quinta-feira, 14 de março de 2019

14/02/2019
Cachorro é baleado em redenção 
Um Morador do Setor JK em Redenção procurou a delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência contra um vizinha que atirou em seu cachorro de estimação. 

Segundo o denunciante, não é a primeira vez que o cachorro e baleado por ela. A vizinha assumiu ter atirado no animal porque o mesmo atenta muito, porém a proprietária do vira latas, garante que o cãozinho não traz prejuízos. 

O caso que agora é do conhecimento da DEPOL, deverá tomar novos rumos. /Redencao190


14/03/2019
Familiares de jovens desaparecidos há cinco meses continuam em busca de repostas em Redenção
Dois jovens continuam desaparecidos em Redenção, no sul do Pará, desde que foram levados de casa no dia 2 de outubro de 2018. Eles são Adson Bruno Sousa Lima, de 25 anos, mais conhecido como 'Santoche', e Francisco de Oliveira Machado, de 26 anos, mais conhecido como 'Chiquinho'. 

Jaqueline Sousa Lima, a mãe de Adson, contou o pesadelo que está passando desde o desaparecimento do filho. "Vivemos com a pior dor que os pais podem sentir. Não sabemos onde nossos filhos estão. Não temos nenhuma notícia. A polícia não os encontra. Tiraram eles de nós e não os devolveram mais". 

"Eles (suspeitos) estavam armados e se identificaram como policiais civis. Obrigaram os dois (Adson e Francisco) a entrarem em um carro branco e informaram para nós que ambos iriam até a delegacia prestar depoimento sobre uma moto que havia sido usada dias antes pelos dois. Este foi o último dia que vi meu filho", contou Jaqueline.  

Jaqueline relatou que logo em seguida, as duas famílias foram até a delegacia atrás dos jovens, mas de acordo com o delegado de plantão, não havia nenhum mandado de prisão sendo cumprido por policiais civis da cidade de Redenção contra Francisco e Adson, e que os dois homens que se apresentaram eram falsos policiais. 

"Não sei o motivo de terem levado meu filho. Todo dia eu espero uma notícia. Meu filho não tinha vício algum. Quero ele de volta, independente do que tenha acontecido. Estou tentando de tudo para encontrar o meu filho. É um desespero muito grande todos os dias", lamentou a mãe de Adson, que também disse que por conta do desaparecimento do irmão, seu filho mais novo entrou em um quadro depressivo. (DOL)

13/02/2019
Caminhonete é tomada de assalto em Santana do Araguaia 
Foi roubada por volta 7h desta quarta-feira (13), próximo da vila Cristalina, no município de Santana do Araguaia, uma caminhonete Amarok, ano/modelo 2012, cor cinza chumbo. 

Segundo informações, dois indivíduos que estavam conduzindo uma caminhonete Triton, cor branca, evadiram-se sentido a BR-158 após cometer o assalto./Otávio Araújo

13/02/2019
Cumaru do Norte: Ex-vereadora Mutiana tem contas rejeitadas pelo TCM 
A ex-presidente terá que devolver R$ 192 mil, pagar multa por irregularidades e ainda pode ficar inelegível para as próximas eleições municipais. 

A prestação de contas da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cumaru do Norte, Mutiana Alves, não passou no crivo do Tribunal de Contas dos Municípios-TCM. 

Os técnicos do TCM encontraram irregularidades na prestação de contas do exercício de 2014, período que foi administrado pela ex-vereadora.  

De acordo com documento expedido pelo TCM, Mutiana terá de recolher aos cofres do município R$ 192.365,00, devido à ausência de comprovação da legalidade dos pagamentos de diárias. 

A ex-presidente tem um prazo de 60 dias para fazer o recolhimento aos cofres públicos o valor publicado na decisão, caso o recolhimento não seja feito no prazo estipulado, a ex-vereadora terá bens e contas bancárias tornados indisponíveis para garantir o ressarcimento ao município. A decisão foi publicada no site do TCM. Dinho Santos

13/02/2019 
Polícia prende homem suspeito de agredir companheira em via pública em Xinguara 
Um homem foi preso final da tarde da última terça-feira (12) de Março, na rua Marechal Rondon no centro de Xinguara. O homem está sendo acusado de agredir a própria companheira em via pública, e ainda quebrar os moveis da casa. 

