quinta-feira, 22 de novembro de 2018

21/11/2018
Homem morre em troca de tiros com a PM de Redenção 
Um caminhão carregado de mercadorias foi tomado de assalto na noite de ontem, terça-feira (20), na estrada que liga Redenção à vila Siriema, zona rural do município de Santa Maria das Barreiras. 

A Polícia Militar foi acionada e o caminhão foi localizado, porém houve reação dos meliantes, e na troca de tiros entre os policiais militares e os assaltantes, Denisio Veloso Dias de 52 anos, com passagens na policia, foi alvejado a tiros e morreu no local.  

O motorista do caminhão foi sequestrado, uma guarnição de GTO da PM fez a interceptação do veículo e ao aproximarem, foram recebidos a bala, vários disparos de arma de fogo acertaram a VTR, os militares revidaram e atingiram mortalmente um dos indivíduos, o restante do bando fugiu, na ação nenhum policial se feriu, o bandido ainda não foi identificado. (Otávio Araújo e Redenção 190)

21/11/2018
Tucumã/Porque lincharam Josemilton Nunes 
Essa é a pergunta que os munícipes de Tucumã estão se fazendo desde a última terça-feira 20. 

Bom seria se conseguíssemos matar todos os bandidos e malfeitores, daí seriamos justiceiros, não é isso? Não, seriamos assassinos!
 
A selvageria que aconteceu em Tucumã, no Sul do Pará, nesta última terça-feira,20, relacionado com o linchamento de Josemilton Nunes dos Santos, 37 anos, em um bairro periférico do Município na presença de várias pessoas, só revela um sistema mais próximo da barbárie do que da civilização, reflexo do que tem sido disseminada nestes últimos anos, de que “bandido bom é bandido morto”, sem direito a um interrogatório justo, possibilidade de defesa, benefício da dúvida ou mesmo da certeza sobre a culpabilidade de quem está sob acusação de um crime, tendo o direito de ser absolvido pelo princípio de que poderia ser um inocente. 
 
Cidadãos que buscam justiça por meios que não sejam os legais obviamente acabam ultrapassando o limite de qualquer atitude racional, porque são movidos por um sentimento de ódio, compulsão punitiva e guiada por emoções, nem sempre boas e, apenas com um desejo de causar sofrimento a outra pessoa por achar que a mesma cometeu um erro que não merece perdão ou punição pela própria justiça legal, e já o sentenciam a morte imaginando que assim vão estar ajudando a diminuir os delitos e a violência. 

O pior de quem comete a atrocidade é acreditar que, por ser feito às claras e em grupo, o linchamento não é crime. É crime sim, e com a cumplicidade voluntária de muitos, até de quem assistiu e nada fez para impedir. 

No caso de Josemilton que foi acusado por algumas pessoas de ter roubado o veículo de um moto taxista, e que após as primeiras investigações da polícia, segundo informações de terceiros, apurava-se que o mesmo poderia não estar envolvido no caso, demonstra a precipitação, alienação e motivação pelo ódio que cada um deixou aflorar, deixando de lado a razão, e as suas personalidades para dar lugar à ignorância. 

A ausência do Estado muitas vezes abre espaço para este tipo de atitude, mas a justiça popular é a pior solução para o problema da violência. Cabe ao Estado continuar a tarefa de manter a ordem e resguardar seus cidadãos da fera que pode habitar em cada um de nós, lembrando sempre que a Lei deve ser para todos,e é uma conquista humana que precisa ser respeitada para continuar existindo o mínimo de pacto civilizatório no País. 

Josemilton deixa esposa e cinco filhos, e se é culpado ou inocente, pelos princípios religiosos, filosóficos, sociais e de justiça, poderiam desde já punir os “Cains” que mataram seu irmão “Abel”, que levarão em suas consciências a dúvida e a culpa pelo delito e a certeza de que “fazer justiça com as próprias mãos" baseada em achismo, só torna o país ainda mais violento e aumenta o número de assassinos disfarçados de justiceiros. (Texto: Rosangela Sampaio/Fotos: Jornal O Regional")

21/11/2018
Mais Médicos na região de Carajás 
Foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20, o edital destinado a admissão de médicos ao Programa Mais Médicos para o Brasil, com 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).  

Aqui na região de Carajás, os municípios com mais vagas são Marabá e Eldorado do Carajás, com 5 cada um; Curionópolis (4); Parauapebas (3); e Canaã dos Carajás (1).

