quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

24/01/2019
Polícia prende fazendeiro acusado de mandar matar 8 trabalhadores rurais em João do Araguaia  
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (24), em Marabá, José Edmundo Ortiz, acusado de ser mandante da execução de oito trabalhadores rurais ocupantes da Fazenda Ubá, em 1985, em São João do Araguaia, sudeste do Pará. 

José Edmundo Ortiz foi julgado e condenado pela pelo Tribunal de Justiça do Pará e pela Corte Internacional de Direitos Humanos (CIDH), que também condenou o Brasil e o Pará pelo episódio. Ele chegou a cumprir pena em 2006, no presídio de Marabá, mas teve concedida a prisão domiciliar. 

Em 2007, as Câmaras Criminais Reunidas lhe concederam alvará de liberdade provisória. Em 2010, foi firmado um acordo entre os familiares das vítimas, o Estado Brasileiro e o Pará sobre o caso na CIDH. Mas somente em 2017 que foi expedido um novo mandado de prisão preventiva, pela 2º Vara do Tribunal do Júri da Capital, que condenou José Edmundo Ortiz a 152 anos de reclusão. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), José Edmundo Ortiz deve chegar a Belém na manhã de sexta-feira (25). /G1-PA

24/01/2019
Acidente entre carro e moto sem vítima no centro de Xinguara 
Um acidente envolvendo uma moto e uma carro, foi registrado na madrugada desta quinta-feira 24, no cruzamento da avenida Francisco caldeira Castelo Branco / rua Rio Araguaia no centro da cidade de Xinguara. 

De acordo com informações da Polícia Militar, a motocicleta colidiu na traseira de uma caminhonete. No acidente, o motociclista Ronaldo Gomes, ficou ferido, e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Xinguara, pela equipe do SAMU./Luiz Pereira

24/01/2019
População atravessa rio em balsa manual enquanto aguarda construção de ponte destruída há 5 anos em Conceição do Araguaia 
Moradores da zona rural de Conceição do Araguaia, sul do Pará, aguardam a construção de uma ponte sobre o rio Arraias para encerrar o isolamento de comunidades com o centro da cidade. Para atravessar o rio, a população puxa por uma corda uma balsa improvisada. O problema já dura cinco anos, quando a ponte que ligava as margens do rio foi destruída em uma enchente. 

O prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, anunciou recentemente que deve construir uma nova ponte para facilitar o acesso da população à serviços de assistência básica, como hospitais e delegacias. 

Segundo a Prefeitura, a verba para construir uma ponte no local já foi empenhada pelo Ministério da Integração Nacional. 

A ponte ficava próximo a pequenas fazendas para escoar a produção. Porém, nova decisão desagrada produtores rurais. 

"Nossa produção aqui na região é baseada no gado e no abacaxi. Esse é o meio que temos de escoar essa produção. Tenho que vender três bezerros. Pra vender tenho que atravessar com eles pela balsa até o outro lado", disse Marcos Parreira, morador da região. 

De acordo com o presidente da Associação de Trabalhadores Rurais da região, Josá Goiás, a nova ponte que deve ser construída em um local diferente do original vai atrapalhar o escoamento dos pequenos produtores da região. 

"Caso a ponte seja feita em outro lugar, a ponte vai ficar completamente fora de roteiro. Se fizerem onde o prefeito quer vai ser uma obra fantasma porque ninguém vai passar por lá", declarou. /G1-PA

24/01/2019 
Dois arrombamentos a residência foram registrados pela PM de Xinguara 
A Polícia Militar de Xinguara, registrou dois arrombamentos a residências nas últimas 24hs. Ambos os casos ocorreram na quarta-feira 23 de janeiro. 

O primeiro caso aconteceu na rua Castanheira no centro da cidade, por volta das 09hs da manhã. Ladrões entraram na residência e levaram uma Televisão.

O segundo caso foi registrado na rua Santos Dumont no Jardim América.  Segundo informações da Polícia, a vítima disse que saiu de casa no sábado 19, e quando retornou na noite de quinta-feira encontrou a residência arrombada. Segundo ele foi levado uma Televisão, um relógio e uma quantia de 100,00 em dinheiro. 

