sexta-feira, 12 de julho de 2019

14/07/2019
Bandidos armados invadem Supermercado Macre em Canaã dos Carajás
Uma dupla de criminosos invadiu o Supermercado Macre em Canaã dos Carajás no último sábado (13). Os dois homens armados entraram no comércio, anunciaram o assalto e renderam uma funcionária.

Ela foi obrigada a levar eles até o escritório, mas tudo deu errado, visto que não havia dinheiro no supermercado naquele momento.

Os dois homens acabaram fugindo sem levar nada. Ninguém ficou ferido. A Polícia Civil já investiga o caso.



14/07/019
Moradores de Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Água Azul do Norte recebem mutirão de serviços da Celpa 
Os moradores de Tucumã recebem ação de serviços da Celpa a partir desta segunda-feira (15), no sudeste do Pará. O projeto Energia na Comunidade, promove negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social, além de troca de lâmpadas para população. A programação segue até ocorrerá até o próximo sábado (20) em três pontos da cidade.

Também serão atendidos clientes de municípios de Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Água Azul do Norte, da mesma região de Tucumã. / G1-PA

13/07/2019
Mãe e filho foram assassinados no setor serrinha em Redenção 
Acusado do crime
Vitimas

Os crimes ocorreram na rua João Rego Maranhão na madrugada deste sábado (13) de julho. As vítimas foram Katia Maria Dias Guida e seu filho Tassio Dias Guida.

O suspeito dos crimes é Antônio dos Santos Sousa, que já tinha passagem pela polícia por agressão contra Katia, vizinhos informaram que logo que ganhou liberdade, sem ter para onde ir, pediu nova chance a esposa que acabou cedendo a seus apelos. 

Por volta de 4 da madrugada, após bebedeira, Antônio discutiu com Katia e acabou matando a facadas ela é o filho de um relacionamento anterior, o suspeito do duplo homicídio está foragido. /Karlos wonnei 190

12/07/2019 
Polícia Militar interrompe tentativa de fuga no presídio de Redenção 
A Policia Militar de redenção frustrou na tarde da última terça-feira (9) uma tentativa de fuga dos internos do Centro de Recuperação de Redenção (CRR), localizado na BR-155. A ação contou com o auxílio de tropas do Grupamento Tático Operacional (GTO) e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). 

A tentativa de fuga dos internos do CRR foi flagrada por um agente da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) que imediatamente acionou os policiais militares. Por volta das 13h, os detentos tentaram serrar as grades da janela para fugir do local e iniciaram uma rebelião numa das celas da unidade. 

Os policiais realizaram disparos de advertência para evitar a fuga, conter os presos e coibir a rebelião. Os internos recuaram e os policiais realizaram uma revista na cela. Foram encontrados dois aparelhos celulares, uma cerra e um cabo de madeira. /Fonte/PM-PA

12/07/2019 
Polícia Federal fecha garimpo ilegal em Floresta do Araguaia, sul do Pará 
A Polícia Federal (PF) fechou nesta sexta-feira (12) um garimpo ilegal em Floresta do Araguaia, sul do Pará. A ação fez parte da operação "Retomada II", que fiscalizava a atividade do garimpo na região. Segundo a PF, os agentes apreenderam tratores, caminhonetes e dinheiro. 

O responsável pela atividade ilegal do garimpo foi preso e flagrante e encaminhado para o presídio de Redenção, onde está a disposição da Justiça. Foram apreendidos duas retroescavadeiras, uma caminhonete e uma quantia em dinheiro. O valor dos bens apreendidos foi estimado em cerca de R$ 650 mil. / G1-PA

12/07/2019
PM de Xinguara prende mulheres acusadas de furtar bolsa, sacar dinheiro e fazer compras com cartão da vítima 
Duas mulheres foram presas pela Policia Militar de Xinguara nesta sexta-feira 12 de julho, acusadas de furtar uma Bolsa de uma senhora dentro da agência do Banco do Brasil. O furto ocorrido no início desta semanas foi registrado pela Câmara de Segurança do Banco. 

De acordo com informações da Polícia, após praticar o furto, uma das mulheres Nayne Rodrigues Silveira de 26 anos, usou o cartão de crédito da vítima pra realizar um saques de R$ 2 mil na Caixa Econômica Federal, a segunda suspeita de Nome Taynara, também tentou realizar um saque porém não conseguiu por não ter mais dinheiro na conta. 