A polícia Militar foi chamada, e ao chegar no local, os militares encontrou o suspeito que acabou preso. O casal foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, para os procedimentos cabíveis. (Luiz Pereira)

13/02/2019
Após denúncia, PM encontra Motocicleta abandonada em Xinguara 
Na manhã da última terça-feira (12) de Março, uma equipe da Policia Militar foi acionada via 190 para averiguar uma denúncia de populares de que havia uma motocicleta abandonada na saída de Xinguara sentido Rio Maria.  

De posse das informações a equipe  Policial se deslocou até o local onde foi encontrada a moto NXR BROSS de cor preta 150 Placa JUP 1362. 

Diante da situação, a motocicleta foi conduzida até a delegacia de polícia Civil de Xinguara para providências cabíveis. (Luiz Pereira)

12/03/2019
Força Nacional permanecerá em terra indígena em São Félix do Xingu por mais 180 dias  
O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a autorização para que agentes da Força Nacional de Segurança Pública continuem atuando na cidade de São Félix do Xingu (PA) por mais 180 dias, em apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai). O prazo estabelecido pela Portaria nº 235, publicado no Diário Oficial da União do dia (12) de Março começou a valer em 2 de fevereiro, quando expirou o período estabelecido pela portaria ministerial anterior, de agosto de 2018. 

Esta foi a oitava prorrogação do prazo inicial, estipulado em maio de 2016. Há quase três anos, o efetivo da Força Nacional vem sendo mantido na região para auxiliar os órgãos federais envolvidos no processo de desintrusão, ou seja, de retirada dos não índios da área da Terra Indígena Apyterewa, garantindo a “incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública”.

12/03/2019 
Vereador Manga quer conceder título de cidadão xinguarense, a morador de Rio Maria
Na primeira sessão ordinária deste mês de março da Câmara Municipal de Xinguara, realizada na noite desta segunda-feira, 11, foram apresentados projetos, dentre eles um chamou atenção. 

O vereador Amilton Pereira Cunha ‘’Manga’’, do PSC, foi autor do projeto de Resolução que concede título honorífico de cidadão xinguarense ao empresário Roberto Paulinelli, da cidade de Rio Maria. 

O regimento interno da Câmara permite que cidadãos sejam agraciados com título, contudo as normas regimentais exigem que o indicado “tenha prestado relevantes serviços” à sociedade xinguarense. 

Projetos como esse são aprovados com frequência, mesmo sem observância quanto ao disposto no regimento interno da Casa de Leis. 

O título honorífico ao longo dos anos já foi concedido a inúmeras pessoas, merecidamente reconhecidas pelo que fizeram como contribuição no município. 

Como os critérios são vagos, houve vereadores que, ao usar a tribuna consideram necessário fazer alterações no regimento interno para que não haja banalização na aprovação de títulos honoríficos. /Texto Roserval Ramos

11/03/2019
Homem é preso pela PM de Xinguara suspeito de roubar celular 
Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite do último sábado 09 de Março em Xinguara, suspeito de praticar assalto na companhia de um comparsa.

De acordo com informações da PM, a vítima relatou que foi abordada por dois elementos que estavam em uma moto. Segundo ela, o garupa desceu com uma arma de fogo em punho anunciando o assalto, obrigando a- entregar o celular. 

Uma equipe da Polícia Militar conseguiu localizar Jardeon Antônio de Sousa. Ele foi levado para a delegacia Polícia Civil de Xinguara, onde foi reconhecido pelo vítima.

A polícia informou que Jardeon Antônio, já tem algumas passagens na Polícia, por furto e roubo.  (Luiz Pereira)

11/03/2019
Mãe é autuada por tortura, após sufocar e colocar filha de joelhos com tijolo na cabeça em Xinguara 
Uma mãe foi filmada maltratando a própria filha de 6 anos em Xinguara, no sul do Pará. Ela acabou perdendo a guarda da criança, que foi levada pelo Conselho Tutelar. Um inquérito foi instaurado pelo crime de tortura. 

As imagens circulam nas redes sociais, mostrando a mulher batendo e sufocando a filha com um pedaço de pano. Em outro vídeo, a criança aparece de joelhos em cima de pedras, com um tijolo na cabeça. 

