segunda-feira, 2 de março de 2015

28/02/2015
Suspeitos de roubar avião são detidos em Rondônia
Foram detidos suspeitos de envolvimento no roubo da aeronave Cessna 206 que pertence a uma empresa de táxi aéreo de Belém.  

O avião e o piloto desapareçam na última quarta-feira (25) após realizar um voo fretado para São Félix do Xingu. 

Os suspeitos foram detidos no município de Rolim de Moura, em Rondônia, mas o
avião roubado ainda não foi recuperado. Há informações de que a aeronave teria sido deixada na Colômbia ou na Bolívia. 

O piloto que levou a aeronave de Belém até São Félix do Xingu – Álvaro Braga Santana, 48 anos  -foi encontrado dopado, no início da tarde desta sexta-feira (27), em um quarto de hotel em Xinguara na região sul paraense. (DOL)


28/02/2015 
Xinguara/ Moradores da zona rural comemoram a entrega de obras nas áreas da saúde e educação
Os moradores da Vila Paraíso do Araguaia, localizada na Zona Rural de Xinguara, têm o que comemorar, nesta sexta-feira (26), o prefeito Osvaldinho Assunção entregou à população importantes obras que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores. A primeira dama e secretária de assistência social, Fátima Assunção; o vice-prefeito, Raimundo Mototáxi; a secretária de saúde, Janaina Pereira; o secretário de educação em exercício, Jariones Setúbal,  e os vereadores Jair Pereira e Adair Marinho também participaram das inaugurações. 

A partir de agora a população local passa a contar com um Posto de Saúde da Família, construído em parceria com a Fazenda Água Fria. Com uma estrutura moderna com sala de espera, consultório médicos, odontológico, sala de vacinação, o PSF conta também com uma equipe de profissionais qualificados que estarão diariamente realizando atendimentos.

“Sempre falei que a nossa prioridade é a saúde da população, hoje o município é referência em saúde pública e nós não poderíamos esquecer as famílias que estão mais distantes da sede. Agradecemos a parceria com a família do João Guimarães que não mediu esforços para a  realização da obra” disse Osvaldinho Assunção. 

A unidade recebeu o nome de, Maria Luiza Caetano Giffoni, conhecida como “Lili Guimarães”, em homenagem a esposa do pecuarista João Guimarães, falecida há 4 anos. “Nós estamos felizes com a homenagem, a administração do prefeito Osvaldinho é parceira, acreditamos que continuaremos juntos realizando grandes projetos” afirmou o pecuarista.   João Guimarães Filho  também esteve presente e reforçou a parceria. “Nós já realizamos algumas ações junto com o prefeito, como a recuperação de pontes da nossa região. Acredito que com ações assim iremos avançando e proporcionando melhorias às famílias que aqui moram” completou. 

Para a comunidade as obras vão transformar o dia a dia dos moradores, Leonardo
Rocha, presidente da associação dos moradores lembra que  algumas dificuldades estão ficando para trás. “Me surpreendi nunca imaginei que nós teríamos um posto de saúde próximo das nossas casas, é um avanço para nós que por muitos anos esperamos por esse dia. Porque administrar um município é isso,  lembrar dos que mais necessitam” declarou.

Educação - Ampliação e reforma 
Ainda na Vila Paraíso do Araguaia Osvaldinho Assunção inaugurou duas salas de aula construídas na Escola Municipal Ayrton Senna, além de inspecionar toda a reforma realizada na escola, que também ganhou novas carteiras.

Professores e alunos  estão alegres com todas as modificações e fazem questão de enfatizar que a escola ficou completamente renovada. “Na verdade, é como se estivessem refazendo a escola. É o maior presente que poderíamos ter ganhado. Estamos encantados com todas as melhorias e a maior delas é o espaço com condições adequadas para exercermos nossas atividades”, ressalta Doriane Fernandes, professora. 