Ainda segundo a Polícia, as mulheres foram até uma Loja de moveis e compraram uma Televisão e três telefones celulares utilizando o cartão da vítima. Parte dos produtos comprados foram recuperados pela Polícia. 

As mulheres foram indiciadas pelos crimes sometidos, pela equipe do delegado Dr. Carlos Cesar de Rio Maria que está cumprindo plantão em Xinguara. 

As suspeitas estão presas na delegacia de Polícia Civil de Xinguara a disposição da justiça. /Luiz Pereira

12/07/2019
Joalheria é assaltada no centro de Tucumã 
Veja o vídeo 
Dois elementos assaltaram uma joalheria no centro de Tucumã. Imagens do circuito de monitoramento registraram o momento em que os dois suspeitos estacionam uma moto e entram no estabelecimento. 
 
Os elementos fizeram a dona, funcionária e clientes reféns, e realizaram um verdadeiro limpa nas prateleiras. Um prejuízo estimado em aproximadamente quinze mil reais. O assalto ocorreu nesta sexta-feira 12 de julho, por volta de 12h50. 

O Delegado de Polícia Civil, Rafhael Machado, com sua equipe de investigadores colheu informações e as imagens para dar início às investigações. (Otávio Araújo/Com informações de Juscelino Show)

12/07/2019
Mulher é atropelada por motociclista na Avenida Xingu no centro de Xinguara 
No final da tarde de quinta-feira 11 de julho, ocorreu um atropelamento na Avenida Xingu no centro da cidade de Xinguara.  

Uma mulher de 37 anos, estava atravessando a avenida quando foi atingida por um motociclista. Com o impacto, a mulher teve ferimentos leves. 

Segundo os policiais Militares que atenderam a ocorrência, o motociclista não respeitou a Lombada, atropelando a vítima. A Polícia informou ainda que o rapaz de 20 anos, não tinha a Carteira Nacional de habilitação-CNH. 

O jovem junto com a Moto foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Xinguara para os procedimentos cabíveis. (Luiz Pereira)

12/07/2019
GTO de Xinguara prende homem com moto roubada na BR-155 
Uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar de Xinguara, prendeu na quinta-feira 11 de julho, um homem por conduzir uma moto roubada na rodovia BR-155 na proximidades da Vila Agua Fria entre Xinguara e Sapucaia. 

Era por volta das 11h30 quando os policiais faziam patrulhamento de rotina na BR, e abordaram a motocicleta Honda NXR BROSS 125 placa JJY 0301. Ao realizar pesquisa no sistema SINESP, foi constatado que a motocicleta possuía ocorrência de roubo. 

O condutor Sinvaldo Oliveira de 35 anos, foi preso em flagrante por crime de receptação e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Xinguara. O veículo foi apreendido para os procedimentos cabíveis. / Luiz Pereira

11/02019
Caminhão derruba postes e interrompe Fornecimento de internet e energia em Ourilândia do Norte 
Um caminhão transportando um equipamento conhecido por "extrovenga" que é utilizado para a extração de minério em garimpo, foi o causador de um incidente que derrubou dois postes e danificou outros três, e parte da rede de alta tensão na entrada da cidade de Ourilândia do Norte região Sul do Pará por volta das 11:00 horas da Manhã desta quinta-feira (11). 

De acordo com imagens registradas por populares possivelmente a altura da carga além do permitido pela legislação de trânsito, foi a causa do incidente. Nas imagens é possível ver os postes e toda a rede elétrica ao chão. 

Outro dano causado pelo incidente foi com o sistema de fibra ótica, utilizada por empresas de provedores para a transmissão de internet nas cidades de Tucumã e Ourilândia. 

Logo após o ocorrido uma equipe da PM foi ao local, isolou a área, e conduziu motorista e veículo para a delegacia, para realização dos procedimentos cabíveis. 

Algumas empresas de provedores de Internet já enviaram seus técnicos para o local, e muitas delas já restabeleceram o fornecimento de internet. 

