segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

21/01/2017
Após acidente, caminhão pega fogo na BR-155 em Rio Maria.
De acordo com informações de populares, um caminhão baú se envolveu em acidente na BR-155 próximo o Frigorífico Rio Maria sentido Xinguara. Com o impacto do acidente, o veiculo pegou fogo sofrendo danos materiais.  

O incidente ocorreu na tarde deste sábado (21/01). Segundo informações, populares foram ao local e sucateou parte da mercadoria. É possível ver as chamas através das imagens publicas nas redes sociais.  As causas do acidente ainda não foram detectadas. (José Augusto)

21/01/2017
Bandidos roubam caminhonete na BR 155
Uma caminhonete Dodge Ram Larmie, placa JJK 8786/TO foi tomada de assalto nesta quinta-feira, 19, por volta das 22h. 

Segundo relatou à policia a vítima Eduardo de Paula Assis, proprietário do veiculo, ao trafegar pela BR 155, no sentido Redenção a Rio Maria, nas proximidades da Fazenda Musa, um dos pneus dianteiros furou. 

De acordo com a vítima, no momento em que realizava a troca, apareceram dois homens numa motocicleta, usando capacete e armados anunciaram que se tratava de um assalto. 

Os criminosos levaram a caminhonete, documentos pessoais, cartões de créditos, documentação do veículo e a quantia de R$ 800,00. 

A vítima não soube detalhar as características dos assaltantes, pelo fato de que estava escuro no local. 

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Rio Maria, sudeste do estado. (B log do Edmar Brito)

21/01/2017
Ourilândia do Norte/ Durante briga, mulher mata o marido a facada
Isaias-vitima
Cleidiane-acusada
A jovem Cleidiane Barbosa de Moura foi presa pela Policia Militar (PM) na madrugada deste sábado na cidade de Ourilândia do Norte, acusada de matar seu companheiro, Isaías Lopes Ribeiro. O crime aconteceu dentro da casa do casal em Ourilândia por volta das 03hs.  

De acordo com informações da PM, o casal começou uma discussão, tendo Isaías se armado com um facão e Cleidiane com uma faca, um partiu pra cima do outro, Isaías foi atingido com um único golpe  no tórax.  

A vitima era funcionário da REDE CELPA e ainda chegou a ser socorrido com vida para um Hospital da Cidade, mais não resistiu e veio a óbito.  

Cleidiane, foi presa em flagrante nas proximidades do Hospital e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte. (Luiz Pereira- com informações da PM de Ourilândia do Norte)

21/01/2017 
Redenção/ PM age rápido e evita assalto
A Polícia Militar de Redenção agiu rápido e evitou um assalto na manhã deste sábado (21) de janeiro, às Lojas Americanas, na Av. Araguaia, centro comercial. 

Dois elementos tentaram assaltar a loja, mas a PM foi avisada e chegou rápida ao local e além de evitar o assalto ainda prendeu os dois elementos. (Otavio Araújo)


20/01/2017
Xinguara decreta estado de Emergência para o combate ao Mosquito Aedes Aegypti
O prefeito de Xinguara,  Osvaldinho Assunção, decretou na tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro, estado de emergência no município, resultado da preocupação da administração pública com  os casos de pessoas vítimas do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Com esta medida a prefeitura poderá buscar reforço e captar recursos emergenciais junto aos governos federal e estadual, além de ter melhores condições de ampliar as ações para eliminar os focos do mosquito. 

De acordo com o decreto todos os órgãos da administração municipal devem priorizar em caráter de urgência os procedimentos necessários para o combate ao Aedes Aegypti. Ficando a secretaria de saúde autorizada a contratar temporariamente profissionais da área da saúde para o controle da situação de emergência. 

“Estamos tomando essa medida por absoluta necessidade, estamos trabalhando incansavelmente no combate a esse mosquito, mas precisamos de reforço dos governos federal e estadual. Além da conscientização da população que é essencial no combate aos criadouros do mosquito” afirmou Osvaldinho, prefeito. 

Na luta contra o mosquito o prefeito decretou ainda a criação de uma Comissão  Especial de Combate ao Aedes Aegypti, formada por representantes da  secretaria de Saúde, Procuradoria Jurídica do município, do Departamento de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xinguara (SAAEX) e das secretarias de assistência social e finanças. 

O decreto aponta números preocupantes, com o surto da contaminação pelo mosquito na cidade, o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), passou de uma média de 3.872 para 10. 162 atendimentos por mês, as internações passaram de 133 para 171.  A secretaria de Saúde está notificando os casos e enviando para analise em laboratórios, os casos de óbitos suspeitos estão  sendo investigados pelo Instituo Evandro Chagas. 

