargento J. Sousa “cobra” que atendeu a ocorrência, ao chegar no local o motociclista já havia sido encaminhado para a UPA para receber atendimento médico. Ele foi medicado e continua internado em observação. O motorista do CELTA Adeilton Gonçalves de 38 anos nada sofreu. 

Os veículos envolvidos no acidente foram conduzidos para a delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

28/01/2015
Redenção/ Ação conjunta visa coibir a violência na cidade

Devido às inúmeras situações de violência que vêm ocorrendo em Redenção, foi desencadeada na terça-feira (27) nas ruas da cidade a "Operação Saturação" que é uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de diminuir a criminalidade. 

A ação ocorreu em vários setores da cidade, em bares, hotéis e motéis. Na operação foram detidos Jones Setúbal da Silva, de 21 anos, morador do Setor Serrinha, e Alex Souza Soares, de 20 anos, morador do Setor Alto Paraná, por tentativa de assalto à mão armada. (Com informações de Gilson Campos)


27/01/2015
Sapucaia/ PM recupera moto roubada

Equipe policial de sapucaia
Depois de receber uma ligação anônima Guarnição da Polícia Militar da cidade Sapucaia no sul do Pará, recuperou uma moto NXR BROSS 150 ano 2013 cor preta placa OSY 84-77 de Eldorado dos Carajás-PA. 

De acordo com o sargento Telles comandante do policiamento de Sapucaia, por volta das 17hs da última segunda-feira (26) de janeiro,  o destacamento recebeu uma ligação anônima informando que as margens da BR 155 á 03 km de sapucaia sentido Xinguara havia uma moto dentro de um matagal.

De imediato a equipe policial formada pelo comandante com o apoio dos soldados Resplande e Dionatan foram até o local indicado e encontraram o veiculo jogado em um matagal. A moto foi conduzida para o pátio do destacamento da PM de sapucaia, onde ficou constatado que é a mesma que foi tomada de assalto em Eldorado dos Carajás no dia 17 de janeiro. 

Segundo o Sargento Telles, a moto estava com um dos bandidos que escaparam do cerco policial na madrugada do último dia 18 na BR 155, após empreender fuga durante uma abordagem policial. Na oportunidade uma das motos usada pelos assaltantes foi recuperada uma XRE 300 cor vermelha placa OTE 84-83 de Belém.

A vitima proprietária da BROSS que mora em Eldorado dos Carajás já foi informado da recuperação e está sendo aguardado em Sapucaia para reaver bem. (Luiz Pereira) 

27/01/2015
Redenção/ Cemitérios têm novo diretor
Tomou posse essa semana como novo diretor dos dois cemitérios de Redenção, Bruno Lúcio de Sá Costa, em substituição a Marcondes Turismo, afastado por acusação de cobrar propina dos coveiros e dos pedreiros que constrói os túmulos. 

Durante a "Operação Sétimo Dia", desencadeada pela Polícia Civil, Marcondes Oliveira, foi preso na quinta-feira (15) e transferido para o presídio no dia seguinte. Semana passada Marcondes foi solto e vai responder o processo em liberdade. 

Segundo as investigações o esquema era liderado pelo próprio administrador que logo assim que assumiu a direção dos dois cemitérios, subiu o valor de uma abertura de sepultada de R$ 150, para o valor de R$ 300. O preço para a confecção de um túmulo que antes era cobrado pelos pedreiros o valor de R$ 1.000.00, o administrador subiu para R$ 1.500.00. 

De acordo com o relato de alguns coveiros e pedreiros que trabalham no cemitério o aumento ia para o bolso do administrador e não entrava nos cofres públicos. (Otavio Araújo)

27/01/2015
Rio Maria/ Acidente deixa um gravemente ferido
Um jovem, de 17 anos, ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito na noite da última segunda-feira (26), na Rua 03, no bairro Jardim Maringá. R.M.M caiu de uma Honda BROS, cor: preta, s/placa.  

O acidente aconteceu por volta das 23h40, em frente à Maçonaria. Uma guarnição da Polícia Militar de Rio Maria foi acionada por populares que foram até o destacamento da PM e disseram que um jovem teria sofrido um acidente de trânsito.  

A GU foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. De acordo com a PM, o jovem estava caído ao solo, bastante machucado e desacordado. Ainda segundo a polícia, o adolescente foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Rio Maria. Ele teria sofrido uma fratura na cabeça.  

O jovem foi encaminhado para o Hospital Regional Público do Araguaia em Redenção e esta internado em estado grave de saúde. (José Augusto)

27/01/2015
Redenção/ Preso da "Operação Justa Causa II" foge do presídio
Joaquim Ferreira da Silva, conhecido por Tota, fugiu do presídio de Redenção e agora está sendo procurado pela Polícia Federal. 

Tota foi preso na manhã de sexta-feira (21/11/2014) durante a "Operação Justa Causa II", desencadeada pela Polícia Federal do sul do Pará e de Palmas (TO), que prendeu várias pessoas envolvidas no caso seguro desemprego. A quadrilha atuava em Redenção e em Palmas, onde sacava o seguro desemprego de pessoas. 

Com Tota foi encontrado 720 cartões para sacar o seguro desemprego, e segundo a delegada da Polícia Federal, em Redenção, Mariane Prado, o prejuízo causado pela quadrilha às pessoas é em torno de R$ 1 milhão. (Otavio Araújo)

27/01/2015
Xinguara/ Prefeitura Reforma a Creche Irmã Dorothy
Para oferecer um ambiente confortável às crianças da Creche Irmã Dorothy, no Setor Marajoara I, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação iniciou uma reforma na unidade educacional. 

A reforma vai contribuir para melhorar a qualidade do ambiente de estudo para cerca de 260 crianças atendidas na creche. De acordo com a diretora, Junaira Ferreira, a creche recebe nova pintura, novo telhado, novo piso, entre outros serviços. 

“É importante iniciarmos as atividades em um ambiente agradável, a reforma é o comprometimento que a administração municipal vem tendo com a nossa educação. O respeito com as famílias que necessitam deixar seus filhos em locais seguros e confortáveis” disse a diretora.  

Além da reforma da creche Irmã Dorothy, em 2015 as famílias de Xinguara vão poder contar com mais três creches em construção, no Setor Jardim América, Marajoara II e Novo Horizonte,   que vão somar as unidades já existentes. (ascom PMX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.