Sobre o fornecimento de energia para as regiões afetadas, nossa produção entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa Equatorial Celpa, que nos informou que a interrupção se deu apenas em uma parte da Zona Rural do município, afetando e deixando sem energia cerca de 500 consumidores, e equipes de técnico estão sendo deslocadas de Redenção para Ourilândia para recolocar os postes e toda a rede danificada. 

A previsão é que as equipes trabalharão durante toda a noite, até que o problema seja solucionado, e a energia nas regiões afetas restabelecida. /Juscelino Show de Tucumã 

11/07/2019
Nota da Secretário Municipal de Obras de São Félix do Xingu 
Secretário Municipal de Obras de São Félix do Xingu, Adilson aparecido de Oliveira, divulgou nota, sobre os servidores que aparecem em um vídeo recebendo seis cédulas de 100 Reais de um morador como forma de pagamento para realizar reparos em uma ponte de Madeira na localidade conhecida por Campo Verde.
Veja a Nota

11/07/019
Denúncia/ MORADORES REGISTRAM SUPOSTO PAGAMENTO EXTRA PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE NA ZONA RURAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU 
Ninguém se feriu em um acidente envolvendo um caminhão caçamba numa ponte que fica perto da cidade a 10 km depois da balsa do rio fresco, sentido a zona rural de são Félix do Xingu com destino aos distritos de Canaã, Tancredo, Nereu e Taboca. 

De acordo com moradores daquele extenso município, a situação não mudou muita coisa em relação ao último inverno Amazônico que castigou a Região. 

Outro problema revelado por moradores da região de acesso à localidade conhecida por Sumauma II também na Zona rural do Município, é com relação a falta dos serviço de recuperação de pontes. 
Os próprios moradores registraram um suposto "pagamento" de propina a um homem que de acordo com os moradores seria um operário contratado pela própria prefeitura do município, para realizar reparos em uma ponte de Madeira na localidade conhecida por Campo Verde. 

No vídeo o morador confere seis cédulas de 100 Reais e entrega a um homem que dar ordens ao operador de uma retroescavadeira que ajusta as tábuas sobre a base da ponte. O morador diz desconhecer as ordens do serviço, e não afirma se a altitude do trabalhador é conhecida pelas autoridades do Município. 

O Repórter Jucelino Show de Tucumã entrou em contato com a Ascom (Assessoria de Comunicação da Prefeitura) e o Secretário de Infraestrutura de São Félix do Xingu, porém ninguém respondeu aos questionamentos. /Juscelino Show de Tucumã

10/07/2019
Dois casos de Maria da Penha foram registrados em Xinguara na noite de terça-feira 
Somente na noite da última terça-feira 09 de julho, a Policia Militar de Xinguara atendeu duas ocorrências da Lei Maria da Penha (Violência Doméstica).

O 1º caso ocorreu por volta de 21hs, na Rua duque de Caxias no Bairro Itamaraty próximo o Terminal Rodoviário. A vítima relatou a PM, que seu companheiro de 24 anos, teria lhe agredido fisicamente e tomado seu aparelho celular. A mulher, uma adolescente de 17 anos, disse ainda que essa não é a primeira vez que ela foi agredida pelo marido. Ambos foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Xinguara. 

A outra situação ocorreu na Guajajaras no Bairro Itamaraty, por volta de meia noite de terça-feira 09.  A vítima de 30 anos, contou a Polícia Militar, que foi ameaçada pelo companheiro quando ela pediu a separação conjugal. Ela relatou ainda que o companheiro tentou impedir que a mesma retirasse alguns objetos da residência.

O acusado de 32 anos, recebeu voz de prisão e foi levado por uma guarnição da PM para delegacia de Polícia Civil de Xinguara, para os procedimentos cabíveis. (Luiz Pereira)

10/072019
Moto com placa de Santana do Araguaia é apreendida em Eldorado dos Carajás 
Foi apreendida em Eldorado dos Carajás, uma moto Honda Biz 2013/2013, vermelha, com placa de Santana do Araguaia (OTI 4932). 

O veículo está na delegacia de Polícia Civil de Eldorado dos Carajás à espera do proprietário. /Otávio Araújo








10/072019
Caminhões com madeira sem documento são apreendidos em Santana do Araguaia 
Uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTO), sob o comando do Sargento Duayne, Cabos Rodrigues e Fábio, apreendeu dois caminhões com madeiras que estavam sem a documentação da carga na noite de terça-feira (9), em Santana do Araguaia. 

