terça-feira, 25 de setembro de 2012







Eleições/ 2012   
Ibope realiza nova pesquisa para prefeito de Belém

Na terceira rodada de pesquisa Ibope, encomendada pela TV Liberal e divulgada neste sábado (22), o candidato do PSOL Edmílson Rodrigues caiu 9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 31 de agosto. Edmílson tinha 47% e agora aparece com 38% das intenções de voto para a Prefeitura de Belém.

Em segundo lugar aparece Zenaldo Coutinho (PSDB), com 20%, o que representa um crescimento de 8% em relação à pesquisa do dia 31 de agosto, quando tinha 12%.

Em seguida está o candidato José Priante (PMDB), com 16%. Ele se manteve estável em relação à última pesquisa.

Veja os números dos outros candidatos. Jefferson Lima (PP)- 8% das citações, Arnaldo Jordy (PPS) 5%, Alfredo (PT) e Anivaldo Vale (PR) 5% respectivamente, Leny Campelo (PPL), Marcos Rego (PRTB) e Sergio Pimentel (PSL) não foram citados.

No total, 602 eleitores foram entrevistados entre os dias 19 e 21 de setembro.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o número 00139/2012. (fonte o liberal)

Pesquisa para prefeito de São Felix do Xingu
O instituto de pesquisa Skala Instituto Opinião realizou nova pesquisa para prefeito de São Felix do Xingu no sul do Pará.

O candidato João Cleber do PPS lidera com folga- 48,3%.
Em segundo vem Minervina Barros com- 23,7% das intenções de votos.
Seguido por Betinho 14,5%. 


Justiça 
Prefeito de Xinguara foi multado em R$ 140 mil reais

Em pleno ano eleitoral o momento não é tão bom para o prefeito de Xinguara José Davi Passos do PT, que vem sofrendo com desgaste de Denuncias de vereadores junto ao Ministério Público por diversas irregularidades de seu governo. O ultimo episódio aconteceu no dia 18 deste mês de setembro, quando foi multado e vai ter que pagar R$ 140 mil por descumprimento a LEI eleitoral.

Ação foi ajuizada na ultima terça-feira (18) após constatar o descumprimento do prefeito José Davi Passos, que voltou a fazer pronunciamentos às emissoras de Rádios da cidade de Xinguara, descumprindo assim a determinação do Juiz Eleitoral. Quando no mês de agosto o Juiz Eleitoral de Xinguara Dr. Luiz Gustavo Viola Cardoso, após acatar pedido da Coligação Xinguara Agora Vai, para o que fosse proibido qualquer tipo de entrevista do prefeito a qualquer emissora de radio da cidade até o fim do período eleitoral.

Leia abaixo no grafico, a condenação do Juiz Eleitoral ao prefeito de Xinguara José Davi Passos. (Texto Luiz Pereira)


Censura
Liberdade de Imprensa ameaçada na cidade de Pau D’arco-Pará
A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade, embora algumas circunstâncias ainda gerem apreensões.

Na cidade de Pau D’arco, há 25 quilômetros de Redenção, sul do Pará, ocorreu nesta quinta 20 à tarde, mais uma tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa, da qual foi vitima um cinegrafista que trabalha para a Agência FHOX naquela cidade. A Agência presta serviço a um candidato que faz oposição ao atual prefeito.

O cinegrafista Marcos Lopes foi agredido a pedradas dentro de uma das escolas do Ensino Fundamental na presença de vários alunos. Para não ter seu equipamento danificado Marcos suportou a agressão ficando com escoriações em um de seus braços.

Essa é a segunda tentativa de calar a imprensa na cidade de Pau D’arco. A primeira foi há poucos dias quando o Jornal Manancial de Carajás com sede em Xinguara sofreu uma ação judicial que partiu da Coligação “Pau D’arco Não Pode Parar” que tem como candidato à reeleição, Luciano Guedes (PDT).

A ação veio depois que o jornal mostrou em duas páginas, a situação de abandono e de descaso que vive o município. Fotos de pontes intrafegáveis, escolas municipais abandonadas com salas de aulas sem com dições adequadas para o ensino, falta de transporte escolar para atendimento aos alunos da zona rural e falta de investimentos na infraestrutura da cidade, como pavimentação, limpeza de ruas, e a má qualidade da saúde pública.

Na tentativa de calar o jornal a referida coligação mentiu para a Justiça Eleitoral acusando o jornal de ter utilizado fotos de três anos ou mais como se fossem recentes bem como fotos que não seriam do município. Além dessas, outras acusações improcedentes foram feitas pela mesma coligação contra o jornal Manancial.

Mas o jornal provou sua capacidade, seriedade, legitimidade e transparência, desmascarando assim aquela banda mentirosa e caluniadora da politica de Pau D'arco.