Ainda na área da educação, na comunidade Vale do Araguaia, a Escola Otacílio Alves  foi  reformada e entregue aos alunos. 

Lavanderia
Atendendo a uma reivindicação da população  da Vila Paraíso do Araguaia, a Prefeitura de Xinguara, com recursos próprios construiu uma lavanderia pública,  inaugurada nesta sexta-feira. “É maravilhoso, uma coisa que nós pensávamos que não ia acontecer. Hoje temos a  prova que basta acreditar e ter uma administração séria que os nossos sonhos se transformam em realidade” disse Madalena Macedo Lima, moradora. (Mayrla Lima ascom PMX)









27/02/2015
São Félix do Xingu/ Quantia levada pelos assaltantes pode chegar 500 mil
As informações obtidas pela nossa reportagem são de que o valor levado pela quadrilha de assaltantes, que assaltou a agencia do Banco do Brasil de São Felix do Xingu na manha desta sexta-feira (27) de fevereiro, pode  chegar á 500 mil reais.  

A ação dos bandidos que começou por volta das 09hs, durou cerca de 30 minutos. Na saída eles saíram atirando para o alto levando algumas pessoas como reféns.  

Os bandidos fugiram em uma caminhonete TOYOTA cor cinza. A caminhonete foi abandonada no loteamento Atlanta ainda em São Félix.  

Segundo as informações, uma grande quantia de dinheiro estava depositada no Banco para o pagamento de funcionários da prefeitura e de um frigorífico do município.  
Até o momento a policia não tem nem uma pista dos assaltantes. (Luiz Pereira)

27/02/2015
Encontrado em um quarto de hotel em Xinguara Piloto de avião desaparecido
Piloto Alvaro Braga

O piloto do monomotor desaparecido na última quarta-feira (25), na região sudeste do Pará, foi encontrado nesta sexta-feira (27) em um hotel no município de Xinguara, sul do Pará. Segundo a polícia, a hipótese é de que o sumiço do avião tenha relação com o assalto ao Banco do Brasil ocorrido nesta manhã, em São Félix do Xingu. 

“A intenção era pegar o avião e usar em algum outro crime. E certamente ele não fez isso sozinho. Há mais gente envolvida no esquema. É uma quadrilha que atua em diversos estados", diz o delegado Walter Rezende. 

O piloto foi encontrado adormecido no hotel em Xinguara. Ele deve chegar a Belém no sábado (28), e vai prestar depoimento na Seccional da Pedreira. As investigações continuam à procura da aeronave. 

O proprietário da empresa de táxi aéreo informou que o piloto Álvaro Braga Santana, de 48 anos, foi contratato por um fazendeiro da região para transportar os avós da capital paraense até São Félix do Xingu, mas os passageiros não teriam aparecido para o embarque.

O piloto seguiu viagem e teria feito um último contato às 14h de quarta-feira. O Seripa não confirma o número de ocupantes que estava no interior do monotor. (Fonte G1/PA)


27/02/2015 
Floresta do Araguaia/ Jovem é encontrado morto
Um jovem identificado como Ronan Pereira de Castro de 22 anos de idade, foi morto com quatro tiros na zona rural de Floresta d Araguaia no sul do Pará. 

Segundo informações, Ronam que é natural da cidade de Xinguara, foi encontrado morto na última terça-feira (24) de fevereiro, na estrada da vila bela vista á cerca de 05 km da sede do município.  
Ronan estava morando atualmente na cidade de Floresta do Araguaia. A policia civil vai investigar o crime. (Luiz Pereira)

2702/2015 
São Félix do Xingu/ Bandidos assaltam agencia do Banco do Brasil
Quatro homens encapuzados e armados invadiram a agência do Banco do Brasil no município de São Félix do Xingu, região sudeste do Pará, na manhã desta sexta-feira (27) de fevereiro, e renderam clientes e funcionários. As Polícias Civil e Militar ainda não identificou os criminosos que fugiram sem deixar pistas. 