As apreensões ocorreram depois que os policiais viram os caminhões transitando pela cidade. Ao abordar os motoristas ficou constatado que não havia documentação da madeira e os motoristas estavam com sintomas de embriaguez. /Otávio Araújo.

10/07/2019
Jovem morre em violento acidente de trânsito em Canaã dos Carajás 
Canaã dos Carajás amanheceu de luto nesta quarta-feira (10). Vinicius Cunha da Silva, de apenas 19 anos, morreu em um trágico acidente de moto no final da noite de terça (9). De acordo com informações, o jovem seguia em seu veículo em alta velocidade quando colidiu com um poste na Avenida dos Pioneiros. 

Ainda não há informações se o jovem estava embriagado ou sóbrio no momento do acidente. O corpo de Vinicius foi encaminhado para o IML de Parauapebas, onde passará por uma autópsia que deve revelar a causa da morte. 

Na hora do acidente, Vinicius usava um modelo de capacete aberto, que não foi suficiente para diminuir o impacto da queda. / Fala sério Canaã

10/07/2019 
Polícia Federal faz operação para combater garimpo clandestino em Rio Maria, no sul do Pará 
A Polícia Federal em Redenção deflagrou na terça-feira (9) a operação Aurum Mortiferum, com o objetivo de combater o garimpo clandestino de ouro na zona rural do município de Rio Maria, no sul do Pará. 

Durante a operação, a PF com o apoio das polícias Civil e Militar apreendeu uma máquina retroescavadeira avaliada em R$ 350 mil, três motores que eram usados como bombas de sucção e outros objetos de mineração utilizados na atividade ilícita. 

Os seis garimpeiros que estavam no local durante a abordagem da polícia foram encaminhados à delegacia, onde prestaram depoimentos. O responsável pelo garimpo não estava no local, mas foi identificado e responderá por crimes ambientais de extração ilegal de minério, além de ser responsabilizado pela reparação do dano ambiental da área degradada./ G1-PA

09/07/2019
Índios ocupam prédio da prefeitura de Parauapebas 
Indígenas ocuparam o prédio da prefeitura de Parauapebas na noite desta terça-feira (09). 

O grupo de indígenas está acampado na prefeitura deste do início da noite. 

Os indígenas querem uma audiência com o prefeito municipal 
Darci Muller. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PARAUAPÉBAS
Os 115 índios da etnia Xikrin foram recebidos no início da noite de terça-feira (9) por representantes do gabinete do Executivo e pelo secretário de Obras do município.  

Eles foram acolhidos e ficou agendada uma reunião para o primeiro horário da manhã desta quarta-feira (10). 

Sobre a pauta de reivindicações, a prefeitura informa que iniciou, no dia 3 de junho, obras de infraestrutura em estradas vicinais que dão acesso às aldeias indígenas. 

Os serviços contemplam abertura de vias, limpeza e cascalhamento que proporcionarão melhor trafegabilidade. /Assessoria de Comunicação - Ascom/PMP/ colaboração Juscelino Show de Tucumã

08/07/2019
Escolas 100% climatizadas um projeto audacioso garantindo conforto para estudantes e professores de Xinguara
Climatizar as escolas municipais de Xinguara é um projeto audacioso do prefeito Osvaldinho Assunção e do professor e secretário de Educação, Vilmones Silva. Os gestores da verba pública não se intimidaram diante do desafio, e com seriedade, compromisso e competência implantaram a climatização nas salas de aula com centrais de ar-condicionado de 24 mil Btu’s., faltando bem pouco para a conclusão do planejamento inicial.

“A climatização das nossas escolas da Rede Municipal de Ensino é um esforço nosso (prefeito e secretaria) justamente para garantir mais conforto aos alunos e professores”, destaca Vilmones, fazendo gestos de grande conquista.

A qualidade é um atributo de Vilmones que sempre desejou ver associado à escola como instituição que desenvolve formadores de ideias.

Ao todo cerca de 9 mil alunos da rede de ensino do município estão sendo beneficiados”, afirma o secretário Vilmones.