Os dois vídeos foram gravados e divulgados por um vizinho e chegaram até a Polícia. A mulher foi intimada a comparecer na delegacia de Xinguara. 

Ao delegado Max Müller, a mulher disse que estava educando a filha. A criança foi levada para um abrigo. 

A Comissão dos Direitos Humanos, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), acompanha o caso e considera que houve abuso por parte da mãe. 

O caso deve ser enviado ao fórum para análise da Justiça e, em seguida, ao Ministério Público do Pará (MPPA) que poderá oferecer denúncia ou pedir o arquivamento. 

A mulher não foi encontrada em casa para dar entrevista nas duas vezes que a reportagem foi até o local para fazer contato. G1-PA

11/03/2019
Suspeito de assaltar deposito de bebidas é preso em Xinguara 
Um dos três suspeitos de assaltar um deposito de bebidas localizado no centro de Xinguara, foi preso pela Policia Militar. O crime ocorreu na noite do último sábado 09 de Março. 

O suspeito de pré-nome Daniel, foi preso no Terminal Rodoviário João Galon de Xinguara, quando se preparava para fugir. Os outros dois acusados conseguiram fugir. 

Um telefone celular roubado do proprietário do Deposito foi recuperado pela PM. O valor roubado pelo trio não foi informado. 

O suspeito foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Xinguara. (Luiz Pereira)

11/03/2019 
Corpo de jovem é encontrado carbonizado no Distrito de Nereu
Um jovem foi assassinado no distrito de Nereu, que fica a 50km de São Félix do Xingu, região sudeste do Pará. Fábio Júnior Silva fazia parte da Pastoral da Juventude da cidade e seria estudante no curso de Letras, através do programa Pronera destinado aos filhos de assentados do Incra. 

Segundo um Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que preferiu não se identificar, ele participou da celebração de uma missa no local no sábado (09), e em seguida iria para um jantar, o que não ocorreu. O seu corpo foi encontrado no último domingo (10) seguinte ao lado de uma moto. Ele e o veículo estavam carbonizados. 

A Polícia Civil informou que “não há condições de afirmar se foi um acidente ou homicídio”./DOL

11/03/2019
PM registra dois furtos a residência no fim de semana em Xinguara 
Duas Residências foram arrombadas e furtadas durante o último final de semana em Xinguara.  

No primeiro caso, no setor Jardim América, desconhecidos entraram em uma residência e furtaram um Notebook. Furto ocorreu por volt das de casa 21hs de sábado 09 de Março. 

O segundo caso foi registrado na madrugada do último sábado 09, na rua Rio Araguaia. Segundo a proprietária da residência, ela disse que estava a três dias fora de casa e quando retornou percebeu que haviam levado uma televisão de 32 polegada. 

Nos dois casos Policia Militar foi acionada realizou diligências na tentativa de recuperar os pertences furtados, mas não obteve êxito. (Luiz Pereira)

11/03/2019
Índios Kaypos ocupam prédio da Prefeitura de Cumaru do Norte  
Cansados de esperar pelo serviço públicos da Prefeitura Municipal que não chegam até a comunidade, índios da etnia Kayapó, ocuparam prédio da Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte. A ocupação ocorreu logo assim que as portas do prédio da prefeitura foram abertas manhã desta segunda-feira (11).

De acordo com informações que chegaram até a redação do blog, o grupo de indígenas chegou no prédio por volta das 8:30 e solicitaram que os funcionários deixassem o prédio e passando a ocupar o órgão público. Eles insistiam em falar com a prefeita Cleusa Tempone. 

Segundo informações os índios reivindicam melhorias das estradas que dão acesso as aldeias existem no município de Cumaru do Norte.

Momentos depois da ocupação, a prefeita Cleusa Temponi, chegou ao prédio da prefeitura para conversar com os líderes da ocupação que mesmo sendo pacifica está sendo acompanhada por policiais civis e militares. 

De acordo com informações de pessoas que participam da reunião a prefeita Cleusa Temponi, se comprometeu a atender as reivindicações dos indígenas. Dinho Santos

11/03/2019
Homem comete suicídio em Xinguara 
Um suicídio foi registrado pela Policia Militar na última sexta-feira 08, na Rua Itaipava no Bairro Tanaka 2 em Xinguara. A vítima foi identificada como Josildo Silva Brito de 37 anos. Ele usou uma corda para tirar a própria vida.  