Antes mesmo do decreto de emergência a prefeitura por meio das secretarias de saúde, obras e do SAAEX, vem realizando ações de combate ao mosquito, como a visita diária de agentes de saúde aos domicílios, aplicação de inseticida com bomba costal pela equipe do departamento de endemias e um mutirão de limpeza nos bairros. Ainda como parte das ações foi criado o Disk Denúncia através do número (94) 99128-0751 e  o carro Fumacê   foi solicitado à secretaria estadual e deverá iniciar a pulverização nas ruas da cidade nos próximos dias. (ASCOM PMX)

20/01/2017
Xinguara/ Supermercado é assaltado no bairro Itamaraty
Dois homens assaltaram o Supermercado Caçulinha localizado na Rua Duque de Caxias no Bairro Itamaraty em Xinguara. O assalto ocorreu por volta 19hs30 da última quinta-feira (19) de janeiro. As câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda ação dos bandidos que estavam uma motocicleta. 

De acordo com as imagens do circuito interno de segurança, a dupla entra no local usando capacete, rende os funcionários e vai direto ao caixa e subtrai uma pequena quantia de R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro. A ação dos bandidos foi rápida menos de minuto. 

Uma equipe da Polícia Militar (PM) do 17º BPM de Xinguara, composta pelo 2º Sargento Andrade e o cabo Palheta foi acionada. Os policiais ainda realizaram patrulhamento pelo bairro Itamaraty, mas não encontraram os suspeitos. (Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

20/01/2017
Sespa recomenda que população se vacine contra febre amarela
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) informou que dos 144 municípios paraenses, 129 estão indicados pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a febre amarela. Ainda segundo a Sespa, não foram registrados casos da doença no Estado em 2017 e descarta qualquer situação alarmante, como vem ocorrendo em Minas Gerais.  

Veja quais são os Municípios das regiões sul e sudeste do Pará com recomendação para vacinação contra febre amarela. 

Região sul do Pará: Xinguara, Rio Maria, Redenção, Floresta do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Tucumã, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, 

Região sudeste: Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí. (Fonte G1/PA)

20/01/2017
Xinguara/ Moto é furtada em frente a casa do dono
Uma moto CG FANN 125 cor preta placa OFU 5022 foi furtada em frente a casa da vitima na Rua Barão do Rio Branco esquina no bairro Itamaraty em Xinguara na noite da última quinta-feira (19) de janeiro. 

De acordo com a vitima, a moto foi estacionada em frente a sua residência por volta das 20hs40 cerca de 20 minutos depois quando retornou o veiculo já havia sido furtado. 

Uma equipe da Policia Militar de Xinguara compareceu no local do furto e orientou a vitima a procurar a Delegacia de Policia Civil de Xinguara para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). (Luiz Pereira)

19/01/2017 
Prefeitura de Xinguara realiza mutirão para recolher lixo e entulhos nos bairros
Como parte das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti a Prefeitura através das secretarias de Saúde,  Obras e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Xinguara ( SAAEX)  vai realizar a partir  de hoje (quinta-feira), 19 de janeiro,   um mutirão de  limpeza nos bairros de Xinguara. 

A ação visa reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya registrados na cidade. De acordo com a coordenação da campanha a ação será iniciada pelo Projeto Casulo e segue pelos bairros: Mariazinha, Tanaka, Selectas, Centro, Vila Pagnoceli, Marajoara I e II, Novo Horizonte, Bela Vista e Itamarati (Veja as datas logo abaixo). 

A equipe da saúde solicita aos moradores que fiquem atentos as datas da passagem dos caminhões para que lixos e entulhos sejam colocados para recolhimento. 

Segundo levantamento realizado pelas equipes de endemias e agentes de saúde, hoje o maior numero de registro das doenças transmitidas pelo aedes aegypti se encontra nos bairros Tanaka, Itamarati e Centro. 

Veja o cronograma de limpeza
  
Projeto Casulo: 19/01
  
Mariazinha: 20 e 21/01
  
Tanaka I e II: 23 a 25/01

Selectas: 26 e 27 /01

Jardim America: 30 e 31 /011

Vila Pagnoceli: 01/02

Marajoara II:02 e 03/02

Marajoara I: 16 e17/02

Itamarati até Prainha: 06 a 10 /02

Bela Vista: 13 e 14/02

Novo Horizonte: 15 /02

Setor Chácaras: 20 /02
Centro: 21 a 24 /02. (ASCOM-PMX)

19/01/2017
Mototaxista é vítima de tentativa de latrocínio em Conceição do Araguaia
Um mototaxista de Conceição do Araguaia teve sua motocicleta roubada e ainda foi alvo de uma tentativa de latrocínio, roubo seguido de morte. 