O COMEÇO: A climatização das salas de aula em Xinguara teve início em 2013. Só naquele ano, com recursos próprios a prefeitura, climatizou 80 salas das 180 que compõem a rede de ensino, distribuídas em 21 escolas e 5 creches.

O gestor da SEMED lembra que a climatização de todas as salas de aula da rede municipal complementa os investimentos realizados pela prefeitura na infraestrutura das escolas em Xinguara.

“Além da climatização várias escolas tiveram suas mobílias renovadas, com carteiras modernas, além da reforma da estrutura física de algumas escolas, como parte das ações de planejamentos executadas para o bem estar dos nossos alunos e professores” explica o secretário.

Em 2013 quando assumiu a SEMED, o secretário diz que o município não tinha uma quadra coberta, sequer. Isso provocou a criação de um projeto inovador para atender a grande demanda, e hoje há cinco ginásios de esportes entregues e dois em construção.

O projeto da SEMED em nossa gestão ainda não parou e temos outras novidades para a classe estudantil, garante. (Jornal Manancial/informações da SEMED

08/07/2019
Mulher não abriu a porta e marido morreu esfaqueado na área de serviço em Parauapebas 
A Polícia Civil, em Parauapebas, começa a ouvir vizinhos de Richard Gonçalves de Carvalho, de 28 anos, e também a companheira dele, identificada apenas pelo prenome de Elayne. O rapaz foi assassinado na porta da casa dele, a golpes de arma branca. O crime ocorreu na madrugada de sábado 06.

Informações que estão sendo apuradas pelos investigadores dão conta de que o casal estava passando por problemas no relacionamento conjugal e que, na noite do crime, Richard e Elayne haviam discutido quando, embriagado, ele teria tentado reatar o relacionamento. Ainda de acordo com as informações, desde o início da noite o rapaz estava bebendo em um bar na esquina em que fica a casa dele. 

Ao deixar o bar, Richard de Carvalho teria retornado e batido na porta, pedindo que a mulher o deixasse entrar. Elayne, porém, não abriu.

Levantamentos preliminares dão conta de que, sem ter onde dormir, o rapaz pegou um lençol, se enrolou e deitou no chão, na área de serviço da casa, entre uma pia e a porta de entrada da sala. Acredita-se que ele foi atacado pelo assassino, que, provavelmente, pulou a grade. Uma equipe do Samu foi chamada, mas, ao chegar, constatou que o homem já estava morto. A primeira informação que chegou à polícia era de que Richard cometeu suicídio, hipótese não aceita pelos policiais. 

Ele morreu sentado, com as pernas ainda cobertas pelo lençol banhado em sangue. Ao lado do corpo, ao pé da parede, estava o cabo da faca, já que a lâmina, uma vez que a faca quebrou, foi encontrada debaixo do corpo. Logo, a hipótese suicídio se torna insólita. (Informações do Blog do Zé Dudu)

07/07/2019 
Homem é golpeado a foice em briga familiar em redenção 
Suspeito
Um homem foi atingido a golpes de foice durante uma briga entre familiares no grilo do Serrinha, em Redenção, na tarde deste domingo (7) de julho.

Um parente, ainda não identificado, tentou apartar a briga e foi golpeado nas costas e ombro. 

O suspeito da tentativa de homicídio foi preso. A polícia está em diligência para apurar o caso. (Otávio Araújo/Com informações da PC)


07/07/2019
Ponte de Madeira quebra e Caminhão fica pendurado próximo à Vila Carapanã 
Um caminhão Madeireiro Cargo da Ford ficou impossibilitado de continuar a travessia depois que tábuas da ponte de Madeira localizada na Vicinal 47 próximo à Vila Carapanã no Município de São Félix do Xingu, se quebraram. 

De acordo com um pequeno vídeo gravado por populares que residem próximo do local, o ocorrido foi por volta da uma 01h da madrugada de sábado dia 06 de julho, quando o motorista passava o veículo por sobre a ponte, quando a mesma quebrou algumas Tábuas que servem de plataforma para a travessia. 

O caminhão que estava vazio ficou no local e o condutor que não se feriu foi em busca de ajuda para retirar o veículo de cima da ponte. /Com Informações de Juscelino Show de Tucumã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.