Após verificar a documentação com a defesa do jornal, a sapiente Juíza Eleitoral da 59ª Zona em Redenção, Adriana Divina da Costa, julgou Extinto o processo contra o jornal por falta de carência de ação e finalizou pedindo seu arquivamento.

Por tanto, companheiros (as) da imprensa de todo o Brasil, em nome da nossa categoria no sul do Pará faço um apelo aos sindicatos, associações, federações, OAB, e demais entidades que nos ajudem no combate a essa pratica criminosa contra os profissionais de imprensa. 

Em alguns municípios do sul do Pará quando os profissionais não são agredidos fisicamente, são ameaçados de morte por denunciarem políticos corruptos que utilizam os recursos públicos para seus próprios benefícios  deixando a população sem obras que gerem qualidade de vida. (Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás)

Redenção- PA
Você acredita em Pesquisas eleitorais!
O que deixa o eleitor da cidade de redenção no sul do Pará com uma enorme duvida, são as pesquisas de intensão de votos que estão sendo divulgadas na cidade nos ultimos dias. este mês de setembro foram divulgadas duas pesquisas ambas feitas por institutos diferentes, que mostra números completamente diferentes. Fica a duvida na cabeça dos eleitores, quem é quem nas pesquisas! Como acreditar nelas!

Veja as pesquisas abaixo.

O jornal Folha de Carajás encomendou nova pesquisa para o cargo de prefeito em Redenção. Na pesquisa o candidato Wagner Fontes do PTB agora aparece na frente com 40% dos votos.

Em segundo lugar está o candidato Vanderlei Coimbra do PRP que tem 38,20% das intenções de voto.

Já o candidato JPC do PMN aparece agora com 11,24%. O percentual de eleitores indecisos e que não souberam ou não opinaram soma 10,56%.

O levantamento foi feito pelo Instituto FOCO de pesquisa e encomendado pela empresa Carajás Comunicação LTDA. Foram ouvidos 445 eleitores entre os dias 30/08 e 01/09.

A margem de erro estima da pesquisa é de 3% pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi protocolizada sob o número: PA 00089/2012, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará.     

Redenção: Nova pesquisa aponta Vanderlei na liderança com 52,6 pontos.
Uma nova pesquisa realizada nos dias 10 e 11 de setembro indica que, Vanderlei Coimbra (PRP) venceria a disputa e seria o próximo prefeito de Redenção. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Desttaq Pesquisa, Gestão e Mercado e encomendado pela Amazônia Jornalismo e Publicidade Ltda. Vanderlei tem 52,6% das intenções de voto.

Em seguida aparece o atual prefeito Wagner Fontes (PTB) com 30,5% das menções. Jorge Paulo da Silva o “JPC” (PMN), obtém 2% das citações. O percentual de eleitores que declaram não saber em quem votar é de 14,9%.

A pesquisa entrevistou 550 eleitores e apresenta uma margem de erro de três pontos e meio percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº 00130/2012 datado de 13/09/2012.

Encontrada
Menor raptada em Marabá é encontrada em Parauapebas

A menor Ana Caroline dos Anjos Silva, 7 anos, que havia sido raptada no bairro Santa Rosa, em Marabá no início da semana foi encontrada ontem em Parauapebas.

Com a ajuda de informações obtidas através do Disque Denúncia, a polícia civil confirmou que o suspeito Francisco Silva Lima, conhecido como “Pintadinho”, estava em Parauapebas com a menor. Ele teria passado no local conhecido como “Costa pra Rua”, no início da Avenida Faruk Salmen, no inicio da manhã de ontem com destino a Zona Rural.

“Pintadinho” foi encontrado na Palmares pela família da menor e teria levado um “corretivo” de populares antes de ser entregue ao delegado Antônio Miranda, diretor da 20ª Seccional de Polícia em Parauapebas, onde foi autuado por sequestro de menor de 18 anos e recambiado para Marabá, onde responderá pelo crime.

Debate
Eleições 2012: com disputa acirrada, marabaenses terão debate na RBATV para decidir voto
Em Marabá, os candidatos César do Comércio (PPR), João Salame (PPS), Manoel da Cosanpa (PSol), Maurino Magalhães (PR) e Tião Miranda (PTB) já confirmaram presença no debate promovido pela RBATV, que acontece logo mais, às 22 horas.

O debate, que terá como mediador o jornalista, comunicador e blogueiro Marcelo Marques, o Bacana (foto), de Belém, será transmitido ao vivo pelas rádios FM 91 e Rádio Clube de Marabá.

Um acordo entre candidatos e a direção da RBATV prevê ainda uma entrevista com duração de vinte minutos no programa Barra Pesada Marabá, nos dias 24, 25, 26, 27 e 28.