Em ambos os casos a Polícia Militar foi acionada, fez buscas, porém sem êxito na captura dos suspeitos. (Luiz Pereira)

23/01/2019
Jovem é espancado e amarrado por populares, após tentativa de assalto em Redenção 
A Polícia Militar apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Redenção, na noite da última segunda-feira (21), Iago Alves de Sousa, 21 anos de idade. Ele é acusado de tentar roubar uma motocicleta no Setor Jardim Primavera. Segundo a polícia, Iago estava em uma moto Honda, preta sem placa, na companhia de um comparsa, quando sacou da arma e tentou levar uma motocicleta. 

O que ele não esperava era a reação de populares, quando, após a tentativa de assalto, uma das vitimas o imobilizou, jogando-o ao chão. Em seguida, ele foi alvo de uma sessão de espancamento. Enquanto seu cúmplice dele fugia. 

Em vídeo que circula na rede social WhatsApp, Iago aparece deitado de bruços, no asfalto, com as mãos atadas às costas, enquanto um homem coloca o pé no pescoço dele, a fim de impedir que Iago vire o rosto para baixo, para não ser visto pelas pessoas. Outro homem se oferece para matar o assaltante a golpe de facão, mas, os demais não concordam. 

Após a surra, populares amarram o ladrão até a chegada da Polícia Militar, que o removeu ao Hospital Municipal “Iraci Machado de Araújo”, onde Iago de Sousa passou por atendimento e, em seguida, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil. Ele portava um revólver calibre 38, carregado com cinco munições. Após ser ouvido pelo delegado de plantão, Iago foi removido ao Presídio de Redenção, onde se encontra à disposição da Justiça./Blog do Zé Dudu

23/01/2019 
Suspeito de invadir propriedade e tentar matar fazendeiro e familiares é preso em Conceição do Araguaia 
Foi preso nesta quarta-feira (23) um integrante de grupo de sem-terra suspeito de envolvimento na invasão de uma fazenda na zona rural de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. Ele foi preso preventivamente e deve responder por cárcere privado, roubo e três tentativas de homicídio. 

Segundo a Polícia, o suspeito tentou assassinar a tiros o dono da propriedade rural e familiares. A tentativa, de acordo com a Polícia, foi motivada por conflito agrário e ocorreu em maio de 2018. 

O delegado Antônio Mororó Junior, titular da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca), informou que as tentativas de morte foram registradas em 9 de dezembro. "Ele efetuou os disparos e no mesmo dia, por volta das 16h30, fez funcionários da fazenda reféns, mantendo-os sob a mira de armas de fogo e roubou pertences da fazenda", disse. 

De acordo com as investigações, um segundo homem estaria envolvido nos disparos e já foi identificado. A prisão preventiva dele foi solicita nesta quarta-feira 23, pela Polícia. /G1-PA

23/01/2019
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Parauapebas
Foi na estrada de acesso ao Balneário do Dudu que um corpo foi encontrado em decomposição na manhã desta terça-feira (22) de janeiro em Parauapebas, região sudeste do Pará. 

O corpo estava com as mãos amarradas para trás e com marcas de possíveis tiros na cabeça. A dificuldade encontrada na identificação foi porque, além de já estar em estado de decomposição, foi o fato de não ter sido encontrado nenhum documento da vítima.

23/01/2019
Correios e clientes são alvos de assalto em Ourilândia do Norte 
Na manhã desta quarta-feira (23) de janeiro, quatro homens armados invadiram a Agência dos Correios em Ourilândia do Norte, e tomaram de assalto funcionários e clientes. 

Os assaltantes levaram do caixa aproximadamente 200 reais em espécie, chaves de motocicletas dos clientes e, uma moto que utilizaram para fugirem do local. 

