terça-feira, 26 de maio de 2015

26/05/2015
Parauapebas/ Preso vereador envolvido em polêmica sobre salário
O vereador de Parauapebas, Odilon Rocha de Sansão (SDD), foi preso durante a operação 'Filisteu', realizada pelo Ministério Público do Pará em Parauapebas, sudeste do Pará, nesta terça-feira (26/05).

O parlamentar é o mesmo que no mês de abril questionou o valor do salário de vereador no município. Além do parlamentar, o empresário Edmar Cavalcante, conhecido como 'Boi de Ouro', também foi preso.

A operação investigou um esquema de fraude em licitações e superfaturamento de terrenos desapropriados pela prefeitura local, além de emissão de notas fiscais frias e desvio de recurso público entre os membros da câmara e empresários da região. O empresário é acusado de emitir e vender notas fiscais frias.

Segundo o MP, outro alvo da operação foi a casa do ex-presidente da Câmara Municipal, Josineto Feitosa de Oliveira. Foram apreendidos documentos na prefeitura, secretaria de Obras e câmara do município. (ORM)

26/05/2015
Educadores de Xinguara participam do II Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
A prefeitura municipal de Xinguara, através da secretaria municipal de educação realizou no último sábado 23/05/2015 o II Seminário Geral de Culminância da 2ª Etapa dos Encontros de Formação Continuada em Matemática e Linguagens para Professores Alfabetizadores decorridos no ano de 2014, com os objetivos de Socializar as experiências de formação continuada vivenciadas no decorrer do ano de 2014, pelas escolas municipais; Oportunizar aos professores alfabetizadores a socialização dos trabalhos desenvolvidos de acordo com proposta do programa.

O seminário contou com a participação do palestrante Profº. Dr. Arthur Gonçalves Machado Júnior da Universidade Federal do Pará-UFPA com o Tema: NOS CAMINHOS DO LETRAMENTO: Uma perspectiva de ensino e de aprendizagem para educação básica.

A equipe do programa agradece a participação de todos, principalmente do apoio das escolas e comprometimento e dedicação dos professores alfabetizadores, aos pais dos alunos, aos alunos, as coordenadoras pedagógicas, diretores, vice-diretores, diretoras de ensino, vice-prefeito, secretário de Educação por fazer parte da primeira e segunda etapa desse processo e deste momento único e tão grandioso. 
(Texto Equipe Pacto: fotos Luiz Pereira).
Rosimar- Coordenadora Municipal do PACTO


































26/05/2015
Grupo de Combate aso Crime organizado vasculha Prefeitura e Câmara Municipal de Parauapebas
Parauapebas amanheceu nesta terça-feira recebendo uma mega operação do GAECO – Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, acompanhada de Promotores de Justiça e um Procurador de Justiça.

A operação percorre vários pontos da cidade. As primeiras informações dão conta de pelo menos dezessete residências, pontos comerciais, residências de vereadores, Câmara Municipal e Prefeitura de Parauapebas recebem nesse momento a “visita” do grupo.

Muitas especulações nas redes sociais. Todavia, só foi confirmada até o momento a prisão do empresário Edmar “boi de ouro”, do Supermercado Baratão.

A operação esteve na Câmara Municipal e forçou as portas dos gabinetes dos vereadores Odilon, Devanir, do SD, e Arenes (PT), que compõem a mesa diretora da Câmara, além da do gabinete do Sr. José Alves, diretor administrativo da CMP e do vereador Josineto (SD), ex-presidente daquela Casa. Na residência do vereador Arenes (SD), a operação teria encontrado uma arma.

Na prefeitura a entrada de funcionários e populares está suspensa pelo menos até o meio dia. A operação recolhe documentos no gabinete do prefeito, na Procuradoria Geral do Município e na Secretaria de Fazenda.

Devido às especulações, que são muitas no momento, o Blog será atualizado sobre o assunto assim que confirmadas as notícias.

