sexta-feira, 22 de maio de 2015

22/05/2015
Água Azul do Norte/ Comunidade santa Luzia da vila Paraguaçu realiza festa dia 30 deste mês
A comunidade Santa Luzia da Igreja Católica da Vila Paraguaçu município de Água
Azul do Norte convida todos para participar um festejo a ser realizado no próximo dia
(30) deste mês de maio.
A programação começa com uma missa às 19hs e em seguida haverá a aparte social
da festa com forró e leilão. Todo o dinheiro arrecadado será revertido na reforma da
Igreja Católica da comunidade. (Luiz Pereira)
22/05/2015
Xinguara/ PM tira de circulação acusado de tomar aparelho celular de assalto
A Polícia Militar, por meio dos policiais do Serviço de Inteligência da Policia Militar (SI-PM) do 17º Batalhão Carajás de Xinguara tirou de circulação mais um acusado de praticar crime roubo (assalto) na cidade.
Desta vez quem caiu nas garras da policia foi o jovem Gláucio Pereira da Luz de 19 anos acusado de roubo a transeunte em companhia de um comparsa. A prisão aconteceu na tarde desta sexta-feira (22) de maio por volta das 16hs na Rua Rio Araguaia no bairro Marajoara I.
A ação criminosa da dupla aconteceu na noite da última quinta-feira (21) quando abordaram a vitima na Avenida Orlando Muraro no bairro Marajoara II em frente o Colégio Sistema e com uma arma de fogo e sob ameaça tomaram o aparelho celular da vitima. Em seguida os criminosos fugiram tomando rumo ignorado. Logo após o assalto a vitima avisou uma Guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) que saiu em perseguição a dupla que conseguiu escapar.
O que os criminosos não contavam é que a vitima teria anotado a placa da moto uma CG TITAN cor vermelha placa JUW 05 83 e entregue a policia. De posse da placa da moto os policiais do serviço de inteligência da PM passaram a investigar até chegar a Gláucio que foi preso.
Após ser preso o acusado foi reconhecido pela vitima como sendo um dos acusados. O outro assaltante ainda não foi localizado pela policia.
Gláucio foi apresentado na delegacia de policia civil de Xinguara onde aguarda preso a decisão da justiça. (Luiz Pereira)
22/05/2015
Servidores do DETRAN vão entrar em greve
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) aprovaram na manhã
desta sexta-feira (22), em assembleia geral, do Sindicato dos Trabalhadores de
Trânsito do Pará (Sindetran) a greve da categoria. A adesão foi de 90% dos
servidores da capital e 87% do interior. As atividades devem ser paralisadas a partir
da próxima quinta-feira (28).
O presidente do Sindetran, Élison Oliveira destacou que a categoria quer negociar
com o governo do estado e o intuito é garantir melhores condições de trabalho para
os servidores e  também segurança para a população. “Os registros de acidente no
trânsito são alarmantes. Precisamos melhorar nossas condições de trabalho para
poder atender o cidadão com segurança", explicou.

22/05/2015
Xinguara/ Prefeitura realizou treinamento com merendeiras do Município
Na última quinta-feira (21), a Prefeitura de Xinguara, através da Secretaria de Educação promoveram dia de treinamento e capacitação para merendeiras da rede Municipal de ensino. Foram abordado assuntos como normas e técnicas de higiene, manipulação pessoal, dos alimentos e ambiental, dentre outros temas que buscam garantir melhor qualidade na alimentação escolar.

O Secretário de Educação, Vilmones da Silva, enfatizou sobre a importância de uma merenda escolar de qualidade, pois uma boa alimentação reflete também no aprendizado do aluno. Parabenizou a Nutricionista Ana Paula Lustosa.

O Prefeito, Osvaldinho Assunção, destacou a importância do curso, elogiando o trabalho da Nutricionista Ana Paula Lustosa e toda equipe da Educação, que hoje procuram oferecer uma melhor qualidade de ensino/aprendizagem no Município, dando total atenção à todas as áreas, como na merenda escolar entre outras. Sendo a merenda escolar um ponto de destaque, pois além da qualidade da merenda, a Prefeitura vem valorizando ainda mais o profissional. (ascm PMX)

22/05/2015
Xinguara/ CAPS realizou programação alusiva ao Dia de Luta Antimanicomial
O Centro de Atendimento Psicossocial “CAPS” é um serviço de saúde aberto e comunitário que visa substituir os hospitais psiquiátricos e seus métodos de tratamentos.

Para mobilizar a população, o CAPS de Xinguara realizou nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial, com ações na cidade, levando as informações sobre os serviços que são desenvolvidos pelo Centro de Saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde, Janaina Pereira, o movimento veio mostrar à população xinguarense os avanços feitos com a reforma psiquiátrica. “Hoje conseguimos fazer com que os usuários se sintam bem, priorizando sua liberdade, levando em consideração a autonomia, a reinserção social dos usuários pelo acesso ao lazer, fortalecendo os vínculos familiares e ao trabalho”, afirmou.

“Esta é a primeira vez que realizamos um evento desse porte. O objetivo é comemorar o dia, incentivar a reflexão sobre a questão do preconceito e difundir que o paciente tem melhor qualidade de vida quando tratado e inserido na sociedade”, explica a coordenadora do CAPS, a Enfermeira Daniela Noleto.

Para encerrar as atividades, na quinta-feira, dia 21 de maio, a equipe do CAPS realizou uma caminhada, percorrendo as principais ruas da cidade, levando mais informações à população.

Luta Antimanicomial
Em 18 de Maio de 1987 ocorreu o encontro dos trabalhadores de saúde mental na cidade de Baurú-SP, desde então ocorre a comemoração da Luta Antimanicomial. A Luta Antimanicomial surgiu para buscar uma construção de um modelo de saúde mental substitutivo, em deferimento das práticas manicomiais, nas quais as pessoas com sofrimento psiquiátrico eram hospitalizadas e isoladas do convívio social por serem consideradas uma ameaça à sociedade. Com a Reforma Psiquiátrica, buscou-se a interação entre a “loucura” e a sociedade, reforçando assim a cidadania como um direito de todos. Posteriormente foram implantados Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), fornecendo atendimento alternativo ao modelo hospitalar. Uma das principais metas da Luta Antimanicomial é oferecer autonomia aos pacientes com transtorno mental.

Quem Pode procurar o CAPS?
- Pessoas com transtorno mental severo e persistente;
- Pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
Que tipo de cuidado é oferecido no CAPS?
- Acompanhamento psiquiátrico;
- Acompanhamento Psicossocial;
- Atividades ocupacionais (artísticas, culturais, musicais e físicas)
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) funciona na Rua Raul Bopp, nº 285 cel: 94 991680504. (ascom PMX)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.