De acordo com informações preliminares, o bando chegou atirando para o alto, o que causou pânico na cidade, e o gerente teria sido levado como refém durante a fuga. 

Uma alta quantia em dinheiro foi levada pelo bando, pois hoje seria realizado o pagamento da Prefeitura de São Félix do Xingu. A polícia faz buscas para capturar os assaltantes. (Paulo Francis)
Bandidos encapuzados com os reféns
 
27/02/2015 
Rio Maria/ Policia Civil prende homem acusado de estupro
Policiais Civis do município de Rio Maria na região sul do Pará prenderam Valdomiro Gonçalves de Freitas, acusado de estupro praticado n último dia 15 de fevereiro, na cidade de Floresta do Araguaia também na região sul do estado. 

A prisão do acusado aconteceu na tarde da última quinta-feira (26) de fevereiro na cidade de Rio Maria, atendendo um cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Conceição do Araguaia.  

Valdomiro 'VALDO" de 25 anos é acusado de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos. O acusado foi apresentado na delegacia do município de Rio Maria em seguida recambiado para Conceição do Araguaia. (Luiz Pereira)

27/02/2015
FAB inicia buscas a aeronave desaparecida em São Félix do Xingu
Equipes da Força Aérea Brasileira iniciaram as buscas na região sudeste do Pará, no início da manhã desta sexta-feira (27), a um avião monomotor modelo Cessna 2006, com prefixo PT-COF, que está desaparecido desde a última quinta-feira (27). Duas aeronaves, sendo um helicóptero Blackhawk, realizam as buscas no espaço aéreo da região. 

De acordo com o Serviço de Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa) de Brasília, a aeronave, que pertenceria a uma empresa de táxi aéreo de Belém, decolou do hangar Brigadeiro Protásio de Oliveira na manhã da última quarta-feira (25), localizado na capital paraense, em direção a São Félix do Xingu, no sudeste paraense, de onde deveria retornar na quinta-feira 26. 

O proprietário da empresa de táxi aéreo informou que o piloto Álvaro Braga Santana, de 48 anos, foi contratado por um fazendeiro da região para transportar os avós da capital paraense até São Félix do Xingu, mas os passageiros não teriam aparecido para o embarque.  

O piloto seguiu viagem e teria feito um último contato às 14h de quarta-feira. O Seripa não confirma o número de ocupantes que estava no interior do monotor. (G1/PA)

27/02/2015
Inaugurada Segunda Academia da Saúde de Xinguara
Na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Osvaldinho Assunção entregou à população de Xinguara a segunda academia da saúde do município. A academia foi construída na Praça José Ary Guedes (Rodoviária), Setor Itamarati, na solenidade de inauguração além do prefeito estavam presentes a primeira dama, Fátima Assunção; o vice-prefeito, Raimundo Mototaxi; secretários municipais, vereadores, equipes da secretaria de saúde e a população.

A academia possui equipamentos de ginástica, salas com infraestrutura, banheiros e acompanhamento profissional gratuito à população que deseja praticar algum tipo de atividade física ou de lazer. A obra foi realizada através de uma parceria entre a prefeitura de Xinguara e o governo federal, por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Miriquinho Batista.

“Agora a academia está aqui, pronta para ser usada, tudo nas melhores condições para que toda a população seja atendida com qualidade. Antes, os moradores do Itamarati não tinham um espaço adequado para pratica de atividades físicas, essa realidade agora mudou. Isso nos deixa satisfeitos porque vemos o desenvolvimento chegar para todos” declarou Osvaldinho Assunção, prefeito.

A secretária de saúde, Janaina Pereira lembrou que a primeira academia da saúde de Xinguara foi inaugurada em fevereiro de 2014, e hoje atende diariamente a população do Marajoara e setores vizinhos. “Uma equipe de profissionais qualificados realizam o acompanhamento das atividades o que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de todos que participam das atividades” afirmou.