Atualização
O vereador Arenes (PT) está na delegacia de polícia de Parauapebas. Ele teria sido detido para averiguações em relação a quatro armas (espingarda calibre 44, revólver 38 e pistola 380), e munições, que teriam sido encontradas na residência do mesmo durante as diligências. (Blog do Ze Dudu)



26/05/2015
MULHER É PRESA ACUSADA DE PRATICAR FURTO E AMEAÇA EM RIO MARIA.
De acordo com informações da PM de Rio Maria, uma mulher foi presa após furtar R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais) de cliente em um bar, na Avenida 02, no bairro Vila Nova, na noite do sábado (23/05), por volta das 23h.

A suspeita, disse a PM que não devolveria o dinheiro ao cliente, e que não revelaria onde teria escondido. Ainda de acordo com a PM, no interior do bar, a suspeita teria tomado das mãos da proprietária do estabelecimento a carteira do cliente e fugido para um local ignorado.

Com a chegada da polícia, a mulher foi presa e levada para a Delegacia de Polícia Cívil de Rio Maria. A mulher teria ameaçado João Pereira da Silva de morte. Ela se encontra à disposição da Justiça. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto: José Augusto / com informações da PM de Rio Maria)

26/05/2015
CARRO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM MOTO NO BAIRRO CASCALHEIRA, EM RIO MARIA.
De acordo com informações da Polícia Militar de Rio Maria, um carro GOL, VW de cor: Azul, conduzido por Cleiber Belchior Dantas, 36 anos, teria se envolvido em um acidente com uma motocicleta Trax de cor: prata, pilotada por Nebiane Soares Santos, 23 anos, na manhã desta segunda-feira (25/05).

Segundo a PM, a colisão ocorreu na esquina da Avenida 10 com a Rua 23, no bairro Cascalheira, por volta das 08h.

Ainda segundo a PM, o condutor do veiculo GOL teria prestado socorro a mulher e levado para o Hospital Municipal de Rio Maria.

Nebiane teria sofrido ferimentos leves. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local e, passa bem. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto: José Augusto /Com informações da PM de Rio Maria)

26/05/2015
HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM RIO MARIA.

De acordo com a Polícia Milita de Rio Maria, Clenildo Lima da Silva, 25 anos, foi preso acusado de tentativa de homicídio na noite do último sábado, dia 23/05, no bairro Vila Nova, em Rio Maria.

Segundo a polícia, o acusado teria golpeado Manoel Alves de Arruda, 36 anos, com uma facada no peito, e duas facadas nas costas. A polícia não soube informar o que motivou Clenildo a cometer o crime.

Uma guarnição da PM comandada pelo comandante Sílvio Costa Lima foi acionada por populares via 190 informando que o suspeito teria esfaqueado a vitima e em seguida fugido do local.

De imediato a GU realizou diligencia na tentativa de encontrar o acusado. Ao passar informações e característica do acusada a Polícia Militar de Xinguara, o homem foi capturado naquela cidade.

A PM de Rio Maria foi até Xinguara e conduziu Clenildo Lima até a Delegacia de Polícia Civil de Rio Maria. Manoel Arruda foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Rio Maria, onde recebeu atendimento médico. O acusado encontra – se preso a disposição da justiça. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto: José Augusto / Com informações da PM de Rio Maria)


25/05/2015
Prefeitura promove a VI Semana do Meio Ambiente
Com o tema, “O mundo tem Sede de Iniciativa. Preservar a Água, Preservar a vida”, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado todo dia 5 de junho.

A Prefeitura de Xinguara, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, preparou uma programação especial para a VI Semana do Meio Ambiente com o objetivo de chamar a atenção de todos sobre a importância da preservação da natureza, além de garantir um momento de reflexão e discussão junto a população sobre a problemática ambiental local e mundial.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Tatiana Cossetin,  “apresentações culturais, palestras, debates, visitas ao viveiro municipal e visitas a estação de Tratamento de Água fazem parte da programação do evento, que mais uma vez reafirma o compromisso da cidade de Xinguara com o meio ambiente”.