21/11/2018
Idosa é atropelada em redenção, e tem as duas pernas quebradas 
Uma idosa foi atropelada por uma motocicleta no setor Santos Dumont em redenção, no início desta semana. 

Segundo informações, o condutor da moto não prestou socorro, a idosa teve as duas pernas quebradas e fratura nas costelas. 

Devido à idade o quadro de saúde da vítima teve um cuidado especial pela médica, que prestou o atendimento a idosa. O motociclista não foi identificado. (Redenção 190)


21/11/2018
Serrarias são multadas após fiscalização do Ibama em Ourilândia do Norte e Tucumã 
A operação foi realizada depois de denúncias da Funai de que serrarias estariam beneficiando madeira de terras indígenas acobertadas por créditos florestais indevidos. 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizou na manhã desta quarta-feira (21) uma fiscalização nos munícipios de Ourilândia e Tucumã, no sul do Pará. A operação foi realizada depois de denúncias da Funai de que serrarias estariam beneficiando madeira de terras indígenas acobertadas por créditos florestais indevidos. 

A fiscalização teve apoio da Policia Federal e da Funai. Foram encontrados estoques que deveriam ser de projetos de manejo pré- aprovados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas que na verdade seriam provenientes de terras indígenas da região. As serrarias foram multadas e a madeira apreendida. (G1/PA)

20/11/2018
Homem é lixado e assassinado a pauladas em Tucumã 
Josemilton Nunes dos Santos de 37 anos de idade foi morto por um grupo de populares por volta das 09:00Hs da manhã desta terça-feira (20) de novembro, em um bairro periférico da cidade de Tucumã região Sul do Pará. 

De acordo com as primeiras informações, o homem estaria sendo acusado pelo grupo de pessoas de ter roubado a motocicleta de um moto taxista, porém nas investigações realizadas pela polícia civil, há indícios de que a vítima não teria participação no roubo da moto. 

Nas imagens gravada por celular é possível ver algumas pessoas interrogando o suspeito, e o agredindo fisicamente, em seguida o homem aparece caído no chão todo ensanguentado. 

Josemilton morava na região da agro vila do cuca e era casado com Ana Cláudia Silva Oliveira que tem 5 filhos pequenos com ele o menor tem 10 meses de vida. 

A polícia ainda não confirmou a participação da vítima no roubo da motocicleta. (Reportagem: Juscelino Show de Tucumã)

19/11/2018
Tucuruí: Funcionário do Banpará acusa viúva de Jones William de sacar cheque de terceiros na boca do caixa 
Uma denúncia enviada à diretoria administrativa do Banpará pode dar novo rumo as investigações que apuram o assassinato do prefeito de Tucuruí, Jones William, executado em julho de 2017, quando vistoriava obras na área urbana do município. O funcionário do Banpará, Alan Ribeiro da Silva, lotado na agência do Banpará de Goianésia do Pará, município situado a 70 quilômetros de Tucuruí, afirma que a ex-primeira dama de Tucuruí, Graciele Galvão, esposa do prefeito assassinado esteve no banco no dia 20 de junho de 2017, ocasião em que sacou um cheque no valor de R$136 mil reais. O saque foi realizado um mês antes da morte do prefeito. O cheque estava nominal a empresa Tec Lix Manutenção, prestadora de serviços para a prefeitura de Tucuruí.

De acordo com Alan Ribeiro, a ex-primeira dama, que é funcionária de carreira do Banpará, usou de sua influência como gerente de negócios do Banpará de Tucurui, para convencer a gerência de Goianésia a autorizar o pagamento do cheque. Em conversas entre o funcionário do banco e a viúva travadas no aplicativo WhatsApp, Alan cobra de Graciele Galvão que ela retorne ao banco para emitir sua assinatura no verso do cheque, uma vez que foi ela quem sacou valor – destinado a uma empresa  – na boca do caixa. No entanto, apesar de prometer voltar a agência, Graciele nunca retornou ao Banpará de Goianésia. 

Um fato ainda mais grave é relatado pelo funcionário Alan. Segundo ele, no dia em que Graciele Galvão fez o saque em Goianésia as contas da prefeitura e da empresa estavam bloqueadas pela justiça a pedido do Ministério Público. Tanto o prefeito Jones William quanto o empresário Alexandre Siqueira, estavam sendo investigados por supostamente chefiar um esquema criminoso que teria desviado milhões da prefeitura de Tucuruí. Temendo ser responsabilizado pela operação fraudulenta, Alan enviou denúncia formal ao Banpará, com pedido de providências. Por essa razão, o funcionário foi exonerado do cargo de chefia que ocupava e contra ele foram abertos quatro Procedimentos Administrativos por conduta irregular. Graciele Galvão atualmente faz parte do Conselho de Ética do Banpará.