Segundo informações do delegado de Polícia Civil do município, Luiz Almeida, o caso será investigado pela Polícia Federal, já que se trata de um crime Federal. (O Regional)

23/01/2019
Redenção (PA): Delegado Luiz Antônio assumiu a Superintendência do Araguaia Paraense 
O delegado de Polícia Civil, Luiz Antônio, assumiu a Superintendência de Polícia Civil do Araguaia paraense, com sede em Redenção. Ele recebeu a portaria essa semana em Belém.

O delegado já atuou antes em Redenção, Santana do Araguaia, Xinguara, Rio Maria e atualmente estava em Conceição do Araguaia.  

MAIS 
O delegado Luiz Antônio reside em Redenção há 20 anos e está há 18 anos na polícia, e já foi Delegado Superintendente da Polícia Civil do Araguaia Paraense de 2003 a 2007 e depois 2008 a 2010.

22/01/2019
Homens armados invadem casa e ateiam fogo com três pessoas dentro em Parauapebas 
Uma família teve a perda total de sua casa na noite da última segunda-feira (21), em Parauapebas devido a um incêndio que teria sido causado por criminosos que atearam fogo na residência sem pensar nas consequências. 

De acordo com o relato de moradores, quatro homens armados chegaram até a residência procurando por um membro da família que ainda não foi identificado. Quando eles descobriram que o homem procurado não se encontrava, jogaram um líquido inflamável na casa, iniciando o incêndio. 

O dono da casa, um senhor conhecido popularmente como “Parazinho”, teve que agir rápido para salvar seus dois filhos adolescentes que estavam com ele no momento do incêndio. Os três conseguiram sair com vida, mas perderam tudo junto com a casa queimada. 

Como a residência era de madeira, o fogo se alastrou rapidamente e até danificou parte de outras casas vizinhas. O estrago só não foi pior porque homens do Corpo de Bombeiros foram acionados e chegaram rapidamente ao local para apagar as chamas. 

Moradores próximos não comentam muito sobre o ocorrido e não sabem informar o que motivou os homens a cometer o crime. Agora, a Polícia Civil está investigando o caso para descobrir quem foram os autores deste crime que por pouco não terminou em tragédia. /Pebinha de Açúcar 

22/01/2019
Ciclista morre atropelado por carreta na rodovia155 em Xinguara 

Um homem - ainda não identificado - que andava de bicicleta na BR-155, no perímetro urbano de Xinguara, morreu esmagado por um caminhão, na manhã desta terça-feira (22). 

O motorista do caminhão, Milton Cláudio de Sousa, se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. Cláudio trabalha em uma transportadora e estava passando por Xinguara rumo a Redenção, onde iria pegar uma carga de vergalhões para levar até Fortaleza (CE). Quando passava em frente ao Residencial Nova Suíça, reduziu a velocidade para 30 km/h, a fim de transpor uma lombada, momento em que viu o ciclista pelo espelho retrovisor, trafegando pela pista, porque não há acostamento naquele trecho. 

Conta que, após ter passado pela lombada, outro caminhão, trafegando em sentido contrário, cruzou com o dele. Segundos depois, tornou a olhar pelo retrovisor e viu a bicicleta no chão. Parou e foi verificar o que havia ocorrido e deparou-se com o corpo do rapaz deixo do caminhão. (Otávio Araújo)

22/01/2019 
Indígena Kayapó usa facão para ameaçar autoridades durante protesto em São Félix do Xingu 
Cerca de 80 lideranças indígenas Kayapó participaram de uma audiência na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, no sul do Pará, na segunda-feira (21), após protestos por melhorias no atendimento de saúde no município. 

Com um facão, uma indígena chegou a ameaçar as autoridades presentes na sessão, entre elas o secretário de saúde da cidade. 

Os indígenas cobravam melhor atendimento em hospitais e unidade de saúde. Segundo relatos, seis indígenas morreram após buscar atendimento fora das tribos somente este mês. 

A secretaria de saúde de São Félix do Xingu informou que vai oferecer atendimento diferenciado aos indígenas e que também vai contratar um profissional da área de saúde, que seja indígena, para que ele possa acompanhar os pacientes Kaiapó. /G1-PA

21/01/2019 
PM encontra TV roubada em matagal em Xinguara 
Uma TV de 39 polegadas foi encontrada pela Polícia Militar de Xinguara, dentro de um matagal, na rua 01, no Jardim América na noite do último domingo (20) de janeiro.