O fato ocorreu no bairro Geovamira, bairro mais afastado da cidade, na manhã da última terça-feira (17). O motoqueiro atendeu a uma ligação para transportar um passageiro e aceitou fazer a corrida, sem saber que na verdade se tratava de um bandido muito mal intencionado. 

Em dado momento o passageiro anunciou o assalto e apontando a arma para o motoqueiro tomou a motocicleta. Não satisfeito ele ainda efetuou três disparos contra a vítima e fugiu em seguida na motocicleta. O moto taxista, identificado como Alderino, estava internado até o fechamento dessa edição. A Polícia Civil está investigando o caso. (Delmiro Silva-Jornal á Noticia)

19/01/2017
Juiz bloqueia mais de R$ 1 milhão do ex-prefeito de redenção Wagner Fontes
Ex-prefeito Wagner Fontes

UPA
No último dia 12, a Justiça Federal de Redenção atendeu parcialmente pedido do Ministério Público Federal para tornar indisponível bens do ex-prefeito e atual vereador Wagner Fontes, além de empresas, ex e atuais servidores públicos da prefeitura de Redenção, apontados como participantes de licitações e construções irregulares na época em que Wagner era prefeito do município. 

O bloqueio de bens e contas bancárias foi decretado pelo juiz Pedro Maradei Neto para assegurar que o prejuízo causado ao erário público seja ressarcido. De acordo com as investigações da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União foram detectadas várias irregularidades nas obras realizadas pelas empresas investigadas. Uma delas se refere à obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava sendo construída no período em que Wagner era o gestor do município. 

Na época dos fatos, a UPA foi avaliada em R$ 1.647.455,67 milhões e seria entregue em agosto de 2010. Porém, uma investigação da CGU apontou que a obra foi superfaturada e os materiais utilizados foram de baixa qualidade, tanto que, logo após ser levantada, as paredes já estavam com rachaduras do teto ao chão. Além de apresentar edificação inferior ao dinheiro recebido para construção que foi de R$ 1.539.000,00 milhões. 

Na época foi apreendido muitos documentos tanto na prefeitura quanto na construtora Cascavel Ltda, responsável pela obra. Há outra acusação de que o vereador Wagner fontes também era dono de empresas que prestavam serviços para prefeitura, pois os indícios apontam que wagner interferia sobre as despesas e pagamentos de algumas empresas citadas na investigação. 

O juiz determinou a indisponibilidade de acordo com a conduta praticada por cada pessoa e empresa. Também foi determinado alienação dos veículos e bloqueio de contas bancárias de acordo com o limite estipulado para cada participação. 

ACUSADOS: O ex-prefeito e atual vereador Wagner Fontes teve o bloqueio de bens no valor de R$ 1.433.726,53; Além de Wagner a justiça pediu mais 15 bloqueios incluindo empresas, sócios, ex e atuais servidores públicos. Ao todo foram pedidos 27 bloqueios pelo Ministério Público Federal, porém a justiça atendeu 16, somando um total de R$ 13.176.274. (Jornal a Noticia)

19/01/2017
Xinguara/ três jovens têm celulares roubados por dupla em motocicleta
Dois homens usando blusão escuro em uma moto roubaram na noite da última quarta-feira (18) de janeiro, os aparelhos celulares de três jovens que estavam conversando em frente a residência de uma das vitimas, no bairro Marajoara II em Xinguara. 

As vitimas relataram aos policiais militares, que elas foram abordadas por dois elementos em uma moto NXR BROSS 160 cor preta, e sob ameaça foram obrigadas a entregar para os criminosos os aparelhos. Após o roubo os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado. 

Uma equipe da Policia Militar do 17º BPM de Xinguara orientou as vitimas a procurar a DEPOL de Xinguara para registrar o caso.(Luiz Pereira com informações da PM de Xinguara)

18/01/2017
Parauapebas/ Universitário é morto com tiro na cabeça
O estudante universitário, Duane Silva Sousa de 32 anos morreu na última terça-feira (17) de janeiro, depois ser baleado na cabeça por bandidos ainda desconhecidos quando saia da Universidade. Duane foi encontrado morto às margens da estrada de ferro Carajás em Parauapebas.  

A moto POP 100 da vitima foi levada pelos criminosos. A policia acredita que o crime tenha sido latrocínio (Roubo seguido de morte). 

A vitima cursava engenharia na Universidade Federal Rural da Amazônia. (Luiz Pereira)


 18/01/2018
Floresta do Araguaia/ Inconformado com separação, homem esfaqueia ex mulher e sogra e comete suicídio
Alfra Cristina
Alexandre
Alexandre de Sousa Macedo de 22 anos tirou a própria vida depois de esfaquear a ex-esposa e a ex-sogra na cidade de Floresta do Araguaia região sul do Pará, nesta quarta-feira (18) de janeiro por volta das 13hs. 