A abertura oficial da VI Semana do Meio Ambiente de Olinda será no domingo dia 31/05 com o III Passeio Ciclístico “Amigos do Planeta”.  Depois, a programação do evento segue nos dias 01 à 03 de Junho conforme programação a seguir.

PROGRAMAÇÃO
III PASSEIO CICLÍSTICO “AMIGOS DO PLANETA”
DIA: 31/05 (DOMINGO)
LOCAL: PRAÇA VITÓRIA RÉGIA
HORÁRIO- 16H

VISITAS MONITORADAS AO VIVEIRO MUNICIPAL
DIA: 01/06 (SEGUNDA - FEIRA)
LOCAL: VIVEIRO MUNICIPAL
HORÁRIO- 08:00 hs;10:00hs; 11:00hs
VISITA MONITORADA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA-ETA
DIA: 01/06 (SEGUNDA - FEIRA)
LOCAL: ETA - ODEBRECHT AMBIENTAL
HORÁRIO: 08:00 hs

PALESTRA - UTILIZAÇÃO RACIONAL DA ÁGUA, SEUS BENEFÍCIOS ECONÔMICOS.
PALESTRANTE: Denilson Carlos de Souza Siz
Auditor Líder ISO 9001. Auditor Líder ISO 14001.
MBA - Gestão Empresarial e Pública.
Bacharel em Geologia.
DIA: 02/06 (TERÇA- FEIRA)
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE XINGUARA
HORÁRIO: 15:00 hs

FEIRA AMBIENTAL E CULTURAL
DIA: 02/06 (TERÇA- FEIRA)
LOCAL: Praça Vitória Régia
HORÁRIO: 19:00 hs

PALESTRA – IMPORTANCIA DO CONSUMO DE ÁGUA TRATADA
PALESTRANTE: JORDANNA BARREIRA LUSTOSA
Engenheira ambiental.
Odebrecht ambiental.
DIA: 03/06 (QUARTA- FEIRA)
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE XINGUARA
HORÁRIO: 15:00. (ascom PMX)

25/05/2015
Xinguara/ Adolescentes são apreendidos acusados de roubo
A Policia Militar (PM) localizou e apreendeu na noite do último domingo (24) de maio, dois adolescentes de 15 e 17 anos, suspeitos de roubo em um estabelecimento comercial denominado “Baguá Bicicletas e Motos”, Localizada na Rua Brasil no centro de Xinguara. O roubo foi praticado no dia 16 de maio.

Uma guarnição da PM composta pela Sargenta Jaldete e o soldado Ariosmar localizaram o adolescente de 17 anos em sua residência na Rua Tancredo Neves no Bairro Itamaraty. Após ser detido o menor confessou a participação no roubo.  Parte do material roubados foram encontrados em sua casa.

Em seguida os policiais seguiram até a residência do outro menor de 15 anos na Rua dos Pioneiros no bairro Itamaraty. Lá foi encontrado parte dos objetos escondido em um matagal próximo sua casa. Ele também confessou sua participação no roubo.

Os dois adolescentes foram apresentados na delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

25/05/2015
Iniciou nesta segunda-feira 25, a XVIII Marcha dos Prefeitos em Brasília
Começou nesta segunda-feira (25) de maio, a XVIII marcha dos prefeitos em Brasília, muitos prefeitos, vereadores e gestores municipais participam todo ano desse movimento em defesa dos municípios.

O atendimento foi aberto às 9:30 da manhã desta segunda-feira (25) e muitas pessoas já se cadastraram para participar do maior encontro municipalista da América Latina. O evento acontecerá em três dias, de 25 a 28 de maio. Dentre eles, o presidente da Associação dos Municípios Araguaia Tocantins (AMATCarajás), Válber Milhomem, que também é prefeito do município de Bannach. Juntamente com toda diretoria da Associação e demais prefeitos viajam hoje para Brasília onde participarão da Marcha Nacional dos Prefeitos e representará os municípios do Sul e Sudeste.

