sexta-feira, 30 de junho de 2023

GIRO POLICIAL

28/06/2023

Sul do Pará: Juiz manda soltar suspeito de decapitar e jogar corpo em poço em Tucumã

Custódio Filho dos Santos, 19 anos, um dos presos durante a investigação da morte de Laudivan Rodrigues Neves, em Tucumã, no sul do Pará, deve ser liberado. Após a audiência de custódia, na quarta-feira (28), o juiz Ramiro Almeida considerou que o suspeito cometeu o crime de vilipêndio de cadáver, desconsiderando as suspeitas de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O alvará de soltura deve ser concedido até esta quinta-feira (29).

A comunidade policial de Tucumã está indignada. Amigos e familiares de Laudivan também. Pelas investigações que levaram à prisão de Custódio, em menos de 24 horas após o crime, ele seria quem teria cortado a cabeça da vítima e jogado o corpo no poço. Tudo ocorreu na noite de domingo (25). A cabeça de Laudivan foi encontrada num tronco, na manhã de segunda (26).

O irmão de Custódio, Dejean do Santos, e o terceiro envolvido, Francival Carvalho, foram mantidos presos pelo juiz. Dejean confessou ter matado Laudivan após uma briga. Francival o acompanhou no primeiro crime. Custódio não foi responsável por tirar a vida do seleiro.

Nos relatos deles, após matar a vítima, contaram a Custódio, que resolveu voltar à chácara, na vicinal Matadouro, para garantir que o rapaz não ficasse vivo. Dejean não teria voltado ao local do homicídio, mas Francival voltou.

Ainda segundo as investigações, tudo teria ocorrido por um motivo fútil. Laudivan teria reclamado que Dejean teria furtado cordas da chácara onde a vítima morava. Revoltado, Dejean foi tomar satisfações com o seleiro. Uma briga ocorreu e terminou com a morte do homem de 47 anos, que era natural de Goiás.

Advogado explica que Custódio não foi inocentado e vai responder ao processo em liberdade até a conclusão do inquérito

O advogado Wilson Huida foi nomeado para representar Dejean, Custódio e Francival durante a audiência de custódia desta quarta-feira (28). Na audiência, o juiz Ramiro Almeida decidiu manter Dejean e Francival presos, convertendo a prisão em flagrante para prisão preventiva. Com isso, serão encaminhados para o sistema prisional, em São Félix do Xingu.

Já Custódio, explica o advogado Wilson Huida, deve deixar a delegacia de Tucumã assim que o alvará de soltura for concedido pela Justiça. Isso deve ocorrer até esta quinta-feira (29). Ele observou que, por enquanto, Custódio vai ficar em liberdade para responder ao processo. Ele não foi inocentado, como algumas pessoas possam pensar.

“O juiz entendeu que não havia necessidade de manter Custódio preso durante o processo, já que ele não teria sido responsável por tirar a vida de Laudivan. O magistrado entendeu que o crime cometido seria o de vilipêndio de cadáver, que tem uma pena muito menor. Esse crime seria algo como não respeitar e tratar com dignidade o corpo de uma pessoa morta”, ressaltou o advogado.

Por fim, Wilson Huida observou que apesar da decisão, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ainda pode oferecer denúncia e por outros crimes que não o vilipêndio de cadáver. O processo contra Custódio ainda não está concluído, já que o inquérito da PC ainda não foi concluído e nem iniciou a fase acusatória do processo. (Blog do Luiz Pereira/Fonte-Fato Regional)

27/06/2023

Sul do Pará: Acidente de moto mata jovem no município de Floresta do Araguaia

Um acidente de moto registrado na última terça-feira 27 de junho, tirou a vida de um jovem de 18 anos, Distrito Bela Vista, município de Floresta do Araguaia, no sul do Pará.

De acordo com informações da Policia Militar, o rapaz trafegava em uma motocicleta na Rua principal do Distrito, quando ao passar por um quebra-molas, perdeu o controle da direção do veículo e caiu violentamente.

O jovem chegou a ser levado até um Hospital da cidade vizinha, Arapoema, no Tocantins, maus não resistiu a morreu ao dar entrada na unidade de saúde. (Luiz Pereira)

28/06/2023

Sul do Pará: Jovem com moto roubada tenta fugir da polícia, mas acaba preso em Santana do Araguaia

A Polícia Militar recuperou na última terça-feira 27 de junho, uma moto roubada e prendeu o condutor, na cidade de Santana do Araguaia, no sul do Pará.

A equipe Policial estava em rondas pelo bairro Seringal, quando um indivíduo em uma motocicleta Honda CG 150 SPORT, passou pela viatura olhando para trás, o que levantou suspeita dos agentes.

O condutor ainda tentou fugir, porém os agentes conseguiram abordar o condutor e realizaram consulta veicular em que foi constatado que a motocicleta tinha registro de roubo.

O condutor junto com a motocicleta foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia, e autuado pelo crime de receptação. (Luiz Pereira)

28/06/2023

Sul do Pará: Criminosos invadem casa, matam três e deixam um baleado em Conceição do Araguaia

Três jovens foram mortos com vários tiros e um adolescente baleado por dois homens que invadiram a casa onde as vítimas estavam. O triplo homicídio e baleamento ocorreu por volta da meia-noite de segunda-feira 26 de junho, em Conceição do Araguaia, sul do Pará.

 Conforme testemunhas, os assassinos usavam capacetes e estavam em duas motocicletas, conduzidas por outros dois comparsas que deram fuga imediatamente após as execuções.

O adolescente de 16 anos foi socorrido e se encontra fora de perigo. Conforme testemunhas, foram ouvidos pelo menos 15 tiros, deixando moradores da área aterrorizados.

Segundo a Polícia Civil, na casa onde as vítimas foram executadas, foi encontrado um revólver calibre 32 e uma quantidade de substância entorpecente, aparentemente crack. (Blog do Luiz Pereira/ Fonte-Blog do Otavio Araújo)

28/06/2023

Sul do Pará: Corpo de homem é encontrado na zona rural de Redenção

Foi encontrado nesta quarta-feira 28 de junho, o corpo de um homem estendido na estrada da Colônia Arraiaporã II, no município de Redenção, no sul do Pará.

Pela roupa que o homem está vestido deve ser funcionário de uma fazenda da região.

No lado do corpo havia uma motocicleta o que indica que provavelmente foi atropelado ou caiu sozinho e bateu com a cabeça no chão. (Blog do Luiz Pereira/Com informações de Otavio Araújo).

28/06/2023

Sul do Pará: PF cumpre mandado contra investigado por fraude no Seguro-Defeso em Redenção

A Polícia Federal cumpriu na última terça-feira 27 de junho, um mandado de busca e apreensão em Redenção, no sul do Pará, com o fim de colher maiores elementos sobre uma rede de fraudadores do Seguro-Defeso atuantes nos estados das regiões Norte e Nordeste do país. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Rondonópolis/MT.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início com as declarações de uma funcionária de lotérica credenciada pela Caixa Econômica Federal que fora cooptada pelos criminosos para alterar o cadastro de diversos pretensos pescadores.

Uma vez modificados os registros, acredita-se que os beneficiários recebiam uma parcela do benefício, ficando as demais com a organização criminosa.

Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos três aparelhos celulares em posse do investigado, o qual figura em outros inquéritos que investiga o mesmo crime. (Blog do Luiz Pereira/Com informações da Polícia Federal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.