quarta-feira, 4 de março de 2015

03/03/2015
Redenção/ PM prende acusados de arrombar loja
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (03) de março, três homens acusados por arrombamento em loja de roupas na Avenida Thompson Filho em redenção no sul do Pará. Dois dos acusados são menores de idade E.A.M.S e M.S.F.  

O maior de idade João Batista Pires de Souza de 20 anos será conduzido ao presídio à espera de decisão da justiça. Toda a mercadoria roubada foi recuperada. (Telma Medeiros)


03/03/2015
Audiências irão abordar impactos de linha de transmissão no Pará e Tocantins
De 02 a 07 de março próximo, o Ibama realizará uma série de audiências públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de uma das linhas de transmissão que saem da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA). Esta interliga a usina a Miracema do Tocantins (TO). 

A Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingu–Parauapebas / Parauapebas–Miracema / Parauapebas–Itacaiúnas e subestações associadas, da ATE XXI Transmissora de Energia. 

O empreendimento atravessa os municípios de Novo Repartimento, Anapu, Pacajá, Curionópolis, Itupiranga, Marabá, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria e Floresta do Araguaia, no Pará; Arapoema, Araguaína, Pau D’Arco, Pequizeiro, Bernardo Sayão, Itaporã do Tocantins, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, Miranorte e Miracema do Tocantins, no Tocantins. 

As audiências públicas serão realizadas conforme as datas, o horário e os locais a seguir:
02/03/2015, às 19 horas, na Câmara Municipal do Novo Repartimento.
04/03/2015, às 19 horas, no Teatro Municipal de Curionópolis.
06/03/2015, às 19 horas, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.
07/03/2015, às 19 horas, no Espaço Cultural Professora Maria de Lourdes Sabino DE
Miracema do Tocantins (TO). (IBAMA) 


03/03/2015
Morre o cantor sertanejo José Rico da dupla Milionário e José Rico

Morreu nesta terça-feira (3), aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário. Ele estava internado desde segunda-feira (2) no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca. 

José Alves dos Santos, de nome artístico José Rico, nasceu em São José do Belmonte (PE), em 20 de junho de 1946. Ele também já morou no Paraná e em São Paulo, onde conheceu o companheiro de dupla Milionário (Romeu Januário de Matos). O duo ficou conhecido como "gargantas de ouro".

03/03/2015
Parauapebas/ Advogado pede o afastamento do prefeito Valmir Mariano
Pref. Valmir Mariano
O advogado Helder Igor, sócio no escritório do falecido Dr. Jakson Souza (Souza e Oliveira Advogados Associados) deu entrada nesta terça-feira (03) de março, na Câmara Municipal de Parauapebas em uma representação administrativa que pede o afastamento do prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, por 180 dias. 

Informações dos bastidores dão conta que os vereadores Arenes(PT), Eliene (PT), Charles (SD), Pavão (SD), Bruno (PP), João do Feijão (SD), Josineto (SD) e Luzinete (PV) endossam o requerimento e devem votar pelo afastamento assim que o mesmo for colocado em pauta. 
Pra afastar o prefeito é necessário maioria qualificada (2/3) dos votos, ou seja, 10 votos. (Zé Dudu)

03/03/2015
Conceição do Araguaia/ Morre radialista e ex- vice prefeito
Faleceu na madrugada desta terça-feira (03) de março, em Conceição do Araguaia no sul do Pará, o ex-vereador e presidente da Câmara municipal no período de 1973 a 1976, ex- Vice prefeito entre 1967 a 1971, José Moacir Amazonense Costa, filho de Simplício Costa, um dos mais importantes políticos da cidade. 

O corpo do radialista Moacir Costa será velado no auditório da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia. O Governo municipal decretou luto oficial no período de dois dias em homenagem a este grande homem que nos deu a honra de viver entre nos e contribuiu grandemente com o desenvolvimento de Conceição do Araguaia. 

Moacir chegou a ocupar o cargo de prefeito em exercício de Conceição do Araguaia quando foi presidente da Câmara de Vereadores. Ele desistiu da política para se dedicar à sua maior paixão: o rádio. 