O aparelho foi localizada pelos militares, após denúncia anônima de uma testemunha, que presenciou dois elementos deixando a TV no local. 

De Acordo com a Polícia Militar, os dois suspeitos fugiram do local, ao perceber a chegada dos policiais Militares. (Luiz Pereira)

21/01/2019
Mulher tem celular roubado por motociclista em Xinguara 
Uma mulher foi vítima de um assalto na manhã do último sábado (19) de janeiro, na rua Uirapuru no centro de Xinguara.

Segundo a Polícia, o ladrão chegou com uma moto Honda BIZ, abordou a vítima e tomou seu aparelho celular, fugindo em seguida. 

Após o roubo, a vítima foi até a Delegacia de Polícia Civil de Xinguara, onde registrou um Boletim de Ocorrência B.O.

A vítima acionou a PM, que iniciou buscas, porém o suspeito não foi localizado.  (Luiz Pereira)

21/01/2019
Casa é arrombada e roubada em Xinguara 
Uma casa foi arrombada e roubada na noite do último sábado 19, na BR-155 entrada para o setor Marajoara II em Xinguara.

De acordo informações, a residência foi invadida por desconhecidos que levaram Um fogão e um Botijão de Gás. 

A Polícia Militar foi acionada pelo proprietário, fez buscas, porém o suspeito não foi localizado. (Luiz Pereira)

21/01/2019
Mulher é roubada por elementos armados no Centro de Xinguara 
Mais um assalto a mão armada foi registrado em Xinguara. O roubo ocorreu na madrugada do último sábado (19), no centro da cidade. O crime foi praticado por dois elementos desconhecidos.

De acordo com as informações da Polícia, a mulher foi abordada por dois elementos com uma arma de fogo. A   Polícia informou que foi subtraído da vítima, uma bolsa com dois celulares, documentos pessoais e uma quantia de 50,00 em dinheiro. 

A Polícia Militar foi acionada, e orientou a vítima a procurar a Delegacia de Polícia Civil de Xinguara para registrar o caso. (Luiz Pereira)

21/01/2019
Dupla é presa suspeita de tráfico de drogas em São Félix do Xingu 
A Polícia Civil prendeu duas pessoas no domingo (20) suspeitas de tráfico de drogas na zona rural de São Felix do Xingu, sul do Pará. Os acusados foram encontrados com quase 1,5 kg de maconha e dez pedras de crack. As investigações apontam que os suspeitos são integrantes de uma associação de traficantes de drogas que atuam na região.

De acordo com a Polícia, a dupla foi localizada por meio de uma denúncia anônima em uma localidade conhecida como "Vila Carapanã". Os suspeitos estavam empurrando uma moto quando foram abordados pelos policiais. 

Segundo o delegado Matheus Omizzolo, uma das suspeitas é companheira de um presidiário apontado como membro de uma facção criminosa, que responde pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Já o outro suspeito é tio de uma detenta, que foi presa em flagrante por estar carregando cerca de 1,6 kg de maconha. /G1-PA

21/01/2019
Pelo menos 8 mil pessoas estão sem assistência médica depois da saída dos médicos cubanos em Floresta do Araguaia 
Em Floresta do Araguaia, pelo menos 8 mil pessoas estão sem assistência médica depois da saída dos médicos cubanos. 

Os maiores prejudicados são os moradores da zona rural. Das quatro vagas que ficaram abertas em 2018, apenas uma foi preenchida há pouco mais de um mês. 

A única médica que foi contratada pelo programa federal Mais Médicos no município tenta atender dois postos de saúde, durante uma jornada de 8 horas de trabalho por dia.

Eldorado dos Carajás

Em Eldorado dos Carajás, também no sudeste do Pará, a situação é um pouco melhor. O programa oferta quatro vagas e três delas foram preenchidas. /G1-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.