Policiais militares estiveram no local, realizando os procedimentos legais. A Polícia Civil foi acionada e fez o levantamento do local para dá início as investigações. (Luiz Pereira)

10/03/2019
Corpo é encontrado carbonizado no município de São Félix Xingu 
A Policia Civil de São Félix Xingu está´ investigando se o corpo de um homem encontrado carbonizado é de um morador do Distrito Nereu, distante cerca de 50 KM da sede do município.

Segundo informações policiais, o corpo foi encontrado na manhã do último domingo dia 10 de Março, totalmente carbonizado ao lado de uma motocicleta. (Luiz Pereira)







10/03/2019
OPERAÇÃO ENTRE DMTT E PM APREENDE ESCAPAMENTOS DE MOTOS IRREGULARES EM REDENÇÃO 
Operação conjunta entre DMTT e Polícia Militar, tirou de circulação escapamentos de motocicletas com alto nível de ruído.

Segundo o Tenente Evair, da Polícia Militar, esta era uma das maiores reclamações dos moradores da cidade nos últimos tempos, era grande o barulho no entorno das escolas e residências e hospitais, especialmente no período noturno. 

O Superintendente de Polícia Civil, Luís Antônio afirmou que a polícia continuará agindo pra coibir aqueles que estiverem em desacordo com a Lei. O diretor do DMTT, Pedro Rodrigues informou que as ações de apreensão terão continuidade. /Redencao190

10/03/2019
Fazenda Santa Clara em Marabá é invadida, e invasores ameaçam quebrar as pernas do gerente 
Armados de espingardas de vários calibres, cerca de 30 invasores ocuparam, por volta das 7 horas deste domingo (10), a Fazenda Santa Clara, em Marabá. Conforme Boletim de Ocorrência registrado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, de Parauapebas, pelo gerente da propriedade, Juraci Ferreira dos Santos, desde o momento em que chegaram até às 9h, os estranhos mantiveram ele e sua mulher, Rosilene Alves Rebelo, assim como os dois filhos do casal, um adolescente e uma criança, com armas encostadas na cabeça.  

Os invasores ameaçaram também quebrar as pernas de Juraci dos Santos e tomaram dele todos os documentos pessoais e o telefone celular, com o qual fotografaram o gerente, avisando que, caso qualquer coisa aconteça como eles, podem encontrá-lo depois. O adolescente, filho de Juraci, contou que um empregado da fazenda também foi mantido refém, sob ameaça de morte, mas, depois, liberado.

Juraci registrou ainda no BO que, após às 9 horas foi expulso, junto com a família, da propriedade, tendo ficado na sede da fazenda todos os móveis da família, assim como os equipamentos da fazenda: tratores, motosserras, plantadeiras, grades e ferramental. 

Desde 2016 a Fazenda Santa Clara vem sendo ocupada por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e, em 2018, foi objeto do cumprimento de dois mandados de reintegração de posse, expedidos pela Justiça Estadual, um em junho, quando 168 famílias foram obrigadas a deixar a propriedade; e outra em setembro, com a retirada de cerca de 200 famílias, pela Polícia Militar. 

No BO registrado por Juraci Ferreira dos Santos não há informação sobre a que movimento social pertencem os invasores que ocuparam a propriedade neste domingo, mas o filho dele diz ter visto, em meio à confusão, uma bandeira do MST./Blog do Zé Dudu

09/03/2019
Mulher mata ex-companheiro a facada após ter sido agredida em no rosto em Parauapebas
Um homem, identificado pela Polícia como Julio, foi morto com uma facada no peito pela ex-companheira na tarde deste sábado (9) em Parauapebas, sudeste do Pará. 

Segundo a Polícia, os dois estavam em um bar quando ele teria dado um tapa no rosto da mulher. Eles saíram e, durante a discussão na rua, a mulher sacou uma faca e atingiu o homem. 

O caso ocorreu por volta das 14h no bairro Betânia. Ainda segundo a Polícia, o homem chegou a voltar ao bar para pedir socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime./G1 PA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.