Moacir Costa trabalhou na extinta rádio Educadora do Araguaia AM, de Conceição do Araguaia, a primeira emissora do sul do Pará; na extinta rádio Oriente AM, de Redenção, e na rádio Regional do Araguaia, de Conceição do Araguaia. (Postagem no facebook)


03/02/2015
Acidente com vitima fatal  na BR-155
O choque entre um carro de passeio e um caminhão que transportava gado provocou pelo menos uma morte na noite desta sexta-feira (27) de fevereiro.  

Segundo informações, o motorista do carro saia de Marabá no sentido Eldorado do Carajás no sudeste d Pará, quando atropelou uma vaca que atravessava a rodovia.  

Com o choque, o condutor teria perdido o controle do veículo, atravessado a pista e batido de frente com um caminhão de transporte de gado. 

Com a violência do impacto, o carro de passeio explodiu e o condutor foi lançado a pelo menos 20 metros de distância, morrendo no local, antes mesmo da chegada do Samu.  

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi a primeira a chegar ao local, seguida por uma guarnição da PM. Os danos provocados pelo fogo não permitiram a identificação do veículo por parte da perícia.


03/03/2015
Parauapebas/ Presa mulher que aparece em foto segurando arma com criança
Em Parauapebas, no sudeste do Pará, uma mulher de 20 anos foi presa na segunda-feira (2) de março, suspeita de tráfico de drogas. Ela seria a mesma pessoa que aparece em uma foto polêmica que circula na cidade, em que segura uma arma na mão de uma criança. 

A mulher está presa na 20ª Seccional de Polícia de Parauapebas. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e corrupção ativa, por tentar subornar um policial militar no momento da prisão. 

Segundo a polícia, a jovem revendia drogas na área do mercado municipal. Com ela foram apreendidas pedras de "crack". 

Ainda segundo a polícia, a suspeita deve responder criminalmente por ter postado em um rede social a foto de uma criança segurando uma arma de fogo. “Soubemos que seria afilhada dela. A pena para esse crime vai até seis anos de prisão", afirmou o delegado Thiago Carneiro. 
A polícia investiga com quem está a arma de fogo que aparece na foto. (G1-PA)

03/03/2015 
Motorista é morto a bala na zona rural de Itupiranga
Remí Moraes Gomes da Silva, de 38 anos, foi morto na tarde de sábado (28) na BR-230 (Transamazônica), cerca de 48 quilômetros de Marabá, sudeste paraense. Ele estava voltando da zona rural para a cidade de Itupiranga, no momento que foi baleado. 

Segundo uma testemunha, que não quis se identificar, dois homens que estavam em uma moto abordaram a vítima e efetuaram dois disparos.  

Remí perdeu o controle da direção e acabou entrando em matagal da rodovia. Ele ainda tentou fugir dos suspeitos, que conseguiram abrir a porta do carona e continuaram atirando contra a vítima.  

A Polícia Civil de Itupiranga iniciou um processo de investigação para apurar o caso. Remí era suspeito de ter cometido um crime na região há oito anos. (DOL)


02/03/2015 
Advogado Rone Messias toma posse como conselheiro da OAB/Xinguara

Foi realizada na última sexta-feira (27) de fevereiro, a cerimônia de inauguração da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção/Xinguara, localizada na Avenida Xingu no centro de Xinguara. 

Na oportunidade tomaram posse como Conselheiros Subseccional, os advogados Rone Messias e Regina Zarpellon como titulares. E os advogados Nilton Carneiro e Sidilene Belmiro como suplentes. 

Dr. Rone Messias é o atual presidente do Sindicato Rural de Rio Maria (SRRM) e recentemente empossado como presidente da comissão provisória que irá criar o Sindicato dos produtores Rurais do município de Floresta do Araguaia na região sul do estado. (Luiz Pereira)

02/03/2015
Xinguara inova no atendimento aos recém-nascidos com teste da Linguinha

Os recém-nascidos de Xinguara agora contam com mais uma novidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, implantou no Hospital Municipal o programa de Teste da Linguinha. Xinguara é a primeira cidade das 15 do Sul do Pará a atender a Lei Federal 13.002/14, que determina a realização do teste em todos os bebês nascidos no país.

O teste da linguinha é recomendado e feito logo após o nascimento do bebê. É um tipo de exame que detecta se a criança tem um problema na fala. Simples e fácil de realizar, consiste em uma avaliação no frênulo da língua da criança.

“Sempre estamos atentos às novidades que possam somar as nossas ações e proporcionar uma saúde de qualidade para os usuários da saúde pública em Xinguara. Qualificamos nossas equipes para que o teste seja realizado com a eficiência necessária” afirmou Janaina Pereira, secretária.