Muito ainda há de aparecer sobre a morte de Jones William em Tucuruí, município que parece viver politicamente um inferno astral. A polícia nunca concluiu o inquérito sobre o assassinato do prefeito. (Blog do Zé Dudu/Com informações do Portal Pará News)

19/11/2018
Comércio de Redenção começa a contratar funcionários temporários 
Na última semana, em Redenção, empresas do comércio, sobretudo dos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, confecções e calçados, começaram a contratar profissionais temporários para trabalharem neste final de ano.

Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário até o final deste mês e a proximidade do Natal, a tendência do aumento das vendas é certa, o que possibilita a necessidade da contratação de mais vendedores.

19/11/2018
Dois elementos foram presos pelo GTO em Santana Araguaia 
Dois elementos, cujos nomes não foram revelados, foram presos por policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO), durante perseguição na região da Gleba Sussuapara, zona rural de Santana Araguaia.

Ao fazer ronda na região, os militares se depararam com dois elementos que fugiram. Após perseguição um dos elementos desceu da moto e entrou na mata. Ao ser perseguido o elemento atirou em direção aos militares que reagiram a atingiram o suspeito. 

O outro elemento foi preso por outra equipe militar. Os dois elementos foram conduzidos ao hospital. A arma usada pelo elemento era um revólver calibre 38. (Otávio Araújo)

19/11/2018
Professor é preso acusado de abusar sexualmente de crianças em Parauapebas
professor de educação infantil no município de Parauapebas, Dailson de Jesus Freitas Viana, foi preso na manhã desta segunda-feira (19) por uma equipe da Polícia Civil, acusado de abusar sexualmente de crianças de apenas oito anos de idade. 

Segundo a delegada Yana Azevedo, diretora da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, o acusado foi preso no local de trabalho, por meio de mandado de prisão preventiva expedido pela justiça local, por crime cometido na semana passada. (Portal Pebinha de Açúcar)

19/11/2018
Rapaz é assassinado a facadas em Redenção 
Wilhan Raula Rodrigues da Silva, 18 anos, foi assassinado a facadas por volta das 23hs do último domingo (18), no setor São José em Redenção região sul do Pará. 

Rodrigues ainda foi conduzido para o hospital com vida, mas não resistiu o morreu no Hospital Municipal Iraci. A Polícia Civil vai investigar o crime. (Otávio Araújo/ Com informações da PC)





19/11/2018 
Dois carros se envolvem em acidente em Xinguara 
Na noite do último domingo (18) de novembro, dois carros se envolveram em um acidente de trânsito no cruzamento da BR-155 com Avenida Antônio pedroso no perímetro urbano de Xinguara. 

Os veículos envolvidos no acidente, foi um POLO cor Branco conduzido por Willian da Silva e um MMC/ ASX cor vermelho conduzido por Elson Mota. De acordo com a Polícia Militar (PM), não ouve feridos, somente danos materiais. 

Os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para os procedimentos cabíveis. (Luiz Pereira)

19/11/2018
Jovem é preso suspeito de furtar celular em Xinguara 
A Polícia Militar de Xinguara prendeu na madrugada desta segunda-feira (19) de novembro, um jovem identificado como Leonardo Pereira, morador da cidade de Rio Maria, suspeito de ter furtado telefone celular. 

Segundo informações da PM, a vítima dormia quando teve o telefone furtado. Uma testemunha que presenciou o furto, pontou o suspeito pra vítima. 

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada, e deteve o suspeito. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para as medidas cabíveis. (Luiz Pereira)

18/11/2018
Polícia Civil de Rio Maria segue investigando duplo homicídio
A Polícia Civil da cidade de Rio Maria, região sul do Pará, segue investigando o assassinato de Samuel Martins e Antônio Carlos, ocorrido no domingo (11) de novembro. O crime aconteceu na localidade Bambu na BR-155 na entrada para Floresta do Araguaia.

Os corpos foram encontrados com perfurações feitas por arma de fogo. A polícia acredita que trata-se de um crime de execução. Ainda não há suspeitos ou motivação para o crime. (Luiz Pereira) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.