Segundo a polícia, Alexandre estava separado da ex-mulher e não aceitava o fim do relacionamento.  

De acordo com informações da policia, Alexandre desferiu um golpe de faca no pescoço da ex- companheira Alfra Cristina da Cunha de Sousa de 19 anos. A ex- sogra Vicentina Maria da Cunha de 53 anos também foi atingida com um golpe no ombro. Mae e filha foram socorridas por uma equipe da Policia Militar para um hospital da cidade e não correm risco de morte. 

Alexandre achando que as vitimas teriam vindo a óbito, foi pra sua residência, e na área de trabalho da casa se enforcou usando uma corda.  

O caso está sendo apurado pelo delegado de Floresta do Araguaia, Dr. Rodrigo. (Luiz Pereira)

18/01/2017
A Prefeitura de Xinguara manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da senhora Corina Maria de Miranda (dona Corina), mãe do ex-vereador Nacional, ocorrido na terça-feira, 17 de janeiro. 

Nesse momento de dor, a administração municipal, em nome do prefeito Osvaldinho Assunção e do vice-prefeito, Raimundo Mototáxi , se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

O velório está sendo realizado na Rua Castanheira, 601, Centro. O sepultamento será às 10 horas desta quinta-feira, 19 de janeiro, no Cemitério Municipal. (ascom pmx)

18/01/2017
Água Azul do Norte/ Onze produtores são beneficiados com créditos para investir na pecuária
Onze trabalhadoras rurais atendidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Água Azul do Norte, município da região sul, receberam, no começo de janeiro, mais de R$ 1 milhão em créditos para investir em pecuária. Cada beneficiada assinou contrato individual de quase R$ 90 mil. 

Os recursos, oriundos da linha Mulher, do Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf), foram liberados, via Banco da Amazônia, para projetos voltados à pecuária de corte e leiteira, elaborados pela Emater. 

Outros 39 projetos para a linha Pronaf Mulher devem ser aprovados no município ainda em janeiro, e mais dois da linha Pronaf Mais Alimentos em fevereiro, para a aquisição de um trator e uma caminhonete.

18/01/2017
Casa de Tábua/ Dois homens são executados a balas
Dois homens foram executados a balas na manhã desta quarta-feira (18) na lanchonete Juliana, na entrada da Produção, a 30 km do Distrito Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras (PA). 

Segundo a Polícia Militar, os irmãos Willian Furtado Lacerda e Wilson Furtado Lacerda, que estavam em um ônibus de passageiros que faz linha de Redenção à Vila Brilhante, foram mortos a tiros por dois elementos que estavam em uma motocicleta. 

Ainda segundo a Polícia Militar, quando o ônibus parou na lanchonete Juliana, encostou uma moto com dois homens vertidos de preto que efetuaram disparos de revólver nos dois irmãos. Um dos elementos assassinado foi alvejado com 3 tiros na cabeça e depois foi chutado pelos executores e o outro homem morto foi atingido com um tiro nas costas. Um dos executores falou: "Nunca mais vai estuprar". 

Ainda segundo informações os dois irmãos estavam indo de Ourilândia para trabalhar em um garimpo na Vila Brilhante. 

De acordo com informações da policia, Willian Furtado Lacerda, tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça de São Félix do Xigu, por roubo. (Samuel Cavalcante com informações da PM de Casa de Tabua)

17/01/2017
Xinguara/ Secretaria de Educação realiza Encontro Pedagógico 2017
A Prefeitura Municipal de Xinguara por meio da Secretaria de Educação (SEMED), dando inicio as atividades do ano letivo 2017 realiza o Encontro Pedagógico 2017 de 23 á 27 de janeiro. Tendo como tema: “Refletindo, Planejando e Construindo Saberes”. 

O encontro terá a abertura oficial no dia 23 às 18hs na escola Jader Fontenelle Barbalho localizado na Rua Castanheira no setor nobre centro de Xinguara. 

De acordo com o Secretario Municipal de Educação de Xinguara, Vilmones da Silva, o objetivo do encontro é, despertar novas praticas Pedagógicas e Motivar Nossos Professores. 

O Encontro Pedagógico 2017 terá Palestras, Oficinas e Planejamento e contará com a palestra do Palestrante, João Pedro Roriz (Escritor, Jornalista e Arte-Educador) com a participação de Bruno Fontes (Arte-Educador) e de Fábio Nascimento (Musico). (Luiz Pereira) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.