A inauguração da nova academia encheu de alegria os moradores do Setor, aos 46 anos, Marinêz de Aquino comemora a oportunidade de praticar atividades físicas próximo de casa. “Nunca imaginei que Xinguara um dia teria um espaço como esse para a comunidade. A administração do prefeito Osvaldinho está de parabéns por proporcionar essa melhoria para a população” disse. 

Homenagem 
A academia recebeu o nome de Armando Goudinho Lopes Júnior, em homenagem ao jogador da seleção xinguarense de futebol e desportista, falecido em outubro de 2008. A família que esteve presente agradeceu a homenagem. “Nós estamos emocionados e agradecidos, o prefeito Osvaldinho e sua equipe nos proporcionou um momento muito especial”, Armando Goudinho Lopes, pai do homenageado. (Mayrla Lima ascom PMX)


26/02/2015
Xinguara/ Delegacia de policia em ruínas, sofre com superlotação
A delegacia de policia civil de Xinguara sofre cm um problema que está se tornando muito comuns em varias unidades prisionais no Brasil, a superlotação.  

Atualmente a cadeia pública de Xinguara, conta com 19 detentos, contudo foi projetada para acolher entre 12 e 15 presos divididos em quatro celas, sendo que todas elas já foram interditadas pela justiça, que entendeu que a área carcerária não tem condições de higiene sanitária para alojar os presos. 

Das quatro celas, duas não tem as mínimas condições estruturais para manter os detentos presos, que permanecem no local somente até a transferência para outras unidades prisionais da região.  

Os presídios de redenção e de marabá, que recebem os presos de Xinguara, estão passando pelo mesmo problema; também estão superlotadas, e com isso, estão impossibilitados de receberem presos de outros municípios.  

Os delegados que respondem na unidade de Xinguara, vai comunicar o fato a justiça para que tome as medidas necessárias, uma vez que a manutenção dos presos é de responsabilidade do estado. (Luiz Pereira)
Depol de Xinguara





26/02/2015
Cumaru do Norte/ Casal de irmãos mata homem a pauladas em via pública
Vitima
Acusados
A noite do último sábado (21), na cidade de Cumaru do Norte, foi marcada por um crime com requintes de violência, onde um homem foi morto a pauladas em via pública. O garimpeiro conhecido como “Careca” foi vítima fatal de um casal de irmãos, após uma discussão. 

O homicídio foi praticado pelos irmãos Odilon Lopes Limeira e Aldenora Lopes Limeira, após o rapaz ter sido ferido por um golpe de canivete, desferido pela vítima.
O garimpeiro, Abias Alencar Barros, conhecido por "Careca", foi morto com pauladas na cabeça.

Os autores do assassinato, Odilon e Aldenora Limeira, residem em Cumaru do Norte. O crime ocorreu depois de uma discussão em um bar, onde “Careca” teria ofendido, com palavras de baixo calão, a irmã de Odilon, que não gostou das ofensas e partiu para a agressão. 

De acordo com  a polícia, durante a discussão “Careca”, teria aplicado um golpe de canivete na altura do peito de Odilon,  que ao perceber  que estava ferido, armou- se de um pedaço de pau e desferiu várias pauladas na cabeça da vítima que morreu antes de ser levado ao hospital municipal.   

Ainda de acordo com depoimento de uma testemunha e do próprio acusado da violência, Aldenora, irmã de Odilon, também participou do crime, ajudando a dar pauladas na cabeça de “Careca”.  

Após cometerem o homicídio os irmãos foram para casa onde moram e presos uma hora após o ocorrido, portanto, em flagrante. Eles foram autuados pelo crime de homicídio pelo delegado Renato Mota, e encaminhados para a delegacia de Redenção, de onde deverão ser transferidos para o Presídio Regional.  Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.