De acordo com a fonoaudióloga, Tatiane Martins, da rede municipal de saúde de Xinguara, a “língua presa” é uma das causas do desmame precoce, e pode também causar problemas sérios no desenvolvimento da fala. “Na amamentação, por exemplo, a língua do bebê faz um esforço intenso, de sucção para tirar o leite do peito da mãe, caso tenha dificuldades o processo não ocorre devidamente e acaba provocando o desmame precoce” avalia.

A mãe do pequeno Pedro ficou aliviada, ao nascer o bebê realizou o exame que detectou normalidade da língua. “É um alívio para nós mães que muitas vezes só descobrimos a língua presa após um longo período, quando as crianças já apresentam problemas” disse Daiane Sousa.

Além do teste da linguinha hoje ao nascer a criança passa por diversos exames entre eles o teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho e coraçãozinho entre outros. (Mayrla Lima ascom PMX)

02/03/2015
Redenção/ Motociclista cai de ponte e morre
O senhor Valdivino Filho da Cunha Prudêncio de 34 anos de idade, morreu na noite do último sábado (28) de fevereiro, ao cair de cima de uma ponte sobre um pequeno rio na colônia Arraia-Porã no município de redenção. 

Segundo informações a vitima pilotava sua motocicleta quando devido a escuridão e a péssima conservação da ponte, ele se desequilibrou e caiu dentro do rio morrendo afogado. (Luiz Pereira: Fotos Telma Medeiros)

02/03/2015
Sapucaia/ Quebrou moveis da casa da mãe e foi preso
Na cidade de sapucaia á 35 km de Xinguara, jovem chegou alterado na casa da mãe na Rua das Margaridas no bairro sol nascente e começou a quebrar alguns moveis.  

A genitora ligou para a policia militar que efetuou a prisão do acusado. Ele foi apresentado na delegacia de policia civil de sapucaia na madrugada do último domingo (01) de março, por uma guarnição composta pelo Sargento Telles e os soldados Adriano e Dionatan. (Luiz Pereira)

02/03/2015
Polícia diz que piloto encontrado dopado em Xinguara foi vítima de quadrilha internacional

O delegado Walter Resende, da Polícia Civil do Pará, informou nesta segunda-feira (2) de março, que o piloto da aeronave que desapareceu em São Félix do Xingu, no sudeste do estado, foi vítima de uma quadrilha internacional, possivelmente de tráfico de drogas.  

De acordo com o delegado, as investigações apontam que o avião foi levado para a Bolívia, em uma região conhecida pela ação de traficantes. 

O avião monomotor modelo Cessna 2006, com prefixo PT-COF,  desapareceu no dia 25 de fevereiro e equipes da Força Aérea Brasileira iniciaram as buscas na região sudeste no dia 27. O piloto do avião, Álvaro Braga Santana, de 48 anos, foi encontrado no mesmo dia, em um hotel de Xinguara. 

Quatro pessoas já foram presas e todas são naturais de Goiás. Um dos presos, de 34 anos, teria conduzido a aeronave até a Bolívia. (Fonte G1/PA)

02/03/2015
OAB-PA realiza Sessão de Desagravo Público em favor do presidente da OAB/Tucumã
Momento do Desagravo

Prefeito Maguila
O vice-presidente da OAB-PA esteve no último dia (27) de fevereiro pela manhã no município de Ourilândia do Norte na região sul do Pará, conduzindo, ao lado de diversos advogados, a sessão de desagravo público presencial, em favor do presidente da subseção da Ordem em Tucumã, Weber Coutinho. 

O ato foi realizado em frente à sede da Prefeitura Municipal contra o prefeito de Ourilândia do Norte, Maurílio Gomes da Cunha, mais conhecido por Maguila. Também participaram do ato o conselheiro seccional da Ordem por Xinguara, Joel Lobato, o advogado Mancipor Lopes. 

Motivação 
Em 2014, o prefeito de Ourilândia do Norte foi afastado do cargo. Weder Coutinho foi o advogado da vice-prefeita, que assumiu. Quando o prefeito conseguiu voltar ao cargo e Weder foi entregar as "chaves" da Prefeitura, o advogado acabou sendo insultado pelo prefeito. (Fonte OAB-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.