quinta-feira, 12 de abril de 2012

SAPUCAIA-PARÁ: MP expede Recomendação para melhoria nas Unidades Básica de Saúde

Ambulancias sucatiadas (Sapucaia)
Em Sapucaia (sudeste do Pará), o Ministério Público do Estado (MPE) por meio dos Promotores de Justiça, Fábia Mussi de Oliveira Lima e Nadilson Portilho Gomes, expediu Recomendação a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde, ao Conselho Municipal e ao Diretor da 12ª Regional da SESPA, para que fossem tomadas medidas cabíveis quanto à falta de médicos e medicamentos nos PSF’s e Unidade Básica de Saúde do município.
Em visita técnica realizada nas Unidades de Saúde Básica de Sapucaia pelos promotores de justiça, “foram verificadas e confirmadas pela direção, a ausência de alguns medicamentos de atenção básica, inclusive que o prédio do Estado estava em condições precárias de infraestrutura precária, sem vistoria do Corpo de Bombeiros, sem os equipamentos necessários de atendimento (manômetro, monitor cardíaco etc.)”, informou o promotor Nadilson Gomes.

Unidade de Saúde
Ainda de acordo com promotor Gomes “o extintor de incêndio não funciona, o despejo de placenta é feito em buraco improvisado nos fundos do prédio, a lavagem das roupas de lençóis é feita com máquina doméstica de lavar roupas com contato manual e sem equipamentos de trabalho para o fisioterapeuta”.


O MP constatou na visita o sucateamento de um ônibus e de uma ambulância e sem uso, o que agrava aos princípios da preservação do patrimônio público, assim como, foi confirmada pela direção a ausência de médicos para os atendimentos todos os dias da semana, inclusive de que há ausência de pediatra nos quadros da rede municipal.



A Recomendação se fez necessária depois de várias denúncias encaminhadas ao MP, de que o município utiliza apenas uma ambulância, estando mais duas paradas com problemas mecânicos, o que não chega a ser o suficiente para o atendimento de demanda dos pacientes, bem como, a falta de médicos e medicamentos nas Unidades de Saúde, o que foi confirmado pelo gestor municipal, diante da população do município de Sapucaia.
Remedios Limitados
Diante deste quadro os promotores de justiça Fábia Lima e Nadilson Gomes, recomendaram prazo de 30 dias, para que a Prefeitura local, Secretária Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e ao Diretor da 12ª Regional da SESPA, em Sapucaia, adotem as devidas providências quanto à melhoria da estrutura do prédio da Unidade Básica de Saúde e a aquisição dos medicamentos obrigatórios. 


E ainda que no prazo de 60 dias, sejam colocados em funcionamento todos os veículos parados, recorrendo ao serviço do SAMU, caso necessário, bem como comunicar os casos de não atendimento a essa promotoria.


Ainda, no prazo de 10 (dez) dias úteis, deve ser encaminhada ao MP, relação com dados identificados de todos os veículos do município de Sapucaia, com cópia dos certificados de registros dos mesmos no DETRAN/PA, e que seja feita contratação de pediatra, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, sob pena de ações cabíveis.


Texto: Eliana Souza (graduanda em jornalismo)
Revisão: Edson Gillet (Assessoria de Imprensa) (fonte Manancial de Carajás)



Xinguara; policia faz a detenção de dois acusados de assalto

O SR. ANTONIO PEREIRA de 52 anos residente na Rua Sol Nascente no setor TANAKA, foi abordado ontem à noite às 19hs por dois elementos em uma moto FAN preta armados com revolver, anunciaram o assalto levando uma quantia não revelada em dinheiro, um aparelho celular, os documentos de um carro gol vermelho placa NJY 08-81.
Já na madrugada desta quinta-feira (12) as 04hs, a policia foi informado que no PIT-DOG Degraus, dois elementos haviam consumido bebidas e não tinham dinheiro pra pagar a conta.
Uma guarnição da policia militar composta pelo Sargento MILTON e o soldado PINHEIRO, que efetuaram a detenção dos dois acusados, um adolescente de 16 anos e ANDRÉ GOMES DA SILVA de 22 anos ambos residente na cidade de sapucaia, com eles a policia encontrou debaixo da mesa um revolver calibre 32
Segundo a policia esses dois indivíduos detido nesta madrugada, tem as mesmas características dos dois assaltantes que assaltaram o senhor ANTONIO PEREIRA.  Os dois acusados foram encaminhados para delegacia para ser tomadas as providencias cabíveis. (por Luiz Pereira)




Xinguara; moradores reclamam da falta de ação do poder público
 
A Rua Raul Bop, em toda sua extensão tirando 200 metros da Rua Minas Geral até a Rua Paraná onde o atual prefeito fez o asfaltamento, o restante é uma calamidade, é transtorno para quem tem que trafegar pincipalmente para os moradores que tem que conviver com lama, lixo e muito mato.


Agora um trecho desta Rua que fica em pleno centro da cidade, entre a Rua Marechal Cordeiro de Farias e Avenida Francisco C. C. Branco, é alvo de revolta dos moradores que se sentem abandonados pelo poder público Do Município.
Segundo alguns moradores que procuraram a reportagem deste blog para denunciar o abandono que vivem, algumas reclamações já foram feitas através da imprensa, porém nada foi feito até agora.


Um comerciante da Rua Marechal Cordeiro de Farias que não quis se identificar, disse que há muito tempo, nem um tipo de trabalho, sequer de limpeza do mato é feito, o lixo doméstico está tomando conta da Rua que da acesso a Praça da Bíblia, carro já está quase que impossibilitado de andar, a situação é critica, e como é de conhecimento de todos, ali há comércios e muitas residências que praticamente estão isolados, apesar de todos pagarem seus impostos, por isso todos tem direito de reclamarem e exigir que o poder público Municipal faça alguma coisa. 


Outra coisa que foi que denunciada pelos moradores é a ponte da Rua Marechal Cordeiro de Farias onde o mato tomou conta da cabeceira da ponte, além dos buracos colocando em risco a vida de quem passa por lá. veja as fotos abaixo. (por Luiz Pereira

Rua Raul Bop- Fotos Luiz Pereira)

Rua Raul Bop

Ponte Rua Marechal C. Farias

Lixo Rua Raul Bop


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.