Contraste
Xinguara/ cidade recebe turistas para FAX, entrada da cidade envergonha os visitantes
Será uma movimentação financeira de milhões de reais para o município, Muitos empregos indiretos são criados. A Feira Agropecuária de Xinguara (FAX) 2012 vai muito além do rodeio e dos shows que permeiam toda a programação de seus oitos dias de festa. O fomento à economia e ao desenvolvimento regional é um dos principais pontos da Festa.

A cidade se preparou para receber os turistas vindos de varias partes do país. A rede hoteleira da cidade está com suas capacidades de hospedagem totalmente lotadas.

 Hotéis como o Comaxim e o Bravos Hotel estão totalmente ocupados há um bom tempo, tudo para prestigiar o maior evento do sul do Pará a 15º FAX 2012.

Além dos hotéis outros setores também ficam aquecidos e várias pessoas aproveitam para ganhar dinheiro com a Festa. É o caso das lojas de Roupas que no período da Festa o quadro de funcionários temporários dobra para atender o crescimento de 100% nas vendas nas lojas.
Outro setor que se aquece durante o evento é o de alimentação, nesse período restaurantes e lanchonetes faturam alto com os visitantes.

Parte negativa
A principal porta de entrada da cidade de Xinguara mantém um cenário horrível, o trevo que fica na BR 155/ Avenida Xingu/ Amazonas defronte a entrada de acesso ao Parque de Exposição Agropecuário de Xinguara está quase intransitável, são verdadeiras crateras que dificultam demais a passagem dos veículos que por ali precisam trafegar, não há asfalto e o mato toma conta do canteiro central.

O trevo de entrada da cidade está há tempos completamente abandonado, nem uma manutenção de Limpeza dos canteiros foram feitos, se observa no local mato, lixo e muitos buracos no lugar que deveria inclusive já está asfaltado.

Fica o alerta para que o governo município do prefeito José Davi Passos do PT, cuide melhor daquela entrada, que no momento envergonha seu povo, principalmente os turistas que estão visitando a cidade. (Texto e foto Luiz Pereira)
Trevo de entrada da Cidade de Xinguara
Trevo de entrada da cidade de Xinguara

Agressão
Cinegrafista da equipe de marketing de Mauricio Cavalcante do PMDB é agredido com pedradas em Pau D'arco
Vitima
O cinegrafista Marcos Lopes, que atualmente está trabalhando na equipe de marketing do candidato a prefeito do município de Pau D’arco, Mauricio Cavalcante, procurou a delegacia de polícia civil de Redenção, para registrar queixa contra um elemento conhecido por ‘’Mampila’’, que atirou uma pedra contra ele durante um trabalho de filmagem. Segundo o cinegrafista a agressão aconteceu durante um trabalho que ele estava realizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Hannemann, localizada no município de Pau D’arco.

A equipe de filmagem do candidato Mauricio Cavalcante, ficou sabendo que outra equipe de reportagem do candidato adversário estavam utilizando os alunos da escola para fazer propaganda eleitoral dentro do prédio da escola. Ao começar a registrar o fato, o cinegrafista Marcos Lopes, foi impedido de filmar por alguns funcionários da escola.

Como o profissional insistiu em fazer o trabalho, o elemento conhecido por ‘’Mampilla’’ foi acionado pelo telefone, que ao chegar ao local, já foi logo atirando enormes pedras na direção da equipe em que o cinegrafista fazia parte. 
Delegado
Ao tentar proteger a filmadora Marcos Lopes, foi atingido por uma pedrada no braço esquerdo que provocou uma luxação e ferimento. O delegado José Carlos, abriu um procedimento policial por lesão corporal contra ‘’Mampilla’’, que segundo o delegado já possui passagem pela polícia, e mesmo será chamado para depor na Delegacia de Polícia Civil de Redenção. Violência: O delegado José Carlos, disse estar preocupado com o clima de violência que se instalou em Pau D’arco, durante o período da campanha política.

Na noite da última quarta-feira (20), dois ônibus que conduziam populares que retornavam de um comício do candidato Mauricio Cavalcante, realizado na localidade de Boa Sorte, na área rural do munícipio foram apedrejados por desconhecidos. A ação de vandalismo causou medo e temor nos passageiros que por pouco não foram atingidos pelas inúmeras pedras.

O delegado José Carlos, disse que vai apurar o caso na tentativa de identificar e prender os autores da ação criminosa. ‘’Acredito que é necessária a solicitação de reforço policial para o município, para que possamos garantir a tranquilidade e o exercício do pleno direito da democracia dos eleitores em Pau D’arco’’ comentou o delegado. (blog do Dinho Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.