Valber Milhomem disse que a união dos prefeitos é necessária, pois cada dia o governo federal promove cortes nos repasses às prefeituras, tornando mais precário o atendimento a população. “É no município que as pessoas moram, são as prefeituras que tem a missão de atender as demandas da população, o governo federal precisa rever os conceitos de relacionamento com os municípios e, é isso que vamos reivindicar”, disse Válber Milhomem. (Jornal a Noticia)

25/05/2015
MPF-PA acusa empresas por danos em rodovias federais no Pará
O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) encaminhou à Justiça ação em que acusa a transportadora Floresta do Araguaia, a mineradora Floresta do Araguaia e a Siderúrgica do Pará (Sidepar) por danos provocados pelo transporte de carga com excesso de peso em rodovias federais no Estado em 2014 e 2015.

O MPF/PA pede decisão urgente que impeça os veículos da transportadora de trafegarem com excesso de carga, com a aplicação de multa de R$ 40 mil para cada veículo flagrado com a irregularidade. Os procuradores também pedem que as empresas sejam condenadas a pagamento de R$ 350 mil por danos materiais e de R$ 300 mil por danos morais provocados.

Segundo o MPF/PA, a mineradora e a siderúrgica já foram acusadas pela mesma irregularidade em 2011 e condenadas pela Justiça Federal a pagamento de R$ 130 mil. A sentença foi publicada em agosto do ano passado. Ao solicitar à Polícia Rodoviária Federal informações sobre autuações contra as empresas, os procuradores constaram que de setembro de 2014 a janeiro de 2015, a mineradora e a transportadora Floresta do Araguaia, integrantes do mesmo grupo econômico, foram autuadas sete vezes.

25/05/2015
Xinguara/ PM apreende veículo com numeração do chassi adulterado
Um jovem identificado como Francisco Reis de 20 anos residente no município de Canaã dos Carajás foi flagrado na madrugada do último domingo (24) de maio, dirigindo um carro CELTA preto placa MXE 19 49 com a numeração do chassi adulterado.

O motorista foi abordado por uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) da PM composta pelo Sargento Davi e os soldados André e Moreira, na Avenida Francisco Caldeira Castelo Branco no centro de Xinguara.

O veículo foi apreendido e apresentado junto com o motorista na delegacia de policia civil de Xinguara para os procedimentos legais. (Luiz Pereira)

25/05/2015
Redenção/ Assinada ordem de serviço para reconstruir trecho da BR-158
Duas empresas que ganharam as licitações para reconstruir 240 quilômetros da BR-158, de Redenção à Santana do Araguaia receberam no início da tarde desta segunda-feira (25/05) as ordens de serviços.

A reunião que culminou com as assinaturas das ordens de serviços contou com a presença de representantes do Dnit, autoridades federais e regionais.

A BR-158, que se inicia em Redenção e vai até Rio Verde (GO) passando pelo Mato Grosso ainda tem trechos sem asfalto, como é o caso na região do Norte do Mato Grosso, nos municípios de Vila Rica e Confresa. No Pará, o trecho mais caótico fica entre Redenção e o distrito Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, de 100 quilômetros.

25/05/2015
XINGUARA/ ELEIÇÕES DO SINTEPP DA SUBSEDE XINGUARA EM RETA FINAL E A CHAPA 03 AVANÇA CADA VEZ MAIS.
A campanha para as eleições que ocorrerão nos próximos dias 27, 28 e 29 de Maio para a escolha da nova coordenação do SINTEPP Xinguara está em reta final. A chapa 03 continua em campanha, levando seus projetos de melhoria para a categoria aos profissionais da educação, debatendo propostas, ouvindo os problemas por que passam os profissionais e se defendendo cada vez mais de acusações caluniosas: “Estamos caminhando com a verdade, do lado certo, queremos ouvir e interagir de perto para avançar na resolução dos velhos problemas enfrentados pela categoria, porém, temos sido alvo de mentiras proferidas por nossos adversários, dizem que vamos reduzir salários, cortar gratificações, enfim, eles acabam perdendo tempo fazendo nossa campanha, ao invés de apresentarem propostas. Mas digo a todos, tudo isso é mentira, nunca apoiaremos cortes salarias dos profissionais da educação, isso nunca saiu de nossa boca”, afirmou o professor JOÃO ROSA.

Segundo levantamentos dos integrantes da chapa 03, as principais reclamações da categoria se referem a direitos adquiridos. “A classe que trabalha na educação reclama da falta de garantia de aplicabilidade dos direitos já adquiridos, reclamam do desrespeito ao PCCR, entendemos que faltou interesse da atual coordenação em exigir a aplicação de um direito que custou tão caro aos trabalhadores”.

Em sua reta final, a chapa 03, através do professor JOÃO ROSA, deixou sua mensagem aos profissionais da educação: “Estamos correndo e levando em nossas mãos a esperança, a esperança de que podemos fazer melhor e de que é possível avançar. Não podemos ficar mais três anos estagnados na construção de um projeto político que vise tão somente a melhoria dos nossos concorrentes, eles defendem a projeção de um candidato a prefeito e todos nós sabemos disso. Para isso, pretendem jogar a categoria contra o atual governo, com o fim claro de que isso gere um descontentamento dos profissionais, é o projeto do caos, e devemos impedir isso, nossa luta é para avançar e avançar, convido a todos e a todas para estarmos junto nessa onde de mudança, muda SINTEPP”.  (Texto professor João Rosa)










25/05/2015
Morre filho de ex-prefeito de Marabá
Faleceu, na tarde deste domingo (24), Nagib Mutran Filho, 30 anos, filho do ex-prefeito de Marabá, Nagib Mutran. Conhecido como "Nagibinho", o filho do político teve ataque cardíaco fulminante durante um passeio de lancha.

Segundo informações de testemunhas, Nagib Filho chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu e faleceu.

Ele era servidor da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) de Marabá no sudeste do Pará

A Prefeitura Municipal de Marabá emitiu nota em solidariedade à família de Nagib Mutran, que atualmente é secretário de saúde do município.

25/05/2015 
Xinguara/ Com canivete mulher tentar furar o companheiro e acaba presa
Uma mulher das iniciais L. S. M de 23 anos foi presa e apresentada na delegacia de policia civil de Xinguara na noite do último domingo (24) de maio. A prisão foi efetuada pelo Sargento Filho e o soldado Bispo lotados no 17º BPM de Xinguara.

Segundo a policia, após uma denuncia de que em uma residência localizada na Rua Borba Gato no centro estava havendo uma briga, os policiais foram até o local e encontrou acusada com um canivete na mão.

Ela furou os pneus da moto de seu companheiro de 50 anos de idade e ainda teria corrido atrás dele tentando fura-lo. Não foi informado o motivo da confusão. (Luiz Pereira)

25/05/2015
Xinguara/ PM encontra moto abandonada após denuncia 
Por volta das 06hs da manha desta segunda-feira (25) de maio, policiais militares do 17º BPM de Xinguara foram acionados através de denuncia anônima de que no cruzamento das Ruas Petrônio Portela e Tiradentes havia uma moto abandonada.

De imediato uma guarnição composta pelo Sargento Filho e o soldado Bispo foram até o endereço indicado e encontrou uma moto POP 100 cor azul placa OFT 5770 de Xinguara. O veículo foi levado para o pátio do quartel. (Luiz Pereira)

Grupo Quagliato
24/05/2015
Fazendeiro e MST resolvem impasse na justiça sobre a fazenda rio vermelho no município de sapucaia
Um acordo inédito de permuta de terras no Pará pacifica uma das áreas mais violentas do país. Na fazenda Rio Vermelho, de 35,9 mil hectares, localizada entre os municípios de Sapucaia e Xinguara, no sul do Pará, já ocorreram invasões, tiroteios, mortes de animais, até denúncia de trabalho escravo e inclusão do imóvel na chamada lista suja do Ministério do Trabalho.

Há 9 anos, parte da área está em poder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que mantém no local 150 famílias. Agora, com a mediação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o fazendeiro Fernando Luiz Quagliato e o MST partiram para a conciliação de interesses, trocando parte das terras.

Ficou decidido que 2 mil hectares da fazenda, que segundo o Incra, o Ministério Público Federal (MPF) e próprio MST pertencem à União e não à família de Roque Quagliato, seriam trocados por uma área de 3,6 mil hectares oferecida pelo fazendeiro Fernando Luiz Quagliato, irmão de Roque.

Na ação civil pública proposta conjuntamente pelo MPF e Incra em trâmite na Vara Federal de Marabá, está em jogo a retomada desses 2 mil hectares, onde está localizada a fazenda Arrozal I, com 690 hectares, e Arrozal II, com 1.380 hectares.

A fazenda Retiro Guerobal, com 3,630 mil hectares, uma propriedade particular, foi trocada pelas duas áreas e aceita pelo MST. O acordo, homologado pela diretoria nacional do Incra, será anexado ao processo de Marabá, para que seus efeitos se façam sentir. Com isto, a tendência natural será o Incra e o MPF desistirem da ação, forçando o juiz a homologar o acordo e determinar o arquivamento do processo. Fernando Quagliato morreu em agosto de 2011, aos 83 anos. Ele não teve tempo de ver a conciliação concluída.

O MST enxergou aberturas jurídicas no processo de regularização fundiária da gleba, questionando a parte que ainda estava sujeita à regularização, mas que já tinha procedimento solicitado ao Incra. A área negociada da Guerobal, segundo comprovado pelo Incra, é titulada como propriedade particular e não possui nenhuma pendência financeira ou pagamento de impostos.

O impasse que havia se dissolveu com o atendimento dos interesses das três partes envolvidas: preservou-se a área inicialmente ocupada, como desejavam os proprietários; o MST foi atendido nas suas reivindicações de terra para a criação do projeto de assentamento na região e o Incra ampliou o número de assentamentos, além de reduzir as tensões no Estado.

Para o advogado Igor Madalena, do escritório Tessele e Madalena, de Brasília, que cuida do caso, uma das grandes diretrizes que deve nortear a resolução de conflitos, com lados tão antagônicos como no caso de conflitos agrários, deve ser a busca constante de interesses comuns das partes. “É natural que após a conclusão de um acordo em que as partes cedem para chegar ao denominador comum haja uma sensação de perda momentânea, pois não houve a satisfação plena da sua pretensão. Contudo, o resultado do acordo no tempo e sua efetividade tornam-se aparentes, e os litigantes veem superado de forma satisfatória suas pretensões”, afirma. (Diário do Pará)

24/05/2015
Sul do Pará/ Jovens embriagados sofrem acidente de moto na PA-449
Na manha deste domingo dia (24) de maio por volta das 08hs, dois jovens totalmente embriagados que conduziam uma motociclista CG TITAN cor preta placa de redenção NSQ 02 92 sofreram um acidente na rodovia PA-449 a cerca de 25 km de Floresta do Araguaia na região sul do Pará.
Os dois jovens que aparenta ter idade entre 18 e 20 anos falaram que moram em Bannach.

O acidente aconteceu quando os jovens retornavam do 22º “Festival do Abacaxi” da cidade de Floresta do Araguaia quando o condutor da moto não conseguiu fazer a curva e caíram em uma área alagada.

Nem um se feriu com gravidade tiveram somente escoriações. Pessoas que passavam pel local do acidente prestaram assistência os jovens. (Luiz Pereira)

24/05/2015
Sul do Pará/ Trecho da BR 158 entre Vila Rica e divisa com o Pará será concluído até outubro
O trecho de 47 quilômetros da rodovia Federal BR -158 que passa por Vila Rica, está cada dia mais perto de ser concluído, ligando Vila Rica ao estado do Pará. O asfalto vai ligar também Vila Rica a Confresa.

Segundo o engenheiro civil Heber Oliveira Silva, o trabalho da sub-base nesse trecho deve ficar pronto até mês de agosto, terminando esta primeira etapa resta apenas o tratamento da base, etapa essa que já vem seguida da fase final do asfalto que é aplicação da capa asfáltica de cinco centímetros que deve